Avaliações ou DETONAÇÕES???!!!

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Avaliações ou DETONAÇÕES???!!!

Gente, novamente fui prejudicada por uma avaliação baixa!!!
A Ypotyra, minha acomodação que mais tem procura, teve novamente sua nota rebaixada, dessa vez não por retaliação, mas por algo bem peculiar e insensato.

O hóspede fez mil elogios durante a estadia e outros tantos no comentário, no entanto deu 3* para Localização e 4* na Classificação Geral.
Faz algum sentido isso???!!!

 

O que o Airbnb orienta sobre avaliação da Localização 👇🏻
"Localização. O hóspede foi informado sobre segurança, transporte, pontos de interesse e considerações especiais, como ruído ou outras situações que possam afetar a estadia?"

 

O mais espantoso da situação é que está tudo devidamente informado no anúncio e o próprio hóspede faz essa afirmação no comentário quando diz:
"Assim que confirmamos a estadia recebemos muitas informações sobre o local, o que fazer lá e como chegar à cabana.
Tudo muito bem explicado nos mínimos detalhes. A anfitriã é extremamente atenciosa"

 

O que explica então dar 3* na "Localização", se ele diz que tudo foi explicado nos mínimos detalhes???!!!

E ligando para o Suporte, ouço do atendente que o hóspede pode ter se enganado, que costuma acontecer.
Então uma das ferramentas mais importantes da plataforma é falha o suficiente pra permitir que haja "enganos" e, como consequência, que o anfitrião seja prejudicado???!!!E eles não podem apagar a avaliação pois não fere a Política de Avaliação.
Mas fere o anfitrião e todo um bom trabalho e dedicação.
Mas pelo visto isso não importa.

Apesar de dizer que primam por Avaliações justas e isentas, não apagam, mesmo estando claro a incoerência da avaliação. 

Não existe nenhum mecanismo que corrija esta incoerência.

Esse quesito da Avaliação (Localização), já foi alvo de um post aqui aqui mesmo na CC, pelo fato de ser um item que gera interpretações equivocadas no momento da avaliação.
Na verdade toda a Avaliação em si já foi alvo de inúmeros posts relatando falhas e seu uso para retaliação por aqueles de má fé com o consequente prejuízo ao anfitrião, não raras vezes com até a perda do seu status de Superhost. 
E nada muda...

101 Respostas 101
Loni56
Level 10
Santa Catarina, Brazil

@Laura @Denise583 

Bom dia amadas

entrando na conversa

então tive 4 em localização  n 102

se todos os 4 apartamentos estão no mesmo prédio

mesma localização 

da para entender isso

e n 101 uma vez custo e benefício

porque não tem uma ducha higiênica,e torneira com filtro

isso não é nem pedido no site!

a ducha como já mencionei aqui

no 102 outro de 3 em custo benefício agora recente por ter esquecido do detergente como já mencionei

no 103 

uma deu 4 em limpeza

se meus apartamentos e roupa de cama loucas banheiro tudo super limpo

acho errado

simplesmente detonar

em vez de apontar o erro 

isso é algo para questionar no airbnb

🤔

 

 

Querida @Loni56 

Muito que me solidarizo com você. 

Sabemos da sua luta, dos seus cuidados e dedicação.

Ver sua nota despencar por itens que nunca estiveram anunciados, questões devidamente esclarecidas no anúncio. 

Sei como dói, viu? Como é desestimulante...

Não sei se estou enganada, vc era Superhost?

Essas notas te fizeram oerder o título?

 

Loni56
Level 10
Santa Catarina, Brazil

não querida @Denise 

não foi as notas foi porque não tinha locações suficiente 

tem q tem 

10 locações ou 100 noites

também acho errado

Porque o ano todo tentei alugar e não tinha nem consulta

vc lembra o quanto reclamei

então este ano se não melhorar vai para o mesmo caminho

Obrigada amada Denise bjss

Querida @Loni56 

Vc apontou uma situação bem complexa que eu não havia me atentado. 

Concordo com vc qto a essa coisa de 10 locações ou 100 noites.

Uma coisa é vc não ter o número mínimo de locações porque negou consultas ou pedidos, outra bem diferente, é não ter procura.

Acho mesmo que deveria haver uma deferenciação.

Na essência, vc deixou de ser aquela anfitriã cuidadosa e dedicada por conta disso?

Deixou de ser uma verdadeira Superhost?

Não, né? 

 

Sem contar que, em que o a perda do título ajudará a que vc receba mais reservas?.

Em nada, né, muito pelo contrário. 

Sabemos que o selo Superhost é um dos filtros das Buscas e que muitos, por segurança, fazem uso.

Muita coisa precisa ser revista pelo Airbnb.

A conta só aumenta...

Loni56
Level 10
Santa Catarina, Brazil

@Denise583amada isso acho que é uma dos pontos q tem que ser questionada a Denise 100 avaliações de 5 estrelas 

vem um e da 3 as 100 cai por terra!!

a Loni faz tudo pelos hospedes e elogiada o tempo todo pela plataforma

se esforçou

gastou o que não tinha para melhora e ter reservas 

e nada de procura e nem reservas durante  9 meses

e questionando o tempo todo 

e simplesmente fui cortada!!!

e este ano está indo pelo mesmo caminho

Não sei o que vai ser

alguém tem q fazer alguma coisa bjsss 

Concordo querida @Loni56 

Já falei tanto, mas tanto sobre isso, sei que já tô até chata.

Mas é inadmissível que o Airbnb tenha ferramentas e configurações que, ao invés de alavancar, estimular, proteger, enfim, melhorar não somente a funcionalidade mas, sobretudo, as relações empresa x "parceiros", insiste num modelo comprovadamente lesivo e injusto.

Não é de admirar no artigo que a Laura postou recentemente sobre estatística dos hóspedes e anfitriões, estar lá, bem representativo, a porcentagem sobre as avaliações 👇🏻

️ Em relação às avaliações, quase metade desses (47%) tiveram avaliações entre 4.81 e 5 estrelas.

 

Ou seja, menos da metade conseguem nota superior a 4,81. 

AIRBNB, SERÁ QUE ISSO NÃO SERVE COMO UM INDICADOR DE ALERTA???!!!

 

E pra nós, membros mais antigos, fica ainda pior pois sabemos que não era assim. O Airbnb cresceu por ofertar um modelo diferenciado mas, sobretudo, pelo cuidado e atenção que havia com a funcionalidade da plataforma, seus membros e "parceiros".

Agora, essa coisa de PARCERIA, há muito virou pó...

 

Para quem quiser conferir, o artigo é esse 👇🏻

https://community.withairbnb.com/t5/Otimize-seu-an%C3%BAncio/Dados-e-caracter%C3%ADsticas-dos-anfitr...

 

Bjcão 💋 minha linda

 

 

Loni56
Level 10
Santa Catarina, Brazil

Valeu @Denise583 

Feliz dia da 👩‍⚕️ 

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Cumadi @Laura 

A nota 4 foi dada na nota geral (porque há as notas dos quesitos + a nota geral). Todas baixam a nota da acomodação, mas somente a geral é contabilizada para os quesitos de Superhost.

Esse que me deu 4 na nota geral, foi o mesmo sem noção do Honda Fit que me deu 3 na "Localização".

Isso foi na primeira semana de Agosto do ano passado, pouco antes da sua visita à Carrancas. 

No comentário público teceu altos elogios mas, no privado, deixou bem claro sua insatisfação, por situações devidamente claras no anúncio, e por isso, deu as notas baixas.

Reclamou até da baixa pressão do chuveiro (?), coisa que nenhum outro hóspede mencionou.

Uma verificação rápida do anúncio, por parte de algum atendente do Airbnb, confirmaria a falácia da avaliação. 

Mas nem se dão ao trabalho...

Não lembro exatamente pra qto baixou a nota da acomodação à época, mas conforme vc vai recebendo mais 5*, ela vai subindo; só que a passo de lesma 😭.

Para mim, que tenho um número considerável de avaliações, essa nota meio que se diluiu; mas pra quem tá começando, é o suficiente pra levar abaixo do mínimo necessário para o Superhost.

 

A armadilha está justamente aí!!!

Além do Airbnb não fazer a apuração da veracidade das informações, ele só analisa o que está no comentário, para uma possível retirada da avaliação. 

Como ja dito por mim exaustivamente, o hóspede pode "dourar" a pílula nos comentários e arrasar com vc nas notas, que o Airbnb nem vai olhar.

 

Segue abaixo um print da avaliação em questão.

Leia e me diga se faz algum sentido???!!!

 

Já passou do tempo disso ser revisto e corrigido!!!

 

 

Screenshot_20230302-090148_Airbnb~2.jpgScreenshot_20230302-090137_Airbnb~2.jpg

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Na avaliação ele falou super bem e até pareceu bem ponderado em relação à estrada também @Denise583 !

 

Realmente na avaliação privada é que ele mencionou oque achou que podia melhorar, e acho que ele deve ser o tipo de hóspede qe acha que as estrelas são referentes às de hotel, porque um hotel 4 estrelas é ótimo, mas essa classificação para o anfitrião já faz cair bastante a nota, mesmo com a quantidade de avaliações 5 estrelas....

Você sabe quantas são necessárias para voltar à nota máxima?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

Então cumadi @Laura 

Ele usou o comentário privado e a nota para me punir por algo do qual não tenho controle (a estrada) e que está devidamente informado no anúncio. 

Se não queria meter seu Fit no barro e água quente full time na banheira, que escolhesse outra acomodação que melhor lhe atendesse.

No comentário público, que é o analisado pelo Airbnb, foram só elogios.

Se bem que nesse caso, mesmo que fosse no público, o Airbnb entenderia que "não fere a Política".

Na prática, mentiras são permitidas!

 

Em relação ao cálculo das notas, ocorre é que é desleal e uma rasteira no anfitrião. 

Veja que as notas (estrelas) para o hóspede avaliar, vão de 1 a 5 com números inteiros, não fracionados.

Porém, a verdade é que essa nota é fracionada em duas casas decimais (nem ao menos em uma).

Observou que a nota da Ypotyra está em 4,99?

Para o hóspede a diferença entre 3, 4 ou 5 lhe parece ser apenas 1 ponto, quando na verdade represente 1,00, ou seja, cem centésimos. 

Quando ele decide dar 4 no lugar de 5, ele não sabe, mas está nos baixando cem centésimos.

E cem centésimos demora MUUUUUUUUUUUUITO pois a média é calculada em cima de CADA UNIDADE DE CENTÉSIMO.

Tira-se de uma tacada só, 100 centésimos, no mínimo; mas pra subir, vai 1 centésimo por vez.

Por isso costumo dizer "RÁPIDO PRA TIRAR E LENTO PRA REPOR".

 

Percebe que é mais uma pegadinha e casca de banana que o Airbnb pratica, entre tantas outras?

 

Por isso, ao mesmo tempo que sou grata e elogio o que está correto, uso do mesmo princípio pra denunciar e cobrar resoluções, pois a balança, há muito está desfavorável para o anfitrião.

É isso...

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Entāo para a nota subir tem que ter cem notas 5 estrelas para balancear a nota 4 @Denise583 ?

Então oque acontece com quem dá uma nota de 3 estrelas? Precisa de duzentas avaliações de 5 estrelas? 

Ou eu to pirando? 🧐

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

É bem por aí cumadi @Laura 

Somente uma nota superior ao que teve, fará subir o total. Mais uma nota 4 fará baixar mais a nota, uma 3 fará baixar ainda mais.

E se o primeiro 4 foi suficiente pro anfitrião perder o título de Superhost, ele pode levar anos pra recuperá-lo ou nunca recuperar, uma vez que a avaliação é trimestral. 

E isso é muito desestimulante pois, do modo como a ferramenta de Avaliação se aplica, o anfitrião está na mão do hóspede inescrupuloso. 

E inescrúpulos, mentiras, injustiças e demaisnão são eletivas para apagar a avaliação pois não ferem a Política de Avaliações.

Não adianta sua dedicação e um bom trabalho se um hóspede ficar bravinho porque seu Fit sujou de terra, não encontrou detergente ou não tinha cavalos na propriedade.

Entende o porquê uma vez me referi que as Avaliações são como uma faca pendente sobre a cabeça do anfitrião?

Além do desestímulo, traz insegurança e desapontamento. 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Imagino super @Denise583 !

É aquela coisa de achar que está abafando e ser surpreendido por uma rasteira dessa do hóspede que não entendeu de fato como funciona as avaliações....

Mas mesmo tirando as estrelas e ficando só a avaliação escrita em si, o hóspede inescrupuloso vai continuar podendo usar essa ferramenta para mentir, exagerar ou deturpar informações, não?

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Denise583
Level 10
Carrancas, Brazil

É mais que isso, cumadi @Laurae

É vc fazer tudo certinho, seguir as recomendações, termos e regras do Airbnb e depois levar uma rasteira dessa.

 

Qto à sua pergunta final, ai depende cumadi.

Infelizmente há outra "pegadinha" do Airbnb nesta questão. 

Os comentários muito nos prejudicam contudo, a eles, podemos refutar e deixar registrado nossa versão, além de serem visualizados somente após se abrir o anúncio. 

Já as notas "estelares", essas prejudicam muito mais pois, além daquela coisa insana de "avaliação objetiva pra um critério subjetivo" e de serem confundidas com a avaliação de hotelaria, já está de cara no anúncio "qualificando" sua acomodações nas Buscas e é ela que regula seu título de Superhost, cujo selo tbm já está no anúncio e é, inclusive, critério de filtro.

E a "pegadinha" adicional é o agravante de que, caso tenha sido usada como retaliação (agora um motivo eletivo para apagar a avaliação), o Airbnb não vai analisá-la pois só o fazem sobre o comentário, a exemplo do ocorrido com o hóspede do Honda Fit. Dourou a pílula no comentário público, mas usou sua "vingançazinha" nas notas, cujo critério não é analisado pelo Airbnb. 

Diante disso defendo que seja excluída toda a avaliação por nota, permanecendo apenas os comentários.

A eles, para mais precisão, poderão ser adicionados perguntas objetivas, a exemplo do que ocorre nas notas, cujas respostas ficariam visíveis junto ao comentário. 

Contudo é óbvio que, tanto o hóspede qto o anfitrião, poderão continuar a usá-la para mentir, aí o que falta é uma ação direta do Airbnb para "analisar a veracidade das informações", coisa que o Airbnb, não faz.

Se ele cria uma ferramenta, é imprescindível que medidas sejam tomadas para garantir seu bom uso.

O que não dá pra aceitar é que, em face da já amplamente comprovada ineficiência e má uso da ferramenta, ela permaneça perpetuando mais e mais injustiças e prejuízos.

E isso não ocorre somente com as Avaliações. 

Muita coisa precisa mudar!!!

Bjcão 💋

 

 

Laura
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

Não sei não cumadi, imagina o Airbnb fazer essa análise entre a avaliação do hóspede e do anfitrião, tendo que tomar um lado nessa história, sendo que muitas vezes não existe uma só versão não é? Além de muito custoso acho que a plataforma quer justamente se distanciar desse papel de "juiz", porque muitas vezes ninguém vai saber a verdade e ambos os lados estão certos ou errados, ainda mais com uma avaliação por escrito.....

Eu ainda penso que deve ter uma solução melhor, porque imagina o suporte ter que analisar isso toda vez?

Tudo bem que eles já fazem isso muitas vezes, mas acho que causaria um aumento muito grande da demanda da equipe do suporte, por isso até que eles tiveram a ideia de colocar o 'bot' pra resolver coisas mais simples. 

Isso vendo pelo viés totalmente empresarial, porque todas as empresas no geral estão migrando pra esse modelo " independente" de suporte, você não acha @Denise583 ? 

-----

 

Por favor consulta las Normas de la comunidad // Por favor consulte as Normas da comunidade

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias