Fazendo avaliação negativa...

Natália2
Level 10
Canela, Brazil

Fazendo avaliação negativa...

Pessoal...

tenho uma dúvida, o hóspede não me deixou outra opção senão fazer uma avaliação negativa principalmente com relação a limpeza... é claro que isso é constrangedor e desconfortável, mas acho importante ser sincera para que outros anfitriões saibam!

A primeira pergunta que temos que responder, se não me engano é: se você recomendaria esse hóspede para outros anfitriões. Estou pensando em já, de cara, nessa pergunta responder que não! Alguém sabe como isso funciona? Os próximos passous são iguais a uma avaliação positiva?

Aceito dicas sobre as avaliações negativas (o que falar, como falar, etc)

26 Respostas 26
Elisangela10
Level 2
State of São Paulo, Brazil

Olá @Claudia2325 !

Bom dia!

Sim, caso o hóspede não faça uma avaliação para sua hospedagem, o comentário feito pelo anfitrião estará disponível à toda comunidade 14 dias após o Check-out.

 

Essas situações são muito desagradáveis!

Espero ter ajudado!

Um abraço e uma excelente semana!

Olá, pessoal

Meus últimos hóspedes deixaram meu apartamento inacreditavelmente sujo . Era um casal, uma criança de 4 anos e a avó. Pra vcs terem uma ideia tinha comida nas frestas das poltronas e do sofá,  pipoca debaixo das camas, fuligem da lareira por tudo. Minha faxineira levou 8 horas pra limpar. Já avaliei negativamente porque nossa comunidade precisa desse retorno. Minha dúvida é: se ela não postar o comentário avaliativo dela a comunidade airbnb terá acesso ao meu comentário? Porque se não tiver  a comunidade não saberá e ela continuará locando e agindo com extremo desrespeito.  

 

Obrigada pelo esclarecimento.  

 

May
Community Manager
Community Manager
London, United Kingdom

@Claudia2325 para responder a alguem e para que essa pessoa receba uma notificação é necessário marcá-la.

 

Usa o @ para marcar uma pessoa por aqui.

 

No caso, a @Elisangela10 😉

Reinaldo49
Level 5
Rio de Janeiro, Brazil

Acho que todos os hóspede tipo "Zé do Lixo" deve ser não só citado mas até mesmo aqui  identificado no Forum de Anfitriões. Tem alguma regra contra que façamos isso? Acho que não ! Algúem discorda?

Elisangela10
Level 2
State of São Paulo, Brazil

Olá Pessoal, bom dia!!!

 

Preciso fazer uma avaliação negativa, pois o hóspede deixou o apto imunda, desorganizado, causou vários danos, enfim...

 

Mas fico com aquele sentimento ruim e também desconfortável.

 

Sou nova por aqui e sei que a experiência conta muito em situações como essa.

 

Vou colocar aqui o que pretendo escrever. Vcs podem me ajudar, por gentileza?

 

O meu prazo é até o dia 22/11.

 

Eu pensei em escrever:

 

Não recomendo hospedar a (...), pois encontrei a acomodação totalmente suja e desorganizada. Fora isso, a hóspede causou vários danos ao apartamento, como, por exemplo, estrago no guarda-roupa, no sofá-cama; porta de entrada e algumas paredes manchadas e riscadas, além de alguns itens não terem sido encontrados.

 

É isso, Pessoal!

Monica1608
Level 2
Niterói, Brazil

Eu gostaria de saber o que o Airbnb faz com as estrelas no mínimo com relação ao hóspede porco e sem educação? 

Lidia116
Level 3
Vancouver, CA

As pessoas que alugaram meu apartamento por 2 semanas eram muito simpaticas, mas deixaram o apartamento muito sujo, ate sem jogar  lixo fora. De todos os hospedes que ja estiveram la, essas foram a que deixaram o apartamento mais sujo e desorganizado. Como gerencio a distancia, perguntei a pessoa que limpa quantas estrelas ela daria e ela respondeu 1. Disse que estava muito feio. Na avaliacao publica, escrevi somente " Hospedes muito simpaticas mas deixaram o apartamento muito sujo" e no box privado, eu disse o quanto estava decepcionada. Nao recomendei e estou em paz com a minha decisao pois eu nao inventei nada, era tudo verdade.

Gaby20
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

Olá @Lidia116, seja bem-vinda! : ) Obrigada por compartilhar sua experiência aqui na Central da Comunidade. : ) Feliz ano novo!

---------------------


Acabou de chegar na comunidade? Leia Como começar.

Fernanda254
Level 2
Campos do Jordão, Brazil

Tive problemas nesse ultimo feriado.

A comunicação com a responsável pela reserva foi otima, conversamos sobre as regras da casa (ela disse que estavam todos de acordo) e também dei varias dicas da cidade.

Desde o inicio ela havia me falado que viria para as festas famosas desse feriado, então deixei bem explicito sobre regras de silencio apos

as 22h e que também era proibido fumar dentro da casa, pois havia um quintal enorme na qual poderia ser usado para fumar.

Eles chegaram e desde o primeiro dia se mostraram super barulhentos, falando alto, arrastando móveis e batendo portas em plena madrugada. Moro ao lado e tenho vizinhos no andar de cima, que também reclamaram desde o primeiro dia.

Os dias seguintes foram piores, com musica alta e tudo mais.

No dia em que foram embora, encontrei a casa em estado de calamidade, lixo pelo chão, bebida manchando os tapetes, cinza de cigarro no sofá e marcas de cigarro que foram apagados na PAREDE!

Decepção total! Estou há 4 meses alugando essa casa todos os fds e esses foram os primeiros hospedes ruins! Não sei como lidar e nem como fazer uma avaliação para eles.

Outra duvida é que a hospede está no airbnb há anos e não tem nenhum comentário, gostaria de saber se, se ela não avalia um local (sabendo que pode ser mal avaliada) os comentários negativos não são publicados pq ela não fez a avaliação dela?! Já que são publicados simultaneamente?

Devo não recomendar o hospede?

Unica coisa de bom foi o pré check-in, e quando a limpeza, apenas não deixaram louça suja, de resto, tudo lamentável.

Telmesson0
Level 2
Niterói, Brazil

Não recomende, em hipótese alguma @Fernanda254 ; essa é minha opinião e já passei por experiência negativa também. Assim como não quero mais os hóspedes em minha propriedade , não posso recomendar aos outros anfitriões. 

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Fernanda

Certamente você não deve recomendar um "estrupício" como estes hóspedes.
Durante a estadia você poderia ter ligado para o Airbnb e pedido algum conselho, assim como a intervenção do Airbnb. Em casos de quebra de regra da casa, o proprietário/host pode interromper a estádia sem ter que reembolsar quem quebra as regras. Nestes casos, você ou alguém da assistência do Airbnb poderia ter enviado um email de aviso a estes hospedes ou mesmo interromper a estadia.

Quanto ao prejuizo, se existiu, pode tentar reembolso. Para tal entrar na Central de Resoluções.

Quanto ao review, o melhor é que seja impessoal, profissional e resumido.
Sugiro algo do tipo - "Lamentavelmente não posso recomendar estes hospedes. Desrespeitaram regras da casa, e deixaram a casa em estado de calamidade quanto a limpeza e conservação."Quanto ao hospede estar a tempos no Airbnb e não ter reviews negativas e depois se mostrar um "estrupício",  já ví casos como estes. São raros, mas existem.

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Olá @Natália2

E enfim, você fez a avaliação negativa?
Se sim, se puder indique o link ou coloque aqui. 
Fiquei curioso para ver 🙂

 

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Olá, vou dar uma opinião aqui também.

Quanto a recomendar ou não, depende.
Se quem aluga é antipático, não educado, e ainda por cima "porcalhão" então não merece o "polegar para cima".

Alugo alguns aptos meus a mais de 10 anos, muito antes do AirBnB e noto que 90 por cento dos hospedes, sejam de onde forem, deixam a cozinha dentro de padrões aceitáveis e o apartamento organizado. Alguns somente usam cozinha para fazer chá ou café ou algum sandwiche. Normalmente brasileiros empatam no quesito limpeza e organização com os europeus, sul americanos e visitantes educados de outros paises do mundo.

Mas existem parcos casos de quem faz a limpeza ter tido que usar até martelete hidráulico para limpar as panelas de tão petrificada que estava a sujeira. E para piorar encontramos até cacos de copos ou garrafas quebradas em baixo da geladeira e móveis da sala, e neste caso não é um exagero. E quem fez isto eram duas viajantes de um pais europeu.

Quanto a avaliação do hospede, quesito limpeza eu uso os seguintes critérios

5 estrelas se deixou apartamento organizado, louça limpa e jogou lixo na lixiera.
Não precisa ser uma "faxina completa", mas o hospede demonstrou ter civilidade no uso do imóvel.

3 estrelas - Deixou lixo na lixeira, mas alguma louça suja, mas não um "caos".

1 estrela - Apartamento sujo e desorganizado, lixo na lixeira e cozinha toda suja.

No comentário privado para o hospede, pode-se dar uma dica para que melhore no quesito limpeza, caso não seja necessário um "puxão de orelha" público. Dar uma dica para melhorar é sempre bom. Alguns tem potencial para se tornarem ótimos hospedes.

 

Fica aqui também uma sugestão. Já que existe o SuperHost, o AirBnB deveria invertar o selo ou troféu "Porcolino", uma forma bem humorada e não agressiva de dizer a um hospede que ele precisa melhorar na limpeza 🙂

ola Renato boa tarde

Estou colocando o meu apartamento pela  primeira vez no App, e com grande expectativas de conseguir alugar uma vez ou outra. Estou estudando e salvando as Dikas de todos para melhor me sair como anfitria. Muito obrigada a todos

Natália2
Level 10
Canela, Brazil

Obrigada @J-Renato0

O que me incomoda nas estrelas é que elas não ficam visíveis para os próximos anfitriões... então ninguém saberá que é um "hóspede-problema" só pelas estrelas... e isso é ruim. Por isso minha preocupação em deixar registrar os comentários.

 

Meu apartamento já ficou bastante sujo e eu considerei isso normal (alguma louça na pia, cabelo ou sujeiras que sabemos que são do dia a dia) embora prefira os hóspedes fofos que deixam tudo em ordem...

Mas neste caso específico colocaram algumas toalhas de banho no chão, deixaram a pia imunda, colocaram coisas molhadas no roupeiro, papel higiênico por todo banheiro e muito lixo de todos os tipos pelo chão...

Nada foi danificado, mas acho que outros anfitriões merecem saber sobre os "Porcolinos"... aliás, esses seriam ótimos candidatos ao "prêmio".

 

Obrigada pelas dicas!

 

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Natália

Sim, também acho que os anfitriões merecem saber.
Acho que voce deve sim avisar, principalmente neste caso.
Apenas estava dizendo que (em casos mais brandos), as estrelas sinalizam para o viajante que ele deveria melhorar  🙂

Natália2
Level 10
Canela, Brazil

Complementando, @J-Renato0 que essas estrelas (no caso do hóspedes) em nenhum momento ficam visíveis. O hóspede também não tem acesso a esta forma de avaliação.

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Olá Natalia
Enfim, apenas dei minha opinião e forma de agir, já que voce pediu idéias. Se eu estivesse tendo problemas com minha forma de agir, eu não iria recomendar a alguém o que disse aqui. Mas novamente, é apenas minha opinião meu modo de agir, não tenho intenção de questionar quem é mais antigo ou mais gabaritado aqui, inclusive voce.
Quanto às estrelas, eu geralmente faço as avaliações de estrelas, e creio que tenham alguma utilidade para o AirBnB avaliar os hospedes (nem que seja algum peso interno no software), do contrário, para que pedem a nós para fazer esta avaliação? 🙂
Seria interessante se a Ellen desse uma ajudazinha ou alguém soubesse esclarecer o motivo das estrelas 🙂
Abraço, boa sorte e sucesso 🙂

Natália2
Level 10
Canela, Brazil

@J-Renato0 me desculpa se me expressei mal... em nenhum momento minhas respostas às suas sugestões foram uma forma de questionar a tua experiência ou tempo de Airbnb.

Muito pelo contrário: se compartilhei minha dúvida aqui era porque realmente queria todos os comentários que pudessem vir.

 

Achei que por ser um espaço para discussão e dúvidas pudéssemos trocar ideias a respeito das famosas "estrelas" como forma de debate mesmo!

Reitero meu agradecimento às tuas sugestões!

 

Um abraço

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias