Reverse charge/modelo 21 RFI

Respondido!

Reverse charge/modelo 21 RFI

Como posso solicitar ao Airbnb o formulário 21-RFI de forma a poder demonstrar à autoridade tributária portuguesa que não existe a necessidade de retenção na fonte pela dupla tributação.

1 Melhor Resposta

As comissões da airbnb (ao contrário das da booking) são por conta do processamento de pagamentos, e as transacções bancárias são isentas da apresentação do modelo 30 - creio que é esse o motivo pelo qual a airbnb não necessita enviar o 21-RFI.

 

Esta não é, contudo, uma questão clara para mim.

Exibir Melhor Resposta no post original

77 Respostas 77

Olá boa noite.

Precisava de saber o NIF portugues  e o NIF residencia da VRBO. Podem-me ajudar, por favor?

A airbnb ja disponibilizou o modelo 21-rfi para 2017. Agora sim já há justificação para não fazer a retenção.

 

 

visitem o grupo ALOJAMENTO LOCAL ESCLARECIMENTOS no fb e encontram la nos ficheiros, preencham e guardem.

 

Quem não tiver na sua posse estes documentos terá de entregar a retenção na fonte à AT directamente.

 Boa tarde. Sou novo  nestas andanças, podem me dizer se em regime simplificado fico obrigada a apresentação deste modelo 20? quando é apresentado? para que serve? obg.

Bom dia Carla,

o facto de o AIRBNB fazer dedução da comissão na transferência, não significa quye não exista comissão e com isso também o IVA sobre a comissão,  O meu AL está listado no BOOKING e no AIRBNB e os dois funcionam da mesma forma recebem do cliente e enviam para mim já sem a comissão, com a diferença que o AIRBNB faz peça a peça e o booking faz acumulado mensal. 

Acima de tudo acho que a Autoridade Tributária deveria comesçar a falar em Português com os Empresarios, até porque não somos obrigados a saber contabilidade e fiscalidade, deveriam dar nomes claros aos impressos e modelos que são necessários e para alem disso explicar como preencher, para que servem e o que fazer com eles. Eu neste momento tenho o modelo 21 rfi do Booking e não sei o que fazer com ele. 

Há algum sitio no portal para o carregar? tenho de carregar mensalmente, anualmente? 

o que é o Modelo 30? para que serve? 

Ana

 

Bom Dia Carla.

 

Consegue ajudar-me na questão da modelo 30 e 21 RFI.  Preciso de 2 ajudas, a modelo 30 tenho que preencher e enviar para as finanças até 2º mês do obtenção dos rendimentos, ou apenas o valor cobrado pelo airbnb? Existe algum exemplo de modelo preenchido?

Quanto à modelo 21 RFI, são os serviços do airbnb que preenchem e enviam para mim, pergunto o que faço como o modelo preenchido?

 

Para além disso quando fiz abertura do inicio de atividade e lembro-me que na opção "efetua aquisições intracomunitária" fiz opção "Não", admitir o preenchimento envio dos modelos acima mencionados. Obriga-me alteração do inicio da atividade para o campo "sim"

Bom dia Bruno,

Obteve alguma reposta relativa à sua dúvida?

Obrigado.

 Também tenho duvidas sobre o mesmo assunto...

Patricia316
Level 2
Porto, Portugal

Boa tarde Sra. Maria Cristina,

 

gostaria de saber se relativamente a este assunto conseguir obter alguma conclusão?

 

Obrigado epla partilha e tempo tomada.

 

Boa tarde,

 

a airbnb ja disponibilizou o modelo 21-rfi para 2017.

 

visitem o grupo ALOJAMENTO LOCAL ESCLARECIMENTOS no fb e encontram la nos ficheiros.

Obrigado!

Ainda há dois dias me enviaram um email a dizer que não disponibilizavam este modelo. Enfim...

Cherike0
Level 2
Beja District, Portugal

Olá Carla,

Onde posso encontrar o formulário exatamente?
Não sou membro do grupo ALOJAMENTO LOCAL ESCLARECIMENTOS.
Eu também não tenho ideia de onde encontrá-lo.

Airbnb simplesmente não responde aos meus pedidos.

Muito obrigado.

A airbnb ja disponibilizou o modelo 21-rfi para 2017. Agora sim já há justificação para não fazer a retenção.

 

 

visitem o grupo ALOJAMENTO LOCAL ESCLARECIMENTOS no fb e encontram la nos ficheiros, preencham e guardem.

 

Quem não tiver na sua posse estes documentos terá de entregar a retenção na fonte à AT directamente.

Rui29
Level 2
Porto District, Portugal

@Carla3 - mas no site ou na página de Facebook do @ALesclarecimentos onde é que se encontra o modelo 21-rfi para download especificamente? Em que página do site?

Não encontro a página em concreto onde se pode fazer o download e penso que essa era igualmente a questão de @Cherike0.

 

Obrigado!

Está nos documentos do grupo - basta fazer uma pesquisa.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias