Comentários mais justos para os anfitriões

Airbnb
Official Account

Comentários mais justos para os anfitriões

_MG_6520.jpg

 

Muitos de vocês nos perguntaram como o Airbnb pode proteger os anfitriões de comentários ruins atípicos. Quando essa pergunta surgiu na sessão de Perguntas dos Anfitriões mais recente, dissemos que estávamos trabalhando em maneiras para tornar o processo de avaliação mais justo para os anfitriões. Fizemos duas promessas específicas:

  1. Nós nos comprometemos a lançar uma ferramenta para detectar comentários atípicos ou comentários ruins ocasionais. Um exemplo comum é quando há uma discrepância entre a avaliação geral e as avaliações de categoria fornecidas por um hóspede (quando um hóspede avalia um anfitrião com 5 estrelas para limpeza, precisão e as outras categorias, mas a avaliação geral é de 2 estrelas, por exemplo).
  2. Com base no seu feedback, também nos comprometemos a explorar maneiras de ajudar os hóspedes a compreenderem melhor que a avaliação da categoria de localização deve ser objetiva. A avaliação da categoria de localização não afeta sua avaliação geral (ou status de Superhost), mas sabemos que ela é importante para você e queremos ter certeza de que todo o sistema seja o mais justo possível.

 

Hoje, queremos anunciar duas melhorias no processo de avaliação que abordam diretamente essas questões. Desde que estas alterações foram introduzidas, já notamos um aumento perceptível em comentários mais precisos e justos para os anfitriões, e esperamos que eles resolvam alguns dos seus problemas. Confira as novidades:

 

Alertas de comentários atípicos

Adicionamos uma etapa ao processo de avaliação para os hóspedes quando a avaliação geral de um anfitrião for inconsistente. Por exemplo, o hóspede pode ter dado avaliações de 4 estrelas ou mais para todas as categorias (limpeza, precisão, etc.), mas também deu uma classificação geral de menos de 3 estrelas.

 

Um novo pop-up será exibido perguntando ao hóspede: “Está tudo certo aqui?" E explica que a avaliação geral dada à estadia foi menor que a avaliação das categorias específicas. Assim, os hóspedes têm a opção de alterar a classificação ou ignorar o alerta.

 

Esse novo alerta resultou em avaliações gerais mais altas para os anfitriões. Desde que lançamos o programa, vimos uma queda de 2,8% nas avaliações de 3 estrelas e uma queda de 3,9% nas de 2 estrelas. Embora essas porcentagens possam parecer pequenas, elas geram melhorias reais na precisão do nosso sistema de avaliações, e os anfitriões são beneficiados.

 


Localização é tudo

Soubemos que a avaliação da localização pode ser especialmente frustrante, porque alguns de vocês já tiveram surpresas desagradáveis com hóspedes nesta categoria após ótimas estadias. Essa categoria é complicada. Ela oferece informações valiosas a possíveis viajantes, que não queremos perder. Ao mesmo tempo, ouvimos a sua preocupação por receber uma avaliação por algo que não consegue controlar: a opinião dos hóspedes sobre a sua localização. Esse tipo de opinião é inerentemente subjetivo: o “retiro rural rústico” de uma pessoa pode ser o "muito longe do transporte público" de outra. Assim, deixamos mais claro no processo de avaliação que os hóspedes estão avaliando a precisão da descrição da sua localização, e não a localização em si.

 

Agora, quando um hóspede fizer a avaliação da categoria de localização e der menos de 3 estrelas, verá uma explicação: “A localização da acomodação não foi descrita com precisão?" Até agora, isso levou a um aumento de 0,8% na avaliação média de localização.


Enquanto trabalhávamos nisso, também fizemos melhorias semelhantes na categoria de valor. Se um hóspede der a você menos de 3 estrelas nessa categoria, verá esta mensagem: “Como o custo-benefício dessa acomodação poderia ser melhor?" Isso levou a um aumento de 0,25% na classificação média de valor.


Estas alterações foram desenvolvidas para começar a abordar as suas preocupações em relação a comentários injustos e para ajudar a garantir que os hóspedes compreendam o significado das avaliações. Ainda temos um longo caminho pela frente para continuar melhorando o sistema de comentários, e você continuará recebendo nossas atualizações sobre isso durante o ano. Obrigado por hospedar!

115 Respostas 115
Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

Achei interessante esses alertas que com perguntas faz com que o hóspede reavalie a pontuação .

Sugiro por aqui, já que o assunto é “avaliação “ um post ou direcionamento para que os anfitriões façam verdadeiras avaliações e comentários dos hóspedes. Sinto que mtos tem dificuldade ou medo de relatar qdo algo não correu bem.

Beatriz
IsabelCristin0
Level 2
Sao Jose do Rio Preto, Brazil

*Concordo que muito tem medo de fazer uma avaliação correta porque com certeza sofrerá retalhação

por parte do hospede.

 

Mário28
Level 10
Brasília, BR

Excelente medida! A primeira experiência que tive com airbnb como anfitrião não foi agradável, pois o hóspede me avaliou muito bem em vários quesitos, mas me deu 3 estrelas. Quando indaguei sobre a avaliação, ele me respondeu que se a minha hospedagem na época fosse hotel, seria um hotel 3 estrelas... Quanto mais recursos tivermos nos critérios de avaliação, e quanto mais claros eles forem, melhor.

Aproveitando a deixa, seria bom se houvesse uma forma de estimular ou compelir o hóspede a fazer a avaliação/comentários. Muitos não fazem, o que é muito frustrante para o anfitrião. No meu entendimento, o feedback do hospede é animador, tanto quanto o dinheiro. @Airbnb 

Brux0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

precisam desenvolver algo para os hospedes que avaliam apos um pedido de reembolso.  Todos os hospedes ao qual pedi dinheiro porque quebraram coisas, avaliaram baixo (apesar que nas mensagam ate esse momento tinham falado que adoraram o lugar, que dariam 5 estrelas etc....) assim como todos o hospedes que pediram reembolso porque tiveram que deixar o apt um dia antes, ou varios dias antes, mesmo adorando, avaliaram baixo). Esse tipo de vingaca deveria ser detectado e eliminado.

 

De 6 apartamentos tenho 100% avaliacoes 5 estrelas nos ultimos 3 anos menos os casos onde abri um chamado para danos, ou o hospede pediu reembolso porque deixou o apartamento com antecedencia.  Nao pode ser uma coindidencia.

 

 

 

 

IsabelCristin0
Level 2
Sao Jose do Rio Preto, Brazil

Eu sempre aviso o hóspede com antecedência que não haverá reembolso casa decida deixar o uimovel antes do prazo...Tem dado certo. Mas quanto aos danos se formos cobrar certamente teremos avaliaçoes de baixo nível! Isso não é justo.

Comigo aconteceu a mesma coisa. Há alguns meses tenho uma casa que alugo pelo airbnb. Tinha 14 comentários, todos 5 estrelas. O ultimo hospede, deixou a casa em condições terríveis e tive que cobrar uma faxina extra: tinham pratos sujos espalhados pela casa e até lixo na piscina. Ele por vingança me deu uma estrela, e logo antes da avaliação de superhost. Resultado: a minha media foi para 4.7 e não pude ter a condição de superhost reconhecida. Acho muito injusto!

Eu tbem tive um problema desse tipo o hóspede chegou num dia que estava muito frio, quase zero. Tinham sido avisados sobre isso. Era para ficar 5 dias ficaram um, fiz o reembolso e eles avaliaram super mal.

Izabella6
Level 5
Florianópolis, Brazil

a avaliação de cuto benefício tb acho que nãof ica muito clara para o hóspede que não sabe avaliar. Muitas vezes nao sei se explico sobre a avaliação ao hospedes e quanto é importante para gente essa avaliação. já recebi 4 estrelas de um hospede no quesito custo benefício e eu tinha  dado um desconto fiquei chateada, não sei o que ele entende sobre custo/beneficio

 

Aluguei uma vez para 4 adultos e uma criança e o preço foi com um  desconto muito bom, deixaram o apto sujo e cheio de cabelos , dava pra fazer  duas perucas de tanto cabelo, no comentário reclamaram do preço da diária e do valor cobrado para a faxina, sendo que a faxineira teve que fazer praticamente 2 faxinas  de tão sujo que estava.

Concordo, já deixei uma hospede entrar antes, ela veio de  ônibus e queria ir até gramado que fica 25km todos os dias, nossa cidade é pequena e não há ônibus depois das 19h para lá, nos avaliou com 4 estrelas em localização, custo benefício e limpeza. Sendo que deixou 1 cadeira quebrada, sem avisar. Enfim, acho que precisam ser mais específicos só descrever para os hóspedes cada quesito.

Angeline19
Level 9
Salvador, Brazil

No custo-benefício tive uma hóspede com o marido e amigos no Carnaval (Salvador) . Ela pagou 38 e os demais pagaram 19 reais a diária...Não sei onde achariam valor assim . Ela avaliou meu custo beneficio como 3.

Acho que aí pesou o fato de minha localização estar longe do circuito do Carnaval (tá informado no anúncio) , pois ela comentou sobre a distância pra chegar de ônibus e também ela esqueceu um carregador original da caixa de som dela no quarto . E coincidentemente, ela fez a avaliação logo após eu entrar em contato com ela para avisar que o pagamento da diferença da reserva (ela alterou de 3 para 4) não foi efetuado e o suporte do Airbnb não estava conseguindo fazer contato com ela. Inclusive eu gostaria de saber se comprovado isso (valor extremamente baixo, objeto de valor esquecido, contato falando do pagamento...) o Airbnb pode rever minha avaliação geral para que eu não perca minha primeira chance de conseguir o superhost??

A questão é que as pessoas se deixam levar pelo emocional e esquecem de ser justos. Exemplos como esses  devem ser sutilmente expostos em pop up para alertar o hóspede que não vem ao caso na avaliação .

Obrigada ao Airbnb pelas melhorias. Esperamos mais coisas que venham a ajudar todos os usuários, tanto hóspedes como anfitrião

Euler2
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Considero relevantes estas alterações, acredito que vão  falicitar o entendimento dos hóspedes acerca das avaliações. 

Sugiro ao Airbnb considerar chamar o hóspede a fazer uma avaliação também na chegada, poderá servir para comparar grandes discrepâncias.

Dejanira0
Level 7
Rio de Janeiro, Brazil

Eu reforço o comentário do Brux. Quando problemas foram detectados durante a estadia e o anfitrião pede reembolso 

Dejanira0
Level 7
Rio de Janeiro, Brazil

Desculpe, foi enviado sem terminar. O hóspede temendo uma avaliação ruim se antecipa e faz uma avaliação ruim do anfitrião. Então em situações problemáticas, o Airbnb deveria ter um meio de avaliar o comentário do hóspede 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias