Reverse charge/modelo 21 RFI

Respondido!

Reverse charge/modelo 21 RFI

Como posso solicitar ao Airbnb o formulário 21-RFI de forma a poder demonstrar à autoridade tributária portuguesa que não existe a necessidade de retenção na fonte pela dupla tributação.

Melhor Resposta

As comissões da airbnb (ao contrário das da booking) são por conta do processamento de pagamentos, e as transacções bancárias são isentas da apresentação do modelo 30 - creio que é esse o motivo pelo qual a airbnb não necessita enviar o 21-RFI.

Esta não é, contudo, uma questão clara para mim.

Exibir Melhor Resposta no post original

77 Respostas 77
Cherike0
Level 2
Beja District, Portugal

Bom dia Teresa + Andy, vejo que primeiro devo me tornar um membro do grupo no facebook. Isso não é um problema, eu fiz um pedido e aguardo a aceitação.
O que eu imagino, no entanto, é se um formulário 21-RFI preenchido com ar está disponível?
Sem um formulário preenchido pelo airbnb, não tenho o que procuro.
Atenciosamente

Sim, tem lá o formulário referente a este ano preenchido com os dados do airbnb e penso que o certificado de residência fiscal que deve acompanhar o Modelo 21-RFI (do airbnb) também. Depois é só acrescentar os seus dados.

Celia12
Level 3
Lisbon, Portugal

Então, desculpem a pergunta, mas como fazemos?

Não entregamos Modelo 30?

Se entregarmos será pior, correcto?

Obrigada

Boa tarde,

Gostaria de avisar que o Airbnb já está a disponibilizar o Formulário Modelo 21 RFI. besta entrarem em contacto com o apoio ao cliente que eles enviam por email.

Isabel,

poderia dar-me o contacto do apoio ao cliente que utilizou?

Obrigada

Boa tarde!

Se não se importar, por favor indique o contacto para onde devemos enviar o pedido.

Andei à procura no site e não encontrei.

Cumprimentos,

Ricardo

Podem ligar para a linha de apoio que eles depois encaminham, mas no meu caso mandei o pedido via twitter (airbnb help). Sei que o impresso preenchido está também disponível nos documentos do grupo Alojamento Local no facebook.

Obrigado!

João12
Level 2
Porto, Portugal

Fui de facto contactada via e-mail pelo airbnb, mas segundo o discurso dá a sensação que enviaram em anexo o modelo para eu preencher ou completar, mas vem sem anexo nenhum. Possivelmente se o conseguir obter vem com os dados deles em branco. Como fizeram para obter estes anexos devidamente preenchidos pelo airbnb?

Caros, 

Ontem enviei uma mensagem pedindo ao suporte do airbnb o envio do modelo RFI21.

Responderam-me enviando-me o link para o formulário em branco do dito modelo existente no Portal das Finanças.

Penso que é o airbnb que tem que me enviar o modelo preenchido por eles e não sou eu que vou preencher um formulário modelo em branco com os dados do airbnb.

A situação parece-me estranha.

Por favor, expliquem-me, se alguém souber, o tal documento que está no grupo do Facebook ALOJAMENTO LOCAL ESCLARECIMENTOS é este mesmo documento em branco? Afinal somos nós que o preenchemos e entregamos às Finanças?

Segue-se a resposta do airbnb: 

«Olá bom dia Paulo,

O meu nome é Fabio e sou gerente de casos no Airbnb.

Paulo, Poderá baixar esse formulário apenas no website das finanças.
A Airbnb não dispoem de qualquer documento relativamente a assuntos fiscais.

Envio aqui o Link das finanças onde pode baixar o documento pretendido: http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/modelos_formularios/double_tax_convention...

Alguma outra dúvida não hesite em responder de volta a este email, Amigo Paulo.

Irá receber um email nos proximos dias para poder avaliar o meu atendimento, Agradeçia imenso que podesse perder uns segundos do seu tempo para me poder avaliar.
Um grande abraço,

Fabio"

Desde já grato por qualquer esclarecimento.

Cumprimentos, 

Cordialmente, 

Paulo ***

O documento que está no grupo do FB AL-Esclarecimentos está preenchido com os dados do airbnb. Depois só precisa inserir os seus dados e guardar. Não é necessário enviar nada para as finanças.

Boa tarde,

Existe outro modo de obter o referido modelo sem ser através do facebook ALEsclarecimentos?

Obrigado!

Sim, peça diretamente ao airbnb.

Obrigado. Deve ter tido muito trabalho para obter o famoso Modelo 21 RFI. Contudo, não está assinado pelos tax services irlandeses. Têm a certeza que é legal? Obrigado!

Tina252
Level 2
Porto, Portugal

Bom dia, meus caros,

Parece que o problema é generalizado...

Também quero obter o Mod. 21-RFI e parece que em nos 7 trabalhos Hércules teve tantos problemas.

No airbnb até nos redireccionam para o FB, Como entender isto???

Cobram as suas taxas mas não parecdem  interessados em ajudar os seus clienetes pagantes, NÓS.

Devo9 dizer que já tentei no FB e estou à espera de resposta ao meu pedido de adesão ao grupo AL esclarecimentos.

Alguém me pode ajudar, POR FAVOR??!!

Obrigada

Tina

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias