Busca que não encontra!!!

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Busca que não encontra!!!

Oiê turma!!!

Quando o Airbnb vai corrigir as inúmeras falhas em sua plataforma???!!!

Gente do Céu, é bug atrás de bug!!!

 

Em outubro do ano passado nossa colega @Cristina1875 nos alertou, aqui na CC, que sua acomodação não aparecia nas Buscas quando aplicado o filtro "Espaço inteiro". Lembra cumadi @Laura?

Prontamente fui verificar e acontecia o mesmo com um dos meus anúncios, sem que eu me desse conta.

Pra quem quiser acompanhar, segue o link 👇🏻

https://community.withairbnb.com/t5/C%C3%ADrculo-de-Anfitri%C3%B5es/Novamente-as-buscas-n%C3%A3o-enc...

 

Passou-se dias até que a coisa pudesse ser arrumada. 

 

Eis que semana retrasada volta a acontecer algo semelhante.

Uma de minhas acomodações, a Casa do Canto, não aparecia ao aplicar o filtro "Casa".

Deixe explicar pra vcs entenderem a coisa.

Diferente das inúmeras opções de "Tipo de propriedade", na Busca temos apenas 4 delas como opção de filtro: Casa, Apartamento, Casa de hóspedes e Hotel. 

Essa minha acomodação é uma Tiny house, sendo assim eu a classifiquei como "Microcasa" no "Tipo de propriedade" e, algum tempo depois, a ferramenta de Categorias acompanhou e tbm a classificou como Microcasa. 

E não sendo Apartamento, muito menos Hotel e nem Casa de hóspede, é obvio que uma "microcasa" estaria inserida em "Casa", né?

 

Só que não!!!

 

Minha outra acomodação que é uma cabana, aparecia. 

A outra que é um bangalô, tbm aparecia.

Só a Casa do Canto, não!!!

Imediatamente entrei em contato com o Suporte e após uma rápida análise, a atendente disse que o conflito estava na classificação como "Microcasa". Por mais insensato que possa parecer, o sistema não identifica uma Microcasa, como Casa 🤷🏼‍♀️.

Só que a própria ferramenta de configuração diz o contrário (veja print mais abaixo)

Porem, segundo a atendente, era a microcasa da "Categoria" e não do "Tipo de Propriedade" a criar o conflito e me orientou a mudá-la. Mesmo a contragosto, aceitei, pois sei que o Airbnb não vai nem se mexer pra corrigir isso, né?

Então escolhi a categoria "Chalé", por ser mais usual aqui no Brasil. Ela então seguiu com a tratativa enviando meu caso para o setor responsável. 

Uma semana depois recebo a resposta que não era possível atender "minha solicitação de mudança de categoria pois a acomodação não segue alguns critérios para ser classificada como chalé. 

Dá pra acreditar nisso? 🤦🏼‍♀️

Primeiro que não foi uma solicitação minha, e sim sugestão da atendente pra tentar contornar o erro no sistema.

Não mudaram pra 'Chalé", mas tiraram o "Microcasa", e ainda assim não resolveu e o anúncio ainda não aparecia sob o filtro Casa.

Agora a Casa do Canto encontra-se sem nenhuma Categoria!

Segundo, que a Casa do Canto atende SIM aos critérios de Chalé pois, segundo o Airbnb, chalé "é uma casa construída com materiais naturais, como madeira, em meio à natureza" (como é possível observar no outro print mais abaixo). Ela é construída com madeira e adobe na beira de uma matinha, como é facil observar pelas fotos do anúncio. 

 

Seguiu-se nova saga entrando em contato novamente com o Suporte e vai que a outra atendente me explica que houve um equívoco por parte da atendente anterior, pois a classificação de "Microcasa" que estava interferindo nas Buscas, não é o da "Categoria", e sim o "Tipo de propriedade', aquele que é escolhido por nós e fica junto ao título do anúncio.

Fiz o teste trocando Microcasa por Chalé e a acomodação voltou a aparecer, como num passe de mágica!

 

Só que agora, diante da impossibilidade de usar "Microcasa", também não faz sentido permanecer o mesmo na Categoria.

Sendo assim, solicitei (desta vez fui eu) à atendente que fizesse nova solicitação pra tentar reverter a posição do Airbnb e permitir a categoria de "Chalé" para a Casa do Canto.

 

Ainda estou na espera. 

Assim que tiver uma posição, atualizo aqui. 

Portanto caros amigos @Fabricio50 , @Loni56 , @Beatriz98, @Cristina1875 e demais colegas, verifiquem seus anúncios e vejam se algo parecido acontece com vocês

 

Somos os palhaços fazendo malabarismo, tentanto nos equilibrar numa corda bamba, nesse Circo chamado Airbnb. 🤷🏼‍♀️

Bjcão 💋

 

Screenshot_20240204-194426_Airbnb~3.jpg

 

Screenshot_20240203-203918_Airbnb~2.jpg

 

 

 

25 Respostas 25
Loni56
Level 10
Santa Catarina, Brazil

Ola amiga @Denise583  na verdade sou leiga neste assunto de filtro se puder me explicar aceito obrigada grata 😘❤️

Oiê querida @Loni56 

Isso aparece para o hóspede qdo ele está a procura de uma acomodação pra reservar.

Ao acessar a Busca no Airbnb, além de marcar a cidade, o hóspede encontra algumas opções de "filtros" pra direcionar melhor sua busca.

Numeros de quartos e camas, cozinha, Ar condicionado, wifi, garagem, se aceita animais, se é permitido fumar e etc.

Cada item que ele marcar, eliminará as acomodações que não atendem ao critério, restando apenas as que atendem.

Desta forma ele não perde tempo procurando entre dezenas, centenas ou mesmo milhares de acomodações que não têm o que ele quer, entende?

E um desses filtros é justamente o "Tipo de propriedade" com as opções Casa, Apartamento, Casa de hóspedes e Hotel. 

É isso...

Bjcão 💋

 

Veja o print abaixo 👇🏻

 

Screenshot_20240204-222731_Airbnb.jpg

 

 

 

 

 

 

 

Cristina1875
Level 10
Atibaia, Brazil

@Denise583 Olá Denise, tudo bem? Se você visse a quantidade de hosts que reclamam nos grupos de Facebook sobre Airbnb que o seu imóvel simplesmente não aparece nas buscas, ficaria abismada.

É *MUITA* gente mesmo.. a aí, acaba caindo no que já havia dito ano passado: ficamos como "baratas tontas" TODOS OS DIAS vendo se o anúncio sumiu ou não e, além de tudo, tendo que "explicar" para os atendentes como uma pessoa NORMAL faz buscas (e não da forma que eles querem que se faça a busca para o seu anúncio aparecer).

Claro que, SE o seu anúncio não aparece, as procuras e locações são baixas. Que também são as maiores reclamações tanto aqui na CC quanto nos grupos.

Complicado e cansativo DEMAIS!

 

 

Oi @Cristina1875 

Pois é...

Hoje o que mais se vê são queixas, reclamações, desapontamentos e decepções acerca do Airbnb.

Não consigo entender como uma empresa que despontou tão grandiosamente, simplesmente abandona aquilo que a fez crescer pra adotar medidas disfuncionais e prejudiciais!

Será que é tão difícil compreender que se nós anfitriões não tivermos segurança, apoio e ferramentas funcionais para trabalharmos, não se tem reservas? 

E que sem reservas perdemos nós, os hóspedes e o próprio Airbnb???!!!

Que a fila anda e outras plataformas já estão engolindo o Airbnb???!!!

 

Já falei aqui...

Agora que o Airbnb está com a "burra" cheia de dim dim, é negociar ações pra vender em alta.

Só pode!!!

 

Aliás, vc já leu a recente notícia que o hóspede que reservar em moeda diferente do local da acomodação pagará uma taxa?

No exemplo de eu escolher aqui uma acomodação na Itália, mesmo pagando em reais com a conversão do câmbio, incidência de IOF e sei lámais o quê, ainda haverá mais uma taxa a pagar.

Nisso o Airbnb é rápido e rasteiro, né?

Realmente complicado e cansativo DEMAIS!!!

 

@Denise583 Vi sim Denise... em se tratando de COBRAR, eles são bem rápidos.
E vi também que atualizaram os Termos da Proteção ao Anfitrião contra Danos (não saberia te dizer se melhorou ou piorou para nós pois não tive tempo de ler).

Verdade é que TODAS essas empresas americanas são iguais.

E, a palavra chave para amenizar isso é: CONCORRÊNCIA.

Somente assim eles param de fazer besteira e começam a TENTAR se acertar.

O problema é que, até que consigam se acertar, nós sofremos, e MUITO, com a incapacidade de uma empresa que, na sua essência, deveria ENCONTRAR os imóveis. E, no final, NÃO encontra (seria algo como você ter o Google, que é um buscador,  que NÃO busca o que deveria).

 

 

Pois então @Cristina1875 

É dar tiro no pé, né?

O pior de tudo é que vemos investimentos em atualizações que pouco somam e ainda trazem consigo mais brechas e erros aos já existentes e a coisa só avolumando, piorando e nada do Airbnb agir pra corrigir.

Por que não ouvem seus "parceiros", aqueles que lidam dia a dia com a plataforma?

Onde isso vai parar???!!!

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Denise583 , tô chegando mas não sei se vou poder ajudar (primeiro to tentando entender 😅)

 

A casa do canto não está na categoria de chalé certo? É essa que você quer que ela se encaixe?

 

Eu fiz uma busca e é a Ypotyra que aparece na primeira opção: 

 

Screenshot 2024-02-06 at 11.32.27.png

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi cumadi @Laura!

É a Casa do Canto!!!

 

Apesar do anúncio nos dar várias opções de "Tipo de propriedade", no filtro de Busca temos apenas 4:

Casa, Apartamento, Casa de hóspedes e Hotel. 

A Casa do Canto, que estava como Microcasa, tanto na CATEGORIA, qto no TIPODECOLETA, sumia das buscas qdo botava "Casa" no filtro.

 

A primeira atendente disse ser a CATEGORIA Microcasa que estava dando conflito. Me pediu que escolhesse outra.

Escolhi Chalé.

Ela levou ao setor competente que não aceitou colocar Chalé na categoria, e ainda tirou o Microcasa.

E a Casa do Canto ainda sumia na Busca.

 

Tornei a ligar e outra atendente me disse que a atendente anterior se equivocou e que o problema não era a Microcasa da CATEGORIA e sim a Microcasa do Tipo de Propriedade.

 

Troquei pra chalé e a Casa do Canto voltou a aparecer..

 

Só que agora, devido ao equívoco da primeira atendente, a Casa do Canto está sem nenhuma Categoria. 

E tbm não quero voltar com Microcasa já que está como Chalé no Tipo de Propriedade. 

 

Eu só quero que o Airbnb conceda a categoria de Chalé para a Casa do Canto.

Só isso!!!

 

Afin4a, todo imbróglio se deu por bipug no sistema. 

 

Ufa, tentei resumir, mas a coisa é meio complicadonha mesmo, cumadi.

Bjcão 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Acho que entendi agora @Denise583 😅

 

Então a casa do canto está como Chalé no Tipo de Propriedade mas não na categoria certo?

 

Por isso que eu tirei um print da Ypotyra porque ela é a única que aparece como chalé!

 

 

Vou ver se eu consigo explicar isso pro time do suporte, me deseje boa sorte pra eu não barafusar toda 🤯 

 

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oiê cumadi @Laura .

Isso mesmo.

Eles disseram que a Casa do Canto não se enquadra nessa categoria.

Mas não tem outra que se encaixe, revisei todas.

A que haviam aceitado lá atrás era microcasa. 

Se não fosse esse bug, continuava como estava. 

Mas já que tive que mexer no Tipo de Propriedade por causa do bug, não quero voltar pra microcasa na Categoria. 

Queria que as duas ficassem iguais. 

 

Lógico que consegue, cumadi.

Vc é top!!!

 

Qqr duvida me pergunta.

Bjcão 💋

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Já reportei o seu caso @Denise583 e você tem um ticket aberto com o suporte não é?

 

Me fala quando eles entrarem em contato com você Dê?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oie cumadi @Laura 

Tenho 4 tickets, 3 recusaram. 

Dia 5 iniciei a tratativa do 4° ticket con o atendente Ronan. Ontem nos falamos por último por telefone e ele pareceu entender e se mostrou mais empático.

Ainda agora recebi a resposta desse ticket (segue abaixo).

Deve se desse que vc está falando. 

Só não entendi se já tenho tenho que iniciar o processo de recurso ou só depois dessa apelação. 

Perguntei e estou aguardando a resposta. 

Brigadão e Bjcão 💋

 

 

 

Screenshot_20240208-145539_Airbnb.jpg

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Baum dia @Denise583 , eles já te responderam? 🧐

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oiê turma!!!

Passando pra atualizar vocês sobre a resolução do problema.

Na semana passada tive minha solicitação atendida e minha acomodação "A Casa do Canto" foi contemplada com a categoria "Chalé" e recebeu tbm a categoria "Tropical".

Portanto considero que, "entre mortos e feridos, salvaram-se todos" kkkk.

Contudo não posso deixar de apontar que, apesar de muito solicitos e educados, houve desnecessária dificuldade, inapetência e disfuncionalidade do Suporte em tratar algo tão simples.

Somente após narrar tudo novamente para o quarto atendente e, acredito tbm, com a intervenção da nossa queridísssima @Laura da qual agradeço muitíssimo, alguém realmente entendeu a fundamentação e racionalidade do meu pedido e concedeu a categoria à minha acomodação.

4 atendentes, 4 tratativas, desperdício de tempo e energia desnecessários que poderiam ter sido melhor empregados num caso mais grave e urgente. 

Enfim...

Este é o desfecho.

Abraços!

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias