Critérios para limitar uso da internet pelos hóspedes

Respondido!
Mariana283
Level 2
São Paulo, Brazil

Critérios para limitar uso da internet pelos hóspedes

Olá tod@s,

Meu espaço no AIRBNB é numa zona rural onde não chega internet por cabo. Com isso, comprei um VIVOBOX, sistema que capta o sinal por rede de telefonia celular por um modem da operadora, e cujo pacote de dados é limitado a 100 GB, renovável todo mês. Essa quantidade se mostrou insuficiente na pandemia, pois muitos desejavam trabalhar, e então eu adquiri mais um modem. Não é possível contratar um pacote maior. Se falta, a VIVO vende pacotes extras que são caríssimos (4GB é o máximo e custa 60,00 cada carga). Eu pus um aviso no anúncio em "outras observações" informando que apesar de dispor de 2 redes, não suporta uso intensivo para downloads pesados (filmes) ou para trabalhos que exijam internet de alta capacidade. Mesmo assim, os hóspedes não controlam o uso, e às vezes os 200 GB se esgotam. O hóspede que está atualmente no espaço usou todos os créditos que estavam disponíveis, 43GB num modem e 100GB do outro, e reclamou que ele tem direito à carga total de 200GB. Como falam 2 dias para ele sair, eu acabei pondo 24GB extras, porém sem expectativa que use com moderação.

Gostaria de alterar as regras e impor um limite de uso diário. Se o pacote se esgotar porque foram usados mais GB do que o limite imposto, o hóspede seria avisado de que pode ter que arcar com o custo do que exceder. O mais importante, contudo, é pacificar discussão. Como eu posso medir o consumo diário? pelo site da VIVO, eles põem o detalhamento diário. Qual seria esse limite diário? A divisão dos 200 GB por 31, que é de 6GB, aproximadamente. Eventualmente, nem preciso cobrar esse extra, se tiver folga no consumo e já for próximo à data de renovação do pacote. Mas tem ocasião, como a de agora, que a data de renovação é depois do check out, e neste caso a cobrança seria obrigatória.

Gostaria de saber se alguém passa por situação semelhante e qual foi a solução. E opiniões sobre a alternativa que pensei também são bem vindas. Obrigada!

1 Melhor Resposta
Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

@Mariana283 

Refaça o custo da sua diária e inclua o gasto máximo de internet ,já que agora vc já sabe   o quanto é importante para os seus hóspedes.

Cobrar a parte não vale a pena pois vai gerar um grande desgaste, mesmo constando nas regras, e poderá ser mal avaliada por esse motivo.

Esses custos como o  de internet, água, eletricidade, IPTU (no seu caso ITR), condomínio ... devem estar inclusos no preço da diária.

 

Beatriz

Exibir Melhor Resposta no post original

3 Respostas 3
Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

@Mariana283 

Refaça o custo da sua diária e inclua o gasto máximo de internet ,já que agora vc já sabe   o quanto é importante para os seus hóspedes.

Cobrar a parte não vale a pena pois vai gerar um grande desgaste, mesmo constando nas regras, e poderá ser mal avaliada por esse motivo.

Esses custos como o  de internet, água, eletricidade, IPTU (no seu caso ITR), condomínio ... devem estar inclusos no preço da diária.

 

Beatriz

Beatriz, obrigada pela dica, você tem toda a razão. Reforcei a rede com mais um pacote de dados, mas mesmo assim meu problema é que, por ser zona rural, o único sistema de internet possível é limitado em 100gb, e é obrigatoriamente um plano pós pago. Acabando o pacote, só é possível acrescentar créditos e por um valor abusivo. Se fosse sistema a cabo e ilimitado, não teria esse problema, já colocaria no valor da diária e pronto, como você sugeriu. De alguma forma tenho que me precaver pois o consumo excessivo (hoje todo mundo quer baixar filme, fazer reunião on line o dia todo, etc, e esse sistema não aguenta) e, se as regras não estiverem claras, o prejuízo fica comigo. Mas essas situações são pontuais. 

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

@Mariana283 uma dica para você: usa o @ aqui na comunidade quando responder ou quiser mencionar alguém. 

 

A pessoa recebe uma notificação e as chances dela ler sua mensagem são maiores! 😉

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias