Fazendo avaliação negativa...

Natália2
Level 10
Canela, Brazil

Fazendo avaliação negativa...

Pessoal...

tenho uma dúvida, o hóspede não me deixou outra opção senão fazer uma avaliação negativa principalmente com relação a limpeza... é claro que isso é constrangedor e desconfortável, mas acho importante ser sincera para que outros anfitriões saibam!

A primeira pergunta que temos que responder, se não me engano é: se você recomendaria esse hóspede para outros anfitriões. Estou pensando em já, de cara, nessa pergunta responder que não! Alguém sabe como isso funciona? Os próximos passous são iguais a uma avaliação positiva?

Aceito dicas sobre as avaliações negativas (o que falar, como falar, etc)

26 Respostas 26
Bárbara5
Level 10
Gramado, Brazil

Oi @Natália2

 

 

Nunca aconteceu de eu não indicar um hóspede, então não sei como seriam as etapas seguintes. Mas sobre o comentário, eu começaria falando das coisas boas primeiro (isso, se elas existem), por exemplo: "A comunicação com o fulano correu bem, ele e sua família, em um primeiro contato, se mostraram simpáticos, chegaram no horário combinado, MAS deixaram muito a desejar no quesito limpeza, e blá blá blá". Agora se não teve nada de bom, e eles deixaram o espaço imundo, daí eu seria um pouco mais crítica: "Infelizmente o fulano deixou a casa imunda (daí especificaria um pouco o que ele deixou sujo) e por esse motivo não recomendaria esse hóspede e blá blá blá". Enfim, apenas ideias.

 

Boa sorte Nati

 

Abraço

 

Bárbara

Danielle0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Oi @Natália2.

Sinto muito que precise fazer isso, mas sei bem como é...


Os próximos passos são todos iguais, mesmas perguntas.


Aconselho a ser super educada e tentar ver também o lado do hóspede, ele pode ser de algum lugar em que o conceito de limpeza é um pouco diferente...antigamente eu pensava na limpeza fazendo um comparativo com outros hóspedes, hj em dia eu penso que tem certas coisas como: lixeira vazia e lixo espalhado no chão como não sendo cultural e sim porqueira, mas coisas como chão sujo ou pilha de louça como cultural...

Eles também tem o custume de achar que o preço que pagaram para faxina é para limpar qualquer sujeira que eles deixam, isso vale explicar no comentério, que se todos deixassem assim o preço da faxina seria muito mais caro! 
Eu faço um outro comparativo também, que é o tempo que a faxineira leva para limpar o apartamento...o meu de 40m2 leva no máximo 3 horas, já teve dia de levar 5 horas, sinal de que a sujeira e bagunça estavam abusivas!

Ou tra coisa é que eu comentária em um tom de dica para ele melhorar na próxima hospedagem, sendo super educada e explicativa no comentário.

Boa sorte e que não venham mais hóspedes assim! 😉

Danielle

Ótima sua colocação. Já tive hospedes de outros países, que realmente deixam muito sujo, fora do comum. Agora os nossos conterraneos são bem porquinhos e acham q o valoe da limpeza é vara isso. 

Mesmo avisando com todas as regras... acho q o que resolve é negativação, infelizmente! Geralmente deixo o hospede entrar mais cedo ou sair mais tarde, e esse hospede "pidão" é o pior.

Exatamente isso @Susana-Moretto0 . "Pidão". Esses se acham. Se acham donos, se acham no direito de tido e, o pior, acham que o dinheiro que pagaram é para "valer tudo". Evito esses hóspedes.

Natália2
Level 10
Canela, Brazil

@Danielle0 e @Bárbara5

Obrigada pelas dicas meninas!

Ainda estou um pouco perdida, pois fui pega totalmente de surpresa. Vou com certeza elaborar bem a resposta...

 

A colocação da @Danielle0 foi importante com relação a cultura. De fato eram de outro país (com certa má fama aqui no Brasil - ou pelo menos aqui na nossa região). Aceitei a reserva por ingenuidde e por não querer demonstrar preconceito (afinal a princípio nem todos são iguais)...

Felizmente até agora não percebi nenhum prejuízo, coisas quebradas... vou verificar com mais calma no meu intevalo de almoço... O problema não ocorreu no meu imóvel e sim num imóvel de um familiar que eu tenho auxiliado (o que também não é muito bom, pois ela vai ficar super desconfiada agora).

 

Enfim, obviamente tudo serve como aprendizado e o que fica ainda são muuuuitas experiências positivas contra uma negativa.

 

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Olá, vou dar uma opinião aqui também.

Quanto a recomendar ou não, depende.
Se quem aluga é antipático, não educado, e ainda por cima "porcalhão" então não merece o "polegar para cima".

Alugo alguns aptos meus a mais de 10 anos, muito antes do AirBnB e noto que 90 por cento dos hospedes, sejam de onde forem, deixam a cozinha dentro de padrões aceitáveis e o apartamento organizado. Alguns somente usam cozinha para fazer chá ou café ou algum sandwiche. Normalmente brasileiros empatam no quesito limpeza e organização com os europeus, sul americanos e visitantes educados de outros paises do mundo.

Mas existem parcos casos de quem faz a limpeza ter tido que usar até martelete hidráulico para limpar as panelas de tão petrificada que estava a sujeira. E para piorar encontramos até cacos de copos ou garrafas quebradas em baixo da geladeira e móveis da sala, e neste caso não é um exagero. E quem fez isto eram duas viajantes de um pais europeu.

Quanto a avaliação do hospede, quesito limpeza eu uso os seguintes critérios

5 estrelas se deixou apartamento organizado, louça limpa e jogou lixo na lixiera.
Não precisa ser uma "faxina completa", mas o hospede demonstrou ter civilidade no uso do imóvel.

3 estrelas - Deixou lixo na lixeira, mas alguma louça suja, mas não um "caos".

1 estrela - Apartamento sujo e desorganizado, lixo na lixeira e cozinha toda suja.

No comentário privado para o hospede, pode-se dar uma dica para que melhore no quesito limpeza, caso não seja necessário um "puxão de orelha" público. Dar uma dica para melhorar é sempre bom. Alguns tem potencial para se tornarem ótimos hospedes.

 

Fica aqui também uma sugestão. Já que existe o SuperHost, o AirBnB deveria invertar o selo ou troféu "Porcolino", uma forma bem humorada e não agressiva de dizer a um hospede que ele precisa melhorar na limpeza 🙂

Obrigada @J-Renato0

O que me incomoda nas estrelas é que elas não ficam visíveis para os próximos anfitriões... então ninguém saberá que é um "hóspede-problema" só pelas estrelas... e isso é ruim. Por isso minha preocupação em deixar registrar os comentários.

 

Meu apartamento já ficou bastante sujo e eu considerei isso normal (alguma louça na pia, cabelo ou sujeiras que sabemos que são do dia a dia) embora prefira os hóspedes fofos que deixam tudo em ordem...

Mas neste caso específico colocaram algumas toalhas de banho no chão, deixaram a pia imunda, colocaram coisas molhadas no roupeiro, papel higiênico por todo banheiro e muito lixo de todos os tipos pelo chão...

Nada foi danificado, mas acho que outros anfitriões merecem saber sobre os "Porcolinos"... aliás, esses seriam ótimos candidatos ao "prêmio".

 

Obrigada pelas dicas!

 

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Natália

Sim, também acho que os anfitriões merecem saber.
Acho que voce deve sim avisar, principalmente neste caso.
Apenas estava dizendo que (em casos mais brandos), as estrelas sinalizam para o viajante que ele deveria melhorar  🙂

Complementando, @J-Renato0 que essas estrelas (no caso do hóspedes) em nenhum momento ficam visíveis. O hóspede também não tem acesso a esta forma de avaliação.

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Olá Natalia
Enfim, apenas dei minha opinião e forma de agir, já que voce pediu idéias. Se eu estivesse tendo problemas com minha forma de agir, eu não iria recomendar a alguém o que disse aqui. Mas novamente, é apenas minha opinião meu modo de agir, não tenho intenção de questionar quem é mais antigo ou mais gabaritado aqui, inclusive voce.
Quanto às estrelas, eu geralmente faço as avaliações de estrelas, e creio que tenham alguma utilidade para o AirBnB avaliar os hospedes (nem que seja algum peso interno no software), do contrário, para que pedem a nós para fazer esta avaliação? 🙂
Seria interessante se a Ellen desse uma ajudazinha ou alguém soubesse esclarecer o motivo das estrelas 🙂
Abraço, boa sorte e sucesso 🙂

@J-Renato0 me desculpa se me expressei mal... em nenhum momento minhas respostas às suas sugestões foram uma forma de questionar a tua experiência ou tempo de Airbnb.

Muito pelo contrário: se compartilhei minha dúvida aqui era porque realmente queria todos os comentários que pudessem vir.

 

Achei que por ser um espaço para discussão e dúvidas pudéssemos trocar ideias a respeito das famosas "estrelas" como forma de debate mesmo!

Reitero meu agradecimento às tuas sugestões!

 

Um abraço

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Natalia

Talvez eu também não tenha me expressado bem. Com relação as estrela dadas aos hospedes, penso ou imagino ter algum peso interno, para avaliar um hospede em caso de alguma pendenga ou talvez quando o proprietário reclamar de um review do hospede. 

Talvez para ver se não existe incoerência nas alegações de ambos, dificil deduzir. Mas recentemente um proprietário abriu um tópico reclamando que um hospede fez um comentário negativo, ultrajante e exagerado. Mas no perfil do hospede, o proprietário deixou um comentário dizendo que o hospede era bom, afinal um não vê o comentário do outro antes do final do prazo para publicação dos comentários. Então existe algo estranho, uma incoerência nesta situação. Talvez o AirBnB leve em conta muita coisa para retirar ou não um comentário impróprio, inclusive avaliação de estrelas.

Outra hipótese para o uso das estrelas conferidas aos hospedes, seria, vamos supor que um hospede tem muitas avaliações baixas em termos de estrelas dadas por vários proprietários, mas ninguém nunca escreveu isto abertamente ou relevou e não comentou. E vamos supor que um proprietário/anfitrião escreva nos comentários que o hospede deixou a casa muito suja. E vamos supor que a seguir o hospede alegue e reclame junto ao AirBnB que o proprietário ou anfitrião exagerou no comentário. Então talvez o AirBnB use o ranking de estrelas para ter uma melhor idéia da situação antes de decidir o que fazer, baseado no histórico do hóspede.

Isto é apenas uma opinião ou especulação minha, não tenho como saber com certeza sobre o peso e uso das estrelas dadas aos hospedes. Mas como me pedem para avaliar, eu avalio, conferindo as estrelas item a item.

Eu acho também complicado fazer um comentário muito negativo em certos casos, pois talvez alguns hospedes deixam as coisas sujas por não terem traquejo de viagem e educação suficiente, e não por agressividade ou maldade. Então nestes casos, talvez uma mensagem instrutiva seja mais produtiva ou construtiva. Enfim, apenas minha opinião.

ola Renato boa tarde

Estou colocando o meu apartamento pela  primeira vez no App, e com grande expectativas de conseguir alugar uma vez ou outra. Estou estudando e salvando as Dikas de todos para melhor me sair como anfitria. Muito obrigada a todos

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Olá @Natália2

E enfim, você fez a avaliação negativa?
Se sim, se puder indique o link ou coloque aqui. 
Fiquei curioso para ver 🙂

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias