Crédito: Divulgação
O nosso espaço fica na praia de Porto ...
Última resposta
Crédito: Divulgação
O nosso espaço fica na praia de Porto de Galinhas que é localizada em Pernambuco, no municipio de Ipoju...
Última resposta
Olá pessoal, uma das coisas mais incríveis de participar da Central da Comunidade é saber que estamos espalhados ao redor do mundo. Milhares de diferentes tradições e eventos locais acontecem na mesma época do ano em lugares distintos.
Com o passar dos anos, nós temos vistos diversas publicações sobre anfitriões celebrando suas tradições e expressando sua cultura e, nós pensamos que seria legal começar a traduzir esse conteúdo para outras línguas em ordem de aprendermos mais sobre uns aos outros e nos conectar.
Esse conteúdo foi publicado originalmente na central da comunidade de língua espanhola pela @Jessi7
No México, a celebração do Dia dos Mortos (1 e 2 de novembro), é uma das mais antigas e que mantém um profundo simbolismo, desde 2003 a UNESCO o reconheceu como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Em todo o território mexicano a data é celebrada, cada região o faz de maneira diferente, de acordo com suas tradições e localização, mas sempre representando o folclore mexicano, onde os mortos são os protagonistas de grandes festividades, coloridas, expressivas, autênticas, únicas.
Qual é o simbolismo desta celebração? Podemos resumi-la desta forma: é uma homenagem amorosa e respeitosa das famílias aos seus mortos, onde há uma clara dicotomia entre a celebração e o luto pela morte.
Estar presente em alguns deles é mágico, como mexicana eu sinto, os turistas que vêm ao meu país têm que se dar a oportunidade de viver essas datas, para que então eles possam ver essa magia, que eles não vão encontrar em nenhum lugar.
Michoacán é um dos estados com mais raízes nesta celebração, aqueles que estão encarregados de criar a magia é o povo Purépecha, aqueles que fazem um velório no lago e na ilha Janitzio, na véspera do Dia dos Mortos há uma grande festa, então você ouve os sinos tocarem, as almas são apresentadas e os vivos se reúnem diante dos restos mortais daqueles que já partiram. Mas nunca chegam com as mãos vazias, carregam comida, flores, canções, lembranças que honram seres que já não estão materialmente lá, o murmúrio das orações durante toda a noite é fascinante.
Há algo que é constante em qualquer uma dessas celebrações: o altar dos morto. Pequeno, grande, monumental, nas casas, nas escolas, nos lugares públicos, não importa, lá você está honrando um ente querido. Estes altares estão cheios de simbolismo, vou mostrar alguns:
Caveirinhas de açúcar,amaranto,chocolate:
Pan de muerto: delicioso:
Papel picado: se acredita que representa o ar e esta presente em toda oferenda:
Água,tequila,mezcal: mata a sede das almas viajantes.
Retrato do morto: a quem se dedica a oferenda.
IIncienso ou copal: representa como um guia olfativo para as almas que visitantes.
Veladoras: iluminam o caminho das almas para casas:
Comidas e bebidas: as preferidas do morto:
Doces mexicanos para a alma dos pequenos:
"Somos mortais porque somos feitos de tempo e história. Mas há saídas instantâneas através da cultura, que é um ato poético, que dissolve o tempo, para escapar da história e da morte” (Octavio Paz, poeta e diplomata mexicano)
É muito interessante saber como são celebrados diferentes festivais na mesma época do ano ao redor do mundo. No Brasil e em Portugal, é celebrado o Dia de Todos os Santos e Dia de Finados (1 e 2 de Novembro respectivamente) e, muitas vezes, o Dia das Bruxas (Halloween) também é comemorado.
Há alguma tradição local nessa época do ano em sua área? Conta para a gente nos comentários 🙂
Um abraço,
May
No Brasil, eu costumava ir em festas a fantasia de Dia das Bruxas (Halloween) e todo dia 2 de novembro eu costumava ir ao cemitério com minha avó levar flores para os entes queridos que faleceram.
Aqui na Inglaterra o Halloween está ficando muito popular e muitas casas estão decoradas. Por aqui no escritório, nós fizemos algumas lanternas de abóboras:
A minha favorita foi feita pelo gerente da comunidade inglesa/holandesa e, grande amigo meu, @Quincy
É a do conde Drácula 🙂
Aqui em São Paulo , Brasil, o Halloween está bem popular, festas a fantasia nas escolas, crianças pedindo doces nas portas das casas e passeando fantasiadas , acho bem legal! Uma vez passamos o 31 de Outubro nos EUA e me diverti muito vendo o quanto decoram as casas . Adoro essa época!
Nossa, @Beatriz98 você realizou meu sonho: passar essa época nos USA! Eu acho muito divertido. Compartilha foto se você tiver 🙂
Eu fico contente em ver as celebrações que acontecem ao redor do mundo e eu gostaria de ver mais por aqui. Aqui vai algumas fotos das nossas equipes em São Francisco:
--------------------
Lead, Airbnb Core Hosts & Community
Here's my Community Spotlight!
What are your favorite notes from your guests?
Interessante os costumes. Algumas tradições são mais peculiares a alguns países ou regiões, outras não.
Creio que Halloween é um costume recente no Brasil. Não me lembro disto na infância ou adolescência, sou uma pessoa bem madura. Semelhante à Black Friday... também é um costume importado e recente.
Nos US chega a ser uma obsessão o Halloween. Certa vez passeando por um bairro histórico de New Orleans, vi muitas casas decoradas ricamente com este tema.
Estive recentemente na Alemanha, embora façam alusão a "halloween", por lá achei meio fraco.
Na Alemanha, pelo menos em Munich o dia de todos os Santos é feriado, mas 2 de novembro não é, ao contrário do Brasil.
Creio que essa comemoração estranha do México vai ficar por lá... a menos que o México entre na moda ou se torne um pais muito rico e com influência cultural ... então outros países passam a imitar.