Pagamento atrasado da Airbnb x Payoneer

Yan16
Level 4
Campos do Jordão, Brazil

Pagamento atrasado da Airbnb x Payoneer

Então pessoal... está acontecendo uma coisa estranha. Geralmente no dia seguinte ao check-in dos meus hóspedes eu recebo um email da Airbnb avisando sobre a liberação do pagamento. Após isso, normalmente em 1-2 dias o dinheiro aparece na conta. Já recebi cerca de 30 pagamentos dessa maneira e nunca tive problemas.

No entanto, eu recebi um aviso de pagamento no último domingo (meus hóspedes entraram no sábado), hoje já é quinta-feira de noite (sem nenhum feriado no meio) e nada do dinheiro!

Verifiquei minhas transações no site do Airbnb e lá está dizendo que eles já mandaram o dinheiro faz 4 dias úteis e que se ele ainda não apareceu que eu devo entrar em contato com a Payoneer.

Alguém mais está passando por esse problema? Alguém sabe como entrar em contato com a Payoneer? Eu não tenho conta lá, pois fiz tudo diretamente com o Airbnb. Se alguém puder me dar uma luz eu agradeço muito! Obrigado!

18 Respostas 18
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Yan16

 

Se o pagamento é através de depósito em Conta Corrente verifique se o depósito não foi feito na Conta Poupança associada a Conta Corrente.

 

Já li alguns relatos que isto pode acontecer.

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Yan16
Level 4
Campos do Jordão, Brazil

Poderia ter ocorrido isso sim, Ricardo, mas não foi o caso.

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Yan16

 

Formas de contato Airbnb

 

https://community.withairbnb.com/t5/Dicas-e-Tutoriais/Formas-de-Contato-com-o-Airbnb/m-p/324923/high...

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Yan16
Level 4
Campos do Jordão, Brazil

Obrigado, Ricardo! Eu encaminhei o email de pagamento para o Payoneer pedindo uma solução. Vamos ver se até amanhã me dão alguma resposta.

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Yan16

 

Qual email deles você usou?

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Yan16
Level 4
Campos do Jordão, Brazil

@Ricardo85, o email é o banktransfers@payoneer.com. Eles me responderam hoje de manhã mas não resolveram nada. Apenas me disseram que o dinheiro não apareceu porque aparentamente existe um "problema" nas informações bancárias no site da Airbnb e me pediram para atualizar as informações. O fato é que eu vi outras reclamações referentes a esse mesmo motivo e o que não dá para entender é como depois de fazer quase 30 transferências com os dados que lá estão repentina e misteriosamente os dados ficam ruins? Muito estranho e inexplicável isso.

 

Enfim, adicionei minha conta do Paypal lá e a tornei como conta padrão. Vamos ver se agora vai. Seja como for se eu começar a ter aborrecimentos com isso infelizmente o que eu vou fazer é simplesmente parar de usar o Airbnb. Eu gosto do site mas é inaceitável ter problemas com pagamento.

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Yan16

 

Caso o pagamento saia pelo PayPal como você fará o resgate do $$$. Quais são os custos envolvidos?

 

Ricardo

 

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Yan16
Level 4
Campos do Jordão, Brazil

@Ricardo85 Eu já uso o PayPal a anos (uns 20) desde o tempo que não tinha como resgatar rsrsrsrs... Naquele tempo era osso, você tinha que usar o dinheiro para compras no exterior. Depois apareceu um jeito de contornar a limitação fazendo pagamento para você mesmo para outros serviços (Moneygram, Western Union, XOOM, etc) que faziam a transferência para o Brasil, mas era um porre porque demorava e tinha as taxas.

Hoje em dia o PayPal já faz a transferência diretamente para sua conta bancária. O único problema é que não é de graça: eles cobram uma taxa variável que geralmente é de 3-4% do valor mas que pode chegar até 7-8% (isso é que é foda), mas enfim, ainda é bem melhor do que ficar sem receber.

Eu também recadastrei a minha conta bancária no site do Airbnb e no momento ambas estão com status mostrando "Verificação pendente". Eu odeio essas coisas, porque me cheira a malandragem. Não acho que o Airbnb vai roubar o meu dinheiro, mas tenho certeza que se trata de manobra para ganhar tempo. Com certeza eles usam o dinheiro depositado pelo hóspede em algum tipo de aplicação financeira para ficar rendendo juros pra eles entre o momento da reserva e o check-in e deve ter alguns períodos do ano em que eles devem sofrer alguma diferença de balanço entre dinheiro disponível e dinheiro aplicado. Daí não têm liquidez para pagar os anfitriões e ficam recorrendo a esse tipo de estratégia pra ganhar alguns dias até conseguirem se estabilizar de novo.

Seja como for, até o momento eu estava literalmente AMANDO trabalhar com o Airbnb e inclusive fazia a maior propaganda pra todo mundo. Só que agora com essa trapalhada deles, conseguiram perder 50% de credibilidade pra mim. Eu mesmo, por exemplo, já bloqueei todas as minhas datas futuras pois não vou aceitar mais NENHUMA reserva enquanto isso não se resolver porque apesar de ACHAR que não vou ficar no prejuízo também não ponho minha mão no fogo.

Sendo assim, está tudo em standby até eu ver uma solução que me agrade. Ontem eu vi uma mulher reclamando no ReclameAqui que isso já aconteceu com ela duas vezes. Da primeira vez ela chegou até a abrir uma conta bancária nova e funcionou por um tempo até o Airbnb sacanear de novo. A mulher estava tão puta que disse que ia processar o Airbnb e a Payoneer. Acho que pra Payoneer não pega nada porque a confusão não é eles que fazem, mas eu acho que se processar o Airbnb dá pra arrancar uma grana deles sim. Aqui o link pro caso dela: https://www.reclameaqui.com.br/payoneer/airbnb-e-payoneer_VsdF6Az0uZMrX9pw/

Enfim, voltando pro meu caso se não conseguir se resolver a contento eu vou abandonar o Airbnb e procurar outra alternativa de hospedagem. É uma pena, pois até o momento eu tinha achado a melhor opção e até pensava em utilizar o serviço como hóspede também, mas já estou perdendo a confiança. Enfim, vamos aguardar e ver o que acontece.

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Yan16

 

Como você faz com o Imposto de Renda sobre estes valores recebidos pelo PayPal.

 

Estava cogitando a utilização desda modalidade de pagamento, mas confesso que ainda não tenho opinião formada sobre este assunto.

 

Qual sua experiência sobre este tema?

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Yan16
Level 4
Campos do Jordão, Brazil

@Ricardo85 As pessoas costumam fazer muito drama em torno dessa questão de Imposto de Renda quando a coisa em si não tem mistério nenhum. É simples: tudo o que bater na sua conta corrente como alguma forma de pagamento você vai lá e declara. E pronto.

Pelo menos é como eu faço há 30 anos desde que declarei imposto pela primeira vez. Se você agir com transparência não vai ter problema nenhum. O PayPal é a mesma coisa: enquanto o dinheiro está lá parado em tese você não tem que fazer nada. A partir do momento em que você transferir esse valor para a sua conta bancária (que é rastreada pelo seu CPF) você pode a seu critério declarar ou não. Eu declaro, porque acho que o risco de não declarar é muito alto, e honestamente eu sou um cara meio "caxias" e declaro tudo mesmo. Agora isso vai de cada um.

Eu trabalho há 12 anos para uma empresa americana e uma vez por semana bate um pagamento na minha conta que vem dos USA via XOOM. Como eu faço? Simplesmente anoto todos esses valores ao longo do ano e quando chega na hora de fazer o IR eu vou lá e declaro. Não tem nenhuma complicação.

Agora o povo já fica todo eriçado quando fala em PayPal, porque o dinheiro vem em dólar ou euro, porque vem dos USA ou da Conchinchina, etc...

Ricardo, para todos os efeitos o Governo brasileiro não quer saber DE ONDE vem o seu dinheiro (claro que estamos falando de receitas lícitas, que é o caso aqui). Se o dinheiro é lícito, a única coisa que eles querem é receber a parte deles. Então, repetindo, é só você manter algum tipo de anotação (uma planilha, um bloquinho, um livro-caixa, qualquer coisa) de tudo o que entra na sua conta bancário durante o ano e no final declarar e explicar de onde veio aquele dinheiro. Não tem que ficar anexando comprovante e outras coisas. Eu nunca usei por exemplo aquelas declarações que o banco dá pra gente no fim do ano, etc, eu jogo aquilo tudo fora, e faço a minha declaração de forma mais informal possível.

Até hoje tem funcionado bem! Até porque eu pago BEM ao Leão. 😛

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Yan16

 

Também sigo a sua linha. Por isto minha preocupção com a declaração.

 

Mas estes valores do PayPal são declarados em baixo de que rúbrica? Você não faz uso do Carnê-Leão?

 

Há um tempo atrás teve uma discussão grande em como declarar os rendimentos do Airbnb. Acho que por conta da novidade o pessoal ficou meio perdido.

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Yan16
Level 4
Campos do Jordão, Brazil

@Ricardo85 Não sei a que você se refere com "rúbrica". O meu salário eu declaro na parte genérica da declaração como "proventos do exterior". Já no caso de outros trabalhos free-lancer que eu faço no exterior e recebo pelo PayPal, eu simplesmente somo tudo mês a mês com qualquer extra que entrar na minha conta (seja do exterior ou do Brasil) e lanço na parte genérica como "valores recebidos de pessoa física" ou algo assim. Como eu disse, o Governo não quer saber de muitos detalhes e só se interessa em:

 

1) Receber a parte dele; e

2) Que você mantenha uma lógica entre as declarações de um ano pra outro.

 

Se algum dia eu for chamado para dar alguma explicação eu vou mostrar minha movimentação e vai bater com tudo o que está declarado, e é isso só que importa. Agora, se você tentar sonegar vai ter problemas porque eles rastreiam sua movimentação financeira. E se você demonstrar uma discrepância muito grande entre as declarações de um ano paraoutro isso também pode atrair uma atenção indesejada. Fora isso não dá nada. Apenas declare, pague e pronto.

Quanto ao Airbnb eu comecei em abril desse ano, então só vou declarar no ano que vem. Mas vou fazer do mesmo jeito, simplesmente vou escrever lá algo do tipo "proventos recebidos do Airbnb por aluguel de hospedagem" ou algo parecido. Eu não penso muito nisso nem fico fazendo muito malabarismo não. Eu escrevo o que é e pronto. Pra você ter uma ideia eu faço a minha declaração e da minha esposa em menos de 2 horas, mando pela Internet, imprimo os comprovantes, resumos, Darfs e já era. Depois começo a pagar.

 

Eu não uso carnê-leão. Declaro uma vez por ano, divido em 8 parcelas e pago. Sei que fica mais pesado mas no final nem dá tanta diferença assim porque tem que pagar mesmo. A única coisa que eu passei a fazer diferente de uns anos pra cá é que antes eu colocava tudo na minha declaração, inclusive os ganhos da minha esposa. Depois passei a fazer duas declarações separadas o que melhorou muito. Inclusive os ganhos do Airbnb vou lançar na declaração dela pois apesar de cair na nossa conta conjunta vem pelo CPF dela.

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Yan16

 

Existe algum limite para transferências bancárias via PayPal? (Dos EUA para o Brasil)

 

Em um post eu li que existe um limite de US$3.000,00. E que acima disso incide mais uma taxa por ser considerado uma transação internacional.

 

Procede?

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Não está dando baixa na forma de pagamento, tive que refazer a conta do paypal (pois mudei de país), pois por transfêrencia bancária não está funcionando, quando fui ver, também não consigo fazer pelo paypal, dá que a operação não pode ser realizada, eu mal comecei, e é a segunda reclamação que vejo, isso porque minha primeira hóspede chegua dia 7/9.

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias