Como declarar no IRPF o valor recebido pelo AIRBNB?

Respondido!
Solange7
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

Como declarar no IRPF o valor recebido pelo AIRBNB?

Gostaria de esclarecer como fazer a declaração de imposto de renda dos valores recebidos pelo AIRBNB.

 

Seria necessário fazer pelo CPF do anfitrião?

 

Obrigada

1 Melhor Resposta
May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

Pessoal, 

 

Imposto de Renda é um assunto muito comentado por aqui e eu separei alguns links que podem ajudar. 

 

IMPORTANTE: vamos deixar claro que a fonte mais segura de informação sobre IR é o próprio conteúdo oferecido pelo governo brasileiro, seja o manual do programa do Carne Leão (recolhimento mensal obrigatório do IR feito pelo contribuinte que recebe rendimentos pagos por pessoas físicas ou vindos do exterior), o Perguntas e Respostas IRPF 2019 ou qualquer outra informação oficial por parte deles

 

Na Central da Ajuda do Airbnb eu encontrei as seguintes orientações:

 

 

Aqui na comunidade temos conteúdos sendo compartilhados pelos anfitriões baseado na experiência deles e que podem te ajudar:

 

 

Boas reservas!

May

 

 

 

 

Exibir Melhor Resposta no post original

164 Respostas 164
Zeny0
Level 2
Salvador, Brazil

Sinceramente, eu também estive em dúvida e, pelo curto espaço de tempo que restava para enviar minha declaração, eu não declarei.

Foi o meu primeiro ano como anfitriã do Airbnb. Espero não cair na malha. 

Entretanto, uma excelente sugestão aos gestores do Airbnb é que eles enviem aos emails dos anfitriões o documento referente aos pagamentos das locações, no mês de janeiro de cada ano. 

Abraços para todos.

Zeny

Oi pessoal, eu alugo um ape e estarei sublocando ele no AirBNB (já tenho autorização do proprietário). Gostaria de saber como devo declarar o IR para não ter nenhum tipo de problema. Alguém com uma situação parecida a minha chegou a pesquisar?

 

Obrigada 😃

 

Elaine

Brux0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Tem que fazer carne leao mensalmente.  Se voce baixa o manual com as instrucoes do carne leao, esta tudo explicado direitinho.  Do valor total que voce recebe no mes, voce pode abater unicamente iptu, condominio e no seu caso tambem o valor do alugue, estando sublocando o apartamento que voce aluga.

 

O valor que sobra voce bota na tabela do carne leao que faz o calculo para voce.  

 

No final do ano voce importa o carne leao na sua declaracao e dependendo dos outros rendimentos vai ter reembolso ou nao, ja que tem faixas de valores mensais abaixo das quais è isento de imposto.

 

Aqui algumas dicas que tinha colocado aqui o ano passado.

 

https://community.withairbnb.com/t5/Dicas-e-Tutoriais/IMPOSTO-DE-RENDA-NO-BRASIL-EM-17-PONTOS/m-p/38...

Belenice0
Level 2
São Paulo, Brazil

Brux muuuuuito obrigada por esta orientação

Realmente eu não sabia como fazer!

Aliás - posso abusar?

Eu tenho dúvida de como fazer promoção especial para um determinado periodo - e vi que vc faz

Sou nova no Airbnb - e não consegui saber esta informação por nenhum dos canais

Agradeço muito sua orientação


Aliás gostaria de te parabenizar por tudo o que li a seu respeito no airbnb !

Sucesso pra vc

Gratidão!

Brux0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Oi Belenice,

 

primeiramente desculpas para a resposta atrasada. A central da comunidade è meio mal projetada e nunca soube que voce tinha me enviado uma mensagem e vi so agora por a caso.

 

Muito obrigado pelos elogios, è sempre bom poder ajudar e compartilhar experiencias.  Por quanto a valores especiais em periodos especiais tem duas opcoes que voce pode usar.  A primeira opcao è a oferta especial.  Quando alguem te envia uma consulta voce pode responder enviando uma oferta especial nocaso voce tinha discutido isso antes como quem fiz a consulta.  E' so clicar em "enviar oferta especial" selecionar os dias de check in e check out e o valor que esta no seu calendario automaticamente ira ser colocado no campo do valor.  Ai voce pode mudar o valor pelo que voce quiser.  Tem que tomar em consideracao que ao enviar a oferta especial ela ja dever conter as despesas de limpeza, pois airbnb nao ira adicionar apos o envio.  Outra coisa importante è fazer o pacote para periodos especiais.  Airbnb nao tem uma verdadeira ferramenta para isso mas vc pode dar um jeito.  1) voce vai nas configuracao de disponivilidade / duracao da viajem.  Ai voce escolhe a opcao "adicionar novo requisito" seleciona durante datas especificas, e depois coloca por exemplo que entre dia 26/12 e 5/01 o minimo de noites è 5.  Apos feito isso, voce vai no calendario seleciona entre 26 ate 5 e coloca um valor especial para esses dias.  Dessa maneira se alguem quer fazer o reveillon na sua cidade so pode reservar automanticamente mais de 5 noites e com valor de data especial.

 

Espero de ter ajudado

 

um abraco

 

brux

obrigada, e mais uma pergunta, o carnê leão se consegue no site da Receita?

 

Gaby
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

Olá a todos!

Leia abaixo o novo guia de 2018 criado pelo @Brux0:

IMPOSTO DE RENDA - DICAS

-----

 

Por favor consulte as Normas da comunidade

Mario163
Level 2
São Paulo, Brazil

Vou contribuir com algumas questões: 

Como não recebemos diretamente do(s) Hóspede(s), não podemos atribuir o valor ao CPF(s) dele(s)... e, provavelmente, em sua(s) declaração(ões) de IRPF o(s) Hóspede(s) não fará(ão) o(s) lançamento(s) do(s) pagamento(s) ao(s) Hospedeiro(s), nem citará(ão) pagamentos feitos ao Airbnb.

Isso não criará uma descompensação na RF?

Será que o Airbnb fará a declaração de IR deles, citando todos os CPFs de quem recebeu e a quem fez pagamento?

 

Dúvida, dúvida, dúvida....!

ATENÇÃO:

"Informamos que a empresa 
AIRBNB SERVIÇOS DIGITAIS LTDA., pessoa jurídica de direito privado, com sede na Capital do Estado de São Paulo, na Rua Aspicuelta, 422, 5º andar, Cjs. 51-A, 52-A e 53-A, Condomínio Mix 422, Bairro Vila Madalena, e inscrita no CNPJ/MF sob o nº 14.546.674/0001-09, é uma empresa de Marketing Digital e não é parte no contrato celebrado com os usuários para uso da Plataforma Airbnb (site, aplicativo e serviços). A atividade de plataforma é realizada pela Airbnb Irlanda, conforme informado nos Termos de Uso.​"

Fonte: https://www.airbnb.com.br/about/company-details

Mayra59
Level 2
São Paulo, Brazil

Oi Pessoal, hoje baixei o programa SICALC para gerar a DARF refente ao mês de dezembro 2018 para pagar mas o programa só gera DARF de janeiro 2019 e nao a DARF de dezembro 2018.. alguém sabe como faço isso? Obrigada!!!

Brux0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

vc tem que baixar o carne Leao para declarar locação nao SICALC
Brux0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil
Flavia183
Level 2
Volta Redonda, Brazil

Nossa, estou pesquisando sobre o tema e ainda não cheguei a conclusão nenhuma...

Brux0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias