Cobro em reais mas hóspede diz que pagamento é em dólar

Respondido!
Bárbara5
Level 10
Gramado, Brazil

Cobro em reais mas hóspede diz que pagamento é em dólar

Oi, pessoal

 

Sou anfitriã e nunca tive problemas com relação a pagamentos. No entanto, apareceu uma hóspede interessada em alugar meu quarto, ela disse que adorou tudo, menos a parte de pagar em dólar. Eu expliquei que minha diária era em reais (até achei que ela tivesse selecionado talvez o país ou moeda errada, porque ela já alugou fora do Brasil), mas ela disse que não, e respondeu o seguinte:

 

"Oi barbara, verifiquei com Airbnb e, apesar de seu valor ser em reais, a cobrança no cartão de crédito será em dólar (já calculava em USD113), o que estará sujeito à cotação no momento em que eu pagar a fatura, além dos 7,38% de IOF que é cobrado sobre operações em dólar..."

 

Alguém sabe me explicar o porquê da cobrança ser em dólar e com IOF?

 

Grata desde já pela atenção.

 

Bárbara

1 Melhor Resposta
Danielle0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Oi @Bárbara5.

Informe que se ela pagar pelo computador não terá essa cobrança!
Só pelo aplicativo que ainda cobra...

Seguem umas dicas:

 

Os pagamentos podem ser por cartão de crédito, e Paypal.

Exclusivamente para  brasileiros pode usar cartão de crédito parcelado em até 3 vezes.

 

Observe alguns detalhes.

 

Pagamento por cartão de crédito em até 3 vezes:

- Não funciona em reservas longas (+ 28 dias) porque eles já tem um esquema de pagar 28 dias e no próximo mês o restante.

- Não cobram juros.

- Cobram IOF de 0,38% de transação nacional (assim como qualquer ouyra forma de pagamento do site).

- Não tem o parcelamento de pagamento pelo aplicativo Aindriod ou IOS. (e pelos aplicativos Android e IOS ainda existe a cobrança de IOF em pagamento por cartão de 6,38%.)

- Somente para hóspedes brasileiros, com cartão brasileiro, mesmo que liberado para uso internacional (precisa selecionar país brasil, é o primeiro campo no preenchimento dos dados decartão).

- A opção de parcelamento em até 3 vezes é a ultima opção nos campos de preenchimento dos dados do cartão (Parcelas).

Parcelamento 3 vezes.png

 


Boa sorte. 😉
Danielle Gross

Danielle

Exibir Melhor Resposta no post original

12 Respostas 12
Danielle0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Oi @Bárbara5.

Informe que se ela pagar pelo computador não terá essa cobrança!
Só pelo aplicativo que ainda cobra...

Seguem umas dicas:

 

Os pagamentos podem ser por cartão de crédito, e Paypal.

Exclusivamente para  brasileiros pode usar cartão de crédito parcelado em até 3 vezes.

 

Observe alguns detalhes.

 

Pagamento por cartão de crédito em até 3 vezes:

- Não funciona em reservas longas (+ 28 dias) porque eles já tem um esquema de pagar 28 dias e no próximo mês o restante.

- Não cobram juros.

- Cobram IOF de 0,38% de transação nacional (assim como qualquer ouyra forma de pagamento do site).

- Não tem o parcelamento de pagamento pelo aplicativo Aindriod ou IOS. (e pelos aplicativos Android e IOS ainda existe a cobrança de IOF em pagamento por cartão de 6,38%.)

- Somente para hóspedes brasileiros, com cartão brasileiro, mesmo que liberado para uso internacional (precisa selecionar país brasil, é o primeiro campo no preenchimento dos dados decartão).

- A opção de parcelamento em até 3 vezes é a ultima opção nos campos de preenchimento dos dados do cartão (Parcelas).

Parcelamento 3 vezes.png

 


Boa sorte. 😉
Danielle Gross

Danielle

@Danielle0

 

já vi MUITAS pessoas na comunidade replicando esta "tua" informação, mas, não consigo localiza-la em outro lugar... onde vc a localizou?

obrigada! 🙂

Danielle0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Depois conta pra gente o que aconteceu! 🙂

Danielle

Oi @Danielle0

 

Muito obrigada pela ajuda. Eu já tinha ouvido falar sobre isso, de que no app não dava e tal, mas não tinah certeza, por isso perguntei por aqui. O problema é que quando eu fui falar com a hóspede, pra explicar isso pra ela, ela já havia finalizado a reserva (pagou daquele jeito mesmo). Paciência, agora que ela fechou acho melhor nem comentar com ela que teria um outro jeiro, né? Hehehe

 

O estranho é que ela falou diretamente com o airbnb e ela disse que eles falaram que era só em dólares mesmo. Por que será que eles não explicaram a outra opção??

 

De qualquer forma, obrigada pela ajuda!

 

Abraço

 

Bárbara

Oi Danielle, muito obrigada pelo esclarecimento 🙂

Eu tive esse mesmo problema, porém como hospede. Na hora de confirmar e efetuar a reserva (pelo app) os preços apareceram em reais porém quando recebi minha fatura do cartão de crédito vi que tinha sido cobrada em dolares e ainda paguei um valor consideralvemente maior (quase R$300) do que o Airbnb informou na hora da confirmação, devido a cotação cambial do dia + IOF.

Eu sou uma grande fã e usuaria do AIrbnb (tanto quanto anfitriã quanto viajante) porém esse caso me deixou bastante incomodada. Se o app não tem a funcionalidade de cobrança em Reais, o Airbnb tem a obrigação de informar isso antes de qualquer confirmação/pagamento.

Você sabe se é possivel reverter esse problema? Eu tenho os prints da tela de confirmação e pagamento aqui - tinha reservado para eu e um grupo de amigas e por sorte mandei os prints das telas para o grupo no whatsapp, para que eventualmente o valor fosse dividido entre todas depois.

 

Agradeço desde já sua atenção. Obrigada 🙂

Olá Carolina, 

 

Acabei de ter o mesmo problema que você. Fiz uma reserva usando o applicativo de preço em R$, o dono cancelou e quando foi ver o valor estornado foi em dolares e com 100 $ de diferença mas um valor de 99R$ de IOF

 

Você conseguiou o estorno deste valor?

 

Obrigada

 

Virginia

Bárbara10
Level 1
São Paulo, Brazil

olá tudo bom?

eu tive o mesmo problema, porém como hóspede.

 

fiz a reserva pelo aplicativo e o mesmo passou o valor em reais. finalizei a reserva e quando veio a cobrança no cartão de crédito veio em dólar e com valor mais caro, claro.

 

gostaria de ter uma posição do airbnb, pois eles deveriam informar que pelo aplicativo a cobrança seria em dólar, pois meu aplicativo está como moeda real.

 

alguém já conseguiu resposta com relação à essa situação?

 

abracos!

Tiago45
Level 2
Goiânia, Brazil

Também acabei de receber reclamações do hóspede por causa disso. Não é amigável esconder essa informação para o hóspede! Nesse momento, estou me sentindo frustrado, pois já tentei diversos canais de comunicação com Airbnb e não tive sucesso. Não consegui nem falar com algum responsável. Todas as informções que tenho são as que postaram aqui. Como resolver o problema, quando uma reserva de longo período já foi feita?

Tiago45
Level 2
Goiânia, Brazil

Acabei de receber um informação oficial e que é omitida em qualquer dos canais do Airbnb.

Toda reserva realizada pelo site ou pelo app até o valor de USD 3.000,00 é COBRADA do hóspede em REAL. TODAS as reservas feitas com valores acima de USD 3.000,00 são COBRADAS em DÓLAR, independente do site ou app.

Então é isso! Bom avisar aos hóspedes de longo período e bom saber para quando atuarmos como hóspedes.

 

Tiago

@Tiago45 foi por telefone que vc recebeu esta informação né?

Mariana191
Level 2
Rio de Janeiro, Brazil

Tiago, boa tarde,

 

Como você obteve essa informação?

Erick22
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

O app realmente está com problemas. Ocorreu comigo (fiz a reserva em BRL e fui debitado em USD) também. Tive que cancelar a reserva feita pelo app (iphone) e refazê-la via computador. Infelizmente nem os atendentes do airbnb via telefone estão preparados para orientar a solução deste lamentável inconveniente, muito menos estão atuando para resolver em definitivo. Abs,

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias