Imposto de renda

Laura1593
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Imposto de renda

Como faço para declarar os aluguéis recebidos através do Airbnb? Declaro no campo rendimentos recebidos de Pessoa jurídica (Airbnb) ou no campo rendimentos recebidos de pessoa física ( cada um dos locatários por temporada) ? Qual o CNPJ do Airbnb ?

11 Respostas 11
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Laura1593

 

Eu tenho feito atráves do "Carnê-Leão". O recebimento sai na rúbrica "aluguel".


Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Gustavo438
Level 2
Belo Horizonte, Brazil

@Ricardo85,

Carne-Leão serve só para Pessoa Física, como você faz no caso do imóvel estar no nome de uma pessoa jurídica?

@Gaby  você pode me ajudar?

Eu preciso fazer DIMOB? 


Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Gustavo438 

 

Não tenho esta informação. Verifique junto a um contador.

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Brux0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Gustavo438 

 

1) se o imovel esta no nome de pessoa juridica os rendimentos irao somar os rendimentos mensais faturados pela empresa (para ter uma taxacao diferenciada para locacao de imovel a empresa deveria ser uma hoding familiar).  

 

2) porem se voce como trabalhador autonomo, administra o imovel, voce pode usar o livro caixa do carne leao, para a contabilidade como trabalhador autonomo administrando o imovel, e lancar como empresa unicamente os rendimento que sao repassado a empresa (se existem rendimentos repassado a empresa)

 

3) A DIMOB é de entrega obrigatória à Receita Federal do Brasil pelas pessoas jurídicas e equiparadas:

 

a)      Que comercializarem imóveis que houverem construído, loteado ou incorporado para esse fim; (NAO ME PARECE SER O SEU CASO)

b)       Que intermediarem aquisição, alienação ou aluguel de imóveis; (IMOBILIARIAS)

c)        Que realizarem sublocação de imóveis; (IMOBILIARIAS)

d)        Constituídas para a construção, administração, locação ou alienação do patrimônio próprio, de seus condôminos ou sócios. (HOLDING FAMILIAR)

 

Ou seja, se o imovel è unicamente de propriedade da empresa, mas nao trata-se de imobiliaria, construtora, administradora de imovel, ou holding familiar (pondo d) voce nao precisa fazer a declaracao.

 

4) sempre melhor contatar um contador em casos que sejam diferentes do normal.

 

 

 

 

 

A empresa sendo Holding como proceder com a declaração da DIMOB? O site fornece as informações?

Brux0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

E' a holding que precisa fazer a declaração.  Lembra que è o proprietário do apartamento (nesse caso a holding) que esta alugando direto para um inquilino.  Airbnb è so uma plataforma onde voce anuncia.  Airbnb nao è agencia imobiliária.  Voce pode achar todas as informacoes sobre as reservas na aba progresso/ganhos e clicar em históricos de transações.  

Obrigada.

Carlos-Alberto30
Level 2
São Bernardo do Campo, Brazil

Gustavo,
Muito esclarecedora sua contribuição, mas se me permite gostaria que questionar a vc ou outro que possa me ajudar nisso:
Tenho uma Holding patrimonial, os imóveis estão em nome dela e faço locação pelo Airbnb e meu contador me pede Nome completo e CPF dos que pagaram. Todos sabem que muitos se cadastram no Airbnb até com nomes abreviados. O Airbnb checa e-mail e telefone mas nem sempre documentos; não há um CNPJ do Airbnb para eu informar; o CNPJ da empresa que faz o envio do dinheiro (do TED) é apenas uma intermediadora do recebimento/pagamento/envio dos recursos para Airbnb no exterior. O que fazer  nesse caso? Que dados informar então na DIMOB ? Obrigado

Carlos-Alberto30
Level 2
São Bernardo do Campo, Brazil

desculpe... iniciei dirigindo a Gustavo mas na verdade era para vc@Brux0 

Gaby
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

Olá @Laura1593, boa tarde! : ) Além do comentário do Ricardo você também deve ler esse tópico Imposto de Renda. Espero que seja útil.  

-----

 

Por favor consulte as Normas da comunidade

Brux0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias