[Festival] Hospedagem Consciente: 10 ações que tornam nossas casa mais sustentáveis

Siyana-and-Khalam0
Level 10
Imbituba, Brazil

[Festival] Hospedagem Consciente: 10 ações que tornam nossas casa mais sustentáveis

Sala com luz natural, lâmpadas led e móveis reutilizados e feitos com madeira de reflorestamentoSala com luz natural, lâmpadas led e móveis reutilizados e feitos com madeira de reflorestamentoOlá amigos da Comunidade

 

O sentido da palavra sustentabilidade vem se transformando e sendo ampliado constantemente. Pode-se dizer basicamente que é a capacidade de interagir com o planeta de forma inteligente, não comprometendo os recursos naturais das gerações futuras. O conceito é muito amplo e engloba uma série de atitudes que podem ser consideradas ecologicamente corretas, viáveis economicamente e que apoiam a diversidade cultural e a justiça social.

 

Vou listar aqui algumas ações que considero parte do processo de tornar nossas casas mais sustentáveis e que podem ser implementadas gradativamente, trazendo economia direta e colaborando a longo prazo para reduzir o impacto no ambiente em que vivemos:

 

1 - Separe o lixo - tenha cestos diferentes para resíduos diferentes: um para os orgânicos (que você pode compostar), um para os recicláveis e outro para o rejeito (o que não pode ser compostado ou reciclado). Lembre-se de sinalizar os cestos indicando o tipo de resíduo e de sempre informar os hóspedes sobre os dias de coleta.

 

2 – Matéria orgânica - Tenha uma composteira e/ou minhocário para a matéria orgânica, gerando adubo para plantas e diminuindo consideravelmente a geração de resíduos. Existem modelos compactos para apartamentos e os hóspedes gostam da experiência de aprender mais sobre o assunto. E se quiser e puder, monte uma pequena horta com ervas e temperos que podem ser usados pelos hóspedes. Podem ser em pequenos vasos dispostos em sacadas ou áreas de serviço.

 

3 - Iluminação natural - Busque aproveitar a iluminação natural existente em sua casa e use cores claras na pintura das paredes para que reflitam a luz, o que reduz a necessidade de uso de lâmpadas durante o dia.

 

4 - Luz artificial -  Troque para lâmpadas de LED, o que pode gerar economia de até 80% em relação a outros tipos de lâmpadas, e use os modelos que emitem luz de tom amarelado, mais aconchegante para salas e quartos.

 

5 – Ventilação - Se possível abra as janelas e abuse da ventilação cruzada, ajudando na climatização natural.

 

6 -  Eletrodomésticos - Ao comprar ou repor algum eletrodoméstico busque verificar o selo de economia de energia que indica os eletrodomésticos com melhores níveis de eficiência energética.

 

7 - Lavar louça - Se for possível opte por usar máquina de lavar louças, que diminui o consumo de água em até 85% e deve ser ligada somente quando estiver cheia.

 

8-  Produtos de limpeza - Utilize produtos como vinagre, bicarbonato de sódio e limão para fazer produtos de limpeza, eles são mais baratos e super eficientes na limpeza, sem agredir o meio ambiente e a sua saúde.

 

9 - Filtro de água - Use filtro de barro com velas com carvão ativado esterilizantes - o que inibe a compra de água mineral - gerando economia e diminuindo o uso de embalagens plásticas.

 

10 - Móveis - Ao mobiliar ou repor os móveis da casa escolha aqueles com vida útil longa, madeira de reflorestamento, ou ainda reutilize os móveis antigos fazendo pequenas reformas, como uma pintura ou um novo tecido.


E lembre-se do tripé da sustentabilidade que leva em conta o meio ambiente, o resultado econômico e a valorização da qualidade de vida das pessoas, sugerindo que seus hóspedes conheçam e respeitem a cultura local e consumam produtos da região.

 

Se tiverem mais dicas, comentem abaixo!

 

Siyana

 

* Artigo criado como parte do Festival da Central da Comunidade

Siyana
53 Respostas 53
May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

@Noëlle49 como você se comunica com seus hóspedes quanto ao ar-condicionado? Tem um tópico na comunidade que pode te ajudar com essa questão  (Clique aqui para acessá-lo )

Maria11541
Level 1
Florianópolis, Brazil

Gostei muito das dicas. Algumas já tenho realizado, mas sempre é bom rever e acrescentar mais movimento de sustentabilidade! Gratidão!

Cintya4
Level 1
Porto Alegre, Brazil

Muito legal atua contribuição!! Aprendi muito. Gratidão

Pedro485
Level 2
State of São Paulo, Brazil

Nosso espaço, intitulado, modestamente, Um Jardim no Paraíso, está situado em Alphaville - Santana de Parnaíba - SP. Está super alinhado com os bons princípios da sustentabilidade, recomendados acima. Isto é motivo de orgulho para nós. E um grande atrativo para a escolha do lugar. Muito verde, mas muito mesmo. Iluminação natural, com vidros nas portas, janelas, paredes e até nos tetos. Materiais naturais. Muitos vidros e pedras. Temos muita madeira também, que não foi de reflorestamento na época da construção, há 30 anos. Hoje, só usamos madeiras recicladas e madeiras de reflorestamento. Nossa composteira, resultado de anos de pesquisa e testes com vários modelos, é sensacional: pouquíssimo trabalho, nada de cheiros e um resultado final (terra vegetal) muito bom para a horta e para as flores. Está à disposição para quem se interessar em ver. Nosso sistema de coleta de águas pluviais, tem 3 cisternas de armazenamento. Nossa conta de água é quase sempre a taxa mínima de R$26,00/mês. A água das calhas ao descer, passa por um cuspidor de folhas, depois uma telinha de filtragem e segue para as cisternas. Posso mostrar, também, para quem se interessar. A brisa interna é muito agradável, graças à rotina de abrir toda a casa de manhã e fechá-la lá pelas 15:00-16:00H. Sente-se o ar circulando. E, na primeira oportunidade, vamos pintar em branco todas as telhas da face norte da casa para diminuir a absorção de calor do sol e melhorar ainda mais o ambiente sem gastos de energia. As telhas são cinza grafite da Tégula. Só não temos, ainda, filtragem de água de consumo. Vamos providenciar. 

Oi @Pedro485 
Que legal tuas dicas.
Fiquei muito interessada no sistema de coleta de aguas pluviais.
Aqui como temos poço acabamos  fazendo essa coleta apenas através de calhas que jogam água no jardim.  Fiquei curiosa sobre o cuspidor de folhas.

Abraço

Siyana

Siyana
Pedro485
Level 2
State of São Paulo, Brazil

Obrigado Siyana

Não dá para colocar fotos aqui. Pelo menos não descobri como fazê-lo.

Vou providenciar umas fotos e coloco no anúncio. Aí aviso vocês para darem uma olhada.

Abraço

Pedro

OI @Pedro485 

Sim, é possivel colocar fotos aqui, basta clicar na camera que aparece logo acima da caixa onde voce está escrevendo o texto .
😉

Siyana
Dulce81
Level 1
São José dos Campos, Brazil

Ótimas dicas! Fiquei feliz em saber que já faço isso, em casa , e agora no meu bangalô que coloquei p hospedagem! Abraços a comunidade airb!

Sebastião7
Level 2
State of Minas Gerais, Brazil

Adorei e minha casa, para separar o lixo, um recepiente plástico de 100 litros onde colocamos todo descartável seco, diferente do lixo propriamente dito, matéria orgânica ou não orgânica que não possa limpar ou lavar, colocadas em lixeira de apenas 5 litros. 

Os descartáveis, considerando que a administração municipal ainda não oferece coletiva de reciclável, coloco junto à calçada em sacos de 60 a 80 litros para que os catadores (que devem ser reconhecidos como grandes benfeitores) coletem o que serve à reciclagem. Lembro que, normalmente, é reciclável aquilo que tem valor comercial e é possível de reaproveitamento pela indústria ou artesanato.

 

Maria11543
Level 2
Portugal

As dicas são preciosas! Pratico-as na sua generalidade e tento que as pessoas que habitam o meu espaço rural as incorporem nos seus hábitos do quotidiano. Mas, digam-me, por favor, como é que se constrói ou onde é que se arranja esse filtro de água de barro, com velas e carvão ativado esterilizante? Desconheço. Obrigada. Maria, Alentejo, Portugal

Olá, Maria!

Em Portugal não existe aquele filtro de barro tradicional?image.jpg

 

Luiz-Octavio0
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

Ola pessoal do grupo eu tenho colocado em todas as minhas unidades uma garrafa de 1,5ls cria de agua dentro da caixa de descarga, com isto a cada descarga economizo 1,5 ls acho uma ideia simples e eficiente para economizar agua, fica a sugestão,

 

Abs

Vicente86
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Economizar energia hoje faz parte de se viver de forma sustentável, os hospedes deveriam apagar as luzes dos  ambientes, quando não o estão usando, exemplos foi ao banheiro ascendeu a luz, ao sair apague a luz, entrou no quarto para fazer qq coisa, ao sair apague a luz e assim os façam em todos os ambientes, nas varandas, nas salas, corresores, cozinha, área de serviços, e assim evitem de deixar todas luzes acesas da casa sem estar usando, e ao ire, dormir verifiquem se alguma lâmpada ficou acesa desnecessária e as apaguem.

 

Delfina-and-Jorge0
Level 4
Vila Nova de Gaia, Portugal

Obrigada pelas sugestões. Fico feliz por ver que a maioria delas já pratico no "Nosso Cantinho. 

Cumprimentos,

Érica9
Level 2
Cabo Frio, Brazil

Ótimas dicas, já utilizo a maioria delas, mas acrescento algumas que me ajudam economizar bastante a água que utilizo para limpeza e rega do jardim.

Fiz um investimento que valeu muito a pena que foi a cisterna de água de chuva, ia ué me faz economizar muito a conta de água já que o gasto com o jardim e limpeza do quintal é bastante. Aproveito a água de todos os ar condicionados também para rega de jardim. Além disso, tenho um galão de 200 l de água, que aproveita toda água da máquina de lavar para limpeza do quintal.

Pouco a pouco vamos tornando nosso ambiente mais sustentável.

 

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias