Banco Daycoval

Carlos2909
Level 2
Ubatuba, BR

Banco Daycoval

Olá Anfitriões,

Recebi uma ligação de uma pessoa se dizendo do Banco Daycoval pedindo que preenchesse um formulário com muitas informações sensíveis (informações de abertura de conta, como assinatura, cpf, rg, etc) para poder continuar recebendo os pagamentos do Airbnb. O email de envio do formulário não é do Banco Daycoval e sim de uma tal de Eframetec (documentos@eframetec.com.br) mas o endereço de ambas empresas estão no mesmo local no Rio de Janeiro (Pça Pio X, 99, sala 1101). No site oficial do Banco Daycoval não achei agências no Rio de Janeiro com o endereço na Praça Pio X, 99. (Estranho)

Os telefones de contato do email enviado e do site da Daycoval não coincidem.

Liguei para o suporte do Airbnb e eles desconhecem essa ação. 

Lendo em alguns tópicos na comunidade, vi que outros anfitriões estão com o mesmo problema

Em um dos tópicos, um dos participantes alegou ter tido apoio na comunidade do Airbnb no Facebook, e alegou que após ter feito este cadastro, os pagamentos dele foram liberados. 

Estou com somente 1 pagamento atrasado a mais de 60 dias, todos os outros inclusive os atuais ainda estão caindo normalmente.

Como este caso ainda está muito confuso, não enviei nenhuma informação, pois meu cadastro é com o Airbnb somente.

Se alguém tiver mais informações sobre este caso, por favor comente aqui.

Carlos

27 Respostas 27
May
Administrator
Administrator
Newport Beach, CA

@Beatriz98 você sabe algo se eles tambem ligam para as pessoas?

Carlos2909
Level 2
Ubatuba, BR

Atualizando a situação, ainda não enviei nenhuma informação ao dito cujo funcionário da Daycoval, e apesar do atrasos do airbnb, os pagamentos continuam caindo. Tudo indica que estas ligações são fruto de algum golpe. Caso alguém tenha recebido ligações solicitando dados, por favor poste aqui.

May
Administrator
Administrator
Newport Beach, CA

@Carlos2909 eu li alguns comentários aqui na comunidade dizendo que realmente (o banco) está pedindo para as pessoas atualizarem, mas não tenho nenhuma confirmação tambem.

@Beatriz98 você sabe algo sobre isso ser golpe?

Acabei de receber exatamente o mesmo telefonema.

Fiquei intrigada e comecei a procuração nos comentários e achei o seu.

Enviei uma msm ao airbnb mas ainda não responderam...

Carlos2909
Level 2
Ubatuba, BR

Isso é muito sério, são informações muito sensíveis para serem transmitidas sem uma confirmação oficial por parte do Airbnb. Se caso for um golpe, eles estão aproveitando os atrasos para justificar o pedido. No site oficial da Daycoval não consta nenhum endereço ou telefone de contato semelhante ao informado pelo funcionário que efetuou a ligação. Neste caso por segurança prefiro aguardar um posicionamento oficial.

Beatriz98
Top Contributor
São Paulo, Brazil

@May , E @Carlos2909 ,

Realmente falta um pronunciamento oficial.

O que já relatei aqui ,na CC  é que no grupo de whats de anfitriões de Sp, foi postado o seguinte, um dos anfitriões entrou em contato com o Daycoval, recebeu o email copiado abaixo, e que após várias tentativas com o airbnb sem sucesso de esclarecimentos, seguiu o solicitado e passou a receber. 
“Viemos  por meio desta informar que o Banco Daycoval S.A. é um banco múltiplo especializado em operações de câmbio e pagador de remessas do exterior no Brasil, incluindo Airbnb.

Uma dessas diretrizes nos obriga a atualizar e/ou realizar o cadastro de Pessoa Física Simples de todos os beneficiários que receberem em suas contas bancarias no Brasil valores iguais ou superiores a R$ 20.000,00 acumulado oriundo de operação de câmbio.
Como qualquer instituição financeira autorizada pelo Banco Central a operar no Brasil, Banco Daycoval submete-se as diretrizes de “KYC” (Conheça seu Cliente) acordadas entre o Compliance de nossa instituição e o Banco Central do Brasil.
O motivo de nosso contato é a necessidade de atualização do cadastro para que a senhora continue recebendo os créditos na sua conta do Banco Itaú.

O cadastro é simples porque não necessidade de reconhecimento de firma da Ficha Cadastral, portanto, segue abaixo os documentos requeridos;
- Documento de Identificação com foto;
- Comprovante de residência atualizado dos últimos 3 meses;
- Ficha cadastro totalmente preenchida (em anexo), não precisa de reconhecimento de firma;
Nos itens: DADOS CADASTRAIS – Preencher todos os campos (incluindo data de emissão RG, órgão emissor e UF do RG)
DADOS PROFISSIONAIS – Preencher todos os Campos (incluindo renda aproximada e e-mail) . CARTÃO DE AUTOGRAFOS – Assinatura igual ao do documento de identificação encaminhado para cadastro e código do cliente Airbnb informado no mesmo espaço.
PRODUTOS PROPOSTOS – Assinalar “Remessas financeira do e para o exterior”
DECLARAÇÃO DE PESSOA POLITICAMENTE EXPOSTA – Marcar os campos entre parênteses “sim ou não”.
As cópias devem ser encaminhadas via e-mail para documentos@eframetec.com.br.
Caso tenha alguma dúvida e queira entrar em contato conosco para mais esclarecimentos, poderá fazê-lo através da nossa Central de Atendimento pelos números 0800 736 3772 ou (21) 3553-4242.

Beatriz

Bom dia,

O certo mesmo é verificar quem está realizando os pagamentos da Plataforma Airbnb na sua conta aqui no Brasil.

Depois acessar o site diretamente do banco e passar essas informações solicitas, inclusive passar todas as formas de contato, e-mail, telefone, nome da pessoa que ligou e o que estão pedindo.

Somente o próprio banco e no telefone telefone cadastrado como sac ou ouvidoria (que todo banco sério possui) pode falar se está correto ou não.

Os atendentes da Airbnb não estão sabendo passar informações.

E os clientes uns falam que fizeram o cadastro estão recebendo e outros falam que não fizeram e recebem sem problemas. Cada um fala uma coisa.

Carlos2909
Level 2
Ubatuba, BR

@May @Beatriz98 

Obrigado pelo retorno!

Recebi este email somente após terem me ligado e solicitado meu endereço de email. Tinha somente 1 pagamento (de valor baixo) atrasado (e ainda está) quando recebi uma ligação do “Daycoval” mas perceba que nem  o email de retorno, nem o endereço e nem o telefone fornecido no e-mail conferem com as informações do site oficial do Banco  Daycoval.

O Airbnb continua dizendo que não tem nada a ver com essas ligações.

Agora estamos fora do horario comercial, mas amanhã ligarei nos telefones do site oficial da Daycoval

May
Administrator
Administrator
Newport Beach, CA

@Carlos2909 conta aqui pra gente o que você conseguir descobrir por favor! Eu escalei internamente para o Airbnb também essa questão, publico aqui qualquer novidade que eu tiver!

Carlos2909
Level 2
Ubatuba, BR

Bom dia @May  e @Beatriz98 

Liguei na Ouvidoria do Banco Daycoval (site www.daycoval.com.br) no 0800 880 6158 e mediante protocolo 2001134819 a atendente Eluma afirmou que o Banco Daycoval NÃO efetua ligações solicitando dados e aconselha a NÃO informar nenhum dado pessoal.

Essa pessoa da comunidade que afirmou o contrário está completamente enganada.

Trata-se de um golpe!

E continuo a receber os valores normalmente através do Daycoval.

ElCa72
Level 2
Imbituba, Brazil

Olá Anfitriões, 

Estou com o mesmo problema, mas no meu caso tenho um valor significativo em atraso de pagamento desde o dia 17/01. 

Ligo todos os dias no Airbnb que continua sem me passar um posicionamento claro. Parece que eles não estão muito preocupados em repassar o valor das hospedagens que realizei.

Também recebi essa ligação, e após isso ligueio no banco Daycoval para verificar e abriram um protocolo. Alguns dias após recebi um e-mail em retorno do protocolo junto ao banco Daycoval e eles passaram o telefone e dados da tal Eframetec  para fazer o cadastro. 

Estou bem desconfortável com a situação. E com medo de fornecer tal documentação. Porém preciso receber os meus honorários das locações que já foram realizadas. 

Lamentável essa situação no meio da alta temporada.

Outras pessoas aqui estão com o mesmo dilema? 

@ElCa72 

Bom dia,

Como foi que conseguiu o telefone do Banco Daycoval? E qual é o numero?

Sugiro acessar site oficial do banco www.daycoval.com.br e de lá obter os telefones de contato para maiores esclarecimentos. Me disseram que o banco jamais entra em contato pedindo tais informações.

Sobre os pagamentos, no meu caso, estão sendo pagos com atraso médio de 1 semana mas continuam caindo normalmente. Nunca fiz nenhum cadastro além do que fiz no airbnb.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias