Como você lida com situações inesperadas?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Como você lida com situações inesperadas?

Situações inesperadas - Airbnb Central da comunidade.jpg

 

Olá, queridos anfitriões, boa quarta feira para vocês 🤩 

 

Parte da arte de ser um bom anfitrião é ter a habilidade de reagir rapidamente a situações inesperadas, como por exemplo:

 

  • Uma queda de energia ou água sem aviso prévio enquanto os hóspedes estão no alojamento.
  • Os hóspedes avisam de última hora que precisam mudar o horário de check-in ou check-out.
  • Os hóspedes esquecem as chaves dentro do alojamento ao sair.
  • Problemas de conexão com a internet e os hóspedes estão trabalhando remoto
  • A água quente do chuveiro parou de funcionar 

Há uma série de situações imprevistas que podem surgir, e gostaria de perguntar a vocês:

 

Quais são as situações inesperadas que enfrentam com mais frequência? Como vocês as gerenciam?

Vocês têm uma equipe de apoio que podem te ajudar com certa urgência? 🚨☎️📞

 

Vou adorar ler sobre suas experiências nos comentários 😉

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

89 Respostas 89
Elso632
Level 2
Ponta Delgada, Portugal

Olá Laura

A situação mais complicada que tive foi, numa noite de chuva o telhado que tinha sido recentemente melhorado, teve uma entrada de água. Com a ajuda dos hóspedes dei o apoio possível e no mesmo dia tinha uma equipa a identificar e corrigir o problema. Falta de energia por sobrecarga já ocorreram e foram resolvidas de maneira célere. Portas fechadas e chaves esquecidas nos alojamentos são recorrentes. Como temos um canal de comunicação sempre disponível, conseguimos de forma rápida e a contento resolver os problemas.

Elso

May
Administrator
Administrator
Newport Beach, CA

@Elso632  manter um bom canal de comunicação com o hóspede é realmente essencial, não é mesmo? Ajuda bastante!  Como foi essa experiência de colaboração dos hóspedes com esse problema do telhado?

May
Administrator
Administrator
Newport Beach, CA

@Elso632 você mencionou que portas fechadas e chaves esquecidas são recorrentes, como você geralmente lida com isso?

Deilson5
Level 2
Nova Lima, Brazil

Situações diferentes das planejadas podem acontecer e, para isso, já devemos estar preparados.

Tenho contatos que podem ser acionados, em uma situação de “ emergência”, para resolver os possíveis problemas, contudo, o principal é estarmos disponíveis e interagirmos de forma cordial e pro-ativa com nossos hóspedes.

May
Administrator
Administrator
Newport Beach, CA

@Deilson5 quais contatos ou serviços que você costuma ter em mãos em caso de emergências com os hóspedes? 

Joao393
Level 1
São Paulo, Brazil

Em todos esses anos eu tive apenas uma situação, estorou um cano e abriu um buraco no teto de gesso, vesperas do hospede entrar.
Entrei em contato com o Hospede, e informei, ele nao se importou e falou q pouco ficaria em casa e que nao era problema. Caso ele reclamasse eu entraria em contato com a plataforma para arrumar um outro lugar para o hospede

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Joao393 , caramba, deve ter sido um estresse bem na véspera de chegar um hóspede!!

 

Você deu algum desconto para o hóspede ou não foi preciso?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Kelly2280
Level 1
São Paulo, Brazil

Oi. Sou anfitriã desde abril/24, e neste período ainda não tive transtornos graves para administrar. Lembro de duas situações:

Tenho um studio no bairro de Pinheiros em SP capital, meu público é quase 100% corporativo. O prédio oferece piscina e academia. Em uma das reservas, de 10 dias, nas vésperas do hóspede chegar, teve um problema de vazamento na piscina,onde ficaria inativa por um grande periodo.  Entrei em contato com o hóspede, explicando o ocorrido e que  poderia dar um desconto nas próximas hospedagens.

Outra situação foi a questão do checkin feito na portaria do prédio (infelizmente a empresa que prestava o serviço estava de aviso prévio, então os funcionários não estavam atendendo corretamente as pessoas e isso causou alguns transtornos para um dos meus hóspedes. Também expliquei a situação, mesmo assim tive uma avaliação baixa na plataforma.

Enfim, acho importante a comunicação entre as partes. Para que algum problema possa ser solucionado.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Kelly2280 , que situação com os hóspedes....

 

Oque aconteceu com os funcionários do prédio? Eles não estavam presentes quando os hóspedes chegaram?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Kelly2251
Level 2
Maceió, Brazil

Eu ainda não tive nenhum imprevisto, tudo que foi solicitado previamente, foi atendido. Aconteceu de uma criança quebrar um objeto decorativo, e os pais pagaram!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Que legal a atitude dos pais @Kelly2251 .... 

 

Foi algum artigo grande?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Brenda122
Level 2
Portugal

In the same street as my rental so always on had to give assistance 

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Então cumadi @Laura 

Senta e chora 😭

 

Brincadeira à parte, me identifico muito com o colega @Andre-Luiz3 .

Manutenção preventiva é importantíssimo para prevenir BO. 

Como somos nós mesmos que cuidamos de tudo, verificamos desde o funcionamento dos eletrodomésticos, rangidos e funcionamento de trincos e fechaduras de portas e janelas, funciobamento e vazão do chuveiro e torneiras, nível de gás, limpeza periódica de caixa d'água e caixa de gordura e etc.

E vc sabe como minhas acomodações são enxutas, né?

Menos itens e detalhes, menos problemas. 

Ainda assim tenho reserva de praticamente tudo, desde os eletrodomésticos, talheres, copos, pratos, taças, roupa de cama e banho, botijão de gás cheio, até fechadura de porta e resistência de chuveiro.

E o maridão sabe muito de manutenção, então ele mesmo faz. 

Uma vez o casal da Casa do Canto ficou sem água. Aberaldo foi na mesma hora e identifcou que o registro de entrada d'água na caixa, estava fechado.

 

Já em relação ao que está fora do nosso controle, como falta de energia ou sinal de Internet, o lance é sempre se mostrar 100% empático e disponível.

Tirando aquele casal que "equipou" uma das minhas acomodações com Airfrayer, microondas, sanduicheira e cafeteira elétrica, e a sobrecarga desarmou o disjuntor, em mais de 300 hospedagens somente ocorreram 2 episódios.

Já comprei chip de dados pro celular do hóspede qdo caiu a Internet na Casa do Canto. 

Um caminhou arrastou os cabos de fibra ótica. Foram 2 dias sem internet 🤦🏼‍♀️.

Em outra ocasião, um raio dividiu ao meio o poste que leva energia pro sítio. Tinha hóspedes chegando naquele dia no Xainã. . 

A sorte é que nas acomodações do sítio têm fogão a gás (e de lenha no Xainã), churrasqueirinha, aquecimento solar pra água do banho e quase nada de eletro/eletrônicos.

Disponibilizei minha geladeira e freezer, caso precisasssm ou que comprassem gelo no mercado (eu pagaria) e emprestaria um isopor. 

Deixei velas e a acomodação tbm conta com luz de emergência.   

Os hóspedes do Xainã trouxeram peixe e resolveram fazer naquele mesmo dia.

Adoraram "jantar à luz de velas" 🤭.

No geral, meus hóspedes são pessoas simples e descomplicadas que vêm em busca, justamente, da simplicidade da roça 🙏🏻.

 

É isso...

Bjcão 💋

 

 

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Quem tem um Aberaldo na vida tem tudo @Denise583 !

 

Esse tipo de conhecimento e experiência é super útil porque você pode usar isso pra qualquer lugar que for e estar menos dependente de alguém que conserte algo caso tenha uma emergência assim....

 

Para mim isso e saber um pouco de mecânica são duas das coisas que eu considero fundamentais pra um adulto vencer na vida 😅

 

Agora você falou isso da internet e lembrei de quando estava no apartamento no Rio e do nada num dia de manhã fui ligar o computador e a internet não funcionava....Rolou algum rolo (literalmente) com os cabos da empresa que fornece internet pra gente e ficamos sem internet por uma semana sem ninguém saber dizer quando iam consertar! Nessa hora eu fiquei pensando " imagina se eu estou alugando um espaço e não posso trabalhar? "

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Então cumadi @Laura 

Somos da "geração de ferro", daqueles que "fazem, não compram feito".

Metemos a mão na massa mesmo e dessa forma, não somos pegos de calça arriada, né?

Mesmo que seja preciso alguém mais especializado, nosso conhecimento geral nos garante que não seremos enganados, que é o que mais acontece.

"Sabeŕ não ocupa espaço"

 

É óbvio que ficar sem luz, água, gás (qdo é encanado) e mesmo sem internet pra quem trabalha remotamente, é um baita problema, tanto pro hóspede como para o anfitrião.

No entanto está claro para todos que o anfitrião não tem qualquer controle ou responsabilidade no ocorrido, mas ainda assim tem aquele hóspede "crocodilo" que quer tirar vantagem a todo custo.

Sabedores que estão alugando um espaço "alternativo e caseiro" ainda assim cobram e pressionam como se tivéssemos gerador ou uma varinha mágica.

 

Agradeço por nunca ter me deparado com um Zé Mané desses.

 

Bjcão 💋

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias