Cancelamento por parte do anfitrião

Cancelamento por parte do anfitrião

Boa tarde.

Sou relativamente nova na Airbnb, tendo criado o meu anúncio no final do ano de 2019. Com o que se passa actualmente com o COVID-19, tenho um hóspede que não se sente confortável em viajar e deseja cancelar a reserva. O problema é que a data de check-in é a 30 de Maio e, por isso, não está elegível para um refund integral. Ela perguntou-me se eu poderia cancelar, mas sinceramente não sei bem que tipo de penalizações poderei sofrer. Tenho a reserva instantânea activada. Sendo eu a cancelar em vez do hóspede não serei penalizada? O hóspede recebe um refund integral?

Agradeço desde já qualquer ajuda.

2 Respostas 2
Luana130
Level 10
State of Bahia, Brazil

Não cancele em hipótese nenhuma. Cancelando você recebe uma multa, seu calendário fica com as datas bloqueadas, perde o superhost e você vai receber um comentário na página do imovel dizendo que você cancelou a reserva de um hóspede, o que afasta futuros hóspedes.

Diga ao hóspede que você não pode fazer o cancelamento porque os anfitriões recebem várias punições quando cancelam. Diga que ele é quem tem que fazer o cancelamento.

Obs: Caso você receba um email do airbnb dizendo que o hóspede está solicitando um cancelamento da reserva, e perguntando se você autoriza, responda que não ou ignore. Tem as mesmas punições.

O hóspede tem que cancelar a reserva, e não pedir para cancelar.

Muito obriada Luana pela sua resposta. No entanto, como tenho a reserva instantânea activada, não sei se essas sanções se aplicariam. Na airbnb diz o seguinte: 

" Os anfitriões que têm a Reserva Imediata ativada para o seu anúncio podem sempre cancelar, sem penalizações, se não se sentirem à vontade com uma reserva.

Para cancelar uma reserva com a qual não se sente confortável:

1. Vá às Suas Reservas em airbnb.pt
  2. Encontre a reserva que precisa de cancelar
  3. Selecione Alterar ou Cancelar para iniciar o processo de cancelamento
  4. Quando lhe for pedido para escolher um motivo para o seu cancelamento, escolha "Não me sinto confortável com a reserva ou o hóspede violou as minhas Regras da Casa". "

Será que se cancelar e escolher a opção mencionada não serei penalizada? Ou tem algum limite de tempo para cancelar após a reserva?

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias