Como você incentiva seus hóspedes a deixar uma avaliação?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Como você incentiva seus hóspedes a deixar uma avaliação?

Avaliação Hóspedes - Airbnb Central da Comunidade .jpg

 

Olá a todos!

Você já notou que apenas uma porcentagem dos hóspedes deixa uma avaliação da sua acomodação? Esse é um tema muito comum na Comunidade e um grande número de anfitriões acredita ser necessário ter boas avaliações para conseguir mais reservas e assim impulsionar seu anúncio.

Muitos anfitriões se esforçam para prestar um serviço excepcional e, no final da hospedagem, descobrem que alguns hóspedes não deixaram uma avaliação e, pior ainda, não têm nem ideia se gostaram ou não da estadia!

Isso pode ser um pouco desanimador e levanta a seguinte questão: O que fazer quando os hóspedes não deixam uma avaliação? 📝

Algumas opções que podem ajudar à contornar essa situação:

 

  • Pedir diretamente ao hóspede que para deixar uma avaliação já que isso é muito importante para certificar a veracidade do anúncio
  • Enviar uma mensagem pré-programada no final da estadia perguntando o que ele achou do serviço e da experiência em geral
  • Mencionar que uma avaliação que será feita para o hóspede para que eles sejam incentivados a fazer o mesmo


Essas são apenas algumas ideias que eu gostaria de abordar com vocês e também saber quais estratégias você usa para fazer com que seus hóspedes deixem uma avaliação. Essas iniciativas funcionaram têm funcionado? 

Nos conte nos comentários 👀

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

93 Respostas 93
Marcelo951
Level 10
Florianópolis, Brazil

@Laura vou levantar uma questão que eu tenho observado, tem pessoas que gostam de deixar o depoimento e outras não suportam, eu mesmo nunca gosto de fazer avaliações, mas quando é ruim realmente não esqueço, depois que comecei a ver essa importância comecei a elogiar tbm.

 

Eu sempre olho onde meus hospedes ficaram, leio as avaliações deles e vou buscar as avaliações feitas por eles, e percebo que muitos não fazem as avaliações.

 

Então eu acho que essa é uma questão que a plataforma deveria enfatizar mais, mostrando sua importância.

        

Vamos ter um outro olhar, já aconteceu varias vezes comigo, o hóspede escreve (lindo, maravilhoso, lugar perfeito...) mas na nota 2 -3 , onde esta o erro? O erro esta pq a nota não aparece para o publico, somente para o anfitrião.

Dai o hospede se sai por bonzinho, e ninguém vê a retaliação...    

Eu acho que deveria ser tudo muito as claras, deu nota baixa justifica o motivo.

Marcelo951_0-1692882741008.png

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu vi uma vez que uma experiência negativa repercute muito mais do que uma positiva, e essa é a grande questão do marketing porque quantas vezes a gente gosta de algo e nunca fala bem ou faz uma avaliação (eu por exemplo morro de preguiça das que a Amazon me manda por email 🥹) , mas se eu não gostei....ai sai de baixo! Vo até no jornal nacional falar que o produto ou serviço é uma furada 😅

 

Tem muito anfitrião que reclama disso das avaliações, mas honestamente, será que esse hóspede que falou bem mas deu nota baixa, será que ele sabe que a nota não aparece para o público? Eu fico na dúvida sabia @Marcelo951 ....

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Marcelo951
Level 10
Florianópolis, Brazil

Eu concordo @Laura, se olharmos pelo lado do marketing em que a avaliação ruim vai repercutir muito mais. 

Porém essa avalição  1 à 5 é muito curta em relação a proporção que atinge.

Ex: a minha almofada estava com mau cheiro (foi o meu caso), se a nota fosse de 1 à 10, talvez eu tivesse um 8 ou 8,5 ... que é muito diferente de 2 ou 3 , que faz a nota despencar a proporção é diferente.

E eu acho sim, que o hospede que avalia mau, ele sabe o que esta fazendo.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Também acho que uma nota de 1 à 10 diluiria muito mais uma nota ruim @Marcelo951 ....

 

Que estranho o caso da almofada com mau cheiro, super específico não é? 🧐

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Neuza13
Level 2
São Paulo, Brazil

Laura, eu ao final costumo perguntar se foi tudo bem em sua estadia e peço que me sinalize o que não gostou para eu poder melhorar sempre. Peço tambem que dê sua avaliação

Neuza13
Level 2
São Paulo, Brazil

Quase 100% dos meus hóspedes fazem avaliação sem que eu peça mas eventualmente alguem deixa de fazer e eu envio mensagem se está tudo bem, digo que já fiz avaliação dela (e) e gostaria muito receber dela sobre mim e sua estadia e que isso nos ajuda a melhorar!

Dá certo!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Que interessante que a grande maioria dos seus hóspedes fazem a avaliação @Neuza13 , essa semana mesmo um anfitrião comentou o contrário! Quando você pede esse feedback é ao vivo na hora do check out ou por mensagem?

 

Dá uma olhada na conversa: 

-Como incentivar seus hóspedes a avaliaram sua estadia? 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Neuza13
Level 2
São Paulo, Brazil

Normalmente falo pelo zap: apos fechar com Airbnb eu peço que me enviem pelo zap um doc com foto para checkin( o flat esta no hotel Transamerica). Pelo zap tb me despeço e peço qye avalie. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Você acha mais efetivo pelo Whatsapp do que pelo chat da plataforma @Neuza13 ?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Gustavo919
Level 5
Cotia, Brazil

Tenho sistemas e alguns gatilhos para estimular os hospedes a avaliarem, são eles: 

- Na manhã, após a primeira noite, envio uma mensagem aos hospedes para entender se correu tudo bem, se precisam de algo e como possuímos uma parede instagramável, convido-os a compartilhar conteúdo nas redes sociais.
- No guia de boas vindas que fica impresso no apartamento temos todas as informações e ao final instigamos o hospede a avaliar a experiência. 
- No dia anterior ao checkout, junto das informações de saída, agradeço pela estadia, convido-os a voltar e menciono que existem descontos para reincidentes. 
- 3 dias após o checkout, caso eles não tenham avaliado, uma mensagem automática é disparada relembrando-o.

Outro gatilho que entendo como primordial é a nossa avaliação como hosts, o hospede recebe uma notificação e fica curioso para saber o que escrevemos sobre ele

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Que demais a parede instagramável @Gustavo919 , você realmente pensou em cada detalhe do seu apartamento e em como oferecer uma experiência única 🤩

 

Essas táticas tem funcionado?

 

ps: Depois quero ver essa parede, tem algum detalhe de olho?👀 😅

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Olha, tem sim! Até hoje todos os meus hospedes deixaram avaliação bem positiva e sugestões construtivas; 

Dá uma olhadinha na nossa parede: https://www.instagram.com/p/Cqd2O3Hvh7Y/?img_index=1

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Que arte mais linda @Gustavo919 , quero uma igual no meu apartamento!

 

Adorei a palheta de cores escolhida...você estava por trás disso ou deixou a empresa ter poder de decisão para colocar os tons que preferisse?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Pelo contrário @Laura eu que desenvolvi a paleta de cores exclusiva e passei para a artista desenvolver em cima do que definimos

Captura de tela 2023-08-21 113851.png

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

AAi que maravilhoso @Gustavo919 , então você é adepto do Canva também não é? Eu AMO essa plataforma 🤩

 

Gostei muito dos tons.... Você deveria fazer uma postagem contando só como foi esse processo de seleção da palheta de cores, decoração, pra quem vocês pensaram em oferecer o apê, você realmente colocou muita pesquisa e profissionalismo nisso!

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias