Qual foi a situação mais desafiadora que você teve de enfrentar como anfitrião?

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Qual foi a situação mais desafiadora que você teve de enfrentar como anfitrião?

Situação mais desafiadora como anfitrião- Airbnb Central da Comunidade .jpg

 

Oi pessoal 👋

 

Ser um anfitrião permite que você experimente encontros maravilhosos, aprenda com várias culturas e reforce o seu conhecimento em várias áreas. Ler a respeito de você conversando sobre um hóspede que deixou uma carta de agradecimento ou um presente, ou simplesmente sobre uma estadia que foi particularmente boa, é sempre um grande prazer! 🧺 💎 😻

 

Dito isso, como tudo na vida, essa atividade às vezes apresenta alguns desafios, às vezes mais fáceis e outras mais difíceis de gerenciar. Compartilhar essas situações desafiadoras pode ajudar outros anfitriões no futuro 😉

 

Qual foi para você a situação mais desafiadora que teve de enfrentar como anfitrião? E como você a resolveu?

 

Compartilhe sua experiência e melhores práticas nos comentários 👇🏼

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

9 Respostas 9
Marcelo951
Level 10
Florianópolis, Brazil

Olá @Laura , realmente nem tudo são flores, as vezes temos que dar uma de loucos também, mas confesso que na maioria das vezes não tive problemas com meus hóspedes.

 

A pouco tempo eu fiz uma reserva para 2 amigos, para uma semana, no dia do checkout enviei um mensagem, ele me pediu se poderia ficar mais um dia, no outro dia mesma coisa, como foi um periodo em que não tinha reserva proxima, tudo bem, neste segundo dia me pediu se poderia fazer um chechout tardiu que pagaria a diferença, blz.

Então eu cai na besteira de falar que se ele quisesse dormir e sair bem cedo não teria problemas pois a minha faxineira chegaria as 7 da manhã. mas eu fiquei incomodado e resolvi ir no apartamento as 7h conforme eu combinei, liguei ninguem atendeu, toquei a campainha, nada, entrei no apartamento, o quarto estava trancado, para minha surpresa tinha um outro casal dormindo, que nem sei quem eram, os meus hospedes sairam na noite anterior e ofereceram o apartamento para amigos, pq eu havia liberado para eles. 

Enfim tive que ser grosso, e expulsei eles de lá na mesma hora, foi uma situação muito contrangedora.  

Oi @Marcelo951 

Mui amigos!!!

 

Só imaginando a cena vc dando de cara com um casal estranho kkkk.

E eles saíram de boa?

 

Muito provavelmente esses "amigos" saíram na data original e tenham até sublocado seu espaço para este casal. 

Já li algumas situações desse tipo.

Cada coisa...

Marcelo951
Level 10
Florianópolis, Brazil

Sim @Denise583 

 

Não foi uma situação confortável, mas, sairam na boa, pediram desculpas que não era intenção fazer algo de errado... eu ate acredito que não agiram de má fé, é gente sem noção, que não pensa nas consequência.

Inclusive eu pedi uma diária a mais e pagaram, reclamando mas pagaram.    

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Eu to no chāo @Marcelo951 🤯

 

Amigos amigos, negócios à parte não é? Isso foi feito pela plataforma ou por fora? 

 

Realmente essas situações são muito chatas, imagino a torta de climão na hora de entrar no quarto e se deparar com estranhos, e a surpresa do casal acordando no susto.....realmente muito desagradável...

 

Como ficou depois com esses amigos? Águas passadas ou ficou um clima chato?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Oi cumadi @Laura e @Marcelo951 

Já é do conhecimento que coleciono algumas, né kkkkk?

A mais desafiadora vivenciei no ano passado. 

Segue o Causo:

 

Submarino ou Destroyer???!!!

Já é cansativo quando temos que lidar com aqueles hóspedes "sem noção", mas quando pegamos os tipos "sem caráter", a coisa pode ficar bem feia.

Em janeiro de 2022, mais especificamente naquela semana do acidente em Capitólio, Minas estava há dias afogada sob toneladas d'água e um casal fez reserva para 4 dias na Ypotyra, uma cabana na serra a 10 km da cidade. 

E pra validar aquilo que sempre digo "Começou errado, fatalmente vai terminar errado", a coisa já começou a desandar qdo a hóspede insistiu em que eu passasse a "Localização" da cabana. Ocorre que, por ser área rural, aqui é tipo uma "zona branca" no GPS, quase como um Triângulo das Bermudas. A rota não dá certo, deixa no meio do caminho, e tudo isso está devidamente explicado no anúncio e demais orientações passadas.

Devido a isso, tenho o cuidado de enviar um guia com fotos e roteiro do caminho para chegar na cabana.

A hóspede tanto indistiu, que enviei a localização, não sem antes reiterar sobre não dar certo.

Este casal chegou já anoitecendo (depois tomei conhecimento pela avaliação, que ficaram horas perdidos, patinando pelas caminhos de Carrancas 🤭).

Pois bem...  alguns minutos depois, quando se deram conta que ficariam "numa cabana isolada no meio da natureza, com banheira e lareira, longe da cidade" (que horrível!!), começaram a inventar mil problemas, todos devidamente refutados.

Isto tudo por WhatsApp. 

Resumindo pra coisa não ficar muito extensa... por fim, já sem o quê inventar, a hóspede sabota meu banheiro enfiando uma toalha de rosto no vaso sanitário para simular problemas de esgoto, me acossando para que lhe reembolsasse as diárias por PIX.

Ela só não contava com o "casca grossa" do maridão que literalmente enfiou o braço no vaso e descobriu a toalha. 

Isso tudo na frente dela!

Ainda assim eu disse que faria o reembolso (só queria me livrar daquele traste), mas não por PIX. Disse que ligaria pro Suporte para obter orientação de como fazer dentro da plataforma. E assim fiz, lhe repassando, pelo chat, todas as orientações recebidas. 

Como resposta me acusou de, junto com o Airbnb, armar pra tirar dinheiro dela. Fez denúncia em que saiu perdendo e então, por retaliação, deu nota 1* em todos os quesitos e um comentário em que, além de todas as mentiras, ainda diz que "dei um golpe nela".

O desenrolar de toda esse desagradável episódio está registrado no chat. 

Como se não bastasse, fez denúncia mas perdeu a demanda. Ainda assim a avaliação ficou visível por praticamente 1 ano, sem que o Airbnb aceitasse excluí-la pois não ia contra a Política de Avaliações.

Tive a nota da acomodação rebaixada (só não perdi o título de Superhost pois tenho muitas avaliações 5*) e fiquei exposta como GOLPISTA perante todos, mas o Airbnb não classifica como injúria ou insulto ao meu caráter e personalidade.

Somente após o Airbnb adicionar "Retaliação" como motivo para excluir uma avaliação, consegui que fosse retirada. 

Então colegas, esse foi meu maior desafio e espero nunca mais passar por algo semelhante. 

Abraços  

 

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Esse caso foi tenso hein Dê, eu lembro disso 😳

 

Foi há quase 2 anos atrás não é? No final ela recebeu o estorno ou não da estadia? 

 

Como tudo na vida não existe crescimento sem desconforto não é? Qual foi o principal aprendizado que você tirou disso tudo @Denise583 ?

 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Então cumadi @Laura 

Mesmo com toda a presepada que ela me aprontou, estava decidida a reembolsá-la das 4 pernoites restantes, não por pix como ela queria.

Depois descobri que ela havia feito uma denúncia contra mim, já na noite do dia do check-in (foi quando ela começou a enviar reclamações através do WhatsApp, mas o episódio da toalha foi na manhã seguinte ao check-in).

Fica claro qus a intenção era receber duas vezes, no pix e pela denúncia através da plataforma.

Só que quando eu lhe repassei a orientação do Suporte, que era enviar um pedido de alteração de reserva para check-out antecipado naquele mesmo dia, ela começou a me atacar, ali mesmo no chat, me acusando de, junto com o Airbnb, tentar dar um golpe nela, numa clara intenção de plantar alguma narrativa.

Aí cumadi, fiquei tão pu.. da vida, depois de tudo o que ela aprontou...

Já estava cuspindo fogo pelas ventas, como dizia minha sogra.

Aí resolvi não devolver mais nada.

Cumadi, quando sou boa, sou muito boa; mas quando sou má, sou melhor ainda kkkk

 

Meu aprendizado é aquele mantra que sempre repito para mim e para quem quiser ouvir. 

"Começou errado, fatalmente vai terminar errado".

As anteninhas sempre alertas ao primeiro sinal. 

Bjcão 💋

Ana-Angélica3
Level 2
Belo Horizonte, Brazil

OI pessoal!
Filhinho de papai pegou o cartão de crédito escondido e fez a reserva por 1 mês. 
Alta temporada, alta demanda, estava com as minhas tarifas mais altas do ano).
O pai deve ter visto o valor e mandou ele cancelar, mas minha política de cancelamento nesse período é restrita, então ele perderia o valor da reserva (mais de 10 mil reais).

Então ele começou a perguntar (uma mensagem de cada vez) se a acomodação tinha certas comodidades, "sem as quais ele não aceitaria se hospedar".
Tem ferro de passar? Tem.

Tem secador de cabelo? Tem.

Tem internet de alta velocidade? Tem.

Tem cooktop por indução? (kkkkk) Tem.
Tem OFURÔ? (KKKKKKKK) TEEEMM!!!!
Quando ele não sabia mais o que inventar, tomei a iniciativa de cancelar.

Enfim, acionei a central para fazer a devolução integral da reserva e por sorte consegui outra no dia seguinte.

Mas se eu tivesse perdido as datas por conta desse moleque, afff... Teria sido um desastre.

Mas como disse a @Denise583 aqui embaixo "Começou errado, fatalmente vai terminar errado".
Preferi não arriscar.
Abraços para todos e sucesso!

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Jeize do céu @Ana-Angélica3 (minha irmã que sempre fala isso é adotei agora essa 😅 )

 

Não sei oque é pior Ana: o pai do nada ver uma fatura de mais de 10 mil no cartão ou a sua reação vendo o pai entrando em contato com você e perguntando e tem parafuso com ângulo de 45 graus na porta da sala kkkkkk

 

@Denise583 sempre fala isso e eu levo esse lema pra vida -relacionamentos, trabalho, negócios, investimentos: "Começou errado, fatalmente vai terminar errado" 

 

Acho que anfitrião é meio guru não é 😅

 

Quando eu for anfitriã (não por agora e quando for vai ser dentro de casa mesmo 🥹 ) vou sempre lembrar desses 'casulos'....

 

Acho que o mais importante é agir corretamente mesmo que o hóspede não faça não é?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias