Prezados, boa noite! Recentemente minha mãe alugou uma casa ...
Última resposta
Prezados, boa noite! Recentemente minha mãe alugou uma casa pela plataforma para 3/4 diárias em Itaparica. Ao se deparar com ...
Última resposta
Oi, pessoal
Tudo bem? Talvez a maioria de vocês já tenha reparado, mas agora quando você entra um anúncio, na parte dos comentários, ele te mostra, separadamente, todos os comentários, os melhores comentários e os piores comentários.
Você então seleciona o que deseja ver. Os piores comentários, pelo que percebi, são aqueles cuja avaliação geral foi de 3 estrelas, ou menos. Ou seja, baseia-se apenas na avaliação de estrelas (e não no conteúdo, necessariamente, do comentário).
Se você entrar em algum anúncio e não encontrar "piores comentários" é porque todas as avaliações foram de 4 ou 5 estrelas. Eu achei o recurso válido, principalmente para os hóspedes. Ajuda a pesquisar e filtrar melhor os imóveis oferecidos. Claro que, é preciso analisar os comentários e suas datas. Muitas vezes um problema específico já pode ter sido corrigido. No entanto, se existirem várias reclamações, relatando o mesmo tipo de problema, você já consegue perceber um padrão e talvez fugir de uma experiência ruim.
Talvez a nomenclatura "piores comentários" não seja a mais adequada, até porque, em muitos casos, o comentário em si é muito bom (mas por algum motivo que desconhecemos, a pessoa deu 3 estrelas, ou menos). Mas enfim o que vocês acharam desse novo recurso?
Abraços
Bárbara
Olá a todos
Bom ter colocado isto aqui. Na comunidade em Inglês existe este tópico e já dei minha opinião lá.
Resumindo e repetindo aqui:
Primeiramente gostaria de dizer que sou favorável à este recurso, pois em minha opinião pode ser bom para o hospede e anfitrião.
A data dos comentarios aparece quando se clica nestas abas e isto é importante. (Ver se um problema reportado é recente ou novo)
Será possível ao guest avaliar um local fazendo comparações e tirar suas conclusões.
Poderá ver também os prós e contras de uma propriedade ou espaço. Isto, quando existem ou foram relatados. Pois o Airbnb é talvez o único site de acomodações do mundo que mostra alguns espaços do tipo "Shangrillah" ou "Horizonte perdido", ou melhor dizendo, "Horizonte perfeito".
No mundo real não existe nada "perfeito", e é inerente ao ser humando gostar ou não gostar de algo. Nem hoteis 5 estrelas estão livres de alguma má critica eventual, seja honesta ou maldosa e escrita por um hospede "mala".
Utilizando-se esta forma de comentários os hospedes terão uma visão mais realistica e humana das acomodações, onde os hospedes poderiam ver prós e contras quando estes existem. Ou se virem uma crítica destoante ou maldosa, poderiam desacredita-la em função do número boas críticas que se sobrepoem às ruins ou destoantes.
Em minha opinião o correto não seria dividir entre comentários 5 e 4 estrelas (Highest Review = Avaliações Mais Altas) e (Lowest Reviews = Avaliações mais baixas).
Em minha opinião deveria haver um recurso para ORDENAR comentários por:
(Observação, fiz esta sugestão no Host Voice em Inglês)
Erro de tradução:
Concordo que "piores comentários" é uma tradução ou escolha não muito boa.
PIORES COMENTÁRIOS não é o mesmo que avalições mais baixas (LOWEST REVIEWS).
Existem comentários cujo host atribuiu 3 estrelas e foram bons comentários.
Oi @J-Renato0
Interessante que essa discussão também tá rolando na comunidade em inglês. Acho importante discurtirmos essa mudanças que ocorrem no site/app e, quando for o caso, fazer sugestões ao Host Voice, como você fez!
Vamos ver se mais alguém opina aqui sobre o assunto..
Abraços
Bárbara
@Bárbara5 Gaby e outros que participarem
Gostaria de acrescentar algo.
Acho que o texto que você escreveu para mostrar este assunto está muito bom e concordo com praticamente tudo que você disse.
É uma pena que a participação nesta comunidade é muito pequena, ao contrário da comunidade em inglês onde o debate é prolífico em tópicos interessantes e importantes.
Sobre esta questão do "Lowest Reviews", creio que eu seja o único host/anfitrião que foi favorável. Não ví um ser favorável até agora, exceto você Barbara que disse também que sob o ponto de vista do hospede pode ser bom.
Eu tenho 3 anúncios. Em um deles tem somente comentários de 4 e 5 estrelas. A aba "Low reviews" não aparece.
Em outros dois, tenho 2 comentários de 3 estrelas em cada um e nenhum comentário abaixo disto.
Em um dos anúncios os 2 comentários de 3 estrelas na verdade são bons comentários, que apenas exprime o que o guest acha.
Em um outro anúncio, um dos comentários não é ruim e exprime o que guest acha, e outro comentário tem uma parte maliciosa.
Quanto à este comentário malicioso eu não respondí porque achei que não valeria a pena responder comentário deste tipo. Preferi deixar a conclusão por parte de quem lê. E o cara que fez este comentário, na verdade, quebrou meu microondas e somente me avisou na saída, me contando uma estória que o micro-ondas não estava funcionando. Se já não estava funcionando, porque não avisou quando precisou usar? E depois este mesmo hospede fez um verdadeiro "drama" no comentário, exagerando uma situação, talvez certamente por causa do problema do microondas. Eu não fiz comentário no perfil dele, pois não me sentiria bem em recomenda-lo em função da atitude dele no caso do microondas.
Nestes dois últimos dias, tive duas ótimas reservas para este mesmo anúncio onde existiu este comentário malicioso, e creio que quem reserva e lê comentários sabe diferenciar o jogo do trigo.
Neste outro tópico eu apresentei alguns pontos positivos sobre a Aba "Piores Reviews"
https://community.airbnb.com/t5/Community-Help/No-more-bookings-since-Highest-Lowest-Reviews-feature...
Lá um host questiona:
Como este sistema pode ser uma coisa boa?
Em minha opinião o lado bom é:
O guest poderá distinguir claramente o que é bom do que é ruim. Vamos supor que um host tenha muitos comentários ruins, e somente o ultimo comentário é bom. Nesta situação um potencial hospede poderia ser enganado se não existe a aba Lowest Reviews. O hospede poderia pensar que todos os reviews são igualmente bons.
Por outro lado, se um anfitrião recebe um comentário maldoso, se não existisse a aba Piores comentários, isto poderia igualmente prejudicar o anfitrião.
Resumindo, através da comparação, o hospede podera concluir:
1-Se o anfitrião tem muitos comentários bons e poucos menos bons, então espaço e o anfitrião são bons, considerando pros e contras.
Se o anfitrião tem muitos comentários ruins e poucos comentários bons, então existe um problem com o local e com o anfitrião.
Oi @J-Renato0
Como eu disse antes, e repito, acho que do ponto de vista do hóspede é uma boa coisa. Desde que o hóspede tenha bom senso, claro. Afinal, é preciso analisar os comentários "piores" e ver se são problemas pontuais (que, inclusive, já podem ter sido resolvidos) e o montante de comentários ruins X comentários bons. Eu, como hóspede, estou procurando diversas hospedagens pra uma viagem que realizarei em setembro. Esse recurso facilitou que eu conseguisse ler os comentários ruins em anúncios que tinham mais de 100 ou 200 comentários (onde eu não conseguiria filtrar essas reclamações). Isso me fez eliminar alguns anúncios ruins, da minha wish list, enquanto outros eu mantive, por achar que a quantidade de comentários bons era muito superior aos comentários ruins.
Mas ainda acho que a nomenclatura não é boa. E ainda acho que é mais um recurso de "avaliação" do anfitrião, enquanto nós anfitriões não temos essa contrapartida (ver as estrelas dos usuários).
Mas tomara que mais gente participe, para vermos outros argumentos..
Abraços
Bárbara
Olá amigos, sou nova por aqui tentando trazer minha colaboração, visando o beneficio comum. Sou anfitriã.
Este tema tambem está rolando na Comunidade em Espanhol, lá foi dado o nome ao "recurso" de "Evaluaciones Negativas".
Lá a conversa desviou para "por quanto tempo" um comentario negativo deve permanecer visivel no anuncio. Uns acham que deve ficar para sempre, outros sugerem seja eliminado após 3 meses.
Essa é uma informação válida para o hospede, pois não deve ser empurrada a sujeira para baixo do tapete tentando enganá-lo.
Repito aqui minha participação nessa Comunidade.
Penso que é um ponto positivo poder ser demonstrado que a falha EXISTIU e já foi solucionada. Mostra interesse por parte do anfitrião em querer bem atender. Então o Sistema do Airbnb deveria incluir esse fedback de "problema resolvido"
Mas o principal, considerando que o problema foi resolvido e demonstrado que o anfitrião tem inteção de trabalhar direito, penso que após 3 meses, por exemplo, esse comentário ruim deva ser retirado.
Dei o seguinte exemplo simples na outra Comunidade.
Um hospede deixa um comentário ruim após sua saida, com a queixa de não poder ter dormido devido ao barulho de torneira pingando. Odeio esse barulho, me desconcerta, é torturante.
Uma torneira se troca facilmente. não tem porque continuar aparecendo por 2 anos após conserto. Minha opinião.
Um abraço a todos.
Excelentes suas observações.
Apenas tenho a dizer que, como sempre podemos responder, podemos registrar lá também nossa resposta. No caso da "torneira" do exemplo que você citou... pode-se dizer - desculpe, providênciaremos o conserto. E se você tivesse avisado durante a estadia, isto teria sido consertado antes 🙂 O anfitrião não tem como consertar algo que deu problema durante a estadia se o hospede não avisa 🙂
Então, muitas vezes um mal review mostra um problema pontual, e a resposta do anfitrião e a forma como ele aborda as questões pode até ser um ponto positivo para quem lê o review.
Existe também o caso do comentário ou review malicioso feito com certa maldade para prejudicar o anfitrião. Penso que nestes casos, quem lê distingue claramente.
Em sites de comparação de acomodação, vemos avaliaçõs de hoteis com prós e contras e tiramos nossas conclusões.
E quando vemos um review muito agressivo, e comparando com as demais opniões, muitas vezes percebemos que talvez o problema é com o hospede, e não com a acomodação.
Abraços!
Grata novamente.
Oi @MariaRosa10
Interessante o seu ponto de vista, mas acho difícil determinar que os comentários "ruins" fossem tirados depois de 3 meses, até pq nem todo comentário ruim é sobre um problema pontual. As vezes a pessoa dá 3 estrelas na avaliação geral, mas o comentário é bom. E aí? Ou as vezes o comentário é reclamando da localização, da comunicação com o host, da decoração que ele não gostou, do fato de não ter serviço de quarto...muitas dessas reclamações não podem ser facilmente corrigidas, pq muitas vezes nem tem o que corrigir...as vezes o problema é o hóspede mesmo, como o @J-Renato0 mencionou.
Acho que pra tudo vale o bom senso. Eu tenho descartado anúncios com muitos comentários ruins, quando as mesmas reclamações são recorrentes, por exemplo: limpeza, problema ao fazer check-in, comunicação ruim com o host...daí dá pra notar que algo não tá legal, então eu não arriscaria me hospedar nesse local.
Abraços
Bárbara
Vou relatar outra situação, algo que realmente aconteceu comigo, no inicio de minhas atividades no Airbnb.
Por não saber na ocasião como funciona a questão da "Reserva Instantanea" recusei um pedido de reserva, que chegou com essa carateristica. a seguir, recebi uma mensagem do Airbnb que muito me desagrada, e que ainda persiste em meu anuncio.
É algo assim como "Você está se arriscando. A sua conta poderá ser suspensa se você não atender melhor aos padrões de hospedagem do Airbnb"
Muito chato isso para alguem como eu que está trabalhando duro para ser uma boa Anfitriã, estudando, lendo, aprendendo com as muitas "Ajudas" e por ai vai. Além do que, pelas outras 5 estrelas recebidas, penso que estou atendendo bem aos padrões do Airbnb.
Mas vamos ao assunto desta postagem.
Todas minhas hospedagens subsequentes foram merecedoras de 5 estrelas.
Mas tem uma indicação entre as mensagens de meu anuncio, de ter havido uma falha no passado. E essa "falha" nem foi do hospede que sofreu o cancelamento, que aceitou de bom grado minhas explicações via site, do motivo do cancelamento, sendo que o registro desabonador nem é dele. É do proprio Airbnb, que eu entendo como um alerta aos proximos interessados.
Este é o motivo pelo qual defendo a ideia de que os "piores comentários" tenham prazo de validade.
Atenciosamente,
M. Rosa
Oi @MariaRosa10
Esse recurso de piores comentários saiu "do ar" logo depois. Acho que não durou nem uma semana.
Abraços
Quero participar do grupo .
Oi @Maria-Natalina-Santos0 !!
Você está EM AJUDA na central da comunidade!
https://community.withairbnb.com/t5/Ajuda/bd-p/Ajuda-da-Comunidade
Eu tive um hóspede bastante problemático em fevereiro, estragou coisas, deixou uma grande sujeira de comida e lixo pela casa e por final me deu nota 1 com mentiras. Questionei esta avaliação no airbnb, demonstrei as inverdades ditas, demonstrei os estragos feitos. Não fui atendida em nada. Hoje este comentário consta em meu anúncio embora tenha ocorrido há 9 meses.
O meu comentário sobre o hóspede foi retirado da apresentação do perfil dele a parte que critico a sujeira deixada.
Já recebi comentários com avaliações baixas que respeito por serem críticas construtivas. Mas este é injusto e falso, devidamente comprovado. A resposta que obtive foi: não afeta nossa política.
Acho justo que comentários não favoráveis sejam visto, mas não os falsos.
Estou tentando corrigir esta injustiça.
Acho que deve haver mediação nestes casos. Acho que se é para expor o anfitrião desta forma que seja uma situação justa e não algo inverídico.
Estou sendo muito penalizada por isto, apesar de excelente anfitriã superhost desde a primeira avaliação em 2019. Acabei de perder esse selo, coisa que não ocorreria não fosse esse comentário do hóspede mentiroso.
Este deveria ser um critério a ser adotado quando se decide expor o anfitrião. Que seja verídicos.
Acho que o tempo como expõe @MariaRosa10 é outro critério a ser observado quando se expõe o anfitrião.
só agora notei a data destas conversas 2017, nesta época nem imaginava ter casa alugada via airbnb. Mas pelo que vejo o mesmo problema persiste