[Festival] Hospedagem Consciente: 10 ações que tornam nossas casa mais sustentáveis

Siyana-and-Khalam0
Level 10
Imbituba, Brazil

[Festival] Hospedagem Consciente: 10 ações que tornam nossas casa mais sustentáveis

Sala com luz natural, lâmpadas led e móveis reutilizados e feitos com madeira de reflorestamentoSala com luz natural, lâmpadas led e móveis reutilizados e feitos com madeira de reflorestamentoOlá amigos da Comunidade

 

O sentido da palavra sustentabilidade vem se transformando e sendo ampliado constantemente. Pode-se dizer basicamente que é a capacidade de interagir com o planeta de forma inteligente, não comprometendo os recursos naturais das gerações futuras. O conceito é muito amplo e engloba uma série de atitudes que podem ser consideradas ecologicamente corretas, viáveis economicamente e que apoiam a diversidade cultural e a justiça social.

 

Vou listar aqui algumas ações que considero parte do processo de tornar nossas casas mais sustentáveis e que podem ser implementadas gradativamente, trazendo economia direta e colaborando a longo prazo para reduzir o impacto no ambiente em que vivemos:

 

1 - Separe o lixo - tenha cestos diferentes para resíduos diferentes: um para os orgânicos (que você pode compostar), um para os recicláveis e outro para o rejeito (o que não pode ser compostado ou reciclado). Lembre-se de sinalizar os cestos indicando o tipo de resíduo e de sempre informar os hóspedes sobre os dias de coleta.

 

2 – Matéria orgânica - Tenha uma composteira e/ou minhocário para a matéria orgânica, gerando adubo para plantas e diminuindo consideravelmente a geração de resíduos. Existem modelos compactos para apartamentos e os hóspedes gostam da experiência de aprender mais sobre o assunto. E se quiser e puder, monte uma pequena horta com ervas e temperos que podem ser usados pelos hóspedes. Podem ser em pequenos vasos dispostos em sacadas ou áreas de serviço.

 

3 - Iluminação natural - Busque aproveitar a iluminação natural existente em sua casa e use cores claras na pintura das paredes para que reflitam a luz, o que reduz a necessidade de uso de lâmpadas durante o dia.

 

4 - Luz artificial -  Troque para lâmpadas de LED, o que pode gerar economia de até 80% em relação a outros tipos de lâmpadas, e use os modelos que emitem luz de tom amarelado, mais aconchegante para salas e quartos.

 

5 – Ventilação - Se possível abra as janelas e abuse da ventilação cruzada, ajudando na climatização natural.

 

6 -  Eletrodomésticos - Ao comprar ou repor algum eletrodoméstico busque verificar o selo de economia de energia que indica os eletrodomésticos com melhores níveis de eficiência energética.

 

7 - Lavar louça - Se for possível opte por usar máquina de lavar louças, que diminui o consumo de água em até 85% e deve ser ligada somente quando estiver cheia.

 

8-  Produtos de limpeza - Utilize produtos como vinagre, bicarbonato de sódio e limão para fazer produtos de limpeza, eles são mais baratos e super eficientes na limpeza, sem agredir o meio ambiente e a sua saúde.

 

9 - Filtro de água - Use filtro de barro com velas com carvão ativado esterilizantes - o que inibe a compra de água mineral - gerando economia e diminuindo o uso de embalagens plásticas.

 

10 - Móveis - Ao mobiliar ou repor os móveis da casa escolha aqueles com vida útil longa, madeira de reflorestamento, ou ainda reutilize os móveis antigos fazendo pequenas reformas, como uma pintura ou um novo tecido.


E lembre-se do tripé da sustentabilidade que leva em conta o meio ambiente, o resultado econômico e a valorização da qualidade de vida das pessoas, sugerindo que seus hóspedes conheçam e respeitem a cultura local e consumam produtos da região.

 

Se tiverem mais dicas, comentem abaixo!

 

Siyana

 

* Artigo criado como parte do Festival da Central da Comunidade

Siyana
53 Respostas 53

Muitas das propostas já praticamos em nosso lar. Será fundamental uma comunicação com os hóspedes para que esse movimento a favor da sustentabilidade cresça cada vez mais. O planeta agradece! 

Marina1217
Level 2
São Paulo, Brazil

Adorei as dicas, sou novata aqui. Estou em uma área de proteção ambiental,  e tenho esses cuidados. O resultado final: hóspedes satisfeitos, ajudamos a sensibilizar e conscientizar, o planeta agradece e assim teremos uma vida mais saudável.

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Marina1217 seja muito bem-vinda! Talvez você queira participar também nesses artigos: Você composta suas bebidas? e Sustentabilidade: produtos que economizam energia na casa

 

Marina1217
Level 2
São Paulo, Brazil

Obrigada. Estou feliz de estar aqui e poder compartilhar dicas e aprendizados.. 

Oi @Marina1217 
Que legal. Aqui também estamos junto a uma APP.

Tenho pensado muito em como atrair mais hóspedes alinhados com essa proposta e aproveitar a estadia deles para ajudar a sensibilizar. Se você tiver alguma dica sobre isso adoraria saber mais.

Abraço
Siyana

Siyana

Oi Siyana,

 

Olha  são várias as atividades que podemos realizar para sensibilizá-los. Um passeio na mata ou Observatório de pássaros: objetivo fotografar flores, pássaros, e daí uma conversa sobre como algumas plantas já estão em extinção, assim como animais, insetos (abelhas por exemplo) e o impacto disso na nossa vida, no nosso ambiente. O que a sua região tem como diferencial? Explorar isso.Ter uma horta orgânica, que inclua compostagem. E ainda a separação do lixo.

Abraço

Marina  

Evanir2
Level 1
Bombinhas, Brazil

Gostei da dicas!

Obrigado.

Denise658
Level 2
Niterói, Brazil

Ótimas dicas , principalmente quanto ao trocar as lâmpadas e uso de placas solares tbm .

Aline254
Level 2
Pelotas, Brazil

Olá, muito importante suas dicas. Agradecemos!

Nós também acrescentamos a esses itens algumas sugestões:

 

-lava-louças e mãos biodegradável (sabão de coco, por exemplo);

-bucha vegetal na cozinha;

-não concedemos toalhas de banho e nem sabonete pessoal;

-ideal para o banheiro são sacos de papel para o lixo;

-temos latas no frigobar (99% são recicladas no Brasil);

-também usamos filtro de barro para evitar compra de garrafas plásticas;

-dispomos de ecobag na cozinha para ser levada ao supermercado;

-todos nossos móveis são de reuso;

-temos lixeiras separadas mas ainda falta construir a composteira;

-pedimos que usem o ar condicionado com parcimônia, assim como o tempo de banho;

-atendemos hóspedes mais conectados com esse ideal de mundo ❤️

Oi @Aline254 
Legal tuas dicas.
Também estou trocando todos os materiais de limpeza por outros biodegradáveis.
Depois de testar por um tempo vou postar minhas impressões por aqui.
Você encontra sacos de papel com facilidade?

Tenho pensado muito em como atrair mais hóspedes alinhados com essa proposta. Se você tiver alguma dica sobre isso adoraria saber mais.

Abraço

Siyana
Sandra-Marie0
Level 2
Campo Grande, Brazil

Sou do MS e sou anfitriã a pouco mais de dois meses. Fiquei feliz de ler as opiniões de outras anfitriãs e perceber que estou no caminho certo, pois apesar de residir em um pequeno apartamento e compartilhar esse espaço com os meus hóspedes, eu adoto e sempre adotei muitas dessas práticas de sustentabilidade    descrita pela colega. Mas sei que tem muitas coisas para aprender na arte de hospedar e para isso estarei muito atenta as dicas de vocês. Desde já agradeço pelas valiosas informações. 

Boas  sugestões, vou procurar por  em prática.

Grato

Fernando Carmo.

Luzia38
Level 2
Brasília, Brazil

Adorei

Betty172
Level 3
Rio de Janeiro, Brazil

- Fiquei feliz  por constatar que , quase todas as dicas eu já  pratico..só  não  tenho filtro de barro, mas disponho de um purificador..Que mais pessoas adotem essas práticas. 🙏

Noëlle49
Level 2
Nísia Floresta, Brazil

Achei otimo.

Estou aplicando ao pé da letra o que você indicou, menos o filtro de barro. Estamos no nordeste do Brasil e não temos agua encanada. O filtro é eletrico pois os hospedes querem agua gelada. Cada hospede quer a sua garrafa de agua na geladeira do quarto... Mas vou ver se consigo reverter isso. Colocamos energia solar com placas fotovoltaicas, investimento carro no inicio mas depois com os anos vale a pena.

Uso luz solares no patio e quintal, é uma boa opção. Em outros lugares é com sensor, so funciona quando estão no lugar.

Não tenho lava-louça, agua é de poço e com o calor deixar louça suja na maquina é problematico.  

Meu grande problema é o mau hábito do pessoal usar e abusar do ar condicionado. Estamos frente ao mar com muito vento. Nunca usei ar condicionado mas os hospedes fazem questão de colocar em 18 grau e depois pedem edredon!!!!

Como os hospedes so vem por curtas estadias, 1, 2 ou no maximo 7 dias é dificil mudar o pensamento deles. Mas conversamos sobre o assunto.

 

Saudações cordiais

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias