Como declarar no IRPF o valor recebido pelo AIRBNB?

Respondido!
Solange7
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

Como declarar no IRPF o valor recebido pelo AIRBNB?

Gostaria de esclarecer como fazer a declaração de imposto de renda dos valores recebidos pelo AIRBNB.

 

Seria necessário fazer pelo CPF do anfitrião?

 

Obrigada

1 Melhor Resposta
May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

Pessoal, 

 

Imposto de Renda é um assunto muito comentado por aqui e eu separei alguns links que podem ajudar. 

 

IMPORTANTE: vamos deixar claro que a fonte mais segura de informação sobre IR é o próprio conteúdo oferecido pelo governo brasileiro, seja o manual do programa do Carne Leão (recolhimento mensal obrigatório do IR feito pelo contribuinte que recebe rendimentos pagos por pessoas físicas ou vindos do exterior), o Perguntas e Respostas IRPF 2019 ou qualquer outra informação oficial por parte deles

 

Na Central da Ajuda do Airbnb eu encontrei as seguintes orientações:

 

 

Aqui na comunidade temos conteúdos sendo compartilhados pelos anfitriões baseado na experiência deles e que podem te ajudar:

 

 

Boas reservas!

May

 

 

 

 

Exibir Melhor Resposta no post original

164 Respostas 164
Brux0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

É só baixar o programa do carne leao e ler o manual dele e fazer as declarações mensais

Sabe me dizer se consigo fazer o lançamento dos valores recebidos retroativo de 2020? O carne leão deve ser preenchido mensalmente após lucro obtido?

Brux0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Rafael1134 Se vc não lançou mensalmente, tem que lançar mês a mês no carne leão e no caso de tributação devida, lançar o darf e pagar juros.  A multa pode não pagar devida ao art 138 do ctn.  Depois vc importa o carne leão na sua declaração de IRPF 2021

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

Pessoal, 

 

Imposto de Renda é um assunto muito comentado por aqui e eu separei alguns links que podem ajudar. 

 

IMPORTANTE: vamos deixar claro que a fonte mais segura de informação sobre IR é o próprio conteúdo oferecido pelo governo brasileiro, seja o manual do programa do Carne Leão (recolhimento mensal obrigatório do IR feito pelo contribuinte que recebe rendimentos pagos por pessoas físicas ou vindos do exterior), o Perguntas e Respostas IRPF 2019 ou qualquer outra informação oficial por parte deles

 

Na Central da Ajuda do Airbnb eu encontrei as seguintes orientações:

 

 

Aqui na comunidade temos conteúdos sendo compartilhados pelos anfitriões baseado na experiência deles e que podem te ajudar:

 

 

Boas reservas!

May

 

 

 

 

Sheiva1
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

Continuo na dúvida se devo declarar, porque se o Airbnb não tem cnpj no Brasil, ele não nos declara.. e se eu for declarar, qual cnpj devo colocar? 

Coloque no Google que aparece, não estou com o numnúm agora mas bote no buscar CNPJ do Airbnb que aparece. Começa com o numnúm 14

Brux0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

acredito melhor voce ler a postagem inteira desde o comeco, e vai ter sua duvida esclarecidas.  Em resumo, locacao de temporada se declara igual a locacao de longo prazo, voce tem que fazer o carne leao mensalmente, e se nao fiz, tem que fazer agora mes a mes.  Sendo que voce nao e'  funcionaria do airbnb e nao aluga para eles mas para hospedes pessoas fisicas, o cnpj de airbnb e'  irrelevante.  quem te paga sao pessoas fisica, ai no carne leao voce simplesemente coloca os valores na tabela onde aparece aluguel.

César167
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Tenho que ter  o CPF da pessoa que me pagou e o AirBnb nao me fornece o CPF e ela (a pessoa) também tem que declarar que me pagou?, ou o AirBnb faz DIMOB? 

Brux0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@César167 Aconselho ler todas as respostas que coloquei neste post já que suas perguntas já foram respondidas.  No carne leão não precisa indicar cpf no caso de locação de temporada. 

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

@Sheiva1 @Solange7  assim como o @Brux0  falou, leia os tópicos marcados no começo da discussão que você vai entender sobre a questão do CNPJ 🙂 Espero ter ajudado!

Santiago228
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Olá, estou preparando minha declaração do IR, e não fiz os pagamentos no Carné Leão correspondentes a 2018. 

Gostaria de saber o seguinte:

1) Preciso fazer os pagamentos e incluí-los na declaração, ou depende dos rendimentos (ver (2))?

2) Existe um mínimo de rendimentos obtidos pelo aluguel através do Airbnb a partir do qual preciso inclui-los na declaração?

Se sim, qual seria esse mínimo?

3) Qual o montante que devo comparar com o mínimo: o recebido pelo aluguel por mês, ou o montante mensal descontando condominio e iptu?

Obrigado,

Santiago

 

Ricardo85
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

@Santiago228 

 

"1) Preciso fazer os pagamentos e incluí-los na declaração, ou depende dos rendimentos (ver (2))?"

 

Sim, a declaarção é obrigatória independente do rendimento obtido.

 

"2) Existe um mínimo de rendimentos obtidos pelo aluguel através do Airbnb a partir do qual preciso inclui-los na declaração?

Se sim, qual seria esse mínimo?"

 

Não existe mínimo de rendmentos para a declaração dos aluguéis, pois a declaração é obrigatória. Porém, existe um valor mínimo mensal para a cobrança do IR. Acredito que atualmente este valor seja de R$1.903,00.

 

"3) Qual o montante que devo comparar com o mínimo: o recebido pelo aluguel por mês, ou o montante mensal descontando condominio e iptu?"

 

Você deverá pegar o valor líquido recebido pelo Airbnb e descontar o (IPTU/12) + Condomínio. Este valoe deverá ser incluído no Carnê-Leão.

 

O pagamento do Carnê Leão deve ser feito em até 30 dias após o mês do aluguél. Como você não o fez ao longo de 2018, o próprio programa calculará a multa devida.

 

Ricardo

 

 

 

 

Ricardo

 

Se você achou esta resposta útil não deixe de dar um "Like".

Meu Perfil.

Coloque "@Ricardo". Assim eu recebo uma notificação.

Daniel1037
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

Sou anfitrião e todas as unidades são administradas por mim e os rendimentos também são pagos em meu nome, sendo depositados em minha conta corrente. Ocorre que os imóveis estão em nome da minha esposa. Estou na dúvida de como declarar os recebimentos. Alguém pode ajudar?

Pessoal, o carnê leão pede que a gente preencha os dados de quem nos pagou, seja pessoa física ou jurídica. Como estão fazendo? Onde esses dados estão disponíveis? Estão colocando os dados do hóspede ou no airbnb? 

Gloria93
Level 2
Recife, Brazil

@Daniel1037  Você só pode declarar se a sua declaração for em conjunto com sua esposa ou seja , a mesma declaração. Caso contrário  se for em  declarações separadas,  sua esposa é quem deve declarar visto que os imóveis estão no nome dela.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias