Quando se aciona o Aircover, é cobrado do hospede?

Cristina1875
Level 10
Atibaia, Brazil

Quando se aciona o Aircover, é cobrado do hospede?

Gostaria de esclarecer uma dúvida: Quando acionamos a cobertura Aircover e o Airbnb faz o ressarcimento do valor, isso é cobrado do hospede?

13 Respostas 13
Denise1365
Level 6
State of Santa Catarina, Brazil

Provavelmente será cobrado do hospede sim, mas se o hóspede não pagar, provavelmente o anfitrião não recebe. Já aconteceu algumas vezes comigo. Vejo anfitriões jogando com o preço pra pegar reservas sem calcular estes prejuízos, no final vai perder dinheiro o o airbnb encher os cofres. 

É um tipo de "seguro" estranho então pois, se já é cobrada uma taxa do hospede e outra taxa do anfitrião, deveria ser coberto. Mesmo assim, obrigada pela resposta.

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

@Cristina1875 @Denise1365 , recomendo a leitura desse texto aqui em relação ao Aircover e esse também com mais de 50 novidades de serviço do Airbnb e acho que isso pode ser útil para vocês 😉 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise1365
Level 6
State of Santa Catarina, Brazil

Oi @Laura , entendo que seu intuito como funciinaria do Airbnn é ajudar e transmitir informações a você passadas. O que eu afirmei acima, não foi chute, eu já li e reli todas as informações que você citou. O que eu quero dizer com minha afirmação é que o discurso é muito bonito e eloquente, mas dificilmente(pelo menos no meu caso) se aplica na prática. Airbnb “aprendeu” o sistema brasileiro de sonegar obrigações. Nem culpo a empresa, pois acredito que o intuito é resguardar a empresa de fraudadores. Mas a prática recorrente, tornou praticamente impossível que um anfitrião receba qualquer indenização, pois o Airbnb, considera de antemão, todos os sinistros suspeitos. Eu falo com conhecimento de causa na prática. E olha que em tres anos e mais de 1000(mil) hospedagens, só recorri 2 vezes à cobertura desses danos, com valores até irrisórios, um ferro de passar roupas furtado pelo hospede e um acidente onde uma hóspede, não sei por que cargas d’água caiu pela janela. Situações até curiosas. Que não sugerem qualquer tipo de ilícito,  pois tudo foi exaustivamente registrado. O método adotado pelos atendentes é o de “cozinhar em banho maria” o anfitrião até uma provável desistência. Me corrija se eu estiver errada, pois é o que venho percebendo. O airbnb implantou a ditadura do capital, nos obriga a aceitar suas decisões sem direito de contestações. É isso. 

Denise1365
Level 6
State of Santa Catarina, Brazil

@Laura  Posso lhe apresentar toda a documentação caso tenha interesse. Quem sabe pode até me dizer onde estou errando.😊

Sérgio117
Level 2
Florianópolis, Brazil

Boa tarde Denise, concordo integralmente com você. Na minha primeira experiência como anfitrião acabo de passar por situação semelhante. Apesar de orientado ao hóspede, os mesmos tomaram todas e foram dormir e deixaram as janelas da casa aberta. Deu uma tremenda chuva e destruiu móveis. O airbnb negou o ressarcimento por que danos por intempéries não são cobertos esquecendo que o hóspede é responsável pela própria segurança e também do patrimônio. Não houve maneira de convencê-los que a irresponsabilidade de deixar tudo aberto e ir dormir foi o que ocasionou os danos, sem falar que poderiam até ter sido assaltados. A primeira experiência foi péssima e já estou revendo se vou manter meu imóvel na plataforma, pois se eu fizer por imobiliárias ao menos tenho uma calção para cobrir danos desse tipo. Aircover se mostrou ser uma bela porcaria.

Denise1365
Level 6
State of Santa Catarina, Brazil

Olá @Sérgio117 ,

Atualizando  as informações do meu caso…

Hoje, (depois de cinco meses do incidente ocorrido), há dois meses sem qualquer contato por parte da seguradora, mesmo eu enviando e-mail semanalmente. 
Chegou para mim um e-mail do Airbnb, dizendo que haviam recebido uma denúncia para o meu apartamento, este onde ocorreu o acidente com a senhora, e que esta denúncia dizia se tratar de um problema de segurança na varanda onde a senhora caiu. Em virtude desta denúncia meu anúncio estava sendo bloqueado, e que eu devo contratar um profissional habilitado para fazer o reparo da segurança, e depois apresentar um laudo deste profissional, (acredito que um engenheiro né) atestando que a falha de segurança foi corrigida.

Não fui informada de que tipo de denúncia havia sido feita nem por quem e nem quando. O que eu recebi foi este e-mail já determinando que a falha existia, embora nunca esteve qualquer pessoa do Airbnb ou de qualquer lugar que seja, para atestar esta falha. Meu apartamento é uma planta padrão do edifício, inclusive coloquei uma janela de vidro temperado na varanda, esta que estão dizendo que é insegura, e nos outros imóveis não a janela. Qualquer falha de segurança no imóvel teria sido detectada na vistoria para emissão do habite-se da prefeitura. Mas como não existe qualquer falha de segurança todosTodos os apartamentos foram liberados para habitação. É um prédio de padrão médio em um bairro próximo ao centro inclusive com elevador. Ocorreu um acidente porque é uma pessoa com 60 anos de idade foi irresponsável o suficiente para subir na janela pular sobre o telhado da garagem do lado de fora (meu apartamento no primeiro andar) e colocar um varal em cima desse telhado. Ou seja não foi uma criança que caiu, foi uma senhora de 60 anos de idade em sua completa irresponsabilidade. Agora sou punida,  Como se eu fosse a culpada pela atitude desta senhora. Por isso posso afirmar com todas as letras que: o Airbnb não é imparcial em suas decisões muito menos democrático, é uma ditadura do capital, antes de receber este e-mail já determinando a falha de segurança, nunca fui informada de qualquer ato ou qualquer possibilidade de me manisfestar  em minha defesa. Nunca mais tocaram no assunto da indenização pelos danos. Ou seja fiquei com o prejuízo do imóvel e agora bloquear o meu apartamento alegando que estava inseguro como? Quem determinou que é inseguro? Se nunca veio ninguém para vir? Entende o que eu digo? Na minha opinião isso afeta seriamente A credibilidade da empresa. Ainda é um bom negócio? Depende, se um hóspede botar fogo no seu imóvel, você está ferrado.

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

@Denise1365, inversão de valores!!!

Até quando???!!!

Mais uma denúncia da má gestão praticada pelo Airbnb.

Descuido e omissão na apuração de fatos.

Mesmo em questões diferentes, o modus operandi se repete.

Lamentável!!

Denise1365
Level 6
State of Santa Catarina, Brazil

@Denise583 Olha só, após eu me manifestar respondendo o email autoritário onde esclareci todas as questões de segurança. Recebi uma resposta com pedido de desculpas e a liberação do anúncio. Ou seja, eles não sabem o que fazem, não têm a menor noção das consequências prejudiciais deste tipo de atitude precipitada. Te fazem uma acusação infundada, bloqueiam seu anúncio, e depois, pedem desculpas por ter errado. Só o que não entendem é que o prejuízo já está na sua conta. Tanto moral como emocional e financeiro. São inconsequentes, não têm uma metodologia de trabalho condizente com o respeito e as regras jurídicas. Primeiro te acusam para depois apurar. Quero crer que se trata apenas de amadorismo, falta de experiência dos funcionários, ou mesmo erros grotescos. Não creio que seja por má fé.  Só que demoram muito pra corrigir. E esta demora é devastadora. 

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

@Denise1365 , esta questão levantada por vc é de suma importância.

Seja qual for a razão, motivos, fundamentos, regras, critérios e etc, depois do mal já feito...

Ainda se tolera um atendimento precário qdo do início da implantação de um modelo de negócio, mas depois de passados tantos anos, da conquista de um lugar de destaque no Mercado, é inconcebível tais procedimentos, principalmente de forma recorrente como se tem observado. 

Não é um caso isolado, um erro esporádico (erros são corrigidos e ressarcidos), o problema é de base, está nos critérios adotados para as mediações, na atuação equivocada na gestão de conflitos, na omissão travestida de imparcialidade.

Temos que falar, contar o que se passa, enviar feedbacks até chegar em alguém com bom senso suficiente pra agir em tais discrepâncias.

E agimos assim porque nos importamos com a plataforma, porque gostamos e queremos continuar e progredir com a parceria. 

Mas fico feliz que seu anúncio esteja liberado.  

Abraços!

 

 

Denise é lamentável o que aconteceu com você e pelo visto não é uma situação isolada!!! O Airbnb faz propagando enganosa ao assegurar que possui seguro contra danos ao imóvel em virtude das locações e dano de responsabilidade civil, que foi seu caso. Uma vez aberto um processo, eles tentam de tudo para descaracterizar o sinistro e isentar a plataforma do pagamento e também outro modus operandi e te vencer pelo cansaço, não dar retorno. Essa afirmação de cobertura e indenização em até 10 dias é mentirosa. Estou com um processo há quase 2 meses sem qualquer solução e satisfação do airbnb. É um descaso, uma falta de profissionalismo no atendimento. O responsável pelo meu processo ficou de me ligar há umas duas semanas, marcando dia e horário e não ligou!! Ele não coloca nem nome nos e-mail, só as iniciais. Você nem sabe de qual país está falando e a nacionalidade dele! Você liga e reclama e eles não retormam, simplesmente ignoram. O jeito será acionar na Justiça... Infelizmente eles fazem isso para atrair os clientes, mas na prática não funciona. No meu caso os hóspedes com várias crianças estragam todos os móveis com aquelas geleias e massinhas coloridas. Mancharam os móveis, paredes, portas... Um horror. E estava tudo novo em perfeito estado. Temos que divulgar que esse aircover está sendo uma enganação. Melhor fazer um seguro privado

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Olá @Denise1365 , eu agradeço você compartilhar sua experiência aqui na Central da Comunidade, mas gostaria de esclarecer que a Central da Comunidade é uma plataforma de conversas entre anfitrões, onde o meu papel é de incentivar conversas.

Infelizmente, eu não tenho acesso aos documentos que foram enviados por você ao Airbnb, já que somente a equipe de Suporte tem acesso à sua conta.

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Marco3261
Level 1
São Paulo, Brazil

na boa, o airbnb é a maior que furada  que existe, eu mesmo ja tive diversos problemas com eles em mimnha primeira locacao em um outro pais  e fiquei nao e nao me ajudaram em nada. a partir deste dia nunca mais usei o servico deles e nem recomendo a ninguem alias que me pergunta ja saio dizendo que é a maior furada. pena que nao faliram  durante a pandemia

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias