Declaração de Imposto de Renda 2021 - Perguntas frequentes

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

Declaração de Imposto de Renda 2021 - Perguntas frequentes

Crédito: Site da Receita Federal do BrasilCrédito: Site da Receita Federal do Brasil

 

Olá pessoal, 


Eu separei algumas dicas e informações que já foram divulgadas aqui na comunidade e coloquei o link abaixo para vocês para facilitar a busca.
*Muitos desses links te redirecionam para uma mesma conversa pois pode haver mais de uma resposta em uma mesma conversa. 

 

* O material mais recente que temos aqui na comunidade foi publicado em Maio de 2021 pelo @Brux0Imposto de Renda 2021 - Guia repleto de informações

 

  1. O Airbnb tem CNPJ? Qual o CNPJ do Airbnb? 

  2. Como declarar meus ganhos com o Airbnb?

  3. Qual programa devo utilizar para declarar meus rendimentos?

  4. Carne Leão x Declaração Anual? - nesse link há um pdf com as informações disponível para download 

  5. Sou anfitrião(ã), mas o depósito do aluguel é feito na conta de terceiros. Quem deve declarar o Impo...

  6. Preciso pedir o CPF do hóspede para declarar no carne leão?

  7. Qual é a opção correta para selecionar no livro caixa? Rendimento recebido de Pessoa Fisica ou Jurid...

  8. Como declarar no Carne Leão mensalmente? Tem que fazer pelo livro caixa?

  9. Não fiz nenhum lançamento no carnê leão, como devo proceder?

  10. Imposto de Renda 2021 - Guia repleto de informações feito @Brux0 



Lembrando que aqui na comunidade os anfitriões apenas compartilham o conhecimento/experiência deles. Sempre se baseie nas informações do site da Receita Federal


Compartilhe suas questões (que ainda nã foram respondidas) abaixo e tambem compartilhe seu conhecimento! 

Um abraço,

May

 

[🍫]

7 Respostas 7
May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

Marcando aqui algumas pessoas que compartilharam dúvidas  e que podem se beneficiar do conteúdo acima e/ou compartilhar conhecimento: 

@Vitor38 @Paulo-César1 @Luis3397 @Marcelo709 @Matheus115 

Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

@May ,

Uma novidade em relação ao sistema Carnê leão 2021 é que a partir de 1º de Fevereiro de 2021, poderá ser acessado diretamente no Portal e-CAC , disponível no site da  Receita Federal  e o preenchimento será de forma online. 

www.gov.br/receitafederal   selecionar o serviço -> Meu imposto de renda  ->  Declarações -> Acessar carnê leão.

Beatriz
May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

Obrigada por compartilhar aqui @Beatriz98 😀 Informação super útil!

Adriana583
Level 1
São Paulo, Brazil

bom dia

agradeço pelas explicações.

 

No entanto, eu preciso saber se Airbnb informa meus rendimentos para a Receita Federal, e caso eu não faça o informe serei penalizada.

 

Caso Airbnb não informe automaticamente, então vou deixar assim pois já encerrei as locações definitivamente deste imóvel, e também porque tenho um erro no cadastro do Airbnb desde o início que não sei como resolver. 

 

Alguém sabe dizer se Airbnb informa AUTOMATICAMENTE a Receita Federal Brasileira?

 

 

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

@Brux0 por favor, você saberia ajudar na questão acima?


Brux0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

ate ano fiscal anterior (2019) quem gerenciava os pagamentos do brasil era airbnb Irlanda, ou seja para as locacoes de 2019 nao tem como uma empresa irlandesa passar info para receita do brasil

 

ano fiscal passado (2020) foi aberta a airbnb payment brasil, e todos os pagamento a uns poucos foram migrados nessa empresa brasileira.  Isso significa que se vc como anfitriã paga 3% a empresa, esse valor e' contabilizado no balancete da airbnb brasil como receita.  Ou seja, a RF vai ver isso na declaração da airbnb payment brasil.  Porem, ninguém sabe se e' indicado so o montante de receitas no balancete ou tambem que foram os pagadores (anfitrioes e hospedes).

 

Que eu saiba airbnb nao repassa informacoes alguma a receita, e nao sei se vai fazer.  Se isso cabe no sigilo bancário etc..... nao sou advogado nem contador.

 

eu fosse em voce declarava como deveria via carne leao mensalmente (no seu caso retroativo).  o art 138 do CTN anula a multa em caso de declaração espontânea, ou seja se vc declara agora so vai pagar os juros de atraso.  Melhor que cair na malha fina e ter fiscalizados 5 anos de declarações.  Ainda mais se vc ja nao loca mais.  Tendo meses sem renda, o valor final anual provavelmente vai ficar em baixo da faixa de isenção .

 

 

Luis3397
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Boa pergunta 

Luís Carbone

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias