[Local] México: Dia dos Mortos

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

[Local] México: Dia dos Mortos

 

 

muertos 1.jpg

 

Olá pessoal, uma das coisas mais incríveis de participar da Central da Comunidade é saber que estamos espalhados ao redor do mundo. Milhares de diferentes tradições e eventos locais acontecem na mesma época do ano em lugares distintos. 

 

Com o passar dos anos, nós temos vistos diversas publicações sobre anfitriões celebrando suas tradições e expressando sua cultura e, nós pensamos que seria legal começar a traduzir esse conteúdo para outras línguas em ordem de aprendermos mais sobre uns aos outros e nos conectar.

 

jessi.png

 

 

Esse conteúdo foi publicado originalmente na central da comunidade de língua espanhola pela @Jessi7

 

 

 

 

 

No México, a celebração do Dia dos Mortos (1 e 2 de novembro), é uma das mais antigas e que mantém um profundo simbolismo, desde 2003 a UNESCO o reconheceu como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

 

Em todo o território mexicano a data é celebrada, cada região o faz de maneira diferente, de acordo com suas tradições e localização, mas sempre representando o folclore mexicano, onde os mortos são os protagonistas de grandes festividades, coloridas, expressivas, autênticas, únicas.

Qual é o simbolismo desta celebração? Podemos resumi-la desta forma: é uma homenagem amorosa e respeitosa das famílias aos seus mortos, onde há uma clara dicotomia entre a celebração e o luto pela morte.

Estar presente em alguns deles é mágico, como mexicana eu sinto, os turistas que vêm ao meu país têm que se dar a oportunidade de viver essas datas, para que então eles possam ver essa magia, que eles não vão encontrar em nenhum lugar.

Michoacán é um dos estados com mais raízes nesta celebração, aqueles que estão encarregados de criar a magia é o povo Purépecha, aqueles que fazem um velório no lago e na ilha Janitzio, na véspera do Dia dos Mortos há uma grande festa, então você ouve os sinos tocarem, as almas são apresentadas e os vivos se reúnem diante dos restos mortais daqueles que já partiram. Mas nunca chegam com as mãos vazias, carregam comida, flores, canções, lembranças que honram seres que já não estão materialmente lá, o murmúrio das orações durante toda a noite é fascinante.

 

 

muertos 30.jpg


Há algo que é constante em qualquer uma dessas celebrações: o altar dos morto. Pequeno, grande, monumental, nas casas, nas escolas, nos lugares públicos, não importa, lá você está honrando um ente querido. Estes altares estão cheios de simbolismo, vou mostrar alguns:

Flores de Cempasúchil: com elas o caminho é traçado para ajudar a alma a encontrar o seu lar:
Gabriel Pérez/ Getty ImagesGabriel Pérez/ Getty Images

 

Caveirinhas de açúcar,amaranto,chocolate:

muertos 6.jpg

 

 

Pan de muerto: delicioso:

muertos 21.jpg

 

 

Papel picado: se acredita que representa o ar e esta presente em toda oferenda:

muertos 9.jpg

 

 

Água,tequila,mezcal: mata a sede das almas viajantes.

 
muertos 10.jpg

 

 

Retrato do morto: a quem se dedica a oferenda.

muertos 3.jpg

 

 

IIncienso ou copal: representa como um guia olfativo para as almas que visitantes.

 
muertos 13.jpg

 

Veladoras: iluminam o caminho das almas para casas:

muertos 14.jpg

 

 

Comidas e bebidas: as preferidas do morto:

muertos 15.jpg

 

 

Doces mexicanos para a alma dos pequenos:

muertos 16.jpg

 

"Somos mortais porque somos feitos de tempo e história. Mas há saídas instantâneas através da cultura, que é um ato poético, que dissolve o tempo, para escapar da história e da morte” (Octavio Paz, poeta e diplomata mexicano)

 

É muito interessante saber como são celebrados diferentes festivais na mesma época do ano ao redor do mundo. No Brasil e em Portugal, é celebrado o Dia de Todos os Santos e Dia de Finados (1 e 2 de Novembro respectivamente) e, muitas vezes, o Dia das Bruxas (Halloween) também é comemorado.

Há alguma tradição local nessa época do ano em sua área? Conta para a gente nos comentários 🙂


Um abraço,
May

5 Respostas 5
May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

No Brasil, eu costumava ir em festas a fantasia de Dia das Bruxas (Halloween) e todo dia 2 de novembro eu costumava ir ao cemitério com minha avó levar flores para os entes queridos que faleceram. 

 

Aqui na Inglaterra o Halloween está ficando muito popular e muitas casas estão decoradas. Por aqui no escritório, nós fizemos algumas lanternas de abóboras:

8760a0f3-ae59-421f-87bb-5992eddb6e7e.jpeg

 

A minha favorita foi feita pelo gerente da comunidade inglesa/holandesa e, grande amigo meu, @Quincy 

É a do conde Drácula 🙂

Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

Aqui em São Paulo , Brasil, o Halloween está bem popular, festas a fantasia nas escolas, crianças pedindo doces nas portas das casas e passeando fantasiadas , acho bem legal! Uma vez passamos o 31 de Outubro nos EUA e me diverti muito vendo o quanto decoram as casas . Adoro essa época! 

Beatriz
May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

Nossa, @Beatriz98  você realizou meu sonho: passar essa época nos USA! Eu acho muito divertido. Compartilha foto se você tiver 🙂

Laura_C
Ex Airbnb
Ex Airbnb
Redwood City, CA

Eu fico contente em ver as celebrações que acontecem ao redor do mundo e eu gostaria de ver mais por aqui. Aqui vai algumas fotos das nossas equipes em São Francisco:

 

Isleofdogs Fancy Dress.pngPumpkins.JPG

 

--------------------

Lead, Airbnb Core Hosts & Community

Here's my Community Spotlight!

What are your favorite notes from your guests?

 

J-Renato0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Interessante os costumes. Algumas tradições são mais peculiares a alguns países ou regiões, outras não.

Creio que Halloween é um costume recente no Brasil. Não me lembro disto na infância ou adolescência,  sou uma pessoa bem madura. Semelhante à Black Friday... também é um costume importado e recente.

Nos US chega a ser uma obsessão o Halloween. Certa vez passeando por um bairro histórico de New Orleans, vi muitas casas decoradas ricamente com este tema. 

Estive recentemente na Alemanha, embora façam alusão a "halloween", por lá achei meio fraco.

Na Alemanha, pelo menos em Munich o dia de todos os Santos é feriado, mas 2 de novembro não é, ao contrário do Brasil.

Creio que essa comemoração estranha do México vai ficar por lá... a menos que o México entre na moda ou se torne um pais muito rico e com influência cultural ... então outros países passam a imitar.

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias