[Festival] Hospedagem Consciente: 10 ações que tornam nossas casa mais sustentáveis

Siyana-and-Khalam0
Level 10
Imbituba, Brazil

[Festival] Hospedagem Consciente: 10 ações que tornam nossas casa mais sustentáveis

Sala com luz natural, lâmpadas led e móveis reutilizados e feitos com madeira de reflorestamentoSala com luz natural, lâmpadas led e móveis reutilizados e feitos com madeira de reflorestamentoOlá amigos da Comunidade

 

O sentido da palavra sustentabilidade vem se transformando e sendo ampliado constantemente. Pode-se dizer basicamente que é a capacidade de interagir com o planeta de forma inteligente, não comprometendo os recursos naturais das gerações futuras. O conceito é muito amplo e engloba uma série de atitudes que podem ser consideradas ecologicamente corretas, viáveis economicamente e que apoiam a diversidade cultural e a justiça social.

 

Vou listar aqui algumas ações que considero parte do processo de tornar nossas casas mais sustentáveis e que podem ser implementadas gradativamente, trazendo economia direta e colaborando a longo prazo para reduzir o impacto no ambiente em que vivemos:

 

1 - Separe o lixo - tenha cestos diferentes para resíduos diferentes: um para os orgânicos (que você pode compostar), um para os recicláveis e outro para o rejeito (o que não pode ser compostado ou reciclado). Lembre-se de sinalizar os cestos indicando o tipo de resíduo e de sempre informar os hóspedes sobre os dias de coleta.

 

2 – Matéria orgânica - Tenha uma composteira e/ou minhocário para a matéria orgânica, gerando adubo para plantas e diminuindo consideravelmente a geração de resíduos. Existem modelos compactos para apartamentos e os hóspedes gostam da experiência de aprender mais sobre o assunto. E se quiser e puder, monte uma pequena horta com ervas e temperos que podem ser usados pelos hóspedes. Podem ser em pequenos vasos dispostos em sacadas ou áreas de serviço.

 

3 - Iluminação natural - Busque aproveitar a iluminação natural existente em sua casa e use cores claras na pintura das paredes para que reflitam a luz, o que reduz a necessidade de uso de lâmpadas durante o dia.

 

4 - Luz artificial -  Troque para lâmpadas de LED, o que pode gerar economia de até 80% em relação a outros tipos de lâmpadas, e use os modelos que emitem luz de tom amarelado, mais aconchegante para salas e quartos.

 

5 – Ventilação - Se possível abra as janelas e abuse da ventilação cruzada, ajudando na climatização natural.

 

6 -  Eletrodomésticos - Ao comprar ou repor algum eletrodoméstico busque verificar o selo de economia de energia que indica os eletrodomésticos com melhores níveis de eficiência energética.

 

7 - Lavar louça - Se for possível opte por usar máquina de lavar louças, que diminui o consumo de água em até 85% e deve ser ligada somente quando estiver cheia.

 

8-  Produtos de limpeza - Utilize produtos como vinagre, bicarbonato de sódio e limão para fazer produtos de limpeza, eles são mais baratos e super eficientes na limpeza, sem agredir o meio ambiente e a sua saúde.

 

9 - Filtro de água - Use filtro de barro com velas com carvão ativado esterilizantes - o que inibe a compra de água mineral - gerando economia e diminuindo o uso de embalagens plásticas.

 

10 - Móveis - Ao mobiliar ou repor os móveis da casa escolha aqueles com vida útil longa, madeira de reflorestamento, ou ainda reutilize os móveis antigos fazendo pequenas reformas, como uma pintura ou um novo tecido.


E lembre-se do tripé da sustentabilidade que leva em conta o meio ambiente, o resultado econômico e a valorização da qualidade de vida das pessoas, sugerindo que seus hóspedes conheçam e respeitem a cultura local e consumam produtos da região.

 

Se tiverem mais dicas, comentem abaixo!

 

Siyana

 

* Artigo criado como parte do Festival da Central da Comunidade

Siyana
53 Respostas 53
MariaHelena6
Level 2
São Paulo, Brazil

@Siyana-and-Khalam0   

 

Oi Siyana, já aplico algumas dessas práticas, e achei sensacional a idéia das suas 10 dicas.

 

Trabalho com Eco.Etno.Gastronomia e História da Alimentação. O fato de eu ser palestrante, educadora e militar na agroecologia, agrofloresta, permacultura, cozinhar em casa,  consumir praticamente tudo orgânico, desperta curiosidade e aproveito para conscientizar. 

 

À propósito, acabei de ter um insight :

porque não pensar / provocar o Airbnb, para desenvolvermos em conjunto, um "sêlo de hospedagem sustentável"  ?

Abs Maria Helena 

Anyway me escrevam p trocar idéias, aqui ou no [Email removido por motivos de segurança - Leia aqui as Diretrizes da Central da Comunidade]

 

Thanks a lot !

 

Oi @MariaHelena6 

Que legal!!!
Adoraria trocar mais contigo sim.

Já escrevi por aqui que tenho pensado muito em como fazer para atrair mais hóspedes alinhados com essa proposta e aproveitar a estadia deles para ajudar a sensibilizar e também aprender.

Essa ideia de selo de hospedagem sustentável é ótima.
Quem sabe a @May sabe alguma coisa sobre isso?

Vou te escrever sim.

E se voce tem outras dicas legais posta por aqui!
_/\_

Siyana

Obaaa ! 

 Muito obrigada. Aguardo. Abs

MHelena F Caldas

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

@MariaHelena6 @Siyana-and-Khalam0 a ideia é incrível e pode ter certeza que vou reportar isso ao Airbnb.

 

Acho que vale a pena também discutir o assunto aqui na comunidade, já que pode beneficiar muitos anfitriões, conscientizar alguns hóspedes e ganhar força para tornar essa ideia real.

 

MariaHelena6
Level 2
São Paulo, Brazil

Agradeço também às contribuições de todos os outros membros, sobre sustentabilidade, excelentes dicas e práticas ! 

Maria Helena F Caldas

May
Former Community Manager
Former Community Manager
London, United Kingdom

@MariaHelena6 seja muito bem-vinda por aqui!

 

Seria muito legal se você compartilhasse seus conhecimentos com a gente sobre sustentabilidade. Há muito o que aprender e, quem sabe, reunindo bastante gente discutindo esse assunto a gente não consegue atrair a atenção do Airbnb para realizar eventos locais sobre o tema 😉

Dinael-Maria0
Level 2
Águas de São Pedro, Brazil

Gostei muito dessas dicas. Temos que cuidar do planeta pois é a nossa casa .

Cleide12
Level 2
State of São Paulo, Brazil

As vezes a gente fica achando que isso é "feio" de fazer ne? Com estas dicas me senti mais segura em tomar estas atitudes e sugerir aos hospedes também.

#TAMOJUNTO#

MariaAna1
Level 2
Aljustrel, Portugal

Boas dicas. Utilizo 90% delas no meu alojamento. 

Obrigada pela partilha.

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias