Hóspede alega furto e exige reembolso

PedroHenrique5
Level 2
State of Rio de Janeiro, Brazil

Hóspede alega furto e exige reembolso

Um hóspede recentemente alega ter havido furto de peças de roupas do varal na área externa da residência. Exige reembolso. Segundo a legislação não tenho responsabilidade do fato, mas gostaria de saber se pelas regras de padrões mínimos de qualidade e segurança do Airbnb sou obrigado a realizar o reembolso e caso positivo se o reembolso devido é do valor estipulado pelo hóspede (ou seja, serei obrigado a reembolsar o valor que ele está exigindo?)

3 Respostas 3
Flaviano2
Level 10
Lacerdópolis, Brazil

@PedroHenrique5, bom dia!

 

Pelo que visualizei nas imagens de seu anúncio possui um portão e muro baixo, com isso existe a possibilidade de alguém ter entrado em seu espaço para que o furto aconteça?

 

Outra situação, você chegou a verificar se os hóspedes realmente deixaram roupa fora sem mesmo eles estando na casa ou dormindo com a casa fechada?

Precisa avaliar mais criteriosamente esta situação para que seja bom para ambos (hóspede e anfitrião), caso contrário o Airbnb deverá intervir e a última decisão será tomada pela equipe do suporte.

 

No meu ponto de vista, se eles deixaram roupa fora e "não tomaram a devida atenção" por saberem que o muro é baixo e alguém pode pular, entrar e furtar, eu comunicaria ao Airbnb e não sugiro o reembolso por existir imagens para conhecimento do local.

 

Um abraço e até logo,

Flaviano.

PedroHenrique5
Level 2
State of Rio de Janeiro, Brazil

Muito obrigado pela sua análise @Flaviano2!! Isso mesmo, o muro é baixo, pois mantive o padrão de outras casas do condomínio. tem casas que sequer tem muro. foi a primeira vez que caso como esse foi relatado na minha rua e o condomínio ainda conta com vigilantes e ronda periódica. por isso que achei muito estranho, apesar do fato não ser impossível. 

Quanto ao ocorrido, realmente eles deixaram a roupa do lado de fora da casa, porém acredita-se que o suposto furto ocorreu durante a madrugada com a presença deles na residência.

Eu entrei em contato com o Airbnb e eles informaram que neste caso eles não reembolsam nem o hóspede nem o anfitrião e me deixou "à vontade" para decidir se procedo com o reembolso ou não.

O problema é que eu li as regras do site e o hóspede pode abrir uma "questão negativa" e se o site decidir reembolsar o hóspede, eu terei que reembolsar o site posteriormente. 

@PedroHenrique5

 

Então precisa avaliar com o hóspede e verificar qual será este valor de reembolso.

 

Sugiro fazer um acordo com ele de "uma parte ou todo valor" para ele também ficar mais tranquilo, já que teve um descuido por parte dele em deixar as roupas para fora sem ter os muros altos.

 

E informa a ele que infelizmente a segurança do condomínio não foi suficiente no momento que o material foi futado, alguém ficou cuidando e aproveitaram a situação.

 

Assim que resolver, volte a nos comunicar para continuarmos a ajudar outros membros.

 

Boa sorte e até logo,

Flaviano.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias