Hospedes incorrectos e evita-los

Respondido!

Hospedes incorrectos e evita-los

Olá pessoal,
 
então... Eu tenho tido grandes experiências com hóspedes, mas infelizmente acabei de ter uma muito muito ruim. Um hospede pediu-me para fazer o check-in de manha e eu disse-lhe que tinha todo o gosto em permitir caso fosse possível mas que apenas lhe podia confirmar isso uns dias mais tarde. Foi o que fiz, mas infelizmente não foi possível, porque tinha uma reserva para fazer check-out nesse mesmo dia da chegada do hospede e o check-out é até às 11h. Expliquei tudo isso ao hospede e inclusive disse-lhe que podia entrar uma hora mais cedo que a hora normal do check-in, mas que antes não era possível, com muita pena minha, porque o apartamento tinha de ser preparado para a sua chegada. O hospede reagiu muito bem, inclusive disse-me que eu não precisava de me preocupar caso não fosse possível. Chegou, disse que gostou, mostrou-se sempre simpático até mesmo no check-out onde disse que tinha gostado de tudo ( por mensagem ), mas depois o comentário e a pontuação foram de 1 estrela, baseadas em que eu não lhe permiti entrar quando quis e que teve de arrastar as malas a manha toda pela cidade 😮 (Para piorar ainda mais esta situação infeliz, o hospede deve ter-se esquecido da chave dentro do apartamento ( presumo eu...) e em vez de me ligar ou mandar mensagem ( que seria o esperado se se tivesse esquecido da chave dentro do apartamento) e arrombou-me a fechadura por fora e por dentro ( o que é bem estranho no caso de se esquecerem da chave, como é que arrombavam por dentro também) e ainda me fizeram um risco de alto a baixo da porta com algo que usaram para tentar arrombar a fechadura. Como se isso não bastasse, em vez de assumirem o que fizeram, disseram-me que acordaram e a porta estava assim ( sem fechadura e nem deram conta... e até foi arrombada por dentro...). Enfim, eu não tinha deposito de segurança, então nada posso fazer. Penso eu... Se poder, digam-me.
Então, eu estou mesmo triste... Queria entrar para super-host, mas com esta recente cotação tornou-se impossível.
Há alguma coisa, que possa fazer para evitar pessoas com este carácter? ( Ou falta dele...)
É que a pessoa além de desonesta foi traiçõeira Fez de conta que tudo estava óptimo e pelas costas decidiu orquestrar uma vingança, bem mesquinha ( desculpem o meu desabafo... ). 
Acham que a reserva instantânea é um bom método? Eu acabo por não poder conhecer melhor os hospedes... Eu já reparei que a parte dos comentários e recomendações dos anfitriões, por norma é bondosa, porque a pessoa em questão até nem tem nenhum mau comentário, o que é algo muito estranho, não acredito que apenas tenha sido incorrecta comigo, era muita pouca sorte...
Vocês fazem algumas perguntas mais especificas para terem uma ideia mais sólida do temperamento dos possíveis hospedes?
Enfim... Há alguma coisa que eu possa fazer que previna situações iguais a esta? Ou é mesmo uma questão de sorte? ( Eu não gosto muito de acreditar nisso.. mas começo a ponderar a hipótese...).
Eu tenho reparado que há pessoas a quem não aparece um único mau comentário e eu tenho tanto esmero em fazer tudo perfeito, sou o mais prestável que posso e acontecem coisas assim. Preciso mesmo de uma ajuda.
 
Eu não sei se existe alguém com o dom da psicologia por aqui, que tenha um método bom para que no período tão curto antes da reserva ser consumada, consiga desvendar a índole dos futuros hospedes e decidir se deve aceitar a reserva ou recusar... Era bem isso que eu gostava ( mas acredito que seja um tanto utópico).
 
E é isto...O texto é grande, eu sei... 🙂 Mas muito obrigada por terem lido e por tudo o que me puderem dizer para ajudar nesta e para evitar uma 2ª situação igual.
 
Joana
Melhor Resposta
Natália2
Level 10
Canela, Brazil

Oi @FernandaandJoana0

Infelizmente com relação a selecionar os hóspedes não há muito o que fazer. Acredito que mesmo que tivesses feito algumas perguntas a ele afim de entender melhor seu perfil não iria detectar qualquer problema a ponto de negar a reserva, por exemplo.

Muitas vezes nos esforçamos para dar o melhor de nós e mesmo assim alguns hóspedes não nos qualificam da maneira correta.

 

No entanto, como hóspede, eu acredito que veria todos os outros comentários bons no seu perfil e não daria muita importância para apenas um comentário ruim (até porque não é um comentário ruim sobre o anúncio em si ou sobre você, e sim algo pontual que costumamos passar em qualquer hotel também).

Talvez, numa próxima ofereça algum espaço para eles deixarem as bagagens enquanto passeiam. Mas lembre-se, não é sua obrigação.

 

Com relação aos danos causados na porta e na fechadura, você pode tentar o intermédio do Airbnb, mas se eles já negaram para você que haviam feto algo de errado, provavelemnte irão sustentar a versão deles também para o Airbnb. Mas mesmo assim, talvez você deva tentar: 

+351 30 880 3888

 

Exibir Melhor Resposta no post original

9 Respostas 9
Natália2
Level 10
Canela, Brazil

Oi @FernandaandJoana0

Infelizmente com relação a selecionar os hóspedes não há muito o que fazer. Acredito que mesmo que tivesses feito algumas perguntas a ele afim de entender melhor seu perfil não iria detectar qualquer problema a ponto de negar a reserva, por exemplo.

Muitas vezes nos esforçamos para dar o melhor de nós e mesmo assim alguns hóspedes não nos qualificam da maneira correta.

 

No entanto, como hóspede, eu acredito que veria todos os outros comentários bons no seu perfil e não daria muita importância para apenas um comentário ruim (até porque não é um comentário ruim sobre o anúncio em si ou sobre você, e sim algo pontual que costumamos passar em qualquer hotel também).

Talvez, numa próxima ofereça algum espaço para eles deixarem as bagagens enquanto passeiam. Mas lembre-se, não é sua obrigação.

 

Com relação aos danos causados na porta e na fechadura, você pode tentar o intermédio do Airbnb, mas se eles já negaram para você que haviam feto algo de errado, provavelemnte irão sustentar a versão deles também para o Airbnb. Mas mesmo assim, talvez você deva tentar: 

+351 30 880 3888

 

Isso é bem verdade. Seria muito dificil mesmo encontrar algo que fizesse transparecer o caracter da pessoa em algumas poucas perguntas. Mas não custou tentar ...

É, eu espero que assim seja... E acredito que sim. Eu como hospede também faria o mesmo.
Eu sempre que posso ofereço um outro apartamento para deixarem as malas, mas há alturas em que todos eles estão ocupados ao mesmo tempo... Então fica impossivel. Como moro longe, na minha casa também é impossivel. Aí, com muita pena minha, não tenho mesmo saída. 😕

Sim, eu vou tentar falar. Mas realmente também não tenho expectativas...

Muito obrigada Natália 🙂

 

 

Vera33
Level 2
São Paulo, Brazil

Entre em contato com o Airbnb.

Eles dão um apoio muito bom aos anfitriões, pelo menos eu sempre tenho.

Bárbara5
Level 10
Gramado, Brazil

Oi @FernandaandJoana0

 

Infelizmente acho que não existe muito como selecionar. Eu mesma tenho reserva instantânea e nunca tive problema. Talvez seja sorte ou azar, como você mesmo mencionou. Nem sempre ter comentário vai significar que o hóspede é bom, assim como muitos que não tem comentário algum são hóspedes excelentes. Talvez, dessa experiência, você possa tirar de lição que é importante sempre deixar bem clara as regras da casa, horário de check-in e check-out e não fazer promessas, pra não dar esperança no futuro hóspede, ou talvez gerar alguma frustração.

 

E, se ele fez realmente algum estrago na sua casa, sugiro entrar em contato com o Airbnb, como a @Natália2 também sugeriu. E no comentário que você deixou para ele também deveria ter mencionado. Afinal, se você não mencionar, outra pessoa pode aceitá-lo como hóspede e ter problema e pensar "como sempre falaram bem dele?". Entende?

 

Boa sorte nas próximas hospedagens.

 

Bárbara

Pois é, devia ter mencionado no comentário o estrago que o hospede causou na fechadura e porta... Mas é a tal "bondade" / complacência nos comentários aos hospedes... Acredito que todos nós, tal como eu, acabámos sempre por pensar: " ah não estou aqui para prejudicar ninguém... Se é uma boa pessoa como parece, não vou expo-lo. Pode ter sido sem querer..." e acaba por ficar na dúvida da boa ou má fé do hospede. Afinal o hospede foi sempre simpático pessoalmente. Se a pessoa soubesse a índole real do hospede, aí sim, a pessoa não teria a mesma complacência, porque teria uma noção real das atitudes do mesmo e se determinada situação ou atitude foi de boa ou má fé. Mas isso apenas se vê, na maior parte dos casos, na hora do comentário ( contrastando com a atitude ao longo da estadia).
É preciso serem muito incorrectos comigo para eu colocar um mau comentário. Nunca coloquei, mesmo neste, não coloquei, porque jamais suspeitava que a hospede me colocasse tal comentário... Depois de ser simpática pessoalmente. Talvez seja uma táctica que usam para não terem maus comentários... Pela frente são uma pessoa e só no comentário mostram a real face. ( Eu não sei.. são suposições.) Mas a verdade é que seria preciso alguém na minha frente ser incorrecto para eu expor públicamente. 

 

Eu não acho que tenha feito nenhuma promessa, mas sim, vou ter mais cuidado.

Quanto ao Airbnb, dúvido que valha a pena, mas também vou tentar. Até porque, já se passaram as 48 horas...

 

Muito obrigada

Oi Fernanda e Pessoal conversando,

 

Estou com um dilema e gostaria de ouvir seus comentários. Queria encontrar uma maneira de fazer um comentário que mostre para a comunidade quem a pessoa é. Tive uma má experiencia após otimas experiencias. Não acredito que essa pessoa não irá criar problemas para outros da comunidade e gostaria de deixar meu alerta. Chequei o unico comentário sobre a pessoa e ele dizia que esta pessoa que hospedei "era uma doçura". Fiquei chocado pois vi uma pessoa mal intencionada. Existe uma maneira de colocar um alerta sobre uma pessoa ? Não acho certo a troca de gentilezas para obtermos um bom "rank", pois isso irá machucar um outro anfitrião muito em breve. Oque acham ? Obrigado a todos voces, Tales

 

 

  

Pois é.... As únicas maneiras são, deixando um comentário ao hospede e a respectiva pontuação.

Não se trata de toca de gentilezas Tales, mas sim de partir do principio de não prejudicar os outros. É por isso que muitas vezes, os anfitriões ( na minha opinião) deixam comentários mais bondosos. Acabam por não ter a certeza se o hospede teria mesmo más intenções ou se foi um mal entendido e depois quando vêm a real índole do hospede no comentário ( por dizerem mentiras ou afins) é que acabam por ter a certeza, mas aí já é tarde demais para editar o comentário e avaliação do hospede para avisar os restantes anfitriões.

A meu ver, ao contrário dos hospedes, os anfitriões são muito compreensivos a dar as suas avaliações. E com toda a razão... Eu também sou assim, não estamos aqui para prejudicar ninguém sem a certeza de que temos a razão do nosso lado.

Mas se realmente o hospede foi muito claro e mostrou as más intenções declaradamente, aí sim, tem toda a razão para não recomendar o hospede e deixar claro na sua avaliação a ele, o porquê. Mas acredite, é bastante raro os hospedes, cara a cara, terem a coragem de ser incorrectos. Normalmente são-o por mensagens e depois mentindo nos comentários ou à saída, quando sabem que vão fazer check-out sem ser presencial, danificando ou furtando ( aí é certeiro o mau comentário, não sei porquê, deve ser alguma táctica de defesa. Imaginam que o anfitrião irá acusa-los e então será a palavra de um acusando o outro e não será só unilateral, dando a razão logo ao anfitrião. ( Eu não sei.. imagino que seja por isso que quando um hospede estraga ou furta algo, invariavelmente vem um mau comentário...)

Enfim, espero ter ajudado. Só vejo mesmo a saída de lhe deixar um comentário. Pode sempre denunciá-lo ao Airbnb, através da bandeirinha.

 

Tudo de bom

 

Oi Tales, também tive uma experiencia como esta. O hospede mentiu, denigriu meus funcionários e me passou informações incorretas sobre o que realmente estava acontecendo na minha casa. Como eu estava longe, não pude averiguar pessoalmente. Não tenho como provar, mas pelo comportamento do hospede, sinto que ele agiu de má fé comigo. Eu não quis confusão, devolvi o dinheiro integral para ele, após ele ter ficado 4 dias na minha casa dos 7 que tinha reservado. Gostaria de advertir futuros anfitriões sobre essa pessoa, mas o sistema do Airbnb não oferece nenhum recurso que não seja público.

Francisco65
Level 10
Balneário Camboriú, Brazil

Olá @FernandaandJoana0

 

Pelo tamanho da sua mensagem e preocupação também vou expor minha sugestão. Concordo plenamente com nossas amigas @Bárbara5  e @Natália2.

 

De qualquer maneira, fique ciente que este fato é isolado e por nossa sorte a grande maioria absoluta torna o Airbnb um grande sucesso. Já tive um hóspede com o perfil parecido com o que comentou e minha única saída foi assumir as despesas, ignorar suas mensagens e olhar para frente. Não deixe que este tipo de indivíduo abale sua conduta, integridade e postura junto à grande maioria de ótimos futuros hóspedes. Use sua sensiblidade para aprovar ou não uma reserva e antes de confirmar, tire todas suas dúvidas através das mensagens.

 

Existe também a réplica do comentário do hóspede, a qual você tem direito. Caso seja de seu interesse , recomendo que pontue , sem ofender ou mostrar rancor, a sequência dos fatos detalhadamente para registro e esclarecimentos ao público.

 

Abs e boa sorte!

 

Francisco.

 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias