Por que o Airbnb não possui um processo de seleção mais rigoroso? Só pensa mesmo no dinheiro?

Por que o Airbnb não possui um processo de seleção mais rigoroso? Só pensa mesmo no dinheiro?

Sou habilitado como superhost, mas entre os vários problemas sobre o não cumprimento das regras por parte dos hóspedes que se acham no direito de fazer qualquer coisa por estarem pagando, ou muitas vezes nem mesmo compreendem a lógica da plataforma... apenas gostaria de compartilhar minha insatisfação em mais dois pontos:

 

1. O que um usuário ganha com tal atitude: Estar registrado há 7 anos (como foi o exemplo do meu penúltimo caso), nunca ter feito uma viagem pela plataforma, e literalmente ficar enchendo o saco por meio de consultas, como fosse de fato interessado numa reserva? Já aturei muitos casos assim, que aparentemente não leem nada do anúncio ou só estão ali para bisbilhotar os imóveis. Enfim, o Airbnb dá abertura para pessoas atoas...

 

2. Estamos em cima das datas do feriado prolongado de Carnaval. O "hóspede em potencial" não leu absolutamente nada, fez as perguntas que a descrição do anúncio responde. No entanto, é prontamente respondido com todos os detalhes possíveis, então a reserva é aceita, mas simplesmente some do mapa, não paga e nem cancela mesmo questionado a respeito sobre dar sequência ou não, depois lê as mensagens e continua inerte. Isso nos atrapalha e muito,  porque como anfitrião tenho prazo curto para disponibilizar uma reserva com algum real interessado, e na presente situação o imóvel não fica exposto nos anúncios porque TEM QUE esperar 24 horas para vencer o pedido da pessoa que provavelmente não tinha certeza de nada do que estava fazendo e pediu reserva ao invés de realizar apenas consultas.

 

1 Resposta 1
Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Tomas446 

Até entendo o desconforto da situação, mas penso que isso é para trazer alguma isonomia ao processo de reserva.

Afinal, o anfitrião tbm tem 24 horas pra aceitar ou recusar um pedido. 

Sendo assim acho tbm ser justo haver o mesmo prazo para o hóspede tentar resolver questões de pagamento. 

Porque lhe digo, a grande maioria acontece por imprevistos alheios à vontade do hóspede, muitos no processo de cadastramento de cartão de crédito (único meio aceito pela plataforma). Você não faz ideia das queixas qto a isso.

Acreidito que a solução seria o Airbnb sair da idade da pedra e fazer udo de novas tecnologias para pagamento e cobrança, como PIX, cartão de débito, transferência bancária ou boleto.

Isso sim traria muito mais agilidade, pois se o hóspede não tivesse sucesso através do meio escolhido, bastava usar outro.

Mas não, né?

Se pode complicar, pra quê facilitar 🤦🏼‍♀️.

 

E quanto às consultas, sei que por vezes  pode ser chato mas te digo, muito melhor um enxame de perguntas, do que um hóspede totalmente alienado que só vai descobrir detalhes da acomodação, qdo faz check-in. 

Ou aqueles, muitos aproveitadores mesmo, que fazem reserva pra 1 e levam 10 ou levam animais, visitas e fumam, mesmo proibido.

Pense nisso como uma forma de minimizar riscos.

E estando tudo registrado no chat, tbm te dá uma maior garantia em face de alguma denúncia por parte do hóspede....

Minha opinião...

Abraços!

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias