Como declarar no IRPF o valor recebido pelo AIRBNB?

Respondido!
Solange7
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

Como declarar no IRPF o valor recebido pelo AIRBNB?

Gostaria de esclarecer como fazer a declaração de imposto de renda dos valores recebidos pelo AIRBNB.

Seria necessário fazer pelo CPF do anfitrião?

Obrigada

Melhor Resposta
May
Administrator
Administrator
Newport Beach, CA

Pessoal, 

Imposto de Renda é um assunto muito comentado por aqui e eu separei alguns links que podem ajudar. 

IMPORTANTE: vamos deixar claro que a fonte mais segura de informação sobre IR é o próprio conteúdo oferecido pelo governo brasileiro, seja o manual do programa do Carne Leão (recolhimento mensal obrigatório do IR feito pelo contribuinte que recebe rendimentos pagos por pessoas físicas ou vindos do exterior), o Perguntas e Respostas IRPF 2019 ou qualquer outra informação oficial por parte deles

Na Central da Ajuda do Airbnb eu encontrei as seguintes orientações:

Aqui na comunidade temos conteúdos sendo compartilhados pelos anfitriões baseado na experiência deles e que podem te ajudar:

Boas reservas!

May

Exibir Melhor Resposta no post original

164 Respostas 164
Danilo4
Level 2
Belo Horizonte, Brazil

Danielle, ia trazer para cá seu comentário em Notícias da Semana, recente, onde, em Airbn x Hotéis, é dito que pessoas se hospedam em espaços de pessoas físicas, que não pagariam qualquer tipo de imposto... Como assim, então? São os Hotéis que estão dizendo isso para tentar barrar/prejudicar o Airbnb? Obrigado!

Guta0
Level 10
Rio de Janeiro, BR

@Danilo4 Os hoteis pagam bem mais imposto porque eles são um serviço.

Mas a gente não oferece o mesmo que hotel. Eles são empresa, têm funcionários etc.

O ideal é que a gente declare como recebível de PF.

Guta0
Level 10
Rio de Janeiro, BR

@Danielle0

Você sabe sob qual modelo incide menos imposto?

Eu não declarei carnê leão 2016 porque achava que isso entrava só na declaração anual, agora tem multa....

@Danielle0, tudo bem?

Em outro post/apresentação que vi sua vc diz que a maneira correta é somente via carne leão, porém neste você diz que existem 2 formas.

Queria saber se após esse tempo dessa postagem, você tem uma noção maior de qual a maneira mais correta de fazer a declaração de IR do aluguel.

Muito obrigado pela ajuda e atenção. 

abs

Olá bom dia todos da comunidade.

Tenho preferido fazer mensalmente pelo carne leão, onde não é necessário CPF ou CNPJ.

O critério que adoto para apurar os rendimentos é pelo valor efetivo depósitado em conta pelo Airbnb no corrente mes. Não faço a declaração  pelo valor que a Airbnb informa no site, pois pode ocorrer alguma discrepância entre o valor que ela declara nos ter pago e o valor efetivamente depositado na minha conta ( isso ocore quando ela faz o pagamento no fim do mês ,  e o depósito só ocorre efetivamente no mes seguinte). Lembrar que na declaração anual do Imposto de Renda é nessário fazer o ajuste final.

Muito obrigada,

Abs

Anna

SOlá bom dia! O Airbnb oferece um extrato de rendimentos? Ou melhor uma declaração?

Gloria93
Level 2
Recife, Brazil

Oi Solange.

Como posso obter o CPF dos inquilinos para efeito de imposto de renda?

Luiz38
Level 3
São Paulo, Brazil

Voce tem de usar o CNPJ do Airbnb, qque é quem te manda o dinheiro. Não existe transacao financeira sua com o hospede

Carla8
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

obrigada Luiz, e vc sabe o CNPJ do airbnb? desculpe-me mas sou muito novata nisso tudo. Declaro o quê??...já que alugo apenas um quarto na nossa residência? 

Solange7
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

Obtive por ajuda da comunidade.

Ache um lugar para ficar Airbnb Brasil Ltda
Cnpj: 14546674/0001-09.

Abraços

14.546.674/0001-09 Ache um lugar para ficar -Air bnb

Solange7
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

Boa noite

Desculpe o atraso na resposta.

Normalmente solicito o CPF dos hóspedes no momento da reserva apenas para controle dos visitantes no condomínio do prédio.

Pelas informações que recebi pelo site e também do contador a declaração do IRPF anual é informado o CNPJ do AIRBNB e não é necesário o CPF do hóspede.

Abraços

Solange

Solange7
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

Que eu saiba esta informação é solicitada pelo anfitriação no ato da reserva ao hóspede.

Não sei se pode ser obtida pelo site.

Abraços

Bom dia Solange

O Airbnb disponibiliza o extrato sim dos rendimentos, você encontra na sua página. Não necessita do CPF dos hóspedes, isso é com eles.

Boa sorte.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias