Reverse charge/modelo 21 RFI

Respondido!

Reverse charge/modelo 21 RFI

Como posso solicitar ao Airbnb o formulário 21-RFI de forma a poder demonstrar à autoridade tributária portuguesa que não existe a necessidade de retenção na fonte pela dupla tributação.

Melhor Resposta

As comissões da airbnb (ao contrário das da booking) são por conta do processamento de pagamentos, e as transacções bancárias são isentas da apresentação do modelo 30 - creio que é esse o motivo pelo qual a airbnb não necessita enviar o 21-RFI.

Esta não é, contudo, uma questão clara para mim.

Exibir Melhor Resposta no post original

77 Respostas 77
Caroline773
Level 2
Barcelona, Spain

Hola a todxs,  tengo un problemo con airbnb relacionado al formulario RFI-21.  Despues de enviarme formulario (vacio, con un segundo formulario con los detalles de airbnb), el departamento legal de airbnb ha insistido que remplejo yo lo formulario y lo devuelvo en dos exemplares a airbnb.  Otra gente ha tenido esta experienci?  Por no entender lo que paso, no he cumplido con esto requisito, y me han cortado la posibilidad de tener mas invitados!  Entiendo que hay una ley Europeana que me protege contra un desequilibre en poder pero no se que hacer.  He llamado y escrito a airbnb y quedo esperando...    Una nota:  en bookings, el formulario RFI-21 esta disponible muy visible ye con todo la informacion requisita.  Ellos no encumbran la gente con bureaucracia.  Gracias para leer y avisar.

Sim, este ano eles exigem que se envie o formulário preenchido com os dados do anfitrião. Sugiro que o faça. 

Luis2950
Level 2
Vila Franca do Campo, Portugal

Olá Teresa, quem são "eles" que exigem?

O airbnb. Exigem a quem lhes solicitou o modelo 21 RFI que preencha a sua parte (relativa ao contribuinte português) e lhes envie de volta. Em 2019 foi assim mas em 2018 mandaram só o formulário com a parte deles (airbnb) preenchida e mais nada. De qualquer maneira temos sempre de preencher  a nossa parte e guardar uma cópia para o caso de nos ser solicitada pelas finanças.

Helder44
Level 1
Porto, Portugal

Ola, Como resolveu? Sempre precisou de mod 21?

Paulo736
Level 2
Aveiro District, Portugal

Boa tarde.

Alguém já tem o modelo RFI-21 de 2020??

Que eu saiba não. Alguém referiu no grupo AL Esclarecimentos no FB que este ano é necessário apenas o certificado de residência fiscal, mas não faço ideia se é de facto assim. 

Casidias-Lda0
Level 2
Faro District, Portugal

Boa tarde,

O contabilista está a pedir o modelo 21 da Airbnb e comprovativo de morada fiscal.

Como posso obter isto, procurei em todo o lado e não encontro nada que faça tal referencia.

Obrigada

Cristina

Cherike0
Level 2
Beja District, Portugal

Finalmente encontrei um RFI-21 para 2020. Se você quiser, por favor envie um email para [informação pessoal removida]
Não consigo carregar o formulário aqui.

May
Administrator
Administrator
Newport Beach, CA

@Cherike0 uma alternativa seria postar o link para o formulário

Angela591
Level 1
Portugal

Boa noite,

Alguém ja tem o Modelo RFI-21 para 2021?

Estou desde o dia 9 de Fevereiro á espera que a Airbnb me envie por email este Modelo RFI-21 referente a 2021.

Agradeco informacao urgente.

Boa tarde

Já tenho o de RFI 21 e CRF de 2021 da Airbnb. Alguém tem o de 2022?

Obrigado

Nuno27
Level 2
Albufeira, Portugal

Boa tarde

Alguém tem o 21-RFI de 2022 do Airbnb?

Obrigado

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Olá @Tiago783 e @Nuno27 , vou marcar o @William1787 porque ele já tem o de 2022 😊

-----

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

ok obrigado

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias