oi @May , tudo bom? 🙂
A limpeza e sempre primordial, o local pode ate ser simples e ter apenas aquilo necessario sem muitas coisas "a mais" porem a limpeza deve estar sempre na maxima excelencia.
Como alugo a apenas 9 meses eu decidi nesse primeiro ano fazer eu mesmo e acompanhar as dificuldades e as coisas que devem ser feitas passo a passo nos meus apartamentos nos detalhes. (coisas a serem olhadas, limpas, trocadas, verificadas a funcionalidade, etc.)
Importante lembrar que com a limpeza contamos tambem com a manutencao do local como um todo, observar se esta tudo funcionando corretamente, lampadas queimadas, interruptores funcionando, todos eletros, dentre outros detalhes mais. Estou criando uma lista das coisas dos meus apartamentos para terceirizar ano que vem e manter um padrao de limpeza e ordem.
Quanto as taxas (o que eu uso pra calcular) :
- Valor do combustivel do meu carro para deslocar;
- Valor do produto de limpeza utilizado. (importante ter uma nocao de porcentagem e quais produtos, para fazer uma media boa) ;
- Roupas de cama ( Produtos + Energia eletrica + Agua ) , pra isso tem que se ter uma nocao de gastos de energia da maquina de lavar e de produtos utilizados para a lavagem tambem;
- Mao de obra (essa aqui, se voce mesmo limpa, voce ve o trabalho que da e sabe valorizar).
opcional;
- Custos diversos de desgaste dos materiais, principalmente maquina de lavar, seu veiculo utilizado para deslocar ate o local, dentre outras coisas que voce julgue importante avaliar.
IMPORTANTE OBSERVAR que o meu caso e bem pontual acredito eu, por administrar meus apartamentos em um mesmo predio na praia e morar no centro, entra tenho alugueis todos os dias o ano todo, por isso eu tenho que cada vez otimizar mais os meus gastos e ter um calculo sempre apurado para evitar perda de dinheiro e conseguir um lucro bom e justo tambem para o Guest que sente-se atraido para a hospedagem, fazendo com que seu local esteja sempre competitivo na plataforma.
Espero que essas dicas ajudem alguem por aqui. 🙂