problemas com o condomínio

Mauricio52
Level 1
Florianópolis, Brazil

problemas com o condomínio

Boa tarde colegas.

Sou anfitrião da airbnb aqui em Florianópolis desde setembro e já aluguei meu apartamento por 5 vezes, sempre com muita sorte e tranqulidade com meus hóspedes.

O síndico do meu condomínio, contudo, me notificou e há poucos dias aplicou multa alegando que não posso alugar meu apartamento por diária. Uma atitude ilegal porque o regimento interno não proíbe (e nem poderia) restringir o aluguel, inerente ao meu direito de propriedade, sendo certo que o caso não se confunde com "manter pensão" no condomínio.

Já escrevi à airbnb, mas não obtive resposta. Entrei com ação judicial no juizado de pequenas causas questionando a medida e a anulação da multa.

Algum(a) colega já enfrentou problema parecido? Tem alguma dica para me ajudar?

Um abraço.

Mauricio ***

17 Respostas 17
Natália2
Level 10
Canela, Brazil

@Mauricio52

Vi mais informações sobre isso num grupo que participo no facebook, chamado "Airbnb Brasil".

Se você tem facebook, entre nesse grupo e digite no campo de busca do próprio grupo a palavra condomínio. Acho que poderá te ajudar.

Boa sorte

Mauricio52
Level 1
Florianópolis, Brazil

Obrigado pela dica.

um abraço.

Mauricio.

Monica200
Level 2
Vitoria, BR

segue em anexo link de 

Liminar impede condomínio de proibir aluguel de imóvel por temporada http://www.conjur.com.br/2017-fev-18/liminar-impede-condominio-proibir-aluguel-imovel-temporada?utm_...

Jade29
Level 2
São Paulo, Brazil

Mauricio, vc conseguiu resolver? estou com o mesmo problema e gostaria de saber como vc resolveu. Agradeco se puder ajudar.

Jade

Marina196
Level 1
São Paulo, Brazil

Olá Mauricio,

Estou com um problema semelhante aqui em São Paulo. Alugo meu apartamento pelo airbnb desde outubro de 2016, e agora o condominio aprovou em assembleia que eu devo apresentar com 2 dias de antecedência a entrada do hospede um contrato ao condomínio COM FIRMA RECONHECIDA das partes, para que eles autorizem a entrada dos hospedes. Pensei em adotar um modelo de contrato simples, fazendo referencia ao site airbnb e suas politicas, reconhecer a minha firma....alguem tem alguma exigencia semelhante e poderia me enviar algum modelo? Alguem sabe como posso obter suporte do aribnb para isto?

Acabei de ser abordo por um morador, querendo reunião para me proibir de alugar, eu sou locatário. Como o ap tem 3 quartos eu alugo outros dois. 

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Rafael450

Qual seria o argumento para proibir algo que é garantido pela Constituição?

Ricardo

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Olá @Marina196  !

Boa tarde,

Nooossa que péssimo esta hostilidade com você, heim ?

Por favor, você nos atualizar como terminou a sua história ? Também estou tendo dificuldades com o meu condomínio.

Muito obrigado, Patrícia.

Aline89
Level 2
Brasília, Brazil

Olá pessoal,

Também estou tendo este problema... alguém já conseguiu encaminhar algo neste sentido??

Gisleni0
Level 2
São Paulo, Brazil
Andréa35
Level 2
Maringá, Brazil

Olá, recebi uma notificação no meu condomínio e não posso mais hospedar também. Estava me ajudando bastante essas hospedagens... alguém já entrou com advogado? será que a justiça ficará ao nosso lado? Meus hóspedes nunca deram trabalho algum ao condomínio. Eles só queriam um lugar mais barato para se hospedar, visto que vinham à cidade para congressos, cursos...

Obrigada pelas informações Ricardo....

acredito que eu precise contratar um advogado... como já recebi notificação, se eu desobedecer, serei multada. É uma pena... pois como já li em alguns posts, o hóspede do Airbnb é o que menos vai dar problema a um condomínio. Fui tão abençoada com meus hóspedes que só tenho elogios para eles... mas vou procurar meus direitos.

Gostaria muito de continuar no Airbnb

O escritório que faz a contabilidade do meu prédio, inclusive, pediu para eu tirar meu anúncio da plataforma...

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Andréa35

Você já perguntou ao escritório de contabilidade se esta proibição está em conformidade com a Legislação?

Pelo o que sei o Art 48 da LEI No 8.245, DE 18  DE OUTUBRO DE 1991 lhe permite fazer justamente o que você está fazendo.

Outro ponto é verificar se esta proibição foi aprovada em assembléia com quórum mínimo necessário como prevê a legislação. Caso contrário esta notificação não tem valor algum.

Mas procure um advogado para ter seus direitos garantidos.

Ricardo

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias