cancelamento

Respondido!
José-Mauricio0
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

cancelamento

Há alguns dias uma hóspede da França pediu uma reserva para dez dias em fevereiro de 2018.

Não me lembrava do prazo em que se permite fazer reservas (ainda não pensava em 2018), e não tenho atualizado os preços do quarto que alugo para a alta temporada (carnaval). Agora em agosto estou utilizando o "preço inteligente" do Airbnb, impraticável na alta temporada.

Assim que vi o pedido enviei um e-mail para a hóspede, explicando a situação e alertando que os preços seriam outros. O site do Airbnb me orientou (acho eu, pois é um pouco confuso) a cancelar a reserva. Depois me pediu que eu me dirigisse à hóspede e pedisse que ela fizesse a cancelação. Isso fiz, mas a resposta não me chegou. 

Agora cada vez que abro o painel recebo constantes mensagens de que procedi mal e ameaças de punições.

Qual foi o crime que cometi? Meus hóspedes me elogiam, utilizo o preço inteligente, a reserva instantânea, aceito baixar os preços pela recomendação do Airbnb e com tudo isso passei de anfitrião exemplar a vilão.

Vocês podem me dar uma assessoria (com uma pessoa física, humana) sobre reservas e preços que contemple todas essas questões e dúvidas? Cada vez que peço um esclarecimento me remetem a um setor de perguntas frequentes que nunca representam o que necessito saber.

Com que antecipação preciso renovar preços no calendário? Como não aceitar uma reserva sem ter que cancelar? Quantas datas especiais (eventos, por exemplo) posso marcar no calendário, com preços reais, que não sejam afetadas pelo preço inteligente ou pelos preços sugeridos (estes têm limite de tempo?)?

Agradeço orientação clara sobre o tema. Estou preparando outro quarto para alugar e desejo faze-lo com tranquilidade.

Obrigado pelo pronto retorno,

Atenciosamente,

José ***

1 Melhor Resposta
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@José-Mauricio0

 

Manter o calendário atualizado é de responsabilidade do Anfitrião, bem como ter conhecimento das penalidades em casos de cancelamento da reserva.

 

Vale a pena ler os dois links abaixo:

 

https://www.airbnb.com.br/help/article/37/how-do-i-manage-my-pricing-on-my-calendar

 

https://www.airbnb.com.br/help/article/990/i-m-a-host--what-penalties-apply-if-i-need-to-cancel-a-re...

 

A disponibilidade de datas para reservas pode ser configurada em seu anúnio para 3 meses, 6 meses, 12 meses ou todas as datas futuras.

 

https://www.airbnb.com.br/help/article/447/how-do-i-set-dates-as-available-or-blocked-on-my-calendar

 

As mensgens que você está recebendo é consequência de cancelamentos. Elas são apenas avisos. É só ficar atento e configurar corretamente seu anúncio.

 

Na verdade você não comenteu crime algum. Apenas o Airbnb precisa ser um ambiente seguro para se trabalhar, no caso, fazer reservas. Imagina se todo cancelamento não gerasse uma penalidade para o Anfitrião. Que segurança o Hóspede teria em alugar um espaço no Airbnb e ter a reserva cancelada na véspera?

 

"Com que antecipação preciso renovar preços no calendário?"

 

Isto depende de como você configurou a disponibilidade de reservas em seu calendário (3, 6 ou 12 meses). Na verdade você define seu preço e atualiza o calendário. Se em determinado momento você acha que o preço não reflete mais a demanda, você pode atualizá-lo a qualquer momento.

 

"Como não aceitar uma reserva sem ter que cancelar?"

 

Partindo do pressusposto que se você disponibilizou seu espaço para reservas no Airbnb, entendo que fica um pouco sem sentido falar em "não aceitar reserva".

 

"Quantas datas especiais (eventos, por exemplo) posso marcar no calendário, com preços reais, que não sejam afetadas pelo preço inteligente ou pelos preços sugeridos (estes têm limite de tempo?)?"

 

Você pode marcar quantos eventos assim o desejar.

 

O uso do Preço Inteligente, bem como o uso das sugestões de preço, não são obrigatórios.

 

O que acontece é que a maioria dos Hóspedes ainda não entendeu como o Preço Inteligente funciona. Como usam de forma equivocada, acabam achando que ele não funciona. :o(

 

Sobre a sugestão de preços, como o próprio nome diz, é uma sugestão. ;o)

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Exibir Melhor Resposta no post original

1 Resposta 1
Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@José-Mauricio0

 

Manter o calendário atualizado é de responsabilidade do Anfitrião, bem como ter conhecimento das penalidades em casos de cancelamento da reserva.

 

Vale a pena ler os dois links abaixo:

 

https://www.airbnb.com.br/help/article/37/how-do-i-manage-my-pricing-on-my-calendar

 

https://www.airbnb.com.br/help/article/990/i-m-a-host--what-penalties-apply-if-i-need-to-cancel-a-re...

 

A disponibilidade de datas para reservas pode ser configurada em seu anúnio para 3 meses, 6 meses, 12 meses ou todas as datas futuras.

 

https://www.airbnb.com.br/help/article/447/how-do-i-set-dates-as-available-or-blocked-on-my-calendar

 

As mensgens que você está recebendo é consequência de cancelamentos. Elas são apenas avisos. É só ficar atento e configurar corretamente seu anúncio.

 

Na verdade você não comenteu crime algum. Apenas o Airbnb precisa ser um ambiente seguro para se trabalhar, no caso, fazer reservas. Imagina se todo cancelamento não gerasse uma penalidade para o Anfitrião. Que segurança o Hóspede teria em alugar um espaço no Airbnb e ter a reserva cancelada na véspera?

 

"Com que antecipação preciso renovar preços no calendário?"

 

Isto depende de como você configurou a disponibilidade de reservas em seu calendário (3, 6 ou 12 meses). Na verdade você define seu preço e atualiza o calendário. Se em determinado momento você acha que o preço não reflete mais a demanda, você pode atualizá-lo a qualquer momento.

 

"Como não aceitar uma reserva sem ter que cancelar?"

 

Partindo do pressusposto que se você disponibilizou seu espaço para reservas no Airbnb, entendo que fica um pouco sem sentido falar em "não aceitar reserva".

 

"Quantas datas especiais (eventos, por exemplo) posso marcar no calendário, com preços reais, que não sejam afetadas pelo preço inteligente ou pelos preços sugeridos (estes têm limite de tempo?)?"

 

Você pode marcar quantos eventos assim o desejar.

 

O uso do Preço Inteligente, bem como o uso das sugestões de preço, não são obrigatórios.

 

O que acontece é que a maioria dos Hóspedes ainda não entendeu como o Preço Inteligente funciona. Como usam de forma equivocada, acabam achando que ele não funciona. :o(

 

Sobre a sugestão de preços, como o próprio nome diz, é uma sugestão. ;o)

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias