Conta de Energia Elétrica: principais discussões da Central da Comunidade

Online Community Manager em
London, United Kingdom
Online Community Manager
189 Visualizações

Oi pessoal,

Tenho lido no noticiário e aqui na comunidade sobre contas de energia estarem mais altas no Brasil. Fora as dúvidas frequentes de como repassar esse custo para o hóspede e melhores práticas que são amplamente discutidas por aqui.

Leia aqui o que já foi publicado na Central da Comunidade sobre contas de luz. Se tiver novas dúvida, inicie uma nova conversa para maior visibilidade.

Como vocês estão se adaptando ao aumento da conta de luz?

Compartilhe sua experiência nos comentários!

Abraços,

May

5 respostas

Re: Conta de Energia Elétrica: principais discussões da Central da Comunidade

em
State of Pernambuco, Brazil
Level 10

Olá  @May !

Bem pertinente essa discussão sobre cobrança do consumo da energia elétrica utilizada na hospedagem.

As altas dos preços, incluindo aí a energia elétrica, fez com que anfitriões passassem a cobrar o consumo de energia na estadia.

O Airbnb está se pronunciando em entrevistas em vários sites favoravelmente sobre a realidadele do anfitrião cobrar por fora o consumo de energia na hospedagem. 

Como exemplo, trazemos essa reportagem do UOL sobre o tema, mostrando a realidade insofismável da cobrança:

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/09/15/alta-da-conta-faz-proprietarios-aderirem-a-t...

Outros sites também abordam essa tendência que, ao meu ver, veio para ficar. 

Fabrício:)

em
Feira de Santana, Brazil
Level 1

Bom dia, sou anfitriã de um apartamento e Aracaju (Se), devido ao aumento das contas de energia e a tendência atual de estadias mais longas, quero cobrar o consumo de energia, tenho dúvidas de como fazer esse cálculo, alguém mais experiente poderia detalhar pra mim?

em
Level 10

Olá @Vivianne20 !

Não é complicado essa cobrança, veja o valor do kWh que vc paga em sua conta de luz, levando em conta: o valor do kWh que consta em sua conta de luz + taxas + impostos =  ao valor que vc deve cobrar pelo kWh nas reservas. 

Tal cobrança, obrigatoriamente, deve estar previstas nas regras da casa.

Eu coloco da seguinte forma:

"A energia elétrica é cobrada separadamente, no valor de R$ 1,00 (um) real o kWh consumido, pagos em dinheiro ou via pix, na saída. A medição do consumo será vista pelas partes no contador, no dia da entrada e no dia da saída."

Além de colocar a previsão de cobrança do consumo de energia nas regras da casa,  também coloco lá nas observações do anúncio, aquela parte que vc descreve o imóvel. 

Coloco assim: Cobramos pelo consumo de energia elétrica (Nas Regras da Casa falo como).

Level 2

Quando não aluga o espaço inteiro fica mais difícil essa cobrança, como fazer esse cálculo @Fabricio50 ?

em
Level 10

Olá @Shirlei2 !

Cada aparelho elétrico/eletrônico, certificado pelo INMETRO, vem com uma etiqueta mostrando o consumo de energia do aparelho,  daí vc faz os cálculos por quantas horas o hóspede usa, em média, tal aparelho. 

Por exemplo: em uma etiqueta mostra que o ar-condicionado em uma hora gasta 2 kWh,  daí vc veria em média quantas horas um hóspede gasta com o ar ligado, se 10h, 10x2= 20 kWh.  Vc faria isso com todos os aparelhos ou com os aparelhos que vc acha que gasta mais e tiraria uma média segura de uso de energia pelo hóspede em um dia de hospedagem.

Então, vc sabendo que um hóspede gasta, em média, 15 kWh por dia de consumo de energia, vc já diria no anúncio que cobra por dia uma taxa de energia de 15 reais, por exemplo e daí vai.

Mas lembre-se, tal cobrança deve ser prevista nas Regras da Casa, como mencionei no post acima.

Participar da conversa