Corrigir avaliação

Respondido!
João21
Level 3
Lisbon, Portugal

Corrigir avaliação

Olá comunidade,

 

Tive um hospede que por engano me deu 1 estrela na experiência global.

 

Achei estranho porque tudo na convivência tinha corrido muito bem.

Por isso falei com a hospede para perceber o motivo de tamanha insatisfação ao que ela me confirmou que isso tinha sido um engano.

 

A minha questão é, e agora?

 

Não há forma de corrigir este engano? Não é grave mas acaba por ser chato ter lá uma avaliação com uma estrela.. Para além de baixar a minha estatistica!

 

Obrigado!

1 Melhor Resposta
J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Olá @João21

Em acréscimo ao que @Bárbara5 e @Natália2 disseram, penso não ser possível alterar. Se conseguir reporte o fato aqui, pois será uma informação útil para todos.

Creio que o airbnb dificilmente vai alterar o comentário, pois o hospede quando confrontado posteriormente, pode ter dito que errou, quando na verdade avaliou em sigilo de acordo com a real opinião dele. Isto é algo difícil de saber ao certo.

O item experiência geral não tem somente a ver com a impressão que o viajante tem do proprietário ou anfitrião.

Leva em conta por exemplo algo que tenha acontecido ou incomodado, que muitas vezes foge ao controle do anfitrião. Muitas vezes algo que para alguns hóspedes ou viajante é uma vantagem para outros é uma desvantagem. Existem relatos de casos onde o viajantes faz ótimas avaliações em vários itens, muitas vezes 5 estrelas em todos ou quase todos, e no item experiência geral reduz uma estrela simplesmente por que o imóvel, por exemplo, não é um hotel 5 estrelas que ele gostaria de ficar, ou porque foi atropelado por uma bicicleta em uma ciclovia próxima! Os exemplos que passei são meramente fictícios, ou seja, não são reais. Servem apenas para ilustrar a minha opinião. Ou seja, o que o visitante leva em conta no item experiência geral muitas vezes são critérios pessoais e completamente fora de controle, muitas vezes ininteligíveis.

Eu pessoalmente penso que, o item experiência geral não deveria ser levado em conta na avaliação de super host.

Uma coisa é gerenciamento, serviço e cumprimento com o que foi acordado. Isto tem a ver com o conceito de host ou anfitrião. Experiência geral, envolve fatores que fogem ao controle do anfitrião.

 

 

Exibir Melhor Resposta no post original

12 Respostas 12
Natália2
Level 10
Canela, Brazil

@João21

Acredito que o único caminho seja o contato direto com o Airbnb...

@Natália2

 

pois.. e como contacto direto? A ajuda do airbnb reencaminha-me para aqui...

@João21

A informação que encontrei aqui na Comunidade, é de que o suporte de Portugal é : +351 30 880 3888

Bárbara5
Level 10
Gramado, Brazil

Oi @João21

 

Acho que tu deves ligar, como a @Natália2 sugeriu. Mas pelo que já vi em outros tópicos, sobre esse mesmo assunto, não há como alterar um comentário ou avaliações em estrelas.

 

Boa sorte

 

Bárbara

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Olá @João21

Em acréscimo ao que @Bárbara5 e @Natália2 disseram, penso não ser possível alterar. Se conseguir reporte o fato aqui, pois será uma informação útil para todos.

Creio que o airbnb dificilmente vai alterar o comentário, pois o hospede quando confrontado posteriormente, pode ter dito que errou, quando na verdade avaliou em sigilo de acordo com a real opinião dele. Isto é algo difícil de saber ao certo.

O item experiência geral não tem somente a ver com a impressão que o viajante tem do proprietário ou anfitrião.

Leva em conta por exemplo algo que tenha acontecido ou incomodado, que muitas vezes foge ao controle do anfitrião. Muitas vezes algo que para alguns hóspedes ou viajante é uma vantagem para outros é uma desvantagem. Existem relatos de casos onde o viajantes faz ótimas avaliações em vários itens, muitas vezes 5 estrelas em todos ou quase todos, e no item experiência geral reduz uma estrela simplesmente por que o imóvel, por exemplo, não é um hotel 5 estrelas que ele gostaria de ficar, ou porque foi atropelado por uma bicicleta em uma ciclovia próxima! Os exemplos que passei são meramente fictícios, ou seja, não são reais. Servem apenas para ilustrar a minha opinião. Ou seja, o que o visitante leva em conta no item experiência geral muitas vezes são critérios pessoais e completamente fora de controle, muitas vezes ininteligíveis.

Eu pessoalmente penso que, o item experiência geral não deveria ser levado em conta na avaliação de super host.

Uma coisa é gerenciamento, serviço e cumprimento com o que foi acordado. Isto tem a ver com o conceito de host ou anfitrião. Experiência geral, envolve fatores que fogem ao controle do anfitrião.

 

 

@J-Renato0, concordo plenamente com suas palavras. Experiência Geral é muito subjetivo e não teria que valer, até porque mesmo em hotel 5 estrela está sujeito a ter aborrecimentos. Imagina ele ser assaltado em copacabana estando meu apartamento em Angra dos Reis e eu ser avaliado por isso, ou se estiver hospedado em copacabana e ser assaltado no calçadão. Que culpa tem o estabelecimento?

Olá @Lucio-Henrique0 e @João21

 

Sim, experiência geral é um critério contaminado por aspectos que fogem ao controle do anfitrião.
Vamos pegar um exemplo hipotético. Vamos supor que um host ou anfitrião de Veneza tenha um hospede que foi "bombardeado" na cabeça por um pombo na Praça de São Marcos. Mesmo que o anfitrião forneça total assistência, ajude com um lenço e etc, ainda assim o hóspede pode levar isto em conta em experiência geral 🙂
São inumeros fatores que fogem ao controle e são muito subjetivos.
Uma cozinha que agrada uma pessoa normal pode não agradar alguém que se julga um "Master Chef" 🙂
Um apartamento em área vibrante pode agradar quem quer tudo perto, e ser um incomódo para quem quer silêncio total.
E este mesmo hospede que quer silêncio total que aluga uma casa ou apartamento silencioso onde quase não passa carro, pode implicar porque o vizinho tem um galo que canta as 4 da manhã!
Enfim, sempre será impossível agradar sempre a todo mundo quanto aos aspectos muito subjetivos, mesmo que a estadia tenha sido boa.

Penso que basear-se somente em critérios objetivos para avaliar o anfitrião ou host é o mais correto. Ou seja, basear-se somente em fatores sobre os quais o host ou anfitrião tem total controle.

Levar em conta experiência geral para avaliação do host/anfitrião pode não fazer sentido em inúmeros casos.

@J-Renato0 compreendo perfeitamente o que está a dizer mas trata-se de um caso em que:

 

-> o comentário deixado foi muito bom

 

-> a convivencia posso vos dizer que correu lindamente sendo que após a estadia fizeram questão de me enviar mensagem a dizer isso mesmo, e se não fosse assim nem teria falado com o hospede sobre este tema.

 

-> as estrelas nos outros pontos foram de 4 e de 3, não foram de 5 e nada tenho a apontar pois não tenho a ambição de ser super host pois tenho consciência que a minha casa está longe de ser um hotel de 5 estrelas lol mas com tudo 4 e 3 estrelas dar uma no global é um pouco incoerente.

 

Tendo em conta isso tudo: comentario otimo + avaliações nos outros items de 4 e 3 estrelas -> reitero que não faz sentido dar 1 estrela na experiência global.

 

E eu não fiz pressão, simplesmente inquiri se alguma coisa tinha corrido mal sem eu saber para a avaliação ter sido tão baixa e numa perspectiva de melhoria, portanto deixei a hospede à vontade para criticar ao que ela disse logo que só podia ter sido um erro.

 

Enfim, mas realmente se calhar a hospede quando avaliou a experiencia global estava a pensar e a ter em conta que fez uma entorse grave num pé no primeiro dia a passear pela cidade lool mas se foi assim não faz qualquer sentido nós sermos avaliados por isso!

 

Bem, se não der para alterar paciência, mas acho que nestes casos em que se nota que foi um equivoco o airbnb deveria permitir (dentro de uma janela de tempo curta após a submissão) a correcção das estrelas (do comentário não). Basta um clique por engano antes de confirmar e já foi!

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Olá @João21

Sim, concordo com seus argumentos. Espero que consiga reverter sua situação entrando em contato com o Airbnb.
Abraço!

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@João21 @Lucio-Henrique0 @Bárbara5 @Natália2

Olá pessoal que participou deste tópico.

Fiz uma sugestão para melhorar o critério de avaliação do item Experiência Geral no Host Voice

https://community.airbnb.com/t5/Host-Voice/Experi%C3%AAncia-Geral-a-Partir-de-Avalia%C3%A7%C3%A3o-Ob...

Quem se interessar veja lá e se concordam votem com curtir ou positivo para levar adiante.

Ou deem sua opinião caso achem que deve-se acrescentar algo.

Lucila5
Level 3
Sao Paulo, Brazil

um hóspede acabou de enviar mensagem que sem querer, ao terminar a avaliação, tudo com 5 estrelas, esbarrou na tecla e enviou o final com uma estrela só.

ele quer consertar isso, aliás, ele que me telefonou agora, se desculpando pelo engano, imediatamente após te-lo feito, mas não sabemos como consertar isso...aliás, lendo tudo que li aqui parece que nem dará para consertar...ai que triste...

Gaby
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

@Lucila5, que pena.

 

Realmente a única forma de tentar consertar o problema é entrar em contato direto com o Airbnb.

Depois de entrar em contato, volte para nos contar sobre o que acontece.

Boa sorte! : )

-----

 

Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias