Como funciona o Preço Inteligente?

Gaby
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

Como funciona o Preço Inteligente?

Smart Pricing

 

Olá a todos,

 

O Preço Inteligente é um tema bastante discutido na Central da Comunidade. Ouvimos de vocês que seria importante saber mais sobre como ele funciona. Então, de forma semelhante aos nossos tópicos anteriores sobre a Reserva Instantânea e sobre Como a Busca funciona, a equipe do Preço Inteligente ajudou a responder algumas das suas principais perguntas. Aqui está o que eles têm a dizer!

 

Decidir o preço certo para o seu anúncio pode ser um desafio para qualquer um. Você pesquisa em sua região para ver quanto os outros anfitriões estão cobrando, compara sua acomodação com a deles, e então fica se perguntando se pode cobrar um preço parecido. No entanto, existe uma informação que você não conhece: o preço final pelo qual aquelas acomodações estão realmente sendo reservadas (e a frequência com que estão sendo reservadas). Você não tem como saber quanto interesse seu anúncio está gerando ou se os viajantes estão dispostos a pagar o preço que você está pedindo. É aí que entra o Preço Inteligente, que mantém seus preços por noite competitivos conforme a procura em sua região aumenta ou diminui. O objetivo do Preço Inteligente é aumentar a chance de você receber uma reserva.

 

Recebemos feedback de vários anfitriões dizendo que os preços sugeridos às vezes são mais altos ou mais baixos do que eles esperavam, então pedimos para nossos especialistas no Preço Inteligente explicar um pouco melhor como nossos modelos determinam as sugestões de preço. Confira a seguir o que eles nos contaram!

 

Como o Preço Inteligente determina suas sugestões?

Ao ativar o Preço Inteligente, suas sugestões de preço refletem uma combinação entre as configurações que você definiu e uma série de informações. Na realidade, o Preço Inteligente leva em consideração mais de 70 fatores diferentes que podem alterar seu preço. Esses fatores, em conjunto com suas configurações, determinam o melhor preço para cada noite disponível em seu calendário. Seu preço é atualizado para refletir mudanças em fatores como:

  • Tempo de antecedência: seu preço será atualizado à medida que a data de check-in se aproxima
  • Popularidade da região: seu preço será atualizado se um número maior de pessoas estiverem buscando acomodações em sua região
  • Temporada: seu preço será atualizado com o início ou término da alta temporada
  • Popularidade do anúncio: seu preço será atualizado se você receber muitas visualizações e reservas
  • Informações do anúncio: seu preço será atualizado se você adicionar comodidades como Wi-Fi ao seu anúncio
  • Histórico de reservas: à medida que você recebe reservas, seus preços futuros serão parcialmente baseados nos preços das reservas concluídas com sucesso. Por exemplo, se você definir um preço maior do que o sugerido pelo Preço Inteligente e você conseguir fechar uma reserva com este preço, o algoritmo será atualizado para refletir essa informação.
  • Histórico de avaliações: seu preço será atualizado à medida que você for recebendo avaliações positivas de estadias concluídas com sucesso.

 Existem vários fatores em ação — o Preço Inteligente avalia até quantos viajantes visualizam o seu anúncio a cada dia e quanto tempo cada um gasta nele! Nós realmente desenvolvemos essa ferramenta para refletir fatores que não podem ser descobertos através de uma simples comparação do seu anúncio com outros anúncios da região.

 

Que configurações de preço os anfitriões podem controlar ao usar o Preço Inteligente?

O Preço Inteligente permite que seus preços sejam definidos automaticamente de acordo com a procura, com o objetivo de atrair reservas. Para garantir que você esteja sempre à vontade com os preços diários do seu anúncio, você pode definir algumas configurações simples para estabelecer os limites que lhe interessam:

  • O preço mínimo que você definir será o preço mais baixo cobrado pelo seu espaço quando a procura estiver baixa. Isso significa que os preços por noite podem cair para atrair mais hóspedes, mas nunca ficarão abaixo do limite que você definir.
  • O preço máximo que você definir será o preço mais alto cobrado pelo seu espaço, mesmo nas noites de muita procura. O valor máximo é de $10.000 USD (valor equivalente em reais) por noite, mas esta informação não é exibida publicamente. No momento, todo anúncio com Preço Inteligente ativado precisa incluir esta configuração de preço máximo.

Se a qualquer momento você não concordar com os preços de determinados dias, basta digitar um preço novo no calendário ou ajustar seus preços mínimo e máximo nas configurações do Preço Inteligente.

 

Como é a interação entre o Preço Inteligente e as outras configurações de preço?

Os preços exibidos para os hóspedes podem ser ajustados de acordo com algumas outras configurações definidas por você, mas não todas. Por exemplo:

  • Se o Preço Inteligente estiver ativado, o preço de fim de semana que você configurou não será usado. No entanto, o preço recomendado sempre ficará acima da sua configuração de preço mínimo, inclusive para os fins de semana.
  • As taxas por hóspedes adicionais e de limpeza serão sempre aplicadas da mesma forma a todas as estadias, independentemente do Preço Inteligente estar ativado ou não.
  • Os descontos semanais e mensais serão sempre aplicados aos preços em seu calendário para estadias mais longas, independentemente do Preço Inteligente estar ativado ou não.

 

Estamos sempre buscando maneiras de deixar o Preço Inteligente mais flexível, como incluir a possibilidade de desativá-lo para dias específicos. Adoramos receber ideias sobre como podemos melhorar este recurso através das pesquisas e entrevistas que realizamos com anfitriões do mundo inteiro. Além disso, nos mantemos informados sobre os assuntos e comentários que estão rolando na central da comunidade e testamos recursos novos com grupos pequenos de anfitriões.

 

Por fim, agradecemos muito o feedback de todos e a forma como se dedicam a ajudar a melhorar os produtos do Airbnb que os anfitriões usam todos os dias. Participem das nossas conversas para ficar por dentro das novidades e ver o que os outros anfitriões têm a dizer a respeito do Preço Inteligente.

 

Espero que aproveite as informações postadas aqui. Não deixem de escrever suas opiniões e ideias sobre o Preço Inteligente aqui nesse tópico.

-----

 

Por favor consulte as Normas da comunidade

32 Respostas 32

@Gaby - obrigada por me marcar. esse tópico foi muito útil, tirou várias dúvidas que eu tinha.

bj, pri







Gostou do que leu? Dê uma curtida abaixo.
A resposta te ajudou? Marque como a 'Resposta Mais Útil'.
Brux0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Topico controverso.

 

Estou no Airbnb desde 2010, e acompanhei todas as mudancas do site, novos produtos e ferramentas, novos layouts etc...... Infelizmente, de todas as coisas disponibilizadas por airbnb as dicas de preco (inicialmente) e o preco intelligente (em seguida) foram as mais controversas ferramentas para anfitrioes para as seguintes razoes:

 

1) do exacto momento que essas ferramentas foram lancadas os valores cairam na regiao em mais de 50%.  Meus amigos na italia, espanha, franca e estados unidos tem a mesma percepcao.

 

2) na minha experiencia nao è verdadeiro que o algoritmo do preco tem en consideracao os valores da reservas atuais ou passadas para as seguinte 2 razoes: 1)  tive um historico de reservas no airbnb (85% ocupancy rate) nos 4 anos anterioes ao lancamento das dicas de precos e preco intelligente, e no exacto momento que lancou as dicas sempre foram mais de 40% menor comparado a reservas reais fechadas nos 4 anos anteriores no mesmo periodo.  2) atualmente acontece a mesma coisa, mesmo fechando reservas por valores bem maiores as dicas sempre estao uns 40% menores do que fecho normalmente.  Sendo que tenho planilhas excel acompanhando todos os valores das minhas reservas por cada periodo as comparacoes sao reais e os valores sugeridos non reais.  E nao sao tambem as outras variaveis, pois estou testando faz 9 meses algumas dessas que melhoraram muito, mas as dicas ficaram as mesmas.

 

3) o sitema de AI nao funciona bem.  Este mes por exemplo no meu calendario airbnb postou uma mensagem falando " 28 pessoas avaliaram seu anuncio para reservas de novembro e dezembro porem reservaram outros apartamentos mais baratos em 78 R$.  Se voce quer aumentar de 43% suas reservas nesse periodo aceite as dicas de preco."  Acontece, porem, que meus calendarios de novembros e dezembros ja estao cheios faz 2 meses (a alerta so apareceu agora) e so tenho 3 dias vazios nos 2 meses, o que significa que nao è possivel que 28 hospedes tinham visualizados meu anuncio para novembro e dezembro, ja que hospede nao vao ver meu apt quando pesquisam apartamentos nesse periodo.  Alem do fato que è impossivel aumentar as minha reservas e 43% em meses onde o apt ja esta lotado.

 

4) Na minha opiniao pessoal (mas posso estar errado) tem uma coincidencia interessante no lancamento das dicas e do preco intelligente.  Isso coincide quando as primerias informacoes sobre um possivel IPO comecaram a vazar na media.  Parece (minha opiniao pessoal) que para preparar os balancetes para a entrada na bolsa, airbnb esta usando artificios para aumentar o numero de viajantes e clientes inscritos no site.  E' claro que para ter numeros impressionantes para analistas financeiros a unica maneira è aumentar a bacia de viajantes, e isso so pode ser feito focando no mercado de massa.  Para fazer isso a unica maneira è baixar os valores.  Pode ser uma coincidencia, mas na minha opiniao faz sentido.  Quando voce tem investidores que investiram mais de 1 bilhao na sua empresa, vai chegar um momento que eles pedem um retorno. E esse retorno vai ser a entrada na bolsa. Investidores nao estao interessados na sua missao, nos anfitrioes, em produtos solidais, etc....... Quem manda sao os numeros.  Ponto. Uma empresa com o numero de transacoes diarias no mundo inteiro como airbnb, nem precisaria de entrar na bolsa, ja que tem um cash flow diario altissimo, se nao por pressao dos investidores, e quem vai sofrer somos nos.

 

5) Na maioria de relatos que vejo aqui, ou nos grupos de airbnb ao redor do mundo, nao tem 1 que relata comentarios positivos sobre o preco intelligente.  Todos relatam dicas de preco ou preco intelligente de valores absurdamente baixos, R$ 55 por casas de 3 quartos, R$ 70 apt no melhor ponto da cidade durante mega eventos quando o normal è R$ 500, etc....

 

Apesar do fato que ninguem è obrigado a aceitar as dicas, ou ativar o preco intelligente, è um fato que muitas pessoas inexperientes deixam ativado porque nem sabem que podem desativar ao criar o anuncio, confiam nas dicas por falta de conhecimento, etc....... e è um fato que o sistema cria um efeito bola de neve puxando o valor para baixo.

 

Estou na plataforma faz 7 anos, so anuncio no airbnb (um dos poucos, ja que a maioria dos anfitrioes que conheco ja migraram adicionando outras plataformas como booking, homeaway, vrbo, etc...... descontentes de airbnb ) e definitivamente apoio tudo de airbnb, e sou fan.  Porem acho que as feramentas de dicas de preco e preco intelligente, da maneira que foram projetadas, de fato contribuem a manipular os precos de mercado.

 

Eu acho que o preco intelligente para a empresa tive as seguintes consequencias:

 

1) migracao para outras plataformas por parte de anfitrioes.  Antes quem anunciava no airbnb nunca teria pensado em ir em tripadvisor, booking etc... Agora a maioria usa multiplataformas.  Ou seja, a plataforma com certeza ganhou mercado e numero de hospedes, mas perdeu anfitrioes e ocupancy rate dentro da plataforma per anfitriao. Quando um anfitriao airbnb decide de anunciar em outras plataformas, e adiciona booking, trip advisor, alugue temporada etc..... (que sao plataformas rudimentais e mal projetadas, cheias de bugs, com arquitetura pessima, etc.... ) significa que tem algo errado no sistema airbnb atual.  E isso nao è a arquitetura ou funcionamento do site que da 10 a 0 para outras.  Nas outras è um fato que as reservas sao fechadas em valores mais altos.

 

2) varejamento da plataforma.  Focando no turismo de massa a percepcao da plataforma caiu para baixo.  Por essa razao airbnb agora tive que inventar o "airbnb select" para nao perder essa faixa de mercado.  Na moda, meu setor de trabalho, usualmente voce faz o contrario:  voce cria um produto de luxo que todo mundo quer mas que nao todo mundo pode comprar.  Ai voce cria outros produtos mass market, jeans, perfumes, oculos, etc..... com valores accessiveis.  As classes medias/baixas compram a marca se sentindo parte do luxo.  Aspirational buying.  Pierre Cardin varejou a empresa na mesma maneira airbnb esta fazendo para mass marketizzar os produtos, mas quem acompanhou a empresa ja sabe como nao deu certo, e uma empresa que era A EMPRESA do luxo, desapareceu.  Estou curioso para ver se no setor do turismo da certo.

 

Eu pessoalmente estaria feliz sem dicas e preco intelligente na plataforma e deixar os anfitrioes, lei de oferta e demanda, e hospedes fazer o mercado ser dinamico sem influencias externas.

 

brux

 

 

 

 

 

 

 

Dircélia0
Level 3
Rio de Janeiro, Brazil

Achei importante a sua opinião. Esclareceu muitas duvidas que eu tinha. Muito obrigada!

Gabriel211
Level 1
Paço de Arcos, Portugal

Claro como água Brux. Excelente análise em função da nossa experiência. Obrigado.

GBF

Parabéns Brux por ter dito tão bem aquilo que eu também penso mas não conseguia expressar! Obrigada!

Odair0
Level 2
Ilhabela, Brazil

Brux,

Ecelente analise do preço inteligente.

Bem fundamentada.

Seria ótimo o AIRBNB considerar sua analise para melhorar a plataforma.

Parabéns!

 

Utilizei uma vez o preço inteligente e não gostei também. Prefiro manter os preços sob meu controle e não entar nesta concorrecia paranoica!

 

Odair,

Vila Paulino

Achei muito interesante a sua análise.

Sou anfitriã há pouco tempo, mas intuitivamente eu já estava tendo a mesma percepção em relação ao preço inteligente.

Ainda não adicionei meu anúncio em outras plataformas, mas penso nisso sempre.

Obrigada,

Vanessa

Boa noite, concordo com Brux...temos uma Cobertura na Barra, em Salvador/BA, e estavamos com o Preço Inteligente acionado, exceto para período de Reveillon e do Carnaval...ocorre que foi confirmada automaticamente uma reserva para o Carnaval, a um valor baixíssimo, e ao contactarmos com o hóspede passando o valor real, ele falou que não teria interesse na reserva e que poderíamos cancelar a mesma, o que fizemos; mas estamos com o período bloqueado no calendário do site...!!! como fazermos para desbloquear as datas...alguém poderia nos ajudar? Obrigado.

Egom0
Level 2
São Paulo, Brazil

Parabens pela analise Brux. Nunca entendi esse preço inteligente por estar invariavelmente abaixo da realidade e me perguntava de onde teria saído tal informação. Agora que li sua analise com a qual concordo vejo que essa percepção é de muito mais pessoas e que abaixar o preço nem sempre se traduz em taxa maior de ocupação, mas com certeza piora o nivel da ocupação.

Pedro361
Level 2
Petrópolis, Brazil

Comentário estupendo. Espero que o Airbnb abra o olho antes que se torne um novo booking ( sem diferenciação contra os seus outros players)

Alcindo1
Level 2
Florianópolis, Brazil

Meu caro

 

Primeiramente gostaria de agradecer sua disposição em demonstrar aqui sua visão do assunto, pois muitas vezes nos sentimos sozinhos na nossa percepção.

Concordo com você e minha percepção é a mesma: os preços sugeridos pela plataforma são totalmente irreais. Não há como praticar. Não tem como alugar uma casa com 4 quartos e piscina pelo preço da diária de um quarto de hotel mediano para 2 pessoas que não oferece nem café.

 

Apesar da grande concorrência as imobiliárias ainda ajudam a pautar os preços praticados no mercado de aluguéis e neste quesito as imobiliárias estão mais próximas da realidade do mercado. Se eu precisar de alguma sugestão, converso com alguma imobiliária.

 

Com certeza há algo de errado ou estranho no valor sugerido pelo sistema Airbnb. Nunca consegui usar.

 

 

Graça9
Level 1
Celorico da Beira, Portugal

Apesar de ter aderido ao preço inteligente, não aumentei minhas reservas, muito pelo contrário, práticamente deixei de ter reservas da Airbnb e pergunto me várias vezes qual terá sido o motivo de tanta baixa, pois continuo a ter reservas da Booking a preços mais altos.

 

 

Graça Patrício

Odair0
Level 2
Ilhabela, Brazil

Olá Gaby

Não costumo usar os preços inteligente, mas caso eu queira usar no futuro, as informações sobre o topico foram bem esclarecedoras.

 

Obrigado.

 

Odair

Vila Paulino

Ilhabela, SP

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias