Boletim de Alojamento - SEF

Carla3
Level 8
Lisbon, Portugal

Boletim de Alojamento - SEF

IMPORTANTE A LEITURA

 

————————

 

OBRIGAÇĀO DA COMUNICAÇÃO DE HÓSPEDES ESTRANGEIROS

 

Todas as pessoas que recebam cidadãos estrangeiros que paguem pela estada ficam obrigadas a comunicá-lo, no prazo de três dias úteis, por meio de boletim de alojamento, ao SEF.

 

Após a saída do cidadão estrangeiro do referido alojamento, o facto deve ser comunicado, no mesmo prazo, às entidades mencionadas. Pode optar-se, contudo, por colocar logo no primeiro envio a data prevista de check-out. Caso não haja nenhuma alteração, não será necessário proceder ao envio de novo Boletim de Alojamento.

 

————————

 

BOLETIM DE ALOJAMENTO

 

O boletim de alojamento destina-se a permitir o controlo dos cidadãos estrangeiros em território nacional.

 

Por cada cidadão estrangeiro, incluindo os nacionais dos outros Estados membros da União Europeia, é preenchido e assinado pessoalmente um boletim de alojamento, cujo modelo é aprovado por portaria do membro do Governo responsável pela área da administração interna.

 

Não é obrigatório o preenchimento e a assinatura pessoal dos boletins por ambos os cônjuges e menores que os acompanhem, bem como por todos os membros de um grupo de viagem, podendo esta obrigação ser cumprida por um dos cônjuges ou por um membro do referido grupo.

 

Com vista a simplificar o envio dos boletins de alojamento, os estabelecimentos hoteleiros e similares devem proceder ao seu registo junto do SEF como utilizadores do Sistema de Informação de Boletins de Alojamento (SIBA), por forma a poderem proceder à respetiva comunicação eletrónica em condições de segurança.

 

25 Respostas 25
Marta57
Level 2
Lisbon, Portugal

Boa tarde, sou nova na plataforma e gostava de saber se o airbnb tem alguma relação com as finanças.

ou em caso  um anfitrião que nao tenha feito os devidos descontos... como pode ser relacionado com as finanças?

Qual a multa no caso?

Existe alguma relação entre o airbnb e as finanças ou estas autoridades?

 

 

Boa tarde Marta,

 

Também gostaria de saber essa informação.

No entanto sei que as casas que são alugadas em Lisboa, o Airbnb, retem automaticamente a taxa de turista, e assim o anfitrião não tem que a pagar pois o proprio site retem e paga essa taxa à CM de Lisboa.

Mas deixo-lhe aqui o número de telefone de apoio do Airbnb, e depois se soubber a resposta agradecia que partilhasse.

Apoio airbnb: +351 30 880 3888.

 

Aguardo.

Cumprimentos,

Rita 

Carlos-De-Jesus0
Level 3
Galicia, Spain

Muito util.

Obrigado.

Keila0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

🙂 Veja quem está por aqui. @Carlos-De-Jesus0 🙂

Pedro253
Level 1
Lisbon, Portugal

Para cidadãos de paises onde vigore o acordo de schengen é tb necessário participar ao SEF?

 

Obrigado 

Paulo281
Level 1
Faro District, Portugal

 Sim, parece que é. Confesso que nunca o fiz por não saber como mas hoje quando eu próprio vou alojar-me num airbnb recebi esta mensagem, que presumo automática : 

 " Your check in date is getting close and we are excited for your arrival!

When you have a moment, please go to Accommodation Bulletin and fill out the form, so we can prepare your check-in.

Please let us know if you have any questions. We look forward to hosting you soon!

Safe Travels,

 

Olá Paulo Mestre,

A data do checkin aproxima-se. Quando tiver oportunidade, por favor vá a Accommodation Bulletin e preencha o formulário com os dados do checkin. "


Andrea886
Level 1
Lisbon, Portugal

Boa tarde,

 

não consegui esclarecer estas questões em nenhum dos doc e sites:

-tenho dois AL (moradas diferentes) tenho de fazer dois registos de unidade hoteleira no site do SIBA-SEF?

-no preenchimento onde diz "nome" este corresponde à UH e "nome comercial" ao nome afecto às finanças?

-o prazo legal de 3 dias uteis para a comunicação conta a partir do checkout? (ou a comunicação é: 3 dias uteis apos ceheckin e 3 dias após checkout?)

-além da comunicação online é necessario um dos hospedes (ex: o registado no site do airbnb) assinar algum doc/ boletim?

-não comuniquei (ainda não tinha o codigo de acesso ao SIBA) um casal que saiu à 10 dias atrás. Posso compensar este incomprimento sem penalização?

 

muito obrigada

Boa tarde,

 

sobre a 1 questão "tenho dois AL (moradas diferentes) tenho de fazer dois registos de unidade hoteleira no site do SIBA-SEF?" consegui apurar por telefone junto do SIBA que de facto se deve fazer 1registo UH por morada de UH.

Se os AL's são em moradas diferentes, tem de fazer 2 registos diferentes, variando depois o nr do alojamento e chave de autenticação no login.

Eusébio0
Level 2
Recife, Brazil

Sugiro vivamente esta Ferramenta gratuita para comunicação automática ao SIBA-SEF que encontrei através de uma pesquisa que fiz.
Estou a utilizar e é prefeita, porque envio previamente para os hóspedes e quando eles chegam os dados já estão todos formatados e são enviados automaticamente para o sistema. Muito bom.
https://www.homeit.pt/free-tools/boletim-alojamento-sef-siba/?pk_campaign=SEFtutorial&pk_kwd=fbhome

Olá Eusebio, eu estou a tentar utilizar esta ferramenta, mas não parece funcionar comigo. Tenho a configuração por web service bem feita no SEF mas os dados não estão a ser enviados.

 

Posso talvez estar a preencher mal os dados na configuração do excell mas não consigo entender bem ao que corresponde Codigo NIPC, Numero de ordem da unidade hoteleira e nome e abreviatura de nome da unidade hoteleira

é bom para todos, parece que a homeit tb recebe os dados de contato dos clientes 🙂

Eles estão simplesmente a partilhar um metodo fácil de como fazer, pode depois copiar o ficheiro para a sua drive e deixar de partilhar com os mesmos. é facil fazer o mesmo.

Boa tarde Fátima, Pode partilhar como deixou de se ligar ao Homeit, e como se ligou diretamente ao SEF? De facto é muito feio estarem a partilhar uma ferramenta que depois usa os dados privados de tereiros. Isto não se faz. Obrigado

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias