Solicitação de reembolso após check in

Respondido!
Alexandre235
Level 1
Campinas, Brazil

Solicitação de reembolso após check in

Bom dia, tivemos um caso atípico em nossa última hospedagem.
1) A reserva foi feita por uma pessoa e quem se hospedou foi outra. Primeiramente não iríamos aceitar, mas como consultamos o histórico de viagens anteriores, identificamosque que se tratava de uma empregadora que efetua reservas para sua funcionária e, como a maioria dos comentários foram positivos, sem grandes relatos de problemas, acabamos aceitando.
2) A reserva foi efetuada para 8 noites, porém na segunda noite a hóspede resolveu sair sem prévio aviso. Simplesmente fez as malas e saiu. nos comunicou que havia deixado a chave do quarto em cima da cama apenas quando estava entrando no carro que viera buscá-la.
3) Como não entendemos o que estava acontecendo, entramos em contato com a pessoa que efetuou a reserva e a mesma nos comunicou que a hóspede não estava se sentindo a vontade em nossa residência e achou melhor procurar outro local para ela. O estranho disso tudo foi a total falta de comunicação da hóspede e o modo como foi feito o check-out, pois nos pareceu que a mesma estava fugindo de algo, o que nos deixou até um pouco assutados.
4) Mesmo com a saída, a hóspede não cancelou a reserva até o momento e, tampouco, alterou o check-out. O período reservado termina na próxima sexta, 03/11, e agora a pessoa que efetuou a reserva está solicitando reembolso dos dias não utilizados.
5) Nossa política de cancelamento é rigorosa, mesmo assim ficamos na dúvida se temos que reembolsar ou não, além disso ela está solicitando o reembolso integral das diárias não utilizadas, ou seja, sem aplicação de multa alguma.

 

Após esse breve relato, temos algumas perguntas:
a) Devemos reembolsar? Mesmo sendo a política rigorosa, afinal a hóspede acabou não utilizando o espaço em todos os dias, porém a reserva não foi cancelada até o momento e nosso espaço está bloqueado nestas datas.
b) Qual o procedimento para este tipo de reserva quando é para terceiros, o que o Airbnb orienta nestes casos, devemos aceitar ou não?
c) Existe algum espaço/local/procedimento para registrar este ocorrido (tipo um boletim de ocorrências), pois não ficamos confortáveis com a situação.

 

Desde já agradeço o apoio dos anfitriões mais experientes aqui da comunidade.
Obrigado.

Melhor Resposta
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Alexandre235

 

"Sobre o reembolso, entendo que não tenho obrigaçao nenhuma em aceitar, pois além da política rigorosa me dar respaldo, a hóspede não cancelou/alterou a reserva até o momento, deixando meu imóvel bloqueado. Nossa preocupação é muito mais ética, pois afinal ela acabou não utilizando o espaço por todo período."

 

Entendo suas ponderações. Mas veja que até o presente momento o seu espaço está a disposição do Hóspede. Se ele não o utiliza é responsabilidade dele. Do seu lado, você está fazendo sua parte.

 

"Sobre o relato, sim deixaremos o registro na avaliação da forma mais honesta e educada, mas o nosso desejo era comunicar ao Airbnb o fato deixando um registro do ocorrido (algo mais formal mesmo) e não só como comentários."

 

Entendo que o Comentário seja o caminho ideal por que ele é público. Além de notificar o Airbnb, você dará oportunidade no futuro de outros Anfitriões avaliarem ou não a hospedagem para este Hóspede em particular.

 

"Sobre a hospedagem para terceiros, confesso que não achamos correto e seria muito mais adequado se o Airbnb pensasse sobre um perfil para esta finalidade, verificando a documentação dos terceiros previamente, talvez um perfil de PJ ou algo do tipo. Como nossa experiência não foi das melhores, não creio que voltarei a receber hóspedes nestas condições, mas entendo que cabe a cada anfitrião decidir o que é melhor."

 

A partir do momento que o Hóspede se responsabiliza pelo convidado, é dele o cuidado de saber quem está mandando para seu espaço. Basta uma avaliação negativa para ele ter mais cuidado no futuro.

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Exibir Melhor Resposta no post original

3 Respostas 3
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Alexandre235

 

"1) A reserva foi feita por uma pessoa e quem se hospedou foi outra. Primeiramente não iríamos aceitar, mas como consultamos o histórico de viagens anteriores, identificamosque que se tratava de uma empregadora que efetua reservas para sua funcionária e, como a maioria dos comentários foram positivos, sem grandes relatos de problemas, acabamos aceitando."

 

Já tive Hóspedes que reservaram para terceiros. Isto é algo que pode acontecer sem maiores problemas.

 

 

"2) A reserva foi efetuada para 8 noites, porém na segunda noite a hóspede resolveu sair sem prévio aviso. Simplesmente fez as malas e saiu. nos comunicou que havia deixado a chave do quarto em cima da cama apenas quando estava entrando no carro que viera buscá-la."

 

Pelo seu relato ela poderia ter sido mais educada, não?.

 

 

"3) Como não entendemos o que estava acontecendo, entramos em contato com a pessoa que efetuou a reserva e a mesma nos comunicou que a hóspede não estava se sentindo a vontade em nossa residência e achou melhor procurar outro local para ela. O estranho disso tudo foi a total falta de comunicação da hóspede e o modo como foi feito o check-out, pois nos pareceu que a mesma estava fugindo de algo, o que nos deixou até um pouco assutados."

 

Por uma questão de transparência a Hóspede responsável pela reserva poderia ter explicado melhor o motivo da saída antecipada.

 

 

"4) Mesmo com a saída, a hóspede não cancelou a reserva até o momento e, tampouco, alterou o check-out. O período reservado termina na próxima sexta, 03/11, e agora a pessoa que efetuou a reserva está solicitando reembolso dos dias não utilizados."

 

Se foi o Hóspede quem deu causa a alteração da reserva, entendo que deva partir dele quaisquer alterações na reserva. Mas lembre que esta alteração precisa de sua autorização, ok?

 

 

"5) Nossa política de cancelamento é rigorosa, mesmo assim ficamos na dúvida se temos que reembolsar ou não, além disso ela está solicitando o reembolso integral das diárias não utilizadas, ou seja, sem aplicação de multa alguma."

 

Entendo que o reembolso integral fique a seu critério. Lembre que vocẽ está com suas datas ainda bloqueadas não sendo possível ter novas consultas.

 

 

"a) Devemos reembolsar? Mesmo sendo a política rigorosa, afinal a hóspede acabou não utilizando o espaço em todos os dias, porém a reserva não foi cancelada até o momento e nosso espaço está bloqueado nestas datas."

 

Veja que, pelo o que vocẽ descreveu, não houve transparência da outra parte e você está sendo impedido de ter seu dias livres para novas reservas.

 

 

"b) Qual o procedimento para este tipo de reserva quando é para terceiros, o que o Airbnb orienta nestes casos, devemos aceitar ou não?"

 

Apesar de ser para terceiros, a responsabilidade do Hóspede é a mesma como descrito no item 11.1 dos Termos de Uso

 

 

"c) Existe algum espaço/local/procedimento para registrar este ocorrido (tipo um boletim de ocorrências), pois não ficamos confortáveis com a situação."

 

Sim, ele existe e se chama "Comentários". Ao final do check-out você terá a oportunidade de expor o seu lado da história, pois com certeza ela irá expor o lado dela. Lembre que também é possível fazer um única réplica aos Comentários. Sugestão: seja honesto e educado em seu Comentário.

 

Espero ter ajudado.


Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Oi Ricardo, obrigado pelo retorno.

Sobre o reembolso, entendo que não tenho obrigaçao nenhuma em aceitar, pois além da política rigorosa me dar respaldo, a hóspede não cancelou/alterou a reserva até o momento, deixando meu imóvel bloqueado. Nossa preocupação é muito mais ética, pois afinal ela acabou não utilizando o espaço por todo período.

 

Sobre o relato, sim deixaremos o registro na avaliação da forma mais honesta e educada, mas o nosso desejo era comunicar ao Airbnb o fato deixando um registro do ocorrido (algo mais formal mesmo) e não só como comentários.

 

Sobre a hospedagem para terceiros, confesso que não achamos correto e seria muito mais adequado se o Airbnb pensasse sobre um perfil para esta finalidade, verificando a documentação dos terceiros previamente, talvez um perfil de PJ ou algo do tipo. Como nossa experiência não foi das melhores, não creio que voltarei a receber hóspedes nestas condições, mas entendo que cabe a cada anfitrião decidir o que é melhor.

 

Mais uma vez, obrigado pelo seu comentário.

Abs.

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Alexandre235

 

"Sobre o reembolso, entendo que não tenho obrigaçao nenhuma em aceitar, pois além da política rigorosa me dar respaldo, a hóspede não cancelou/alterou a reserva até o momento, deixando meu imóvel bloqueado. Nossa preocupação é muito mais ética, pois afinal ela acabou não utilizando o espaço por todo período."

 

Entendo suas ponderações. Mas veja que até o presente momento o seu espaço está a disposição do Hóspede. Se ele não o utiliza é responsabilidade dele. Do seu lado, você está fazendo sua parte.

 

"Sobre o relato, sim deixaremos o registro na avaliação da forma mais honesta e educada, mas o nosso desejo era comunicar ao Airbnb o fato deixando um registro do ocorrido (algo mais formal mesmo) e não só como comentários."

 

Entendo que o Comentário seja o caminho ideal por que ele é público. Além de notificar o Airbnb, você dará oportunidade no futuro de outros Anfitriões avaliarem ou não a hospedagem para este Hóspede em particular.

 

"Sobre a hospedagem para terceiros, confesso que não achamos correto e seria muito mais adequado se o Airbnb pensasse sobre um perfil para esta finalidade, verificando a documentação dos terceiros previamente, talvez um perfil de PJ ou algo do tipo. Como nossa experiência não foi das melhores, não creio que voltarei a receber hóspedes nestas condições, mas entendo que cabe a cada anfitrião decidir o que é melhor."

 

A partir do momento que o Hóspede se responsabiliza pelo convidado, é dele o cuidado de saber quem está mandando para seu espaço. Basta uma avaliação negativa para ele ter mais cuidado no futuro.

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias