Prezados, boa noite! Recentemente minha mãe alugou uma casa ...
Última resposta
Prezados, boa noite! Recentemente minha mãe alugou uma casa pela plataforma para 3/4 diárias em Itaparica. Ao se deparar com ...
Última resposta
Gostaria da ajuda pois meus vizinhos querem me acionar judicialmente para me impedir de alugar o apartamento por temporada. Já tenho duas reservas para o próximo mes e gostaria de saber como proceder. O airbnb tem algum suporte para isto? é Legal esta proibição?
Muito obrigada
Veja se ajuda...
http://www.conjur.com.br/2017-fev-18/liminar-impede-condominio-proibir-aluguel-imovel-temporada
Ricardo
Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".
Meu Perfil.
Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.
Infelizmente, se a AirBnb não se envolver ou fizer algo juridicamente, o Condominio irá conseguir. Aconselho a parar de alugar. Todas liminares conseguidas em São Paulo, estão sendo revogadas.
Parei de alugar. Não vale a pena a briga. Existe muita incoerencia nas decisoes judiciais a respeito.
Bruna, eu também estou com este problema. Liguei para Airbnb e eles não disponibilizam um suporte jurídico.
Então, estou correndo atrás para tentar viabilizar.
Vamos conversar mais sobre o assunto? [Informações pessoais] Luciana
Qual o argumento que o condomínio está usando para justificar a proibição?
Ricardo
Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".
Meu Perfil.
Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.
@Luciana151, bom dia! Tudo bem?: )
Seus detalhes pessoais foram removidos do seu post para sua segurança. A Central da Comunidade é um espaço público e todos podem ver o que é postado aqui.
Boa sorte!
Olá Luciana,
Boa tarde,
Fiquei interessada em saber o desfecho do seu assunto. Por favor, pode nos dar um up date ?
Obrigado, Patrícia.
Acho que melhor forma é procurar um advogado para analisar a situação, condominio pode definir seu regulamento, mas se violando aos direitos de cidadao na constituição federal, este nao valem mais nada, o que vale é constituição federal.
Alguém indica algum advogado em Recife para isso?
Oi Bruna! Coincidência achar sua pergunta.. rs Esse assunto é muito novo ainda, mas há uma grande corrente, inclusive parecer da OAB e advogados especialistas em direito imobiliário que afirmam que o condominio pode sim proibir, mas tudo depende da sua Convenção. Alugar por alguns dias desvirtua a finalidade residencial do condominio, existe problema de segurança, uso de áreas comuns, etc. Entao cuidado para não receber um multa do síndico de houve uma assembleia pra proibir e vc descumprir. Bjs
"...mas tudo depende da sua Convenção..."
Acho que Convenção de Condomínio não está acima da CF (direito a propriedade privada)
"...Alugar por alguns dias desvirtua a finalidade residencial do condominio..."
Alugar para pessoas continua com sua finalidade residencial, como previsto na Lei 8.245/91, art 48:
"Art. 48. Considera - se locação para temporada aquela destinada à residência temporária do locatário, para prática de lazer, realização de cursos, tratamento de saúde, feitura de obras em seu imóvel, e outros fatos que decorrem tão-somente de determinado tempo, e contratada por prazo não superior a noventa dias, esteja ou não mobiliado o imóvel. "
"...existe problema de segurança..."
Isto é questionável, pois nunca vi Condomínio exigir dados pessoais de entregador de pizza, por exemplo.
Ricardo
Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".
Meu Perfil.
Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.
Olá entrei aqui apenas para deixar meu relato que, possivelmente, eu e mais três condôminos iremos nos retirar da plataforma do airbnb visto que nosso condomínio no centro de Florianópolis decidiu, em assembléia, proibir a locação de temporada no prédio. Como o airbnb não tem qualquer suporte jurídico para seus associados, fica difícil contrapor-se, de maneira individual ou em grupos pequenos, às diversas liminares em favor dos moradores residenciais que estão pipocando Brasil afora. Fica a dica para os dirigentes do airbnb que, se essa situação continuar, o negócio da empresa pode ser bastante prejudicado a médio longo prazo no país.