Prezados, boa noite! Recentemente minha mãe alugou uma casa ...
Última resposta
Prezados, boa noite! Recentemente minha mãe alugou uma casa pela plataforma para 3/4 diárias em Itaparica. Ao se deparar com ...
Última resposta
Pessoal, sou novo como anfitrião e me surgiu um caso que não sei como resolver.
Coloquei meu apto para alugar em dezembro de 2020 e deu tudo certo com os 2 primeiros hóspedes. O terceiro chegou para passar o ano novo. Logo após o check in o hóspede perguntou se havia ventiladores no apartamento. Respondi que não haviam ventiladores conforme anunciado no próprio Airbnb. No outro dia pela manhã o hóspede cancelou a reserva e saiu antes da data proposta. Agora recebo um email com solicitação de reembolso por parte do hóspede. Não sei como proceder...
O apto é em Gramado/RS (frio a maior parte do tempo) e ESTAVA anunciado que não tinha nem ventilador, nem ar condicionado (somente lareira e aquecimento central).
Se o hóspede recebeu a acomodação exatamente como descrita no anúncio não há que se falar em reembolso.
Este pedido de reembolso veio através da Central de Resoluções?
Só fique atento que ele está habilitado a fazer uma avaliação, que pode ser negativa. Caso você tenha indícios que ela foi uma forma de retaliação por não conceder um reembolso, você pode solicitar a remoção. Não deixe de ler o material abaixo:
Ricardo
Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".
Meu Perfil.
Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.
@Ricardo85 Só agora que consegui abrir a solicitação dela pelo notebook.
Ela anexou fotos de uma toalha manchada... creio que essa seria a condição na qual ela estava se referindo.
No dia em que essa hóspede chegou, ela entrou em contato comigo pedindo para trocar as toalhas. Prontamente eu a enviei novas toalhas...
No dia seguinte ela entrou em contato comigo pelo Whats agradecendo pela troca das toalhas e informando que iria deixar o apto e efetuar o cancelamento devido a falta de ventilação.
Prontamente eu tentei resolver a situação de uma maneira diferente, oferecendo ventiladores portáteis como vc citou. No mesmo momento ela recusou essa alternativa e disse que estava decidida a efetuar o cancelamento.
Porém tudo isso foi falado por fora do chat do Airbnb.
Se as toalhas estavam realmente manchadas houve uma falha em seu procedimento de limpeza, mas se as mesmas foram prontamente substituídas por novas o problema foi resolvido. Não vejo motivos para reembolso.
O anúncio não falava em ventiladores, mas mesmo assim você se prontificou a fornecer. Foi opção dela não aceitar. Não vejo motivos para reembolso.
SEMPRE mantenha suas conversas na plataforma.
o ideal seria você relatar o ocorrido na plataforma para deixar registrado.
Ricardo
Meu Perfil.
Existe algum local para eu deixar isso registrado oficialmente?
Não consigo anexar os prints das conversas no chat da plataforma.
@Ricardo85 Sim, o apartamento estava exatamente como descrito no anúncio.
A hóspede entrou em contato através da central de resoluções e mandou a seguinte mensagem:
Prezado, boa tarde! Venho por meio desta central solicitar os dias que não utilizamos de hospedagem desde o dia do cancelamento. Fiz uma solicitação junto a central de atendimento do AirBnB e os mesmos solicitaram que fizesse junto ao Anfitrião. Logo, diante das condições que encontramos no seu apartamento, fomos forçados a cancelar nossa estadia antes do esperado. Portanto, solicito o reembolso relativo as diárias que não foram utilizadas.
Minha dúvida era mais por questões de ética, mas fica bastante ruim para o anfitrião nesses casos. Essa data alugada era de bastante procura e deixei de alugar o apto para outro hóspede.
Se a hóspede fizer uma avaliação baixa eu posso respondê-la apresentando os meus pontos?
obrigado!
Primeiro ponto é manter toda a conversa dentro da Plataforma para que o Airbnb possa ter acesso e fazer uma avaliação.
Segundo ponto, seja educado e demostre interesse e querer resolver a situação.
Repare que ela não elenca quais condições encontrou o apartamento. É importante que você obtenha esta resposta.
A pergunta que ela faz no momento do check-in está documentada na plataforma?
"Olá, Fulana.
Recebemos sua solicitação de reembolso pelo dias não utilizados. Mas antes de prosseguirmos, gostaria que você nos elencasse em quais condições você encontrou o apartamento para que possamos verificar o ocorrido.
Atencisoamente,
João"
Em casos assim, o Airbnb sempre coloca as duas partes para se entenderem primeiro. Veja que ela entrou em contato com eles inicialmente, e eles a encaminharam para você.
Me parece que ao "constatar" o probema ela não tentou entrar em contato para resolver, certo? Ou seja, ela cancelou a reserva sem você ter tido a opostunidade de tentar resolver a questão apresentada. Por exemplo, você poderia ter levado até ela ventiladores de chão e o problema teria sido resolvido.
O interessante aqui é fazer ela falar. Caso ela esteja de má fé, isso ficará aparente nas conversas, as quais o Airbnb tem acesso. ;o)
Caso ela faça uma avaliação negativa, você poderá reponder a este comentário. Aí basta apenas ser inteligente e transformar algo, à principio negativo, em favorável para você.
Ricardo
Meu Perfil.
.