Cancelamento de Hospedagem

Cancelamento de Hospedagem

O quê fazer qdo o hóspede faz uma reserva antecipada obtém o seu número e diz pelo seu contato direto que vai cancelar. E não cancela e fica segurando a data bloqueada para cancela

3 Respostas 3
Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

@Jl9 ,

Qual a sua política de cancelamento? 

Beatriz

cada um hospede tem período para cancelar gratuitamente, o período varia dependendo da sua politica, durante pandemia, a politica também mudar. Fora deste período gratuita, ele cancelar vai ter custo. Normalmente se ele queria cancelar, ele cancela, quem cancelar quem paga (se tiver). Se você cancelasse para ele, ele não vai ter custo nenhum, mas você possa pagar a consequência. 

Gilson1
Level 2
Federal District, Brazil

Tive um caso desse o mês passado que foi muito estranho e desagradável. O hóspede, que se dizia estrangeiro, pediu cancelamento de uma estadia de 3 meses, na cidade do Rio de Janeiro, programada para iniciar antes do reveillon. Como o sistema era rigoroso, fui informado que eu receberia uma valor da ordem de 4 mil reais mesmo sem ele se hospedar. Na época, o hóspede me disse que não poderia mais vir para o Brasil porque a mãe estava com problema de saúde. Ele então me solicitou restituição de 500 dólares e eu neguei, mas falei que ele poderia tentar trocar a data da viagem e eu aproveitaria esse valor para uma hospedagem em outra época. Ele fez uma nova reserva, iniciando no final de fevereiro. Então verifiquei que já não constava mais a previsão do pagamento dos 4 mil reais e achei que seria o Airbnb que estaria fazendo a compensação. No início de janeiro, o hóspede mandou outro pedido de alteração, com redução da estadia e eu recusei porque comecei a achar estranho. Entrei em contato com a plataforma e me informaram que ele havia posteriormente justificado o cancelamento por motivos de força maior e por isso haviam feito a devolução integral do valor a ele. Só que não haviam me comunicado nada! 

Quando entrei no perfil dele, para minha surpresa constava uma avaliação de uma hospedeagem da época do reveillon, também na cidade do Rio de Janeiro. Aí ele me confessou que já estava no Brasil desde 2019. Portando, ficou caracterizado que ele mentiu ao dizer que não poderia fazer a viagem. Eu acredito que ele tentou me aplicar um golpe, se utilizando dessa nova política do Airbnb  de cancelamento por força maior. Ele fez um cancelamento normal, tentou me sensibilizar e pediu uma restituição de 500 dólares e depois entrou com a justificativa e o Airbnb devolveu o valor integral. Se eu tivesse devolvido os 500 dólares creio que teria ficado no prejuízo, pois o Airbnb não deu nenhuma atenção ao caso e, até para conseguir um cancelamento da nova reserva, já que o hóspede demonstrou não ser confiável, eu tive que insistir muito.

Entendo que cada caso deve ser analisado com atenção e cuidado e havendo um cancelamento não deveria ser permitida nova reserva para a mesma época e mesmo local. Tenho verificado que o Airbnb vem diminuído muito a consideração pelos anfitriões.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias