Olá!meu terceiro hóspede após muitas trocas de mensagens que...
Última resposta
Olá!meu terceiro hóspede após muitas trocas de mensagens quer uma parte de reembolso, fora da plataforma por coisas que ele n...
Última resposta
Olá, boa noite pessoal, espero que estejam todos bem.
Queria saber se já ocorreu com vcs de um hóspede pedir reembolso total?
A situação foi a seguinte, um casal de chilenos de 20 anos (vivendo e aprendendo, não aceito mais) fizeram reserva do dia 10 a 14, busquei os mesmos no aeroporto pq alegaram não estarem conseguindo transporte, ou seja fui do sul ao norte, em sinal da minha boa vontade, pareceram um casal incrível, deixei eles no apto, aí acabei mostrando tudo, pq uso check-in tudo remotamente, deixei eles acomodados. Na 2ª noite o querido se trancou no banheiro, prontamente mandei "resgatarem ele", tive a porta arrombada, entendi que não foi culpa dele, na minha santa ingenuidade, aí no dia do check-out, minha faxineira foi até fazer a faxina de praxe e pasmem o apto estava podre, lixo por toda parte, pontas de cigarro, resina de maconha nas cubas, todas as louças do apto sujas, roupa de cama manchadas, que mesmo após duas lavagens na temperatura mais alta, continuaram manchadas, isso sem contar o fedor de cigarro, sendo que não aceito que fume.
Entrei em contato com ele para resolvermos e cobraria somente uma taxa extra por tudo isso, perguntei se queria pagar ou se tinha que acionar a plataforma, isso eu acreditando que ele era uma pessoa honesta, ele obviamente não me respondeu e horas depois recebo um e-mail do Airbnb, dizendo que ele queria o reembolso pois não teve água quente, o que é mentira, que tb teve uma experiência horrível ficando trancado (o que concordo) porém agora sei que ele usou de má-fé, ele fez de propósito, falou que o apto não tinha estrutura e que era velho, que fui uma péssima anfitriã, estive a disposição todo o tempo, meu apto é novo, acabei de colocar esse na plataforma, ele foi o 1⁰ hóspede de lá.
Gente tô incrédula e morrendo de ódio, ainda não consegui dormir.
Enfim, mandei tudo para o Airbnb, não sei como funcionará, espero que ele não vença essa disputa, pois é um baita pilantra.
Ah, vcs fariam BO?
P.S. Gente nem sei se fui clara nesse relato,digo se me fiz entender, pois já não estou mais nem raciocinando. Se alguém quiser me chamar no whats para conversar * (nem sei se pode, pois sou nova aqui)
Obrigada e excelente noite!
* [Dados pessoais removidos por motivos de segurança e de acordo com as Diretrizes da Comunidade]
Oi @Nisiane0
Seja bem-vinda!
Que situação, hein???!!!
Mais cedo ou mais tarde, todo anfitrião tem seu "batismo de fogo".
Esse foi o seu!
Daí podemos tirar 2 lições.
A primeira será eu te passar o que chamo de "mantra", coisa que aprendi ao longo de 6 anos como anfitriã do Airbnb.
"Começou errado, fatalmente vai terminar errado".
Colega, vou ser bem franca, você é anfitriã não motorista, não tinha nada que buscá-los no aeroporto.
Quem viaja tem que se organizar com todas as etapas, como hospedagem, translado, alimentação, passeios e etc.
Com isso "vc abriu a porta, o hóspede meteu o pé, entrou e fez o que quis
Imagina se algum acidente ocorre no caminho? Consegue imaginar o tamanho da barafunda que teria se metido?
A segunda é desabilitar a Reserva Instantânea, caso faça uso. Assim o hóspede precisa enviar um Pedido de Reserva e vc tem tempo de analisar as avaliações dos anfitriões anteriores.
E no caso de ser hóspede novo, ainda sem avaliação, eu procedo da seguinte forma.
Antes de aceitar o pedido, envio a seguinte mensagem.
"Oi "fulano", vi que vc é novo no Airbnb ainda sem avaliação, sendo assim gostaria de saber se você conhece a dinâmica do Airbnb que é cuidar do espaço como se fosse sua casa, se leu todo o anúncio e, principalmente,as Regras da Casa e se está de acordo com elas.
Estando tudo certinho e entendido, passo ao fechamento da reserva.
Fico no aguardo".
Isso faz os desatentos relerem o anúncio e dá uma "trava" nos maus intencionados.
Te digo, isso já me salvou de poucas e boas.
Outra coisa que a experiência me mostrou é que, no Airbnb, ganha a disputa quem primeiro faz a denúncia.
Um anfitrião precisa estar com o "desconfiômetro" sempre ligado e antever possíveis BOs.
Não deixe que uma situação irregular se torne algo ainda pior.
Não passe pano, não espere... ao primeiro sinal de alerta, entre logo em contato com o Suporte, reportando o ocorrido e solicitando orientação de como proceder.
Isso já deixa um registro que antecederá ao contato do hóspede, desacreditando qqr tentativa de denúncia por parte dele.
E nos casos extremos, sempre tem o Aircover para cobrir esse tipo de prejuízo.
Fazendo tudo certinho, preenchendo os formulários e anexando provas, há grande chance de vc ser ressarcida.
Qto a fazer BO, acho que será inócuo uma vez que são estrangeiros e, para isso, vc precisa dos dados pessoais do hóspede.
Não sei se para o acesso ao seu prédio, é solicitado cópia de documento de identidade, mas caso não seja, o Airbnb não os fornecerá.
E pra finalizar, não deixe que esse mau comportamento do hóspede, passe em branco. Faca uma avaliação detalhada e honesta para alertar futuros anfitriões.
Esse é um dos mecanismos mais importantes para fortalecer a Comunidade e preservar a nós, anfitriões.
Então colega, espero ter ajudado.
Na torcida para tudo terminar da melhor forma possível.
Nos mantenha atualizados.
@Nisiane0 , boa tarde.
Eu vivi isso com o último hóspede, um norte americano, que fotografou partes que não eram reservadas a ele e enviou para o AirBnB, mentiu sobre a minha casa, e ainda pediu reembolso total. Tudo por "vingança" por ter sido rejeitado.
Esse cara reservou de 11 de dezembro e ficaria até março. De cara achei estranho ele alegar "problemas com o APP UBER" e me pedir pra buscá-lo no aeroporto, mas como eu havia mencionado já ter feito isso, superei. Lá mesmo eu "senti" algo errado quando ele segurou minha mão, mas relevei "tô viajando".
Chegando aqui em casa, avisei que havia deixado cervejas para ele no frigo bar do quarto e que poderia tomar banho quente no banheiro da frente ou a ducha frio no banheiro privativo. Depois servi o almoço que eu já havia preparado e deixado a nossa espera: eu o acomodei em uma das cabeceiras e me sentei na lateral ao lado da outra cabeceira de uma mesa de seis lugares. Qual não foi a minha surpresa quando ele mudou de lugar e se encaixou grudado em mim. O cheiro dele me incomodou demais quando ele chegou perto, fora a surpresa e a "pressão por contato físico (como no aeroporto). Foi muito desconfortável e por isso mesmo a única vez em que me sentei com ele.
Como não é só por dinheiro, mas também para conhecer pessoas, fazer amigos, resolvi relevar novamente, poderia ser uma questão cultural (??? Americanos calorosos e emocionados??? Óbvio que não, mas enfim...). Decidi não atrapalhar as férias do cara.
Perguntei se as plantas estavam incomodando, pois eu poderia retirá-las e ele respondeu que não, até sentiria falta se tirasse.
Eu fumo cumbaiá, que é fumo misturado a pétalas de flores, ervas usadas em tisanas... e como tenho varandas, prefiro fumar ali - Mais um choque que fez meus olhos quase saltarem da órbita: Ele estava deitado no meu sofá de quatro lugares, olhando a varanda, usando tão somente uma leve cueca samba-canção!!! A morte é mais suave...
Eu me chamei de "careta" 200 vezes em pensamentos e me impus naturalizar o que pra mim era um desaforo.
No dia seguinte o levei ao Centro para trocar dinheiro e eu comprei um chip pra ele no meu cpf por que ele não conseguia adquirir um (e a conta continuava em aberto depois que ele saiu daqui. Eu pedi que cancelassem o serviço). Foi um momento chato tê-lo ao meu lado... A forma dele falar comigo...
Na manhã seguinte, estou na cozinha e ele "surge", talvez atraído pelo barulho, usando a famigerada cueca! Que horror... Nesse dia fui convidada pra sair pra danar com ele. Recusei.
Um enorme inconveniente se iniciou, talvez na terceira ou quarta noite: A necessidade que ele tinha de me tocar, sugerido que eu precisava de uma massagem e que ele poderia fazer. Não sou capaz de descrever o nojo que senti em cada uma das vezes. Era sobre o cabelo, sobre minha voz, sobre meu humor, sobre meu corpo... "I like it"... Aff, "que ódio" eu me senti em um balcão expositor sendo analisada pelo freguês! A fala, comungada ao olhar, com a linguagem corporal... Talvez mulheres me lendo consigam entender e até sentir, mas de verdade eu queria que homens entendessem: Qualquer palavra diferente de um SIM, é NÃO!
Sobre o banho, ele decidiu que tomaria todas as noites na minha banheira e deixava o banheiro alagado, mesmo eu tendo deixado um esfregão mopi ali. Em certo momento eu o flagrei indo pro banho: ele ia só com a toalha ao redor do quadril, não enrolada, mas juntada por uma das mãos, segurando-a quase como se fossem rédeas... Não tenho certeza de ter conseguido ser clara ao descrever; achei um arquétipo tão agressivo encontrá-lo na porta do meu quarto assim que ainda não sei sequer dimensionar minha sensação.
Eu decidi não conviver mais e me comunicar por mensagens apenas.
Também decidi passar a pedir que ele secasse o banheiro e que não virasse as ventosas do tapete de piso para cima, ou que colocasse pra baixo antes de sair, porque tinha agarrado no meu chinelo, quase me fazendo cair.
Em menos de um mês ele lavou três máquinas de roupas, cobrado por fora, e ele não pagou nenhuma, além de se servir livremente do que encontrasse na cozinha (mesmo comprando suas coisas e levando para o seu quarto.
Por isso eu "sumi" com a tampa da banheira; achei desaforo.
Todo o tempo eu ficava no meu quarto.
De manhãzinha, antes dele acordar, eu limpava a área comum, fazia meu café e voltava para o meu cantinho.
Resultado final?
Ele saiu sem me avisar que estava indo embora e já fora daqui me denunciou para o AirBnB, pedindo reembolso (e conseguiu). Fotografou as plantas que ele queria; a parte dele que eu não tinha acesso e ele não limpava pra dizer que o lugar estava sujo; fotografou a minha privada, do meu banheiro, grafitada por vizinhos artistas plásticos e questionou as condições, e alegou que eu sou drogada e que parei de falar com ele e tratá-lo bem por que ele se recusou a fumar maconha e beber comigo. É mole?
Quando o Suporte do AirBnB entrou em contato (um homem, falando na língua do hóspede agressor) eu fiquei sabendo da partida e da denúncia - Claro, e também.
Quando eu denunciei a violência sofrida, que aqui no Brasil é tão grave que cabe Registro de Ocorrência, o AirBnB não falou NADA! Não me ajudou em NADA!
O macho branco, tarado, machista, assediador, que chega em busca de turistar sexualmente se dá bem e a plataforma sequer averígua a denúncia da vítima.
Foi essa a realidade que eu senti na minha pele!
Em seguida outro homem se interessou pela vaga. Acho que o aceitei para, terapeuticamente, tentar superar. Porém, confesso que eu não esperava me deparar com isso, nem enfrentar a absoluta omissão da plataforma diante da minha voz e ainda penso em sair da plataforma e aceitar o convite de uma amiga jornalista, sobre fazer uma matéria a respeito desse abuso sofrido.
Eu me sinto ferida e prejudicada por um macho-alfa rejeitado e vingativo tanto quanto me sinto agredida pela postura vexatória de uma plataforma que não se demonstrou tão atenta e comprometida quanto eu precisei que tivesse sido.
@Maristela47 Sinto muito que você tenha passado por isso!
Nós, mulheres, estamos sempre sob risco, em qualquer parte do mundo, por causa de tipos deploráveis como esse que você hospedou. E o pior, sempre caímos nessa armadilha de, até certo ponto, achar que os fatos são fruto de nossa imaginação. Lamentável tudo isso e a postura do AirBNB é, de fato, revoltante!
@Maristela47 , sinto muito mesmo pela sua experiência....
Lendo o seu relato acho necessário levar isso para frente para que o seu caso seja reavaliado.
Você tem um ticket aberto ou ainda está em contato com a equipe de atendimento sobre isso?