Imposto de Renda do Brasil .

Respondido!
Dejacy0
Level 2
Campinas, Brazil

Imposto de Renda do Brasil .

Como devo declarar no Imposto de Renda, os ganhos recebidos do airbnb,

se o site não possue CNPJ e não é do Brasil   ?

1 Melhor Resposta
Gaby20
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

Olá a todos!

Leia abaixo o novo guia criado pelo @Brux0:

IMPOSTO DE RENDA - DICAS

 

 

 

---------------------


Acabou de chegar na comunidade? Leia Como começar.

Exibir Melhor Resposta no post original

47 Respostas 47
Gaby20
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

Olá a todos!

Leia abaixo o novo guia criado pelo @Brux0:

IMPOSTO DE RENDA - DICAS

 

 

 

---------------------


Acabou de chegar na comunidade? Leia Como começar.

Flavia89
Level 1
Rio de Janeiro, Brazil

a dúvida é semelhante.

se considerar PF , tem q fazer carnê leão.

o airbnb é PJ sem CNPJ no Brasil  .... como proceder?

o imóvel é na UE ... receber por lá também tem imposto no Brasil e fiscalização de contas.

Gaby20
Administrator
Administrator
London, United Kingdom

@Flavia89, bom dia! : )

 

Participantes aqui da Central da Comunidade criaram ótimo guias:

Imposto de Renda - Material da Danielle

IMPOSTO DE RENDA NO BRASIL EM 17 PONTOS

 

Espero que as informações ajudem.

 

---------------------


Acabou de chegar na comunidade? Leia Como começar.

Denis82
Level 2
Florianópolis, Brazil

Pessoal,

Não é possível que, desde que o Airbnb chegou no Brasil, não tenha uma maneira definida ainda sobre como informar os rendimentos à receita.

Lendo as mensagens deste e de outros tópicos, achei umas 4 ou 5 formas diferentes que o pessoal tem usado.

O Airbnb poderia se comprometer um pouco mais conosco - fonte de renda deles.

Danielle0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

Oi pessoal. 

 

Fiz uma postagem recentemente sobre isso no Clube de Anfitriões do Rio. Link pra postagem aqui. 

Lá é possível baixar uma apresentação que fiz,  junto com a Haydee,  outra anfitriã aqui do Rio. Fomos na receita para tirar todas as dúvidas que tínhamos relacionadas a Airbnb. 

 

Danielle
Aldemir6
Level 1
Campos do Jordão, Brazil

Olá @Danielle0 ! A postagem é excelente mas infelizmente não esclarece a dúvida inicial, ou seja, onde/como obter o CNPJ Airbnb válido visando o lançamento no IRPF da taxa de administração cobrada. O Airbnb disponibiliza correspondente CNPJ para fins de IR no Brasil ?

Laura
Online Community Manager
Online Community Manager
London, United Kingdom

Oi @Aldemir6 , essa postagem é bem antiga e talvez você não tenha resposta sobre a sua pergunta.

Esse tópico aqui é mais recente e acho que pode te ajudar!


Acabou de chegar na Comunidade? Comece um novo tópico aqui para enviar a sua pergunta!


¿No encuentras lo que buscas? ¡Inicia una conversación en la Comunidade de Airbnb! 

Aline106
Level 2
Nova Prata, Brazil

Boa noite, Danielle,

 

Iniciei como anfitria em dezembro de 2017 e tive uma locacao pelo Airbnb. Nao sabia que a maneira correta era carne leao, logo nao recolhi o mesmo ate 31 de janeiro de 2018. Mas fiquei com uma duvida, como foi apenas uma locacao no valor de R$ 582,00 e seria isento pela tabela de IR, ainda assim preciso fazer o carne leao. Desde ja agradeco.

Alceu0
Level 1
null

Daniele,
Acredito que faltou uma questão no informe de vocês, que é o pagamento dos serviços do Airbnb Payments UK Ltd.
Em tese, você faz o pagamento de uma prestação de serviços ao exterior, havendo necessidade de reter na fonte 25%, especialmente pela Airbnb Payments Uk Ltd. estar sediada em um paraíso fiscal (Irlanda).
É certo que não há, a princípio, um contrato de cambio para o pagamento deste serviço, o que existe na verdade, é que o Host, momentaneamente, tem recursos disponíveis no exterior que usa para pagar o host fee. Contudo a fonte deste recurso é o Host e a operação de locação no Brasil, portanto, deveria ser, de alguma forma, retido na fonte os 25%.
Em tese, uma locação entre brasileiros, acaba sendo cross-border por efeito da arquitetura do Airbnb e não por opção das partes. E isto só é assim, para o Airbnb não oferecer à tributação brasileira as receitas que tem de host e guest fee.
Veja que a Airbnb Brasil (Ache um lugar para fim Airbnb Brasil Serviços e Cadastros de Hospedagem Ltda.) é apenas uma empresa do grupo, mas não atua no brasil nas negociações entre host e hospedes, inclusive, os sócios são outros que não a Airbnb Ireland UC e a Airbn Payments Uk Ltd.
É interessante ver se alguém irá lançar na DIRPF como Pagamentos Efetuados de comissão de corretagem o pagamento feito à Airbnb Payments UK Ltd. para ver como a Receita Federal irá reagir e se irá autuar pela falta de recolhimento do IRRF.
Além disto, sobre declarar ou não, é bom lembrar que todos que PAGAM alguel, independentemente de deduzirem IR, devem declarar para quem pagou e quanto pagou (RIR, art 630). Ou seja, os hóspedes devem declarar o uso do Airbnb na sua DIRPF.

Rose0
Level 5
Rio de Janeiro, Brazil

Oi Danielle, tudo bem? Infelizmente o link não abra, dá como indisponivel. Poderia me enviar o correto. Muito obrigada pela ajuda.

Danielle0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

 

Se não abrir digita na busca: material sobre imposto de renda. 

Essa postagem não foi no clube,  era pra todos terem acesso... 

 

 

Atualização de link

Danielle
Patricia179
Level 3
Rio de Janeiro, Brazil

Obrigada, @Danielle0!!!

Daiana3
Level 2
Curitiba, Brazil

Oi Daniele não consegui acessar o link talvez por nao fazer parte do grupo. Voce poderia gentilmente copiar as infos para nós aqui? obrigada!

Danielle0
Level 10
Rio de Janeiro, Brazil

 

Aos que não conseguiram acessar, salvei tudo como imagem aqui.

 

Atualização de link

Danielle
Daiana3
Level 2
Curitiba, Brazil

quando clico diz que a mensagem nao está disponível 😕

Denis82
Level 2
Florianópolis, Brazil

Olá Danielle,

 

Muito obrigado pelo seu material! Será de grande valia!

Telma6
Level 1
Arraial do Cabo, Brazil

Como faço para declarar meus rendimentos do Airbnb no imposto de renda do Brasil?

Bruna39
Level 1
Campo Grande, Brazil

TAMBEM ESTOU TENTANDO DESCOBRIR

Camila75
Level 1
null

Também gostaria de saber! rs

 

Guido50
Level 1
Rio, Brazil

Como e o que devo declarar? Recebido de quem? 

Explore os artigos da Central de Recursos

Como preparar sua acomodação para os hóspedes
Dicas de anfitriões no Airbnb Plus: como dar um toque único à sua acomodação
Ajude os hóspedes durante as estadias