O melhor de nossas vidas acontece por acaso

Vinícius0
Host Advisory Board Alumni
Porto Alegre, Brazil

O melhor de nossas vidas acontece por acaso

Era o ano de 2014; em meio a protestos políticos que sacudiam o Brasil, teria início, finalmente, a Copa do Mundo.

 

Embora eu seja um ardoroso fã de futebol, jamais pensei que este evento teria algum impacto na minha vida fora alguns jogos e festas legais em minha cidade.

 

Porto Alegre é uma pacata cidade do sul do Brasil; embora tenha 1,5 milhão de habitantes, pode-se dizer pacata pelos hábitos de interior e aparente tranquilidade que persistem em muitos bairros. Não é um lugar em que se vê muitos estrangeiros e, portanto, este era um evento que trazia muitas expectativas.

 

Na época um simples estudante de direito e estagiário em escritório de advocacia, ainda morando com os pais, pensei: "como eu posso ganhar algum dinheiro com isto tudo?". A ideia de hospedar turistas foi a primeira a vir à mente.

 

Sem nunca ter ouvido falar em algum serviço deste tipo - sempre viajava me hospedando em hostels - escrevi no google algo como "como hospedar pessoas em sua casa". O site logo no topo parecia interessante - AIRBNB.

 

Para horror dos meus amigos e parentes, resolvi que seria uma boa ideia deixar que desconhecidos entrassem na minha casa e dormissem no quarto ao lado - e inclusive na minha própria cama. E meus pais, para minha própria surpresa, concordaram com a ideia.

 

Veio então o grupo de dois casais uruguaios, viajando de Montevideo a Porto Alegre em um Ford Ka dos antigos. Depois brasileiros e peruanos.

Para espanto dos meus amigos, nenhuma das terríveis previsões de que minha casa seria saqueada, destruída ou de que eu seria esfaqueado à noite se cumpriram. Então, por que não continuar hospedando após a Copa do Mundo?

 

Esta foi a decisão mais sábia da minha vida; em pouco tempo, ver sua mãe animadamente conversando com um colombiano sobre cinema, uma garota australiana chorando de coração partido ou uma família do País de Gales celebrando o casamento da filha mais velha - na sala da própria casa - passam a ser cenas comuns e esperáveis.

 

Após 6 anos e mais de 400 reservas, há dezenas de boas histórias para contar e nenhum único problema a relatar. A verdade é que notícia ruim vende mais, mas a maior parte das pessoas é boa e honesta.

 

O slogan do Airbnb é "belong anywhere" - pertença a qualquer lugar, em tradução livre. A ideia mais óbvia é pensar que se trata de o hóspede pertencer a qualquer lugar quando viaja e é fraternalmente recebido por um anfitrião desconhecido. Obviamente isto é verdade mas, não tenho dúvidas, todo anfitrião se sente pertencente ao lugar do qual aquele hóspede vem.

 

Nos anos seguintes, deixei de ser advogado, passei a anunciar outros imóveis meus, virei co-anfitrião de diversas pessoas, virei um Expert e, agora, sou o representante em língua portuguesa dos anfitriões Airbnb no Conselho Consultivo de Anfitriões . Penso e vivo o mundo Airbnb desde que acordo até dormir. Foi a melhor coisa que aconteceu em minha vida e, vejam só, quase por acaso.

 

Quero que todos os anfitriões me conheçam e se sintam à vontade para me contatar sempre que for necessário. Não sou ninguém especial, senão um simples anfitrião que ainda vive o dia a dia normal do nosso ofício, com todos os problemas e alegrias que isso traz.

 

Sou um ferrenho defensor da marca Airbnb - entendo e respeito anfitriões que trabalham com outras plataformas, mas não é o meu caso - e creio que a empresa deve ser parceira e apoiadora dos anfitriões. O nosso negócio depende da plataforma e o deles depende que haja anfitriões dispostos e felizes em abrir seus imóveis, mas seguros de que terão todo o apoio necessário.

 

O ano de 2020 foi o mais difícil de nossas vidas e, ao que parece, 2021 também não será fácil.Mas tenho certeza que sairemos mais fortes do que nunca.

Um fraterno abraço a todos os anfitriões, deste colega que espera poder bem representá-los.

 

WhatsApp Image 2021-03-01 at 15.38.47 (1).jpeg

 

Vinicius De Franceschi

- Airbnb Superhost in Porto Alegre, Brazil 

- Airbnb Expert 

- Airbnb Host Advisory Board Member 

76 Respostas 76
May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

@Vinícius0 obrigada por se apresentar aqui para a gente na comunidade 😉 Seja muito bem-vindo por aqui! 

Vinícius0
Host Advisory Board Alumni
Porto Alegre, Brazil

Muito obrigado, May! Espero ser um bom representante e fico à disposição de todos os anfitriões!

Fernanda735
Level 3
State of São Paulo, Brazil

Oi @Vinícius0 , boa notícia essa de sermos representados. Verdade que maioria das pessoas é boas e honestas, também acho que notícia ruim vende mais. Eu comecei alugar meu sítio porque perdi meus clientes com a pandemia e na verdade isso salvou minhas contas e minha família. Eu gosto muito do conceito do aplicativo e assim como você, acredito que é possível hospedar e fazer disso um prazer além de um negócio. Hoje o AIRBNB paga minhas contas e sustenta meu sítio, é tão importante quanto qualquer outro trabalho para nós. Eu tive muitas experiências nesse ano, testei várias coisas no aplicativo e estou à disposição se eu também puder ajudar. Obrigada

Vinícius0
Host Advisory Board Alumni
Porto Alegre, Brazil

Muito bom ouvir relatos assim @Fernanda735 !

 

Ser anfitrião nestes tempos é isso, saber se reinventar. Espero que continue na nossa comunidade após a pandemia!

Fernanda735
Level 3
State of São Paulo, Brazil

Certamente continuaremos Vinicius, como disse, virou um negócio e como temos área grande, se tivéssemos mais uma ou 2 hospedagens, certamente teríamos alugado. O respaldo do Airbnb, seus valores e conceito nos dão a segurança para continuar, incluindo a comunidade que partilha disso. Obrigada!

Irene936
Level 2
Navegantes, Brazil

Parabéns Vinicius0.  uso o Airnbn desde 2011, porém somente a 5 meses decidimos comprar mais um apartamento e colocar para lugar, estamos bem contentes pois apesar de começarmos em plena pandemia mundial, temos sorte por nosso espaço ser em uma praia tranquila e aí mesmo tempo onde fluxo de trabalho não parou por completo por ter relação com dois grandes portos de exportação! Em menos de 5 meses, 18 hóspedes satisfeitos nos faz ver que esta valendo muito a pena! 

Talles5
Level 1
Carangola, Brazil

parabéns!

 

Vinícius0
Host Advisory Board Alumni
Porto Alegre, Brazil

Muito obrigado @Talles5 !

Joy1026
Level 2
Chapecó, Brazil

Parabéns @Vinícius0 e obrigada por nos representar. 

Vinícius0
Host Advisory Board Alumni
Porto Alegre, Brazil

Muito obrigado @Joy1026 !

 

Já fui muito a Chapecó anos atrás e lembro que não havia um único anúncio ativo. Agora já temos Superhosts como você, que maravilha!

Juliana485
Level 2
São Caetano do Sul, Brazil

Opa! Que legal.. espero que nos dê muitas dicas de como promover a nossa estadia e contornar situações com hóspedes.. 

Vinícius0
Host Advisory Board Alumni
Porto Alegre, Brazil

@Juliana485 muito obrigado! Apenas esclareço que não é exatamente esta a proposta da posição. Mas pode sempre contar comigo pessoalmente para isto!

Patrícia123
Level 2
Boituva, Brazil

Seja grandiosamente super bem vindo aos novos ciclos e realmente nada é por acaso! Sucesso expansivo!!!!

 

Vinícius0
Host Advisory Board Alumni
Porto Alegre, Brazil

Muito obrigado @Patrícia123 !

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias