Garantia do anfitrião x Descumprimento de regras

Respondido!
Mari-E-Gui0
Level 2
Rio, Brazil

Garantia do anfitrião x Descumprimento de regras

Boa tarde a todos.

Somos anfitriões há 5 anos, temos 2 imóveis pelo AIRBNB (chegamos a ter uma terceira unidade por algum tempo) e é a primeira vez que temos problemas dessa magnitude com descumprimentos de regras do anúncio, que acarretou em multa condominial.

No último domingo,  22/9, recebemos dois hóspedes, conforme constava na reserva. Reforçamos no check in os avisos das regras da casa, sobre a convivência no condomínio e respeito às leis do silêncio, que também estão reforçadas em um quadro de avisos no apartamento. Eles foram muito educados e disseram que seriam cuidadosos. O perfil do responsável pela reserva possui apenas avaliações positivas.

Terça-feira, 24/9, logo pela manhã o condomínio nos comunicou reclamação do apartamento ao lado e do abaixo do nosso sobre barulhos intensos na madrugada, namoro no corredor e muita gente no apartamento. Síndico e funcionários sempre foram bastante colaborativos conosco, portanto entendemos que não haveria perseguição por parte deles e que o alerta era real. Seríamos notificados e, caso não encerrássemos a reserva (que iria até 26/9), seríamos multados em 3x o valor do condomínio, algo em torno de R$ 1.400. 

Tentamos contactar os hóspedes ainda pela manhã, através da plataforma  e do celular, sem sucesso. Solicitamos mediação da central de resoluções Airbnb solicitando, mas eles também tiveram dificuldade de falar com o hóspede.

O hóspede respondeu nossa mensagem por telefone pela tarde, informando que estiveram fora entre 1h e 3h da madrugada, comprovando com print dos recibos de aplicativo de transporte. Enfim, descobrimos que a reclamação do vizinho debaixo foi devido aos passos enquanto eles saiam do apartamento à 1h (até aí ok, acontece). E sobre o ocorrido às 3h da manhã, eles disseram que ficaram presos no elevador, um deles teve uma crise de pânico por conta disso. Conseguiram fazer com que o elevador parasse no pavimento abaixo do apartamento e subiram pelas escadas. Como estavam eufóricos pelo episódio do elevador (e possivelmente embriagados), acabaram por incomodar a vizinhança dos dois andares.

Nenhum dos vizinhos nos confirmou a versão de namoros pelo corredor, tampouco nos confirmaram que havia mais de duas pessoas no apartamento. Diante da falta de evidências do que nos foi contado pela manhã, a versão dos hóspedes nos pareceu bastante aceitável. Com isso, em consonância com o síndico, que nos aplicou apenas a notificação, permitimos a permanência dos hóspedes.  Avisamos aos hóspedes que conseguimos reverter a emissão da multa em razão da permanência deles, mas que estariam sob vigilância e que, qualquer vacilo, a multa seria emitida. 

Imaginávamos que a situação não iria se repetir, visto que parecia ter ocorrido em decorrência de uma crise de pânico por uma situação atípica no elevador.

 

Porém, na quarta-feira, 25/9, fomos acionados pela manhã, por nova ocorrência de perturbação do silêncio da madrugada. Os hóspedes levaram duas convidadas para o apartamento (infringindo os termos de uso 8.3.3). Uma das acompanhantes desceu todos os andares de escada às duas da madrugada, gritando, dizendo fugir do hóspede, acusando-o de tentativa de agressão.  Foi necessária presença da polícia para escoltar a jovem na retirada de seus pertences do apartamento. Foi registrada a ocorrência policial.

Após resolvida a situação com a polícia, os 2 hóspedes saíram e voltaram por volta de 6h da manhã com duas novas acompanhantes, cuja entrada foi vetada pelo porteiro. Fomos obviamente multados.

Tão logo recebemos a notícia, fomos ao apartamento e solicitamos que os dois deixassem o imóvel.

Eles concordaram em pagar a multa, fizemos a cobrança pelo AIRBNB e eles pagaram na hora, através do aplicativo (creio que tenham usado pagamento com cartão de crédito). 16h depois fomos surpreendidos com um email do airbnb:  "Ocorreu um erro durante a tentativa de cobrança de (nome do hóspede). Resolveremos o problema com (nome do hóspede) o quanto antes e informaremos você assim que o pagamento estiver concluído.".

Nosso receio é que ele tenha agido de má fé e solicitado ao cartão que cancelasse a cobrança. Nos sentimos prejudicados uma vez que poderíamos ter recebido o valor da multa na hora, em dinheiro, mas para não infringir as regras, fizemos a cobrança pela plataforma e agora nos sentimos descobertos. 

A garantia do anfitrião nos cobre de alguma forma nesse caso? Num primeiro momento a central de resoluções disse que não,mas será que não há mesmo possibilidade?

Temos pressa em saber, pois se for  o caso, precisamos providenciar tudo até amanhã (sexta-27/9) pela manhã, quando completam 48h do encerramento prematuro da reserva (o airbnb antecipou o término para dia 25 e não 26, como era previsto, quando avisamos que eles haviam deixado o apê).

1 Melhor Resposta
Mari-E-Gui0
Level 2
Rio, Brazil

Resolvido! Recebi o pagamento. Ainda não sei se foi o hóspede ou o Airbnb que pagou, pois o hóspede tinha acabado de me bloquear no telefone (nesse momento penso que assumiu o calote) e desde que começaram os problemas nunca respondeu na plataforma, nem atendeu às  tentativas do contato do Airbnb. 

Exibir Melhor Resposta no post original

5 Respostas 5
Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

@Mari-E-Gui0 

Que situação difícil ! Por favor , façam a avaliação do hóspede, relatando realmente o ocorrido para que outros anfitriões fiquem alerta! 

Segue o link que trata sobre a garantia do anfitrião, 

https://www.airbnb.com.br/terms/host_guarantee

Sempre que tive algum prejuízo material, solicitei o dinheiro e fui atendida , mas sei que o acionado foi o deposito de segurança, já nesse caso de multa e recusa de pagto , não achei nos termos da garantia do anfitrião tratando disso . Insistiria na cobrança me baseando no valor do depósito de segurança, havendo recusa solicitaria ao airbnb decidir... contem aqui pra gente o desfecho por favor .

Beatriz
May
Administrator
Administrator
Newport Beach, CA
Mari-E-Gui0
Level 2
Rio, Brazil

Resolvido! Recebi o pagamento. Ainda não sei se foi o hóspede ou o Airbnb que pagou, pois o hóspede tinha acabado de me bloquear no telefone (nesse momento penso que assumiu o calote) e desde que começaram os problemas nunca respondeu na plataforma, nem atendeu às  tentativas do contato do Airbnb. 

Adriana1286
Level 1
Florianópolis, Brazil

Bom dia! 

Somos de Florianópolis e alugamos nossa casa no carnaval para uma "família". Aconteceram 2 chamados da polícia em menos de 12 horas (um as 4 da manhã e outro as 11 horas da manha.) porque excederam numa comemoração de carnaval. O hóspede estava saindo da casa após assinar o termo circunstancial sem nos contactar e solicitou o reembolso parcial do dinheiro. Recebi uma mensagem de resolvido, mas não liberaram o aluguel. Somos nota 5.0, nos dedicando 3 anos a todas as exigências para sermos anfitriões, sem problemas algum registrado. Deixaram minha casa toda suja , cozinha entupida, toco de cigarro e cinza por toda a casa. Não respeitaram as regras de limpeza e higienização, além da lei do silêncio .

Polícia confirmou as visitas a casa.

Denise583
Top Contributor
Carrancas, Brazil

Oi @Adriana1286 

Lamentável saber de mais uma situação de mau comportamento de hóspedes.
Primeiro passo é verificar se há nas regras a proibição de "festas e eventos".
Independente da permissão ou não, há a legislação pertinente a perturbação e sossego ("Lei do Silêncio") e a questão da Educação e Boa convivência coisa que, evidentemente, passou longe.
Infelizmente, após o fato passado, nos resta aprender com o episódio e procurar desenvolver mecanismos a se evitar a repetição do episódio.
É aconselhável que vc entre em contato com a Central de Ajuda relatando a situação, inclusive com o envio de toda a documentação e registros policiais e, em vista do agravante, tentar com que esse hóspede seja impedido de deixar a avaliação/comentário.
Porque vc ainda corre o risco dele, como retaliação, fazer uma avaliação/comentário que manchará seu histórico e rebaixará sua nota, podendo inclusive comprometer seu status de Superhost.
Essa seria a pior consequência dessa má experiência.
Sujeiras são limpas e coisas quebradas são repostas e a vida segue, mas as consequências de uma baixa nota de avaliação e comentários depreciativos demoram muuuuuito a passar.

Nesse contato peça orientação de como solicitar ressarcimento pelo custo maior da limpeza que será necessária e para a cobertura de eventuais danos e multas ou taxas que poderão incidir, assim como a forma de o denunciar.
E faça uma avaliação assertiva e honesta para alertar e evitar que outros anfitriões passem pela mesma situação.
Espero ter ajudado.
Boa sorte!

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias