coronavírus Brasil

coronavírus Brasil

Olá anfitrioes! 

Com a declaração de pandemia mundial, os casos de coronavírus confirmados no estado do Rio de Janeiro e São Paulo, entre outros do Brasil  e as recomendações do Governo Federal deste país, decidimos, pelo menos para já, não aceitar mais reservas para o flat.

Foi uma decisão tomada com muito custo e pesar, primeiro por ser uma atividade que nos dá muito prazer, segundo porque é financeiramente compensatória. Mas pensamos que em tempos dramáticos, medidas drásticas.

A questão é séria e penso que temos um certo dever social perante esta situação.

Vocês, o que acham disto ? Estão a implementar que medidas? O que pensam?

@Maria-Aparecida6 

20 Respostas 20
Oswaldo57
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Os aptos que alugo sao inteiros e tive diversos cancelamentos em funcao de receio ou de cancelamentos de eventos que teriam na cidade. Não penso por enquanto em fechar a hospedagem, pois acredito que as pessoas precisarão viajar e se hospedar, mesmo com a pandemia

Luana130
Level 10
State of Bahia, Brazil

Tive diversos cancelamentos, mas não pretendo cancelar ninguém. As pessoas estão com medo porque é algo novo e desconhecido, não sabem como lidar. 

 

Pra mim sinceramente o corona é como a gripe, todos vão pegar, uma hora ou outra. Temos hoje época de gripe e futuramente vamos ter época de corona. Não é algo que vai desaparecer então não adianta nos escondermos. O perigo maior são para os grupos de risco, assim como a gripe, que também pode matar nesses grupos. Para pessoas saudáveis o risco é mínimo.

 

@Oswaldo57 Achei seu ponto de vista muito válido. De fato, algumas pessoas continuarão a ter de viajar e a precisar de alternativa. No meu caso tenho apenas um apartamento que também alugo por inteiro, mas é de praia e no Rio, estado em que já há casos intracomunitarios confirmados. Com a recomendação de evitar aglomerações e praias, pensamos que seria mais sensato deixar de receber reservas pelo menos temporariamente, a tentar deste modo, minimizar a densidade populacional no local. Se calhar estamos a ser ingênuos. não sei. Acho que é uma situação que teremos de reavaliar a cada dia. Na esperança de que em breve, possamos ter confiança e segurança para retomar a normalidade.

 

@Luana130 Também tivemos cancelamentos e estamos tomando as devidas precauções de desinfecção e proteção de maneira a garantir as reservas feitas anteriormente. Também nós decidimos não cancelar reservas, mas acreditamos que a maioria, senão todos os hospedes provavelmente cancelarão até que efetivamente ocorra a estadia. Esse aliás foi mais um motivo para decidirmos não aceitar novas reservas. pelo menos por enquanto. 

Porque ter o custo da limpeza e desinfecção, para depois ter o hospede cancelando na hora da entrada fica complicado de gerir..... no nosso caso pelo menos, em que temos só um imovel e com a margem de lucro mais justa.

Beatriz98
Level 10
São Paulo, Brazil

Concordo com @Oswaldo57 , 

Mantenho meus calendários abertos, tive 3 cancelamentos e estou de acordo com o reembolso total.

Não permitirei por enquanto , saída e entrada no mesmo dia, para que a limpeza seja mais cuidadosa e completa.

Momentos difíceis , tomara que passe logo!

 

Beatriz

Também acho que  airbnb esteve bem ao implementar o reembolso total ao hospede. @Beatriz98  Gostei muito da sua medida de garantir não ocorrer entradas e saídas no mesmo dia para que a limpeza seja mais completa. Quando reabrirmos o calendário , vamos seguir seu exemplo, mantendo ativa a ferramenta para bloquear o dia anterior e após a estadia para realizar a desinfecção. 

Costumam dizer que não há mal que sempre dure.Esperamos que assim seja.

 

Você gostou @Maria-Aparecida6  e @Beatriz98  pois com certeza, não depende disso para manter os seus funcionários e a sua família neh...veja o que eu postei e como outras plataformas estão lhe dando com este coronavirus e mais o principal como eles respeitam os hóspedes e os proprietários com uma jogada inteligente de dar um crédito para os hóspedes usarem NA SUA PROPRIEDADE em 1 ano e não esta burrice que fizeram de cancelar todas as reservas sem dar esta opção de  crédito e o pior nem a opção de remarcação aos proprietários e ainda O PIOR dando a opção para o hóspede dele reservar posteriormente em outro anuncio( em outra Propriedade) e ainda mais a Burrice em outra Plataforma que esteja mais Barata....um despreparo total de quem adotou esta política sem Escrúpulos nenhum e sem pensar em nos proprietários e nos funcionários dos proprietários pois com certeza demissões em massa ocorreram....Uma Vergonhaaaa!!! @Airbnb Nunca Protegem os Proprietários!!!

Obs: Será que vocês trabalham para o Airbnb??

olá @Rogerio-Marcos0 com os cancelamentos das reservas feitas até dia 14/3 tambem perdi muitos rendimentos que eram esperados. Mas a perda provocada pela repentina mudança do mercado e a queda súbita da procura nem se compara.

Prevendo-se pelo menos 90 dias de duração (se for como na China).... A única certeza é a de que os próximos dias não serão como antes. E depois, até que se alcance a recuperação economica e confiança do mercado....

Aliás, este tópico foi criado tendo mesmo isso em vista: Partilhar medidas e experiências dos anfitrioes durante este periodo, que poderá não ser táo breve.... infelizmente.

Casa-Do-Tico0
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Caros, também estou de acordo com o cancelamento sem custo para o hospede, mas entendo que deveria ter um prazo para esse cancelamento, de pelo menos 24 horas. Ontem uma pessoa confirmou que viria mesmo nessa situação, mandei desinfetar o apto inteirinho, contratei duas pessoas para isso e caprichei no álcool, e hoje a pessoa cancelou. Aí complica... Tenho 2 aptos em praia, que até seriam uma ótima opção para isolamento pois não ficam em área adensada, mas enfim, entendo o pavor de todos, inclusive também estou assim. 

olá @Casa-Do-Tico0 Isto também nos aconteceu e é um dos motivos para atualmente (esperamos que temporariamente) não aceitarmos novas reservas, fechando o calendário. 

Acho que o airbnb deu uma rápida e boa resposta com a medida de aceitar os cancelamentos sem penalização. Mas para mim, uma coisa são as reservas feitas até 11 de março de 2020, data em que foi declarada a pandemia pela OMS. Estas foram apanhadas por uma circunstancia súbita e que alterou as premissas que os levaram a reservar (nos casos dos hospedes) e a disponibilizar o imóvel (por parte dos anfitriões). Outra coisa são as reservas feitas após esta data, em que tanto hospedes como anfitriões  assumem os riscos da incerteza dos tempos e ao avançar com reservas podem adequar e optar  pela mais adequada politica de cancelamento.

Toda essa situação é muito recente e muda muito de dia para dia. Acho que inevitavelmente, com o prolongar no tempo desta situação, o airbnb e a comunidade vai ter de se readaptar à nova realidade durante este período e após ele.

Esperemos que todos tenham serenidade e bom senso nos próximos tempos....

Monica11
Level 3
São Paulo, Brazil

Olá Anfitriões,
eu entendo a situação dessa grave crise causada pelo CORONAVIRUS, sou a primeira a dizer que a gente tem que ficar em casa, limitar a contaminação, fazendo a minha parte, tomando todas as devidas medidas de contenção.
No entanto, acredito que a decisão tomada por Airbnb de implementar uma política global que permite que todos os hóspedes cancelem reservas elegíveis e recebam um reembolso integral, incluindo todas as taxas do Airbnb, preserva apenas o interesse do hospede e sequer minimamente tomou em consideração a situação do anfitrião, prejudicando apenas quem precisa de hospedar para pagar as contas.
Na minha opinião o Airbnb deveria adoptado outra politica de cancelamento, ou seja remarcação, pedindo que os hospedes não cancelem sua reserva, caso necessário REMARQUEM! Sendo assim o anfitrião estaria a disposição para alteração de datas sem custos, respeitando a disponibilidade de calendário.
Por isso eu apoio o movimento #nãocanceleremarque! Pois o adiantamento não prejudica o cliente nem o profissional, já o cancelamento afeta a todos no mercado.
Em fim, reforço aqui que Airbnb tem que apoiar o anfitrião também e peça pra o hospede de não cancelar a sua viagem! Remarque! Essa medida fará com que muitos anfitriões, consiga atravessar a crise com maior facilidade.

UM TOTAL E PLENO DESRESPEITO COMO VOCÊS TRATARAM NÓS OS PROPRIETÁRIOS COMO SE FOSSEM UM LIXO, POIS ENTEDEMOS SIM DA PANDEMIA E DOS RISCOS QUE O CORONAVIRUS TEM A TODOS SEJA HÓSPEDES OU ANFITRIÃO, AGORA VOCÊS PERMITIREM O CANCELAMENTO SEM NOS DAR A OPÇÃO DE REMARCAÇÃO COM OS HÓSPEDES ISSO É UMA DECISÃO SEM ESCRÚPULOS NENHUM. POIS OUTRAS PLATAFORMAS DE RESERVAS COMO O BOOKING E DECOLAR E A CVC ENTRE OUTRAS, ESTES SIM TIVERAM A CONSIDERAÇÃO DE PENSAR EM NÓS PROPRIETÁRIOS POIS SIM ELES CANCELARAM AS RESERVAS DO MESMO JEITO, MAIS AO CONTRARIO DE VOCÊS DEIXARAM O DINHEIRO CAIR NA NOSSA CONTA E GERARAM UM CRÉDITO PARA QUE O HÓSPEDE POSSA RESERVAR NOVAMENTE ( A MESMA PROPRIEDADE) DURANTE 1 ANO, ISSO FAZ COM QUE OS HÓSPEDES E NÓS OS PROPRIETÁRIOS NINGUEM FICASSE NO PREJUIZO. POIS ALEM DE MOVIMENTAR AS CONTAS ( POIS SE VOCÊS NÃO SABEM TEMOS FUNCIONARIOS PARA PAGAR TEMOS QUE COMER E ETC E VIVEMOS 100% DE RESERVAS OU SEJA DO TURISMO) O QUE VOCÊS FIZERAM FOI ALGO SEM CORAÇÃO COM OS PROPRIETÁRIOS QUE NECESSITAM DESTA RENDA PARA SOBREVIVER E SUSTENTAR A SUA FAMÍLIA E DOS SEUS COLABORADORES... UMA VERGONHA POIS NÃO PROTEGERAM NENHUM DOS PROPRIETÁRIOS COMO NUNCA PROTEGEM... ESTE MEDIDA QUE CITEI ACIMA, ESTA SIM SERIA O MÍNIMO DE RESPEITO E CONSIDERAÇÃO COM OS HÓSPEDES E OS PROPRIETÁRIOS COMO AS OUTRAS PLATAFORMAS FIZERAM O HÓSPEDE FICARIA COM O CRÉDITO PARA VOLTAR EM ATÉ 1 ANO ( NA MESMA PROPRIEDADE) E O DINHEIRO CAIRIA NA NOSSA CONTA DO MESMO JEITO POIS JÁ VOLTARIA EM CRÉDITO PARA OS HÓSPEDES!!! MAS DA FORMA QUE VOCÊS AGIRAM SEM NENHUM ESCRÚPULO UMA VERGONHA, PERDEREMOS 2 X POIS OS HÓSPEDES QUE CANCELARAM AINDA TERÃO A OPÇÃO DE RESERVAREM EM OUTRA PROPRIEDADE E EM OUTRA PLATAFORMA. BURRICE!!! JAMAIS PENSARAM NOS PROPRIETÁRIOS UMA VERGONHA O QUE O AIRBNB FEZ COM TODOS NÓS PROPRIETÁRIOS!!! NÃO ME CALAREI POIS ISSO NÃO FICARÁ IMPUNE!!! VOCÊS PROVOCARAM A DEMISSÃO EM MASSA DE VÁRIOS FAMILIAS QUE SÃO OS FUNCIONÁRIOS POR CAUSA DE UMA POLÍTICA BURRA E SEM NENHUM ESCRÚPULO QUE ADOTARAM!!!

oi @Rogerio-Marcos0 para que sua mensagem seja lida pelo Airbnb deve enviar no centro de ajuda ao anfitrião. Bem haja!

Tive vários problemas com o AIRBNB , inclusive me tiraram o selo de superhost , pois um hóspede me deu notas baixíssimas . O anterior que saiu apenas 4 dias antes deu nota cinco em tudo e o que veio depois me deu notas altas. Já entrei em contato diversas vezes com o AIRBNB sobre este assunto e até agora não me deram nenhuma resposta. Absurdo! Caso não tenham capacidade de atender aos seus anfitriões e hóspedes que diminuam o número destes. Fizeram uma política absurda de cancelamento, onde tive um hóspede que já no período de pandemia me solicitou pelo amor de Deus para eu alugar a casa, solicitou para abaixar o preço o que fiz e simplesmente uma semana depois cancelou. Se a pessoa aluga pós pandemia ela corre o risco de pagar pelo contrato que fez. O AIRBNB para se fazer de bonzinho cancelou unilateralmente a reserva e pior para mim nenhum dinheiro, agora a comissão que eles recebem seria paga em crédito. KKKKK. Para os anfitriões zero para eles a nossa grana. Também gostaria de saber sobre os 250.000.000,00 de dólares que o CEO do AIRBNB prometeu aos seus anfitriões pelos cancelamentos e cobrir 25% das nossas reservas . Alguém sabe me informar dobre isso? Acho sinceramente que AIRBNB ´precisa ser avaliado pelos anfitriões e muito fácil ser avaliado como anfitrião e hóspede e o aplicativo não ser avaliado. Minha nota para a atuação do AIRBNB neste momento é ZERO!

O airbnb vai ter de desenvolver respostas criativas aos tempos que se seguem e que sejam adequadas a anfitriões e hospedes. Acho que sua ideia poderia vir a ser uma boa solução para a retoma da atividade na plataforma, @Monica11 . Talvez uma politica de cancelamento nova, que incluísse esta alternativa?

E que tal voce apresentar isso ao Airbnb ? (no centro de ajuda ao anfitriao)

 

Sendo certo que não há comunidade Airbnb sem anfitriões, também não há anfitriões numa comunidade sem hóspedes. Há que se pensar nisso.

#AvidaVaiContinuarApósCoronavirus!

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias