Cancelamento por força maior: vocês acharam justo o reembolso integral ao hóspede e somente anfitrião arcar com o prejuízo?

Noele0
Level 2
Belo Horizonte, BR

Cancelamento por força maior: vocês acharam justo o reembolso integral ao hóspede e somente anfitrião arcar com o prejuízo?

Não achei justo que na política de cancelamento por causa de força maior, o hóspede receba reembolso integral.

O justo seria o reembolso parcial (de 50%), já que tanto os hóspedes quanto os anfitriões são igualmente afetados pela pandemia e devem ser igualmente protegidos. O anfitrião não deveria arcar com o prejuízo integral.

 

quem concordar, envie mensagem pedindo que o reembolso seja parcial.

23 Respostas 23
Alex1117
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Alguma coisa deveria ser mantida para o anfitrião, no momento está assim. 

Hóspede 100%

Airbnb, % juros do valor antes de ser devolvido

Anfitrião = nada largado

 

Aos anfitriões de SP como a @Beatriz98 deve ser mais fácil receber hóspedes BR, por se tratar de um grande centro e mais voltado ao comércio, mas para as zonas turísticas acabou! Quem vem ao Rio sem poder ir a praia, Cristo e pão de açúcar? 

Rogerio-Marcos0
Level 4
Pipa Beach, Brazil

@Noele0  Aqui no Brasil Também, postei no Reclame  Aki e já fui no Procon e vou acionar o @Airbnb  na Justiça, pois isso não ficará impune pode ter Certeza!!!  Já enviei em todas as Redes Socias como Facebook e Instagram como eles trataram os Proprietários como se fossem Lixo e ainda dizem que Juntos Parceiros somos fortes este slogan serve para os Hóspedes não para nós os Anfitriões mas sabe a Resposta que os Anfitriões estão dando ao @Airbnb estão deixando os valores mais baratos das Reservas em todas as outras plataformas de Reservas que trataram nós com Humanidade assim eles irão perder a comissão deles e assim eles irão ver como se tratam os Proprietários...Quando doer no bolso a Falta de Comissão deles eles irão Aprender!!! E quem sabe aprenderam o significado deste Slogan de Juntos somos fortes e Parceria com isso...

Andreia-Karla0
Level 2
João Pessoa, Brazil

Fiquei super angustiada com a decisão do airbnb, apenas o anfitrião ficou no prejuízo. Simplesmente cancelaram as reservas e fiquei no zero. Tanto trabalho que tive! 

Italo15
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Tive um caso em que um hóspede alugou uma casa minha em Kissimmee após o anúncio da OMS, ele estava no meu condomínio, foi ver a casa fez a locação e dois dias antes cancelou e o AIRBNB aceitou. A pandemia já havia sido declarada, o hóspede se encontrava no próprio condomínio, sabia dos riscos e só porque deve ter achado outra casa com preço mais baixo desistiu e pasmem o AIRBNB aceitou mesmo a minha política de cancelamento sendo rígida, ABSURDO! Já reclamei diversas vezes e eles não retornam ou retornam com respostas evasivas. O AIRBNB precisa ser avaliado pelos Anfitriões e Hóspedes, é fácil se ausentar nestas horas.

Italo15
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Outra coisa, não devolveram o dinheiro cobrado pelo AIRBNB ao hóspede e sim em crédito. Beira o ridículo.

Italo15
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Boa noite. É só ler os comentários do cliente e fica fácil se verificar que não ninguém doente na família, e ele só cancelou a hospedagem por conta da Disney estar fechada , o que me parece não ser motivo para cancelamento e entrar na regra de força maior. Sendo assim solicito que seja utilizado a forma de cancelamento assumida entre mim e o AIRBNB que é o cancelamento rígido. O AIRBNB ainda retira esta locação da garantia dos 25 % de reembolso. Infelizmente vcs são apenas uma empresa de marketing e nunca foram defensores dos seus anfitriões. Muito infeliz, amadora , precipitada e sem conexão com a realidade a forma como estão agindo demonstrando total fatal de profissionalismo e diria até um certo amadorismo para lidar com a situação. Também venho reparando diversos anfitriões com reclamações sobre a atuação do AIRBNB nesta situação . Entrei em contato pelo telefone 08008787918. Falei com o atendente Helder que não quis me informar o sobrenome alegando ser uma política do AIRBNB o que acho extremamente deselegante pois temos que passar todos os nossos dados, também solicitei a gravação da ligação e ele não soube me informar como seria entregue. Então peço que a gravação me seja enviada. O protocolo da ligação informado por ele é [Dado pessoal removido]. Aguardo respostas, pois em outros cancelamentos enviei questionamentos e não recebi informações adequadas.

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Italo15, você está na comunidade para anfitriões do Airbnb, espaço para troca de opinião, ajuda e inspiração entre anfitriões, e onde a equipe de atendimento ao cliente não atende. 

 

Para você ter as respostas que você precisa para o seu caso, você precisa entrar em contato diretamente com a equipe de atendimento. Eu vi que você já falou com um atendente no telefone, mas aqui tem um tutorial que indica todas as formas de entrar em contato com o atendimento, incluindo opções que não são via telefone: https://community.withairbnb.com/t5/Dicas-e-Tutoriais/Tutorial-Formas-de-Contato-com-o-Airbnb/m-p/32...

 

Eu removi o número da gravação do seu post pois se trata de um dado pessoal, e dados pessoais não permitidos aqui por conta da comunidade ser um espaço público - qualquer um pode ter acesso ao que você publica.

 

Aproveito para te indicar também o acompanhamento do conteúdo publicado pelo pessoal do Airbnb na Central de Recursos, onde você encontra informações mais recentes sobre a resposta do Airbnb à COVID-19 (Exemplo: políticas atualizadas e recursos para anfitriões e hóspedes). Link: https://www.airbnb.com.br/resources/hosting-homes/t/coronavirus-updates-34

 

Espero ter te ajudado em algo!

 

Renata111
Level 2
Florianópolis, Brazil

Concordo com.o enunciado!! 

renata schwab
Gilson1
Level 2
Federal District, Brazil

Tive um caso desse o mês passado que foi muito estranho e desagradável. O hóspede, que se dizia estrangeiro, pediu cancelamento de uma estadia de 3 meses, na cidade do Rio de Janeiro, programada para iniciar antes do reveillon. Como o sistema era rigoroso, fui informado que eu receberia uma valor da ordem de 4 mil reais mesmo sem ele se hospedar. Na época, o hóspede me disse que não poderia mais vir para o Brasil porque a mãe estava com problema de saúde. Ele então me solicitou restituição de 500 dólares e eu neguei, mas falei que ele poderia tentar trocar a data da viagem e eu aproveitaria esse valor para uma hospedagem em outra época. Ele fez uma nova reserva, iniciando no final de fevereiro. Então verifiquei que já não constava mais a previsão do pagamento dos 4 mil reais e achei que seria o Airbnb que estaria fazendo a compensação. No início de janeiro, o hóspede mandou outro pedido de alteração, com redução da estadia e eu recusei porque comecei a achar estranho. Entrei em contato com a plataforma e me informaram que ele havia posteriormente justificado o cancelamento por motivos de força maior e por isso haviam feito a devolução integral do valor a ele. Só que não haviam me comunicado nada! 

Quando entrei no perfil dele, para minha surpresa constava uma avaliação de uma hospedeagem da época do reveillon, também na cidade do Rio de Janeiro. Aí ele me confessou que já estava no Brasil desde 2019. Portando, ficou caracterizado que ele mentiu ao dizer que não poderia fazer a viagem. Eu acredito que ele tentou me aplicar um golpe, se utilizando dessa nova política do Airbnb  de cancelamento por força maior. Ele fez um cancelamento normal, tentou me sensibilizar e pediu uma restituição de 500 dólares e depois entrou com a justificativa e o Airbnb devolveu o valor integral. Se eu tivesse devolvido os 500 dólares creio que teria ficado no prejuízo, pois o Airbnb não deu nenhuma atenção ao caso e, até para conseguir um cancelamento da nova reserva, já que o hóspede demonstrou não ser confiável, eu tive que insistir muito.

Entendo que cada caso deve ser analisado com atenção e cuidado e havendo um cancelamento não deveria ser permitida nova reserva para a mesma época e mesmo local. Tenho verificado que o Airbnb vem diminuído muito a consideração pelos anfitriões.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias