Prezados, boa noite! Recentemente minha mãe alugou uma casa ...
Última resposta
Prezados, boa noite! Recentemente minha mãe alugou uma casa pela plataforma para 3/4 diárias em Itaparica. Ao se deparar com ...
Última resposta
Gostaria de esclarecer como fazer a declaração de imposto de renda dos valores recebidos pelo AIRBNB.
Seria necessário fazer pelo CPF do anfitrião?
Obrigada
Respondido! Ir para Melhor Resposta
Pessoal,
Imposto de Renda é um assunto muito comentado por aqui e eu separei alguns links que podem ajudar.
IMPORTANTE: vamos deixar claro que a fonte mais segura de informação sobre IR é o próprio conteúdo oferecido pelo governo brasileiro, seja o manual do programa do Carne Leão (recolhimento mensal obrigatório do IR feito pelo contribuinte que recebe rendimentos pagos por pessoas físicas ou vindos do exterior), o Perguntas e Respostas IRPF 2019 ou qualquer outra informação oficial por parte deles.
Na Central da Ajuda do Airbnb eu encontrei as seguintes orientações:
Aqui na comunidade temos conteúdos sendo compartilhados pelos anfitriões baseado na experiência deles e que podem te ajudar:
Boas reservas!
May
Onde posso obter o cpf dos inquilinos para efeito de imposto de renda?
Prezados,
Alguem sabe como declarar os ganhos do Airbnb e se podemos descontar as despesas de condomino, iptu, luz, taxa de limpeza e o CNPJ correto do Airbnb no Brasil.
Este mencionado abaixo não esta correto.
Eu também estou na dúvida o que posso abater. IPTU, condomínio, luz, empregada? Não obtive resposta. VEjo que esta dúvida é de várias pessoas. A comunidade não sabe responder precisaríamos que alguém do Airbnb solucionase o problema. As dúvidas só passam de um para outro. Muito ruim. Quem nos socorre?
Telefonei para o airbnb para tentar esclarecer como fazer em relação à declaração de IR e não obtive resposta esclarecedora.... alguém poderia ajudar? obrigada!
Também não sei.
Mas acho que pode declarar como aluguel comum, foi o que eu fiz ano passado.
Mas não sei se isso é legal. Realmente eles deveriam nos ajudar nessa questão já que têm escritório por aqui.
É de fato um absurdo eles não terem um advogado/contador para estudar o caso e ter aqui uma orientação clara e definitiva.
abraços
Bom dia a todos.
Alguem saberia me dizer se declaro o valor bruto ou o valor descontando a taxa paga ao Airbnb?
Outra pergunta:
Como obter um documento do Airbnb que tenha valor legal, ou seja, constantando CNPJ do Airbnb, valores pagos como taxa para o Airbnb, valores brutos recebidos do Airbnb, etc.
Esta é a primeirav vez que faço a declaração com ganhos do Aibnb.
E realmente o serviço de suporte do Airbnb é péssimo. Não se acha informação clara em lugar nenhum.
No site voce consegue emitir um resumo de todos os seus recebimentos ao longo do ano, mas nao deixe de verificar com as datas de deposito em sua conta, pois entre a ordem de pagamento e o recebimento pode haver virada de mes ou do ano e neste caso parte do recebido pode ser lançado no ano seguinte.
Outro ponto de atenção é quanto ao valor liquido recebidono somatorio de suas rendas, que deve ser menor que 1.900 no mes (confirmar na receita o exato) pois acima disto voce teria de recolher o carne leão no mes em que ocorreu.
Eles posssuem CNPJ no Brasil, mas agora não tenho em mão para lhe passar. Nao esqueça de descontar do valor bruto as despesas de IPTU e Condominio (proporcionais) se tiver e a taxa do site. O imposto de renda incide sobre o liquido apenas.
Na ficha pagamentos voce deve informar o pago ao Airbnb
Sds,
oi, mas seria necessario declarar?
o Airbnb informa a receita o pagamento a nós?
Se isso não ocorrer, teoricamente não precisamos declarar...
Oi Sonia,
Tenho a mesma dúvida de você.
Realmente não sei se eles declaram o que pagamos a ele .
Mas se eles declaram, a gente ficaria exposto e sem dúvida teríamos que declarar.
Falta informação do Aibnb (CNPJ, emissão de um Demonstrativo para declaração do IR).
Oi Sonia, Luiz, Geraldo, Tania e demais colegas anfitriões:
Todos nós estamos tentando fazer o que é certo.
Tambem obtive o seguinte email do Airnb : response@airbnb.com
Enviei as dúvidas para eles, mas ainda sem retorno.
oi Ok, entendo a duvida e/ou explicaçaõ de todos, mas ainda na duvida da declaração ou não.
Eles deveriam nos enviar uma declaração do que foi repassado com o CNPJ deles, como regra aqui no Brasil.
E o nosso CPF, eles o tem? Não me lembro de ter colocado no momento da adesão, e não localizei no meu cadastro, somente o numero da conta para deposito.
Realmente uma grande duvida, mas gostaria que alguem que ja o fez na declaração de 2015 ou que não tenha declarado no exercicio de 2015 nos desse uma luz.
Mas no meio de tantas duvidas, estou bem propensa a arriscar e ver o resultado.
Obrigada a todos
Escrevi para este email que vc indicou, porém recebi uma resposta automática de que minha mensagem não foi enviada e indicando opções para procurar no próprio site. Nos avise caso obtenha alguma resposta, pois penso em contatar diretamente e RF para esclarecimentos caso o airbnb não nos suporte nessa questão. Prefiro declarar corretamente do que correr o risco de cair na malha fina e depois ter que pagar mais... Obrigada a todos pelos esclarecimentos e até breve.