Prezados, boa noite! Recentemente minha mãe alugou uma casa ...
Última resposta
Prezados, boa noite! Recentemente minha mãe alugou uma casa pela plataforma para 3/4 diárias em Itaparica. Ao se deparar com ...
Última resposta
Gostaria de esclarecer como fazer a declaração de imposto de renda dos valores recebidos pelo AIRBNB.
Seria necessário fazer pelo CPF do anfitrião?
Obrigada
Respondido! Ir para Melhor Resposta
Pessoal,
Imposto de Renda é um assunto muito comentado por aqui e eu separei alguns links que podem ajudar.
IMPORTANTE: vamos deixar claro que a fonte mais segura de informação sobre IR é o próprio conteúdo oferecido pelo governo brasileiro, seja o manual do programa do Carne Leão (recolhimento mensal obrigatório do IR feito pelo contribuinte que recebe rendimentos pagos por pessoas físicas ou vindos do exterior), o Perguntas e Respostas IRPF 2019 ou qualquer outra informação oficial por parte deles.
Na Central da Ajuda do Airbnb eu encontrei as seguintes orientações:
Aqui na comunidade temos conteúdos sendo compartilhados pelos anfitriões baseado na experiência deles e que podem te ajudar:
Boas reservas!
May
Danielle, ia trazer para cá seu comentário em Notícias da Semana, recente, onde, em Airbn x Hotéis, é dito que pessoas se hospedam em espaços de pessoas físicas, que não pagariam qualquer tipo de imposto... Como assim, então? São os Hotéis que estão dizendo isso para tentar barrar/prejudicar o Airbnb? Obrigado!
@Danilo4 Os hoteis pagam bem mais imposto porque eles são um serviço.
Mas a gente não oferece o mesmo que hotel. Eles são empresa, têm funcionários etc.
O ideal é que a gente declare como recebível de PF.
Você sabe sob qual modelo incide menos imposto?
Eu não declarei carnê leão 2016 porque achava que isso entrava só na declaração anual, agora tem multa....
@Danielle0, tudo bem?
Em outro post/apresentação que vi sua vc diz que a maneira correta é somente via carne leão, porém neste você diz que existem 2 formas.
Queria saber se após esse tempo dessa postagem, você tem uma noção maior de qual a maneira mais correta de fazer a declaração de IR do aluguel.
Muito obrigado pela ajuda e atenção.
abs
Olá bom dia todos da comunidade.
Tenho preferido fazer mensalmente pelo carne leão, onde não é necessário CPF ou CNPJ.
O critério que adoto para apurar os rendimentos é pelo valor efetivo depósitado em conta pelo Airbnb no corrente mes. Não faço a declaração pelo valor que a Airbnb informa no site, pois pode ocorrer alguma discrepância entre o valor que ela declara nos ter pago e o valor efetivamente depositado na minha conta ( isso ocore quando ela faz o pagamento no fim do mês , e o depósito só ocorre efetivamente no mes seguinte). Lembrar que na declaração anual do Imposto de Renda é nessário fazer o ajuste final.
Muito obrigada,
Abs
Anna
SOlá bom dia! O Airbnb oferece um extrato de rendimentos? Ou melhor uma declaração?
Oi Solange.
Como posso obter o CPF dos inquilinos para efeito de imposto de renda?
Voce tem de usar o CNPJ do Airbnb, qque é quem te manda o dinheiro. Não existe transacao financeira sua com o hospede
obrigada Luiz, e vc sabe o CNPJ do airbnb? desculpe-me mas sou muito novata nisso tudo. Declaro o quê??...já que alugo apenas um quarto na nossa residência?
Obtive por ajuda da comunidade.
Ache um lugar para ficar Airbnb Brasil Ltda
Cnpj: 14546674/0001-09.
Abraços
14.546.674/0001-09 Ache um lugar para ficar -Air bnb
Boa noite
Desculpe o atraso na resposta.
Normalmente solicito o CPF dos hóspedes no momento da reserva apenas para controle dos visitantes no condomínio do prédio.
Pelas informações que recebi pelo site e também do contador a declaração do IRPF anual é informado o CNPJ do AIRBNB e não é necesário o CPF do hóspede.
Abraços
Solange
Que eu saiba esta informação é solicitada pelo anfitriação no ato da reserva ao hóspede.
Não sei se pode ser obtida pelo site.
Abraços
Bom dia Solange
O Airbnb disponibiliza o extrato sim dos rendimentos, você encontra na sua página. Não necessita do CPF dos hóspedes, isso é com eles.
Boa sorte.