Acidentes

Thamires12
Level 2
Bahia, Brazil

Acidentes

Um hóspede se machucou durante a estadia. Ela foi fechar a janela de vidro e disse que o vidro estourou na mão dela. Como faço pra proceder, o hóspede não vai querer pagar porque foi um acidente, acredito também que ela não é culpada infelizmente já ouvi casos assim do vidro estourar do nada. Mas vou ter que assumir os custos ou o airbnb tem seguro pra isso ?

16 Respostas 16
Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi @Thamires12 

Existe o Aircover que promete ressarcir o anfitrião sempre que o Hóspede Responsável não o fizer, pelo reparo ou substituição em sua Propriedade Coberta.

Uma dos itens de "Prejuízos Cobertos" é:

"Perda física ou prejuízo físico direto a uma Propriedade Coberta do Anfitrião causado pelo Hóspede Responsável ou por um Convidado do Hóspede Responsável durante uma estadia no Airbnb."

Não havendo definição ou restrição à culpabilidade, penso que a cobertura deve ocorrer, independente da culpa ou não do hóspede. 

Afinal, é assim que funciona um Seguro em qqr parte do mundo.

Minha interpretação...

 

O que vc precisa fazer é acionar o Aircover através da Central de Relacionamentos. Vc tem um prazo de 14 dias para fazê-lo e há formulários a preencher e provas a enviar, além de orçamento e/ou Nota fiscal a enviar.

 

Seria tbm de bom tom alertar o hóspede de que, num primeiro momento, ele será cobrado. Explique que vc não o está culpando, mas é o procedimento padrão do Aircover.

Isso é muito importante para que ele não use a avaliação como retaliação.

 

Mas esteja preparada para uma Via Crucis.

Apesar de tão alardeado, há várias queixas tanto pela demora, qto pela resistência e recusa em pagar o valor devido, seja parcial ou total. 

 

Espero ter ajudado 

Depois nos conte se deu certo. 

@Thamires12  e @Denise583 !

 

Eu não cobraria nem ao hóspede e nem ao AirCover. 

 

Ao hóspede não cobraria porque como vc mesmo disse Thamires, acredito também que ela não é culpada..., então, no seu íntimo a hóspede não teve culpa. 

 

Confesso que isso já aconteceu mais de uma vez comigo, com aquelas xícaras duralex e com uma vasilha ornamental, feito daqueles vidros que se estilhaçam em pedacinhos quando quebram, pois bem, ambas se estilhaçaram do nada somente ao pegá-las. 

 

Não cobraria através do AirCover Denise e Thamires, porque na política deles sempre vai haver um responsável pelo dano, se não houver, eles não pagam.

 

Como já dito por Denise, o AirCover vai querer que primeiro cobre-se do hóspede, que o anfitrião entre em tratativa com o hóspede sobre o ocorrido, isso tudo vai gerar aborrecimentos e dilemas, pois se o hóspede não responder a cobrança, o AirCover vai cobrá-lo pelo dano, através do cartão de crédito dele que já está registrado na plataforma e se o hóspede se recusar a pagar, provando que não teve culpa, o AirCover resolve a disputa não ressarcindo o anfitrião, alegando, provalmente, alguma cláusula de exclusão. 

 

Eu assumiria os custos, afinal todo e qualquer negócio vc vai ter algum tipo de prejuízo que deve entrar na contabilidade dos custos da atividade.

 

 

Então amigo @Fabricio50 

Pra mim, dano é dano, independente de culpa.

 

Um vidro temperado não "estoura do nada", assim como aqueles pratos e xicaras Duralex (acredita que tenho até hj kkkk?) tbm não.

É necessário alguma força ou ação contundente.

Com isso não quero dizer que a hóspede fez o dano deliberadamente, que foi mau uso; acredito mesmo que possa ter sido um acidente.

Só que acidentes tbm causam danos, e esse dano foi causado durante a estadia, foi no uso da hóspede.

O vidro estourou enquanto ela fechava a janela, do mesmo modo que ela poderia esbarrar na cafeteira e esta se espatifar no chão.

Pode não haver "culpado", mas certamente há "responsável".

O Aircover é uma cobertura por danos causados por hóspedes à sua acomodação e pertences.

E no caso ai, a hóspede deu causa.

Tanto é que ela se machucou e penso que nesse caso caberia tbm acionar a cobertura por "responsabilidade civil". Ou será que tbm aí irão procurar culpados?

 

Ela, de antemão, será cobrada pois é este o procedimento padrão.

No entanto o Airbnb diz que o anfitrião será reembolsado sempre que o Hóspede Responsável NÃO O FIZER.

Portanto está prevista esta hipótese.

Não é aceitável que, ou o hóspede paga, ou não haja pagamento 

 

Um Seguro procede dessa forma.

Pelo menos é o que entendo que deveria ser.

 

E quem garante que a hóspede não se sentirá desamparada justamente pela falta de cobertura dada a ela perante o acidente e o machucado?

Quem garante tbm que ela não fará uma denúncia sobre o ocorrido?

 

Por outro lado, entendo suas considerações.

Em vista do histórico de procedimentos e atitudes do Airbnb, é bem provável que, a exemplo das Avaliações, essa seja mais uma ferramenta que irá mais prejudicar que ajudar.

 

E se a coisa é desse jeito, é mais um casca de banana posta pro anfitrião.

 

Deixemos para a @Thamires12 essa decisão...

Bjcão 💋

Eita amiga @Denise583 , dano é dano, vero, mas no mundo jurídico, sua responsabilização vai depender de vários fatores, há a chamada responsabilidade civil objetiva e subjetiva.

 

A responsabilidade civil objetiva é aquela em que mesmo sem culpa, o agente responde pelo fato, por exemplo, danos causados por produtos posto no mercado (remédios que causam anomalias não previstas em bulas, por exemplo), responsabilidade causado por fato de outrem (por exemplo, um motorista empregado de uma empresa de ônibus, causa uma batida com prejuízos, quem responderá será a empresa pelo dano).

 

 

Já a responsabilidade civil subjetiva é necessário demonstrar que o agente em si provocou o dano, tem que ser mostrado o nexo causal.

 

Verdade que nenhum vidro, temperado ou não, estilhace assim do nada, mas quando ele já está, de alguma forma, saturado, vou usar esse termo por não achar outro melhor, basta uma pressão um pouquinho maior para ele estourar, foi o caso da vasilha de decoração da minha casa, coisa incrível, completando o que não disse no outro post, quando a peguei e a coloquei com frutas na bancada de granito, a mesma estilhaçou, penso que com o peso das frutas, que ela suportava antes sem problemas, vai saber.

 

Acredito, sem receio, que a responsabilidade civil aqui no caso narrado  é a subjetiva, tem que ser provado que a hóspede causou o dano deliberadamente, mostrando a existência do nexo causal para que o AirCover pague o prejuízo. 

 

De regra, a responsabilidade civil é a subjetiva e para quaisquer delas, há que ser observados 3 fatores: a conduta humana, o dano e o nexo de casualidade.

 

Se o hóspede é instado a pagar o prejuízo pelo anfitrião e não o faz e nem se defende, por sua inércia e silêncio, o AirCover irá ressarcir o anfitrião, mas cobrará do hóspede o prejuízo, através do cartão dele registrado na plataforma. 

 

Veja o que diz o Airbnb a respeito (tirado do site deles):

 

Depois que o pedido do AirCover para anfitriões for enviado, o hóspede terá 24 horas para pagar. Se o hóspede se recusar a pagar o valor integral ou não responder, você pode pedir ajuda ao Atendimento ao Cliente Airbnb. Seu hóspede poderá receber uma cobrança por danos cobertos em sua forma de pagamento registrada.

 

Todavia, se, de alguma forma, não for provada a culpa do hóspede, porque o mesmo se defendeu a contento, o AirCover não vai ressarcir o prejuízo do anfitrião. 

 

O vidro estourar pelo uso da janela é uma coisa bem diferente de vc esbarrar em uma cafeteira e a mesma quebrar ao cair, aqui pode haver negligência, imprudência ou imperícia, daí vc responde pelo dano, mas no caso da janela não,  porque N fatores pode ter levado ao estilhaçar da janela, que não  a negligência, imprudência ou imperícia.

 

Veja que podemos ir conjecturando até ao infinito, mas certo que tudo isso, levado ao AirCover, vai ser perseguido.

 

Putz amigo @Fabricio50 

Entendi todas as conjecturas possíveis que podem (e certamente serão usadas) para embasar a recusa do pagamento da cobertura.

 

Porém, analisando essa afirmação: 

"... se, de alguma forma, não for provada a culpa do hóspede, porque o mesmo se defendeu a contento, o AirCover não vai ressarcir o prejuízo do anfitrião."

 

Então seria certo dizer que a coisa se processa da seguinte forma: 

Se for provada a culpa do hóspede, ele paga.

Se não for provada, não há pagamento.

 

Ou o HÓSPEDE PAGA, ou NINGUÉM PAGA!!!

 

É ISSO???!!!

 

Então onde entra o seguro de 3 milhões, pago pelo Aircover,  nessa equação???!!!

 

 

 

 

 

Então @Denise583 , o raciocínio é esse mesmo, pelos termos do AirCover (explícitos e implicitos) o pagamento só existirá se for comprovado a responsabilidade do hóspede (culpa).

 

Os 3 milhões de dólares são os valores máximo de ressarcimento que o AirCover paga ao anfitrião, depois de apuradas todas a responsabilidades  e vencido o hóspede.

 

Portanto, esse valor não existe para ser pago de forma aleatória, ou seja, houve um dano, mas, concomitantemente, tem que haver um responsável, para ser pago o sinistro até o limite de 3 milhões de dolares.

 

Agora, o hóspede vencido na disputa e não pagando, aí sim o AirCover paga, mas vai buscar do hóspede tal prejuízo, isso tudo tá lá nos termos do AirCover. 

 

E sim, existe a possibilidade de ninguém pagar o dano, se for provado que o hóspede não foi responsável ou se existir ou o anfitrião cair em algum termo, condição ou exclusão do pagamento pelo AirCover. 

 

Por fim, veja o texto corroborativo, do acima dito, tirado do site do Airbnb:

 

A proteção ao anfitrião contra danos protege sua acomodação e seus pertences sempre que você hospeda no Airbnb. Como qualquer programa de proteção, ele possui alguns termos, condições e exclusões. A proteção ao anfitrião contra danos não é uma apólice de seguro e não cobre todos os danos, por isso, sugerimos que você também contrate um seguro pessoal para cobrir eventuais danos materiais causados por hóspedes que não cobrimos.

Então amigo @Fabricio50 

O que se tira disso tudo é que NÃO HÁ efetivamente UMA COBERTURA contra danos durante a estadia e etc, OFERTADA PELA PLATAFORMA.

 

O que há é uma mera intermediação pra achar culpados e FAZÊ-LOS PAGAR.

 

Se há CULPADO, ESSE CULPADO PAGA

Se não há, NINGUÉM PAGA.

 

Porque o Airbnb NÃO COBRE NADA, NÃO PAGA NADA!!!

 

Mais uma do Airbnb "lava mãos".

 

L.A.M.E.N.T.Á.V.E.L

Vê só @Denise583  como esses mundos contratuais têm as suas sutilezas.

 

O AirCover te dá uma proteção sim, no entanto, nos termos e condições dele, que aceitamos quando nos tornamos membros da plataforma.

 

Se o AirCover faz uma intermediação para achar culpados para pagar o dano, é uma visão, ou um ponto de vista, ou ainda, uma vista de um ponto.

 

Se não há culpados, pelos termos do AirCover, ele mesmo não vai pagar nada, são os termos que aceitamos, como disse, quando nos tornamos membros da plataforma.

 

Verdade o que vc diz, o Airbnb não paga NADA, mas, quem paga somos nós...🤭🤭🤭🤭

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Caramba amigo @Fabricio50 , não sabia que o Aircover tinha esse adendo na cláusula 😧

Que não cobria todos os danos a gente já sabia, mas será que só cobre quando de fato se tem um culpado?

 

Vamos perguntar à @Thamires12 qual procedimento ela decidiu fazer e se já teve resposta do time do suporte!

 

No "logo" do Aircover só aparece que é uma proteção para o anfitrião, mas realmente não faria sentido os anfitriões serem ressarcidos no caso de algo que foi somente devido ao uso contínuo e a vida útil já tenha " expirado" , tipo um sofá antigo que não tem mais conserto ou eletrodomésticos velhos, pelo menos é assim que eu entendo essas cláusulas de proteção!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Penso o mesmo cumadi @Laura 

Evidente que nem tudo é coberto. Há de se analisar questões de desgastes, falta de manutenção e etc.

Mas o anfitrião ser ressarcido somente se o hóspede concordar em pagar, é que mata!!!

Isso pra mim não é Seguro, é intermediar uma cobranca, cobrar o pagamento do culpado.

Nada mais!

 

E ainda tem um problema adjacente a isso.

Qdo esse hóspede for cobrado terá ainda mais motivos pra deixar aquela bomba na Avaliação!

 

Então @Laura , essa conversa vai longe, é complexa e às vezes difícil de entender, principalmente porque somos induzidos a acreditar que o AirCover vai te ressarcir de qualquer dano, que sua habitação está coberta e coisa e tal...

 

Todavia, não nos falam explicitamente que existem inúmeras situações em que o AirCover não vai te ressarcir dos danos havidos em teu imóvel durante uma hospedagem.

 

Não te falam explicitamente que existem termos, condições e exclusões que eximem o AirCover de te pagar, essa é a realidade...

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Não mesmo @Fabricio50 , que não vai te ressarcir de todo e qualquer dano já era de se esperar, mas imagino as inúmeras cláusulas que devem ter nos termos de serviço do Aircover?😮

Eu que não queria ser dessa área do suporte! Ai dá para entender a morosidade e complexidade desse processo todo, tudo tem que ser avaliado tin tin por tin tin para ninguém ser lesado ou ter um tratamento diferente de outro anfitrião...

Eu confesso que nunca gostei de seguro ou nada nesse nível burocrático porque quem se estressa e se desaponta é o cliente...

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

☺️

Desculpe pessoal, não consegui achar o tópico de volta e acabei esquecendo de voltar aqui. Mas sim a plataforma me reembolsou ‌🙌🏼‌‌👏‌ 

Como Denise disse o hóspede não gostou quando houve a cobrança, mas pelo menos não deixou nenhum comentário como forma de retaliação, ele disse que recusou a cobrança. Porém o Airbnb me reembolsou, então não sei se cobrou efetivamente do hóspede. Eu bloqueie o calendário para não receber nenhum hóspede até ativar a proteção, porque vi que tem essa regra. Enviei as fotos da janela e a nota fiscal e poucos dias o dinheiro já estava disponível para transferir para minha conta. O valor do serviço ficou 290,00. Minha experiência  com Airbnb até agora só alegria espero que continue assi ‌❤️

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias