Acidentes de patinete, bicicletas jogadas pela cidade, assaltos aos motoristas de aplicativos em condições precárias de renda, ciclistas e motoboys em condições análogas à escravidão entregando as comidinhas dos apressados por aí. Toneladas de plástico e papelão produzidas pela "economia da preguiça" estabelecida.
E Airbnb. Esse jeitinho precário de fazer a conta da viagem caber no bolso.
Hoje, eu e meus vizinhos passamos por um arrastão. Uma unidade vizinha à minha onde funcionava um Airbnb recebeu os criminosos. A situação foi assustadora, meu apartamento foi deixado de lado por ter aquela chave tetra em cima (e em uso!!! Usem chave tetra!!!).
Tudo isso é mais uma situação gerada pela falta de regulação e controles precários para o funcionamento dos tais novos negócios. Será que estou sensibilizado demais por morar muito no centro de tudo? Aqui na Paulista e região, motoboys têm feito das ruas pistas de corrida para a entrega express do sushi aleatório de alguém. Dois meninos de rua brincam com patinetes. Mais à frente vejo uma bateria de um desses patinetes violada e descartada em um arbusto. Um vizinho em situação de desemprego já perdeu dois celulares atuando como motorista de Uber, 99 e Cabify. "Já está na conta", diz ele. "Uber rouba mais. Mas os demais aplicativos também são perigosos".
E AGORA O ARRASTÃO
Já que todos esses serviços da "Nova economia da preguiça e da avareza" estão aí e fazemos uso deles (Uber, 99, Yellow, Airbnb...), que tenhamos ao menos a CONSCIÊNCIA DA FRAGILIDADE das relações estabelecidas dentro dessas "novas maneiras de trocas".
Digo dessa maneira, amigos, pois depois de um arrastão assustador e passando a manhã com inquérito policial, é preciso refletir e reavaliar aquilo que já consideramos dentro da normalidade em nosso dia-a-dia. Questionem. Questionem tais empresas e Startups sempre. Elas precisam trazer respostas para combater os novos perigos.
- Não entrem avoados em carros de aplicativos.
- Não peçam a pizza da pizzaria do outro lado da rua
- Não andem de patinete se não sabem como o troço funciona
- Não recebam qualquer um nas facilidades da reserva instantânea. Aqui deu ruim!
Não se acostumem com a economia da preguiça e da avareza.
O Airbnb está proibido em meu condomínio até segunda ordem. E isto é um alívio que eu não sei como explicar. Mas é um grande alívio.
Se cuidem! Aqui foi por pouco! Abraços saudosos.
Pedro