cobrança cancelamento

Carolina54
Level 2
São Paulo, Brazil

cobrança cancelamento

Captura de Tela 2016-06-20 às 16.20.17.pngEstou com um problema relacionado a uma cobrança indevida de uma taxa de cancelamento ocorrida hoje. Devido a problemas do hóspede cancelei a reserva de 1 dia de Edson Luiz, o qual já havia anunciado que caso eu não pudesse recebê-lo 2 dias (ele havia reservado somente 1 e o meu calendário já estava ocupado para o dia seguinte) ele mesmo cancelaria a reserva. Eu estava tranquila em relação a cancelamentos pois como meu anúncio estava como reserva instantânea quando Edson reservou e sabia que anúncios com reserva instanêa teriam 3 cancelamentos sem cobrança de taxa e fiz o "favor"de cancelar a reserva do hospéde pois sabia que não seria cobrada. Então hoje quando deveria receber o pagamento de 5 diárias do hospéde que entrou no domingo (dia que não estava disponível para Edson Luiz), houve uma cobrança exorbitante de 90% da reserva indicada como "TAXA DE CANCELAMENTO". Estou muito insatisfeita e quero urgentemente o reembolso do meu dinheiro.

4 Respostas 4
Bárbara5
Level 10
Gramado, Brazil

Oi @Carolina54

Mesmo tendo reserva instantânea, não é qualquer caso que você pode cancelar a reserva. Essa regra de 3 cancelamentos por ano, sem penalidades, só se aplicam se você não se sentir confortável como o hóspede (imprecisões no calendário não entram nesse quesito). Segue abaixo a explicação que eu busquei na Central de Ajuda:

Anfitriões que usam a Reserva Instantânea podem cancelar até 3 vezes sem penalidades caso tenham algum receio com o comportamento do hóspede. Essa política não cobre imprecisões no calendário, confusões envolvendo preços e disponibilidade e circunstâncias atenuantes.

Se você for um anfitrião com a Reserva Instantânea ativada e tiver algum receio sobre o comportamento de um hóspede:

• Acesse Suas Reservas e encontre a reserva que precisa cancelar 
  • Clique em Alterar ou Cancelar
  • Selecione “Não me sinto à vontade com o comportamento do hóspede”
  • Forneça um motivo para o cancelamento

Assim que você concluir essas etapas, as penalidades de cancelamento do anfitrião por essa reserva serão suspensas e ajudaremos seu hóspede a encontrar outro lugar para ficar.

Se faltar menos 24 horas para o check-in, entre em contato conosco ao invés de seguir as etapas acima.

Observação: o cancelamento da Reserva Instantânea pode ser usado no máximo 3 vezes por ano. Essa exceção se aplica apenas às Reservas Instantâneas e não pode ser usada por qualquer outro motivo de cancelamento.

* No seu caso o hóspede deveria ter cancelado, não você. Talvez entrando em contato com o airbnb, e explicando esse "mau entendido" você consiga reverter isso. Boa sorte.

Bárbara

Claudio38
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Bárbara5

A sua resposta me gerou uma dúvida a respeito da taxa de cancelamento.

Eu havia entendido que quando cancelasse um hóspede sem motivo justificado (ou algum motivo que não fosse aceito como justificativa) a penalidade seria desde o bloqueio no calendário para aqueles dias cancelados (suspensão) a até a exclusão do AIRBNB.

Todavia, pela sua resposta, deu a entender que recai uma espécie de multa em cima dos pagamentos a serem recebidos até mesmo de outras acomodações. Está correto isso?

Se por ventura acontecer um impreviso num apartamento com boa rotatividade meu e eu tiver que cancelar a hospedagem de alguns hóspedes e o motivo não for aceito pelo AIRBNB vou acabar é não recebendo nada de outra acomodação com bem menos rotatividade, ou seja, se cancelar lá vou acabar hospedando de graça no outro local.

Claudio Correia
Prazer em receber bem!

Oi @Claudio38

Segue abaixo a explicação sobre as penalidades:

Como funcionam as penalidades de cancelamento do anfitrião?

Cancelamentos atrapalham os planos dos hóspedes e acabam afetando a confiança na comunidade do Airbnb. Por conta disso, nós aplicamos as penalidades apresentadas a seguir em cancelamentos feitos por anfitriões.

Taxas de cancelamento

Mais de 7 dias antes do check-in: a taxa de cancelamento será suspensa em seu primeiro cancelamento dentro de um período de 6 meses. Depois disso, você receberá uma cobrança equivalente a $50 dólares americanos a cada cancelamento adicional dentro desse período de 6 meses.

Faltando menos de 7 dias para o check-in: o Airbnb cobra uma taxa equivalente a $100 dólares americanos por qualquer reserva cancelada a menos de 7 dias do check-in.

Deduziremos eventuais taxas de cancelamento aplicáveis do seu próximo pagamento automaticamente.

Outras penalidades
  • Comentários automáticos: um comentário automático será publicado no perfil do seu anúncio indicando que você cancelou uma das suas reservas. Esses comentários não podem ser removidos, mas você sempre tem a opção de escrever uma resposta pública para esclarecer por que precisou cancelar.
  • Calendário bloqueado/indisponível: seu calendário permanecerá bloqueado e você não poderá aceitar outra reserva para as mesmas datas da reserva cancelada.
  • Perda de elegibilidade para o status de Superhost: você não será mais elegível para ganhar o status de Superhost por um ano, a contar da data do seu cancelamento mais recente.
Somente para anfitriões com Reserva Instantânea

Anfitriões que usam a Reserva Instantânea podem cancelar até 3 vezes sem penalidades caso tenham algum receio com o comportamento do hóspede. Essa política não cobre imprecisões no calendário, confusões envolvendo preços e disponibilidade e circunstâncias atenuantes.

Se você for um anfitrião com a Reserva Instantânea ativada e tiver algum receio sobre o comportamento de um hóspede:

• Acesse Suas Reservas e encontre a reserva que precisa cancelar 
  • Clique em Alterar ou Cancelar
  • Selecione “Não me sinto à vontade com o comportamento do hóspede”
  • Forneça um motivo para o cancelamento

Assim que você concluir essas etapas, as penalidades de cancelamento do anfitrião por essa reserva serão suspensas e ajudaremos seu hóspede a encontrar outro lugar para ficar.

Se faltar menos 24 horas para o check-in, entre em contato conosco ao invés de seguir as etapas acima.

Observação: o cancelamento da Reserva Instantânea pode ser usado no máximo 3 vezes por ano. Essa exceção se aplica apenas às Reservas Instantâneas e não pode ser usada por qualquer outro motivo de cancelamento.

Circunstâncias atenuantes

Exceto em casos de circunstâncias atenuantes, não há exceções para esta política de cancelamento do anfitrião.

@Claudio38 tudo bem? Realmente será cobrado uma taxa de 50 ou 100 Dólares , antes ou depois dos sete dias.

Att, Lucio Henrique.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias